DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
O poder de bucaneiro, aparar, pode ser utilizado para evitar manobras de combate ou apenas ataques que visam a defesa?
- Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Sim, manobras de combate são ataques (que fazem coisas diferentes de causar dano, apenas).
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
A respeito da magia Cúpula de Repulsão:
Tendo ela ativa para me proteger de anões:
Seria possível um anão conjurar um dissipar magia em área para dissipar a cúpula? E se o efeito for centrado em uma área fora dela mas de forma que o conjurador da cúpula ainda estivesse dentro da extensão do efeito do dissipar?
Seria possível um anão arremessar uma poção/granada (feita por um anão) de dissipar magia (com efeito em área) dentro da área da cúpula para dissipa-la? E se a poção for feita por outra raça? Outra raça poderia arremessar esta poção (feita por um anão) dentro da área da cúpula?
Um anão usando a magia metamorfose para mudar para outra raça (exemplo: Hynne) "enganaria" o efeito da magia e permitiria que suas magias e ataques a ultrapassassem?
Tendo ela ativa para me proteger de anões:
Seria possível um anão conjurar um dissipar magia em área para dissipar a cúpula? E se o efeito for centrado em uma área fora dela mas de forma que o conjurador da cúpula ainda estivesse dentro da extensão do efeito do dissipar?
Seria possível um anão arremessar uma poção/granada (feita por um anão) de dissipar magia (com efeito em área) dentro da área da cúpula para dissipa-la? E se a poção for feita por outra raça? Outra raça poderia arremessar esta poção (feita por um anão) dentro da área da cúpula?
Um anão usando a magia metamorfose para mudar para outra raça (exemplo: Hynne) "enganaria" o efeito da magia e permitiria que suas magias e ataques a ultrapassassem?
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Em um treino eu poderia adiantar uma habilidade de classe que fiz "no nível x você recebe y" ou "a partir do nível x você recebe y" como exemplo benção da justiça e gritar ordens? Ou neste caso isto seria contado como um pré-requisito que impediria de pegar a habilidade? Se a resposta for sim, eu poderia escolher 2 vezes treinar uma habilidade por exemplo como um bucaneiro e pegar o poder de classe e panache?
- Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Conjurar, sim. Mas o Dissipar vai ser desviado de você.
Vai continuar desviando de você.E se o efeito for centrado em uma área fora dela mas de forma que o conjurador da cúpula ainda estivesse dentro da extensão do efeito do dissipar?
Nota: repare que os 3m de repulsão são só um efeito da magia, o alvo da Cúpula é "você". Isso indica que o dissipar tenha que "te" alcançar pra poder encerrar a Cúpula de Repulsão, o que não ocorre.
Seria, mas a cúpula vai desviar a magia da granada de você.(Uma poção ativada gera o efeito da magia contida.)Seria possível um anão arremessar uma poção/granada (feita por um anão) de dissipar magia (com efeito em área) dentro da área da cúpula para dissipa-la?
O que importa é quem tascou ela em você.E se a poção for feita por outra raça?
Sim. Vide resposta anterior.Outra raça poderia arremessar esta poção (feita por um anão) dentro da área da cúpula?
Não. Ele só mudaria de forma, não deixaria de ser da raça anão. Pra isso, teria que usar um efeito que o faz mudar de raça de verdade (mesmo que temporariamente), o que não existe no sistema.Um anão usando a magia metamorfose para mudar para outra raça (exemplo: Hynne) "enganaria" o efeito da magia e permitiria que suas magias e ataques a ultrapassassem?
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Se o que você quer escolher é uma habilidade e ela não tem pré-requisitos para ser escolhida, você pode escolhê-la.
Textos como "no Nº nível você recebe..." e "a partir do Nº nível você..." aparecem em Habilidades de Classe apenas para informar em que níveis elas são ganhas e evitar que você precisa ficar consultando a tabela para descobrir isso. Isto é importante de se saber no caso de habilidades ganhas automaticamente após o 1º nível.
Não é permitido repetir befícios (neste caso, o benefícios seria "1 habilidade do próximo nível" duas vezes)....eu poderia escolher 2 vezes treinar uma habilidade por exemplo como um bucaneiro e pegar o poder de classe e panache?
- A lista abaixo resume os
benefícios que o jogador pode escolher.
• PV equivalentes ao seu próximo nível.
• PM equivalentes ao seu próximo nível.
• Uma habilidade de classe do seu próximo nível.
• +1 em todas as perícias (apenas se o seu
próximo nível de personagem for par).
Você pode treinar múltiplas vezes, mas deve
escolher um benefício diferente a cada treinamento.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 10 Jan 2022, 14:16, em um total de 1 vez.
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Uma Armadura Acolchoada fornece um bônus de +2 em Fortitude, sendo assim, ela estaria dentro da descrição de ferramentas na DB 168 "São todos os itens comuns que afetam diretamente testes ,como por exemplo todos os kits (que cancelam as penalidades de −5 das perícias, essencialmente concedendo um bônus de +5) e itens que concedem bônus fixos, como a barraca (+2 em testes de Sobrevivência para acampar) e o pé de cabra (+5 em testes de Força para arrombamento forçado)." sendo assim, poderia se utilizar as modificações aprimorado, magistral e obra-prima nela?
-----------------------------------
1-Se um jogador utilizar possessão em outro, neste caso, como funciona o limite de pm em habilidades raciais, os 2 sendo nível 18, o limite é 18, 20 ou 36?
2-Um arcanista com fluxo de mana, poderia utilizar transformação de guerra a partir do monstro do conjurar monstro fazendo essa criatura ficar sobre os efeitos da magia? E assim consequentemente podendo utilizar armas?
3-Ainda sobre o conjurar monstro, ao utilizar toque vampírico a partir dele, quem recuperaria a vida, o jogador ou o monstro? O monstro poderia usar o aprimoramento para fazer a magia como um ataque, nesse caso teria teste de resistência?
4-É impossível reviver um Osteon por Segunda Chance sem ter Magia Profana/Sagrada por causa dos 200 de cura?
5-Enquanto se usa Manto das Sombras, o jogador pode usar magias de toque em outras criaturas ou fazer ataques nelas mesmo sendo incorpóreo?
6-Uma sílfide poderia voar 60m para cima e usar convocação instantânea para trazer um item e fazê-lo cair em um monstro, assim causando 80d6 de dano da queda?
7-Na magia camuflagem ilusória diz que a imagem da criatura fica nublada, no caso de a pessoa que estiver resistindo ter percepção às cegas e bater de olhos fechados, a magia ainda teria efeito nela?
8-Ao utilizar a magia mente divina em um Inventor ou em um Ladino, o número de perícias no especialista e no maestria em perícia aumentam ou não?
9-Na magia caminhos da natureza, o deslocamento só aumenta em terrenos naturais ou isto se aplica só para o terreno difícil?
10-Um Arcanista 5 Bardo 14 que tenha Fortalecimento Arcano e Arte Mágica receberia quanto de bônus ao conjurar uma magia como bardo? +2, +3 ou +4?
11-Um conjurador que utilize transmutar objetos em uma carroça para que ela vire uma estátua, pode usar despertar consciência nela para ela se tornar um aliado permanente? Se sim, após o tempo do transmutar passar, o aliado voltaria a ser uma carroça? Se sim, tal carroça poderia ainda ser usada como transporte?
12-Se eu utilizar voo usando uma armadura pesada, eu fico com 9 ou 12m de deslocamento, oq entraria primeiro na ordem? A transformação para 12 ou a subtração?
Editado por Pyromancer: evite postagens duplas, leia as Regras do Fórum.
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1-Se um jogador utilizar possessão em outro, neste caso, como funciona o limite de pm em habilidades raciais, os 2 sendo nível 18, o limite é 18, 20 ou 36?
2-Um arcanista com fluxo de mana, poderia utilizar transformação de guerra a partir do monstro do conjurar monstro fazendo essa criatura ficar sobre os efeitos da magia? E assim consequentemente podendo utilizar armas?
3-Ainda sobre o conjurar monstro, ao utilizar toque vampírico a partir dele, quem recuperaria a vida, o jogador ou o monstro? O monstro poderia usar o aprimoramento para fazer a magia como um ataque, nesse caso teria teste de resistência?
4-É impossível reviver um Osteon por Segunda Chance sem ter Magia Profana/Sagrada por causa dos 200 de cura?
5-Enquanto se usa Manto das Sombras, o jogador pode usar magias de toque em outras criaturas ou fazer ataques nelas mesmo sendo incorpóreo?
6-Uma sílfide poderia voar 60m para cima e usar convocação instantânea para trazer um item e fazê-lo cair em um monstro, assim causando 80d6 de dano da queda?
7-Na magia camuflagem ilusória diz que a imagem da criatura fica nublada, no caso de a pessoa que estiver resistindo ter percepção às cegas e bater de olhos fechados, a magia ainda teria efeito nela?
8-Ao utilizar a magia mente divina em um Inventor ou em um Ladino, o número de perícias no especialista e no maestria em perícia aumentam ou não?
9-Na magia caminhos da natureza, o deslocamento só aumenta em terrenos naturais ou isto se aplica só para o terreno difícil?
10-Um Arcanista 5 Bardo 14 que tenha Fortalecimento Arcano e Arte Mágica receberia quanto de bônus ao conjurar uma magia como bardo? +2, +3 ou +4?
11-Um conjurador que utilize transmutar objetos em uma carroça para que ela vire uma estátua, pode usar despertar consciência nela para ela se tornar um aliado permanente? Se sim, após o tempo do transmutar passar, o aliado voltaria a ser uma carroça? Se sim, tal carroça poderia ainda ser usada como transporte?
12-Se eu utilizar voo usando uma armadura pesada, eu fico com 9 ou 12m de deslocamento, oq entraria primeiro na ordem? A transformação para 12 ou a subtração?
Editado por Pyromancer: evite postagens duplas, leia as Regras do Fórum.
- Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Como o normal.
- Você projeta sua consciência no corpo
do alvo. Enquanto possuir uma criatu-
ra, você assume o controle total do cor
po dela. O seu próprio corpo fica in-
consciente e a consciência do alvo fica
inerte. Em termos de jogo, você con-
tinua usando a sua ficha, mas com os
atributos físicos e deslocamento da
criatura.
18. Esta é sua ficha....os 2 sendo nível 18, o limite é 18, 20 ou 36?
Não. O alvo da magia é você, por isso o monstro teria que poder usá-la em você. Mas não vai poder, porque o alcance dela é pessoal. Isso torna essa magia incompatível com Conjurar Monstro.2-Um arcanista (...) poderia utilizar transformação de guerra a partir do monstro do conjurar monstro, fazendo essa criatura ficar sobre os efeitos da magia?
Você. O monstro só serve de ponto de origem da magia.3-Ainda sobre o conjurar monstro, ao utilizar toque vampírico a partir dele, quem recuperaria a vida, o jogador ou o monstro?
Não. O monstro só serve de ponto de origem da magia. Ele não pode fazer o ataque no seu lugar. Você fará o ataque de um jeito ou de outro, e causará o dano se acertá-lo, fazendo monstro ser ignorado.O monstro poderia usar o aprimoramento para fazer a magia como um ataque(...)?
Obs: esse aprimoramento não faz a magia ser feita "como um ataque". Faz você "fazer um ataque como parte da magia". Essa diferença é bastante importante para você saber coisas como que ação está gastando ao lançá-la.
Não. Cura mágica lhe causa dano.4-É impossível reviver um Osteon por Segunda Chance(...)?
Magia Sagrada/Profana não pode ser usada ao lançar Segunda Chance. Você não está lançando uma magia de dano. O fato de mortos-vivos tomarem dano de cura mágica não muda a natureza da magia....sem ter Magia Profana/Sagrada(...)?
Não. Para usar magias com alcance toque, o conjurador precisa ser capaz de tocar o alvo. Estando incorpóreo, isto não é possível.5-Enquanto se usa Manto das Sombras, o jogador pode usar magias de toque em outras criaturas ou fazer ataques nelas mesmo sendo incorpóreo?
A ação é possível e um objeto grande o suficiente pode causar este dano. Porém, como o "fazê-lo cair em cima do monstro" será resolvido, é por conta do mestre. Não assuma que não haverão testes envolvidos; quando se tenta uma ação não prevista em regras, o mestre pode arbitrar como quiser.6-Uma sílfide poderia voar 60m para cima e usar convocação instantânea para trazer um item e fazê-lo cair em um monstro, assim causando 80d6 de dano da queda?
Obs: note ainda que são 5 rodadas para subir tanto, por voar para o alto custar o dobro, se você não aumentar o deslocamento do sílfide.
Não é realmente necessário fechar os olhos. Se a criatura tiver Percepção às Cegas, ela já não é afetada por efeitos relacionados à visão. Mesmo que ela esteja vendo o alvo borrado, não é apenas pela visão que ela se guia.7-Na magia camuflagem ilusória diz que a imagem da criatura fica nublada, no caso de a pessoa que estiver resistindo ter percepção às cegas e bater de olhos fechados, a magia ainda teria efeito nela?
Boa pergunta. Regras conforem escritas, me parece que sim. A intenção, no entanto, possivelmente seja de que não (para evitar que se fique mudando de perícia cada vez que se ganha bônus no atributo). Vou tentar verificar o caso...8-Ao utilizar a magia mente divina em um Inventor ou em um Ladino, o número de perícias no especialista e no maestria em perícia aumentam ou não?
O aumento de deslocamento não tem restrição.9-Na magia caminhos da natureza, o deslocamento só aumenta em terrenos naturais ou isto se aplica só para o terreno difícil?
Esta questão envolve dois assuntos sobre os quais ainda não é possível falar com certeza (acesso a círculos e aplicação dos bônus nas CD em magias de outras classes). É melhor aguardar a atualização do FAQ que deverá conter questões sobre magias para saber qual a resposta dos desenvolvedores. Até lá, recomendo resolver direto com seu mestre.10-Um Arcanista 5 Bardo 14 que tenha Fortalecimento Arcano e Arte Mágica receberia quanto de bônus ao conjurar uma magia como bardo? +2, +3 ou +4?
Edit pra corrigir a resposta: quando Tranmutar Objetos diz "alvo: matéria-prima", a intenção da magia é afetar matéria-prima simples, não objetos prontos (mais ou menos como na diferença entre um punhado de argila e um pote de barro; o primeiro é matéria-prima do segundo). A ideia é evitar que a magia seja usada para ferrar com equipamentos de inimigos.11-Um conjurador que utilize transmutar objetos em uma carroça para que ela vire uma estátua, pode usar despertar consciência nela para ela se tornar um aliado(...)?
Edit: no final da duração de Transmutar, a estátua volta a ser a matéria-prima usada. Ela não vai deixar de ser um aliado, por regra conforme escrita, mas não tem como continuar agindo como tal (não aproveita mais os benefícios de Despertar Consciência) e fornecendo seus bônus....permanente?
9m.12-Se eu utilizar voo usando uma armadura pesada, eu fico com 9 ou 12m de deslocamento(...)?
Não há ordem na aplicação; você terá 12m de deslocamente e um redutor de -3m "ao mesmo tempo", ficando com 9m de deslocamento....o q entraria primeiro na ordem? A transformação para 12 ou a subtração
Editado pela última vez por Khrjstjano em 12 Jan 2022, 14:51, em um total de 4 vezes.
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Neste caso eu estava me referindo ao aprimoramento da magia que deixa ela permanente, neste caso a carroça continuaria dando o bônus de aliado?
----------------------
.Khrjstjano escreveu: ↑11 Jan 2022, 14:17
Como o normal.
- Você projeta sua consciência no corpo
do alvo. Enquanto possuir uma criatu-
ra, você assume o controle total do cor
po dela. O seu próprio corpo fica in-
consciente e a consciência do alvo fica
inerte. Em termos de jogo, você con-
tinua usando a sua ficha, mas com os
atributos físicos e deslocamento da
criatura.
Nesta eu estava me referindo ao aprimoramento que lhe deixa possuir as habilidades da criatura,, por exemplo um Arcanista 17 Ladino 3 Possui um Ladino 17 como ficariam as habilidades de ladino ou em casos de um Clérigo de Wynna Possuir um Clérigo de Arsenal. Desculpa não ter especificado
Editado por Pyromancer: evite postagens duplas, leia as Regras do Fórum.
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Antes de prosseguir, um comentário extra: evite postagens duplas. Se precisar fazer novas perguntas, edite seu último post para complementá-lo.
É regra do fórum.
Se você for um Arcanista 15, você possui Limite de Gasto 15 PM. Ao possuir uma criatura e ganhar acesso a suas habilidades, você continua usando sua ficha, com seu Limite de Gasto 15 PM, pois este é o único que você tem (você NÃO tem acesso ao Limite de Gasto da criatura; a magia não te dá isso). Ao usar uma habilidade, é este limite que você vai usar, independentemente de onde esta habilidade tenha vindo (se de você ou do alvo).
Se daqui a algum tempo você se tornar um Arcanista 15, Guerreiro 4, você terá Limite de Gasto 15 PM para habilidades de Arcanista, 4 PM para habilidades de Guerreiro e 19 PM para outras habildiades. Ao lançar Possessão sobre uma criatura, você está usando uma habilidade de Arcanista, por isso seus níveis de guerreiro não mudam nada. Ao usar uma habilidade do alvo, você continua usando ou seu limite de Arcanista ou de personagem, conforme o tipo da habilidade usada (de classe ou de outro tipo). Você nunca vai usar seu limite de Guerreiro pra nada, a não ser suas habilidades de guerreiro. Nem mesmo se o alvo for um guerreiro também.
É regra do fórum.
Entendo... Vou corrigir a resposta no post anterior, então.
O aprimoramento apenas te dá acesso às habilidades da criatura, não modifica o efeito "você continua usando sua ficha" básico.Kheo escreveu: ↑11 Jan 2022, 15:10Nesta eu estava me referindo ao aprimoramento que lhe deixa possuir as habilidades da criatura...Khrjstjano escreveu: ↑11 Jan 2022, 14:17
Como o normal.
- Você projeta sua consciência no corpo
do alvo. Enquanto possuir uma criatu-
ra, você assume o controle total do cor
po dela. O seu próprio corpo fica in-
consciente e a consciência do alvo fica
inerte. Em termos de jogo, você con-
tinua usando a sua ficha, mas com os
atributos físicos e deslocamento da
criatura.
Me parece que o que está te confundindo é fato de pensar sobre sua multiclasse... Isto dificulta o entendimento, se você não souber e mantiver em mente como a magia funciona quando seu personagem é mono classe....por exemplo um Arcanista 17 Ladino 3 possui um Ladino 17, como ficariam as habilidades de ladino(...)?
Se você for um Arcanista 15, você possui Limite de Gasto 15 PM. Ao possuir uma criatura e ganhar acesso a suas habilidades, você continua usando sua ficha, com seu Limite de Gasto 15 PM, pois este é o único que você tem (você NÃO tem acesso ao Limite de Gasto da criatura; a magia não te dá isso). Ao usar uma habilidade, é este limite que você vai usar, independentemente de onde esta habilidade tenha vindo (se de você ou do alvo).
Se daqui a algum tempo você se tornar um Arcanista 15, Guerreiro 4, você terá Limite de Gasto 15 PM para habilidades de Arcanista, 4 PM para habilidades de Guerreiro e 19 PM para outras habildiades. Ao lançar Possessão sobre uma criatura, você está usando uma habilidade de Arcanista, por isso seus níveis de guerreiro não mudam nada. Ao usar uma habilidade do alvo, você continua usando ou seu limite de Arcanista ou de personagem, conforme o tipo da habilidade usada (de classe ou de outro tipo). Você nunca vai usar seu limite de Guerreiro pra nada, a não ser suas habilidades de guerreiro. Nem mesmo se o alvo for um guerreiro também.
Limite de Gasto funciona da mesma forma para essas classes. Elas não têm nada de especial, quanto a isto....ou em casos de um Clérigo de Wynna Possuir um Clérigo de Arsenal.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 12 Jan 2022, 14:19, em um total de 1 vez.
Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20
Como funcionam itens consumíveis em relação ao tamanho de personagens, por exemplo um Ceratops precisaria de 2 rações de viagem por dia ou uma ração aumentada? Ou no caso de uma sílfide, precisaria de uma ração reduzida ou uma ração duraria 2 dias? Como isso se aplicaria a itens consumíveis tipo essência de mana, como funcionam em relação a essas diferenças? A Essência de mana teria que ser aumentada para esta raça? Se sim, qual seria o efeito dele tomar uma menor?