DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

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Malvez
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Malvez » 09 Jan 2022, 20:06

O poder de bucaneiro, aparar, pode ser utilizado para evitar manobras de combate ou apenas ataques que visam a defesa?

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Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 10 Jan 2022, 11:21

Malvez escreveu:
09 Jan 2022, 20:06
O poder de bucaneiro, aparar, pode ser utilizado para evitar manobras de combate ou apenas ataques que visam a defesa?
Sim, manobras de combate são ataques (que fazem coisas diferentes de causar dano, apenas).
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ManoLimao
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por ManoLimao » 10 Jan 2022, 12:12

A respeito da magia Cúpula de Repulsão:
Tendo ela ativa para me proteger de anões:
Seria possível um anão conjurar um dissipar magia em área para dissipar a cúpula? E se o efeito for centrado em uma área fora dela mas de forma que o conjurador da cúpula ainda estivesse dentro da extensão do efeito do dissipar?

Seria possível um anão arremessar uma poção/granada (feita por um anão) de dissipar magia (com efeito em área) dentro da área da cúpula para dissipa-la? E se a poção for feita por outra raça? Outra raça poderia arremessar esta poção (feita por um anão) dentro da área da cúpula?

Um anão usando a magia metamorfose para mudar para outra raça (exemplo: Hynne) "enganaria" o efeito da magia e permitiria que suas magias e ataques a ultrapassassem?

Kheo
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 10 Jan 2022, 13:21

Em um treino eu poderia adiantar uma habilidade de classe que fiz "no nível x você recebe y" ou "a partir do nível x você recebe y" como exemplo benção da justiça e gritar ordens? Ou neste caso isto seria contado como um pré-requisito que impediria de pegar a habilidade? Se a resposta for sim, eu poderia escolher 2 vezes treinar uma habilidade por exemplo como um bucaneiro e pegar o poder de classe e panache?

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Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 10 Jan 2022, 13:50

ManoLimao escreveu:
10 Jan 2022, 12:12
A respeito da magia Cúpula de Repulsão:
Tendo ela ativa para me proteger de anões:
Seria possível um anão conjurar um dissipar magia em área para dissipar a cúpula?
Conjurar, sim. Mas o Dissipar vai ser desviado de você.
E se o efeito for centrado em uma área fora dela mas de forma que o conjurador da cúpula ainda estivesse dentro da extensão do efeito do dissipar?
Vai continuar desviando de você.

Nota: repare que os 3m de repulsão são só um efeito da magia, o alvo da Cúpula é "você". Isso indica que o dissipar tenha que "te" alcançar pra poder encerrar a Cúpula de Repulsão, o que não ocorre.
Seria possível um anão arremessar uma poção/granada (feita por um anão) de dissipar magia (com efeito em área) dentro da área da cúpula para dissipa-la?
Seria, mas a cúpula vai desviar a magia da granada de você.(Uma poção ativada gera o efeito da magia contida.)
E se a poção for feita por outra raça?
O que importa é quem tascou ela em você.
Outra raça poderia arremessar esta poção (feita por um anão) dentro da área da cúpula?
Sim. Vide resposta anterior.
Um anão usando a magia metamorfose para mudar para outra raça (exemplo: Hynne) "enganaria" o efeito da magia e permitiria que suas magias e ataques a ultrapassassem?
Não. Ele só mudaria de forma, não deixaria de ser da raça anão. Pra isso, teria que usar um efeito que o faz mudar de raça de verdade (mesmo que temporariamente), o que não existe no sistema.

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Kheo escreveu:
10 Jan 2022, 13:21
Em um treino eu poderia adiantar uma habilidade de classe que diz "no nível x você recebe y" ou "a partir do nível x você recebe y" como exemplo benção da justiça e gritar ordens?
Se o que você quer escolher é uma habilidade e ela não tem pré-requisitos para ser escolhida, você pode escolhê-la.

Textos como "no Nº nível você recebe..." e "a partir do Nº nível você..." aparecem em Habilidades de Classe apenas para informar em que níveis elas são ganhas e evitar que você precisa ficar consultando a tabela para descobrir isso. Isto é importante de se saber no caso de habilidades ganhas automaticamente após o 1º nível.
...eu poderia escolher 2 vezes treinar uma habilidade por exemplo como um bucaneiro e pegar o poder de classe e panache?
Não é permitido repetir befícios (neste caso, o benefícios seria "1 habilidade do próximo nível" duas vezes).

  • A lista abaixo resume os
    benefícios que o jogador pode escolher.

    • PV equivalentes ao seu próximo nível.
    • PM equivalentes ao seu próximo nível.
    • Uma habilidade de classe do seu próximo nível.
    • +1 em todas as perícias (apenas se o seu
    próximo nível de personagem for par).

    Você pode treinar múltiplas vezes, mas deve
    escolher um benefício diferente a cada treinamento.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 10 Jan 2022, 14:16, em um total de 1 vez.
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 10 Jan 2022, 14:03

Uma Armadura Acolchoada fornece um bônus de +2 em Fortitude, sendo assim, ela estaria dentro da descrição de ferramentas na DB 168 "São todos os itens comuns que afetam diretamente testes ,como por exemplo todos os kits (que cancelam as penalidades de −5 das perícias, essencialmente concedendo um bônus de +5) e itens que concedem bônus fixos, como a barraca (+2 em testes de Sobrevivência para acampar) e o pé de cabra (+5 em testes de Força para arrombamento forçado)." sendo assim, poderia se utilizar as modificações aprimorado, magistral e obra-prima nela?

-----------------------------------

1-Se um jogador utilizar possessão em outro, neste caso, como funciona o limite de pm em habilidades raciais, os 2 sendo nível 18, o limite é 18, 20 ou 36?

2-Um arcanista com fluxo de mana, poderia utilizar transformação de guerra a partir do monstro do conjurar monstro fazendo essa criatura ficar sobre os efeitos da magia? E assim consequentemente podendo utilizar armas?

3-Ainda sobre o conjurar monstro, ao utilizar toque vampírico a partir dele, quem recuperaria a vida, o jogador ou o monstro? O monstro poderia usar o aprimoramento para fazer a magia como um ataque, nesse caso teria teste de resistência?

4-É impossível reviver um Osteon por Segunda Chance sem ter Magia Profana/Sagrada por causa dos 200 de cura?

5-Enquanto se usa Manto das Sombras, o jogador pode usar magias de toque em outras criaturas ou fazer ataques nelas mesmo sendo incorpóreo?

6-Uma sílfide poderia voar 60m para cima e usar convocação instantânea para trazer um item e fazê-lo cair em um monstro, assim causando 80d6 de dano da queda?

7-Na magia camuflagem ilusória diz que a imagem da criatura fica nublada, no caso de a pessoa que estiver resistindo ter percepção às cegas e bater de olhos fechados, a magia ainda teria efeito nela?

8-Ao utilizar a magia mente divina em um Inventor ou em um Ladino, o número de perícias no especialista e no maestria em perícia aumentam ou não?

9-Na magia caminhos da natureza, o deslocamento só aumenta em terrenos naturais ou isto se aplica só para o terreno difícil?

10-Um Arcanista 5 Bardo 14 que tenha Fortalecimento Arcano e Arte Mágica receberia quanto de bônus ao conjurar uma magia como bardo? +2, +3 ou +4?

11-Um conjurador que utilize transmutar objetos em uma carroça para que ela vire uma estátua, pode usar despertar consciência nela para ela se tornar um aliado permanente? Se sim, após o tempo do transmutar passar, o aliado voltaria a ser uma carroça? Se sim, tal carroça poderia ainda ser usada como transporte?

12-Se eu utilizar voo usando uma armadura pesada, eu fico com 9 ou 12m de deslocamento, oq entraria primeiro na ordem? A transformação para 12 ou a subtração?

Editado por Pyromancer: evite postagens duplas, leia as Regras do Fórum.

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Khrjstjano
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Jan 2022, 14:17

Kheo escreveu:
11 Jan 2022, 13:04
1-Se um jogador utilizar possessão em outro, neste caso, como funciona o limite de pm (...)?
Como o normal.
  • Você projeta sua consciência no corpo
    do alvo. Enquanto possuir uma criatu-
    ra, você assume o controle total do cor
    po dela. O seu próprio corpo fica in-
    consciente e a consciência do alvo fica
    inerte. Em termos de jogo, você con-
    tinua usando a sua ficha,
    mas com os
    atributos físicos e deslocamento da
    criatura.
...os 2 sendo nível 18, o limite é 18, 20 ou 36?
18. Esta é sua ficha.
2-Um arcanista (...) poderia utilizar transformação de guerra a partir do monstro do conjurar monstro, fazendo essa criatura ficar sobre os efeitos da magia?
Não. O alvo da magia é você, por isso o monstro teria que poder usá-la em você. Mas não vai poder, porque o alcance dela é pessoal. Isso torna essa magia incompatível com Conjurar Monstro.
3-Ainda sobre o conjurar monstro, ao utilizar toque vampírico a partir dele, quem recuperaria a vida, o jogador ou o monstro?
Você. O monstro só serve de ponto de origem da magia.
O monstro poderia usar o aprimoramento para fazer a magia como um ataque(...)?
Não. O monstro só serve de ponto de origem da magia. Ele não pode fazer o ataque no seu lugar. Você fará o ataque de um jeito ou de outro, e causará o dano se acertá-lo, fazendo monstro ser ignorado.

Obs: esse aprimoramento não faz a magia ser feita "como um ataque". Faz você "fazer um ataque como parte da magia". Essa diferença é bastante importante para você saber coisas como que ação está gastando ao lançá-la.
4-É impossível reviver um Osteon por Segunda Chance(...)?
Não. Cura mágica lhe causa dano.
...sem ter Magia Profana/Sagrada(...)?
Magia Sagrada/Profana não pode ser usada ao lançar Segunda Chance. Você não está lançando uma magia de dano. O fato de mortos-vivos tomarem dano de cura mágica não muda a natureza da magia.
5-Enquanto se usa Manto das Sombras, o jogador pode usar magias de toque em outras criaturas ou fazer ataques nelas mesmo sendo incorpóreo?
Não. Para usar magias com alcance toque, o conjurador precisa ser capaz de tocar o alvo. Estando incorpóreo, isto não é possível.
6-Uma sílfide poderia voar 60m para cima e usar convocação instantânea para trazer um item e fazê-lo cair em um monstro, assim causando 80d6 de dano da queda?
A ação é possível e um objeto grande o suficiente pode causar este dano. Porém, como o "fazê-lo cair em cima do monstro" será resolvido, é por conta do mestre. Não assuma que não haverão testes envolvidos; quando se tenta uma ação não prevista em regras, o mestre pode arbitrar como quiser.

Obs: note ainda que são 5 rodadas para subir tanto, por voar para o alto custar o dobro, se você não aumentar o deslocamento do sílfide.
7-Na magia camuflagem ilusória diz que a imagem da criatura fica nublada, no caso de a pessoa que estiver resistindo ter percepção às cegas e bater de olhos fechados, a magia ainda teria efeito nela?
Não é realmente necessário fechar os olhos. Se a criatura tiver Percepção às Cegas, ela já não é afetada por efeitos relacionados à visão. Mesmo que ela esteja vendo o alvo borrado, não é apenas pela visão que ela se guia.
8-Ao utilizar a magia mente divina em um Inventor ou em um Ladino, o número de perícias no especialista e no maestria em perícia aumentam ou não?
Boa pergunta. Regras conforem escritas, me parece que sim. A intenção, no entanto, possivelmente seja de que não (para evitar que se fique mudando de perícia cada vez que se ganha bônus no atributo). Vou tentar verificar o caso...
9-Na magia caminhos da natureza, o deslocamento só aumenta em terrenos naturais ou isto se aplica só para o terreno difícil?
O aumento de deslocamento não tem restrição.
10-Um Arcanista 5 Bardo 14 que tenha Fortalecimento Arcano e Arte Mágica receberia quanto de bônus ao conjurar uma magia como bardo? +2, +3 ou +4?
Esta questão envolve dois assuntos sobre os quais ainda não é possível falar com certeza (acesso a círculos e aplicação dos bônus nas CD em magias de outras classes). É melhor aguardar a atualização do FAQ que deverá conter questões sobre magias para saber qual a resposta dos desenvolvedores. Até lá, recomendo resolver direto com seu mestre.
11-Um conjurador que utilize transmutar objetos em uma carroça para que ela vire uma estátua, pode usar despertar consciência nela para ela se tornar um aliado(...)?
Edit pra corrigir a resposta: quando Tranmutar Objetos diz "alvo: matéria-prima", a intenção da magia é afetar matéria-prima simples, não objetos prontos (mais ou menos como na diferença entre um punhado de argila e um pote de barro; o primeiro é matéria-prima do segundo). A ideia é evitar que a magia seja usada para ferrar com equipamentos de inimigos.
...permanente?
Edit: no final da duração de Transmutar, a estátua volta a ser a matéria-prima usada. Ela não vai deixar de ser um aliado, por regra conforme escrita, mas não tem como continuar agindo como tal (não aproveita mais os benefícios de Despertar Consciência) e fornecendo seus bônus.
12-Se eu utilizar voo usando uma armadura pesada, eu fico com 9 ou 12m de deslocamento(...)?
9m.
...o q entraria primeiro na ordem? A transformação para 12 ou a subtração
Não há ordem na aplicação; você terá 12m de deslocamente e um redutor de -3m "ao mesmo tempo", ficando com 9m de deslocamento.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 12 Jan 2022, 14:51, em um total de 4 vezes.
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Kheo
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 11 Jan 2022, 15:06

Khrjstjano escreveu:
11 Jan 2022, 14:17
Não. Despertar Consciência dura 1 dia.
Neste caso eu estava me referindo ao aprimoramento da magia que deixa ela permanente, neste caso a carroça continuaria dando o bônus de aliado?

----------------------
Khrjstjano escreveu:
11 Jan 2022, 14:17

Como o normal.
  • Você projeta sua consciência no corpo
    do alvo. Enquanto possuir uma criatu-
    ra, você assume o controle total do cor
    po dela. O seu próprio corpo fica in-
    consciente e a consciência do alvo fica
    inerte. Em termos de jogo, você con-
    tinua usando a sua ficha,
    mas com os
    atributos físicos e deslocamento da
    criatura.
.

Nesta eu estava me referindo ao aprimoramento que lhe deixa possuir as habilidades da criatura,, por exemplo um Arcanista 17 Ladino 3 Possui um Ladino 17 como ficariam as habilidades de ladino ou em casos de um Clérigo de Wynna Possuir um Clérigo de Arsenal. Desculpa não ter especificado

Editado por Pyromancer: evite postagens duplas, leia as Regras do Fórum.

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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 11 Jan 2022, 16:24

Antes de prosseguir, um comentário extra: evite postagens duplas. Se precisar fazer novas perguntas, edite seu último post para complementá-lo.

É regra do fórum.
Kheo escreveu:
11 Jan 2022, 15:06
Khrjstjano escreveu:
11 Jan 2022, 14:17
Não. Despertar Consciência dura 1 dia.
Neste caso eu estava me referindo ao aprimoramento da magia que deixa ela permanente, neste caso a carroça continuaria dando o bônus de aliado?
Entendo... Vou corrigir a resposta no post anterior, então.
Kheo escreveu:
11 Jan 2022, 15:10
Khrjstjano escreveu:
11 Jan 2022, 14:17

Como o normal.
  • Você projeta sua consciência no corpo
    do alvo. Enquanto possuir uma criatu-
    ra, você assume o controle total do cor
    po dela. O seu próprio corpo fica in-
    consciente e a consciência do alvo fica
    inerte. Em termos de jogo, você con-
    tinua usando a sua ficha,
    mas com os
    atributos físicos e deslocamento da
    criatura.
Nesta eu estava me referindo ao aprimoramento que lhe deixa possuir as habilidades da criatura...
O aprimoramento apenas te dá acesso às habilidades da criatura, não modifica o efeito "você continua usando sua ficha" básico.
...por exemplo um Arcanista 17 Ladino 3 possui um Ladino 17, como ficariam as habilidades de ladino(...)?
Me parece que o que está te confundindo é fato de pensar sobre sua multiclasse... Isto dificulta o entendimento, se você não souber e mantiver em mente como a magia funciona quando seu personagem é mono classe.

Se você for um Arcanista 15, você possui Limite de Gasto 15 PM. Ao possuir uma criatura e ganhar acesso a suas habilidades, você continua usando sua ficha, com seu Limite de Gasto 15 PM, pois este é o único que você tem (você NÃO tem acesso ao Limite de Gasto da criatura; a magia não te dá isso). Ao usar uma habilidade, é este limite que você vai usar, independentemente de onde esta habilidade tenha vindo (se de você ou do alvo).

Se daqui a algum tempo você se tornar um Arcanista 15, Guerreiro 4, você terá Limite de Gasto 15 PM para habilidades de Arcanista, 4 PM para habilidades de Guerreiro e 19 PM para outras habildiades. Ao lançar Possessão sobre uma criatura, você está usando uma habilidade de Arcanista, por isso seus níveis de guerreiro não mudam nada. Ao usar uma habilidade do alvo, você continua usando ou seu limite de Arcanista ou de personagem, conforme o tipo da habilidade usada (de classe ou de outro tipo). Você nunca vai usar seu limite de Guerreiro pra nada, a não ser suas habilidades de guerreiro. Nem mesmo se o alvo for um guerreiro também.
...ou em casos de um Clérigo de Wynna Possuir um Clérigo de Arsenal.
Limite de Gasto funciona da mesma forma para essas classes. Elas não têm nada de especial, quanto a isto.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 12 Jan 2022, 14:19, em um total de 1 vez.
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Kheo
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Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 12 Jan 2022, 07:07

Como funcionam itens consumíveis em relação ao tamanho de personagens, por exemplo um Ceratops precisaria de 2 rações de viagem por dia ou uma ração aumentada? Ou no caso de uma sílfide, precisaria de uma ração reduzida ou uma ração duraria 2 dias? Como isso se aplicaria a itens consumíveis tipo essência de mana, como funcionam em relação a essas diferenças? A Essência de mana teria que ser aumentada para esta raça? Se sim, qual seria o efeito dele tomar uma menor?

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