DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Cazalbé
Mensagens: 2
Registrado em: 15 Mai 2022, 02:01

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Cazalbé » 20 Mai 2022, 02:37

Eu, como inventor, poderia no ultimo dia de criação do item usar a engenhoca Contato Extraplanar pra ganhar o bonus no teste do final da criação?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 20 Mai 2022, 07:32

Cazalbé escreveu:
20 Mai 2022, 02:29
Minha pergunta é se forem itens diferentes que aumentam o mesmo bônus, eles se somam?
Não.

============÷==
Cazalbé escreveu:
20 Mai 2022, 02:37
Eu, como inventor, poderia no ultimo dia de criação do item usar a engenhoca Contato Extraplanar pra ganhar o bonus no teste do final da criação?
FAQ, p. 61
  • É possível usar habilidades que afetam testes em um teste de Ofício para fabricar?
    Sim. Se a habilidade afeta um teste, ela sempre pode ser usada para afetar um teste simples (mesmo que seu tempo de execução seja alongado).
Imagem

Ethan
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Jan 2022, 19:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 21 Mai 2022, 00:10

Sobre a magia Oração, no FAQ, página 9 tem a seguinte adição "Componente Material:T$ 25 por PM gastos em incensos ou outras oferendas”.

Um inventor que use uma engenhoca de Oração paga esse custo apenas em casos que usa aprimoramentos?
Porque na ativação base, o inventor não gasta PM, seria isso?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 21 Mai 2022, 02:08

Ethan escreveu:
21 Mai 2022, 00:10
Sobre a magia Oração, no FAQ, página 9 tem a seguinte adição "Componente Material:T$ 25 por PM gastos em incensos ou outras oferendas”.

Um inventor que use uma engenhoca de Oração paga esse custo apenas em casos que usa aprimoramentos?
Sim.
Imagem

Kheo
Mensagens: 34
Registrado em: 25 Dez 2021, 19:58

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Kheo » 23 Mai 2022, 21:37

Na magia Sombra Assassina tem escrito que lançar magias é uma ação hostil, neste caso qualquer magia lançada é uma ação hostil? Se utilizarem Sombra Assassina em um inimigo e este inimigo utilizar Aparência Perfeita, a Sombra também utilizará?

frantor
Mensagens: 3
Registrado em: 10 Mai 2022, 19:33

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por frantor » 24 Mai 2022, 15:18

Como funciona a magia arma mágica para armas duplas?

É preciso gastar duas ações para encantar cada ponta ou apenas uma para encantar a arma?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 24 Mai 2022, 17:03

Kheo escreveu:
23 Mai 2022, 21:37
Na magia Sombra Assassina tem escrito que lançar magias é uma ação hostil, neste caso qualquer magia lançada é uma ação hostil?
Não.

Só magias hostis são hostis.

===================
frantor escreveu:
24 Mai 2022, 15:18
Como funciona a magia arma mágica para armas duplas?

É preciso gastar duas ações para afetar cada ponta ou apenas uma para afetar a arma?
Uma para a arma.
Imagem

Joonz
Mensagens: 27
Registrado em: 14 Ago 2021, 12:34

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Joonz » 27 Mai 2022, 16:48

Olá, meus consagrados.
Hoje trago uma dúvida sobre o poder do nível 20 de inventor, nele diz "[...] Como linha geral, ele pode ter os benefícios de um item superior com seis modificações e de um item mágico maior.", falando em termos de RAW, como de fato é pra proceder?

Houve entendimentos diversos entre alguns players, onde existem duas alternativas.

• O poder "Obra-prima" é a junção dos poderes "Fabricar item superior" e "Fabricar item mágico", onde você poderia forjar um item com 6 modificações e 4 encantos sem custos(T$, tempo e PM).

• Você poderia aplicar modificações a um item mágico maior, como por exemplo pegar um Arco do Poder(item específico/mágico maior) e aplicar modificações nele como adicionar "Certeira", "Pungente", "Cruel", "Atroz" e "Maciça".
Ou aplicar os efeitos de um acessório, "Espada tapete voador" ou "Armadura completa medalhão de Lena".

Desde já agradeço pelo esclarecimento.

A discussão surgiu também pelo fato de no livro(e FAQ) ter a informação que itens específicos não podem receber modificações, mas o contra-argumento é que regra específica sobrepõe regra geral.

Qual foi a real intenção ao criar o poder?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6230
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 28 Mai 2022, 16:21

Joonz escreveu:
27 Mai 2022, 16:48
Hoje trago uma dúvida sobre o poder do nível 20 de inventor, nele diz "[...] Como linha geral, ele pode ter os benefícios de um item superior com seis modificações e de um item mágico maior." Falando em termos de RAW, como de fato é pra proceder?

(...)

• O poder "Obra-prima" é a junção dos poderes "Fabricar item superior" e "Fabricar item mágico", onde você poderia forjar um item com 6 modificações e 4 encantos sem custos(T$, tempo e PM).

• Você poderia aplicar modificações a um item mágico maior, como por exemplo pegar um Arco do Poder(item específico/mágico maior) e aplicar modificações nele como adicionar "Certeira", "Pungente", "Cruel", "Atroz" e "Maciça".
Ou aplicar os efeitos de um acessório, "Espada tapete voador" ou "Armadura completa medalhão de Lena".
Regras conforme escritas, é o segundo caso.
A discussão surgiu também pelo fato de no livro(e FAQ) ter a informação que itens específicos não podem receber modificações, mas o contra-argumento é que regra específica sobrepõe regra geral.
Sim.

A limitação se refere a receber modificações quando você constrói o item ou adicionando-as mais tarde.

Já no caso de Obra-Prima, te dar um item com os benefícios de um item maior (qualquer) e seis modificações é O EFEITO da habilidade (o que ela faz).

Lembrando ainda que essa "linha geral" é só uma "linha guia", digamos assim. Você é livre pra criar o item mais louco que quiser, contanto que ele seja aprovado pelo mestre. Ele pode ter regras e coisas que nem existem no jogo.

Nota: mas essa é uma boa questão para pôr no FAQ, eu acho. Não é a primeira vez que a vejo provocar debate.
Imagem

Ethan
Mensagens: 38
Registrado em: 21 Jan 2022, 19:19

Re: DISCUSSÃO E DÚVIDAS DE REGRAS DE TORMENTA 20

Mensagem por Ethan » 28 Mai 2022, 16:52

Khrjstjano escreveu:
28 Mai 2022, 16:21
Joonz escreveu:
27 Mai 2022, 16:48
Hoje trago uma dúvida sobre o poder do nível 20 de inventor, nele diz "[...] Como linha geral, ele pode ter os benefícios de um item superior com seis modificações e de um item mágico maior." Falando em termos de RAW, como de fato é pra proceder?

(...)

• O poder "Obra-prima" é a junção dos poderes "Fabricar item superior" e "Fabricar item mágico", onde você poderia forjar um item com 6 modificações e 4 encantos sem custos(T$, tempo e PM).

• Você poderia aplicar modificações a um item mágico maior, como por exemplo pegar um Arco do Poder(item específico/mágico maior) e aplicar modificações nele como adicionar "Certeira", "Pungente", "Cruel", "Atroz" e "Maciça".
Ou aplicar os efeitos de um acessório, "Espada tapete voador" ou "Armadura completa medalhão de Lena".
Regras conforme escritas, é o segundo caso.
A discussão surgiu também pelo fato de no livro(e FAQ) ter a informação que itens específicos não podem receber modificações, mas o contra-argumento é que regra específica sobrepõe regra geral.
Sim.

A limitação se refere a receber modificações quando você constrói o item ou adicionando-as mais tarde.

Já no caso de Obra-Prima, te dar um item com os benefícios de um item maior (qualquer) e seis modificações é O EFEITO da habilidade (o que ela faz).

Lembrando ainda que essa "linha geral" é só uma "linha guia", digamos assim. Você é livre pra criar o item mais louco que quiser, contanto que ele seja aprovado pelo mestre. Ele pode ter regras e coisas que nem existem no jogo.

Nota: mas essa é uma boa questão para pôr no FAQ, eu acho. Não é a primeira vez que a vejo provocar debate.
Cristiano, aproveitando esse gancho, seria possível adicionar encantos a um item específico que em sua descrição tenha apenas modificações ou não apresente encantos?
Exemplo, alguns itens específicos dispõem de encantos, assim como o Arco do Poder acima citado, que é um arco longo formidável, mas uma Espada Baronial é apenas uma Espada longa que apresenta alguns efeitos, mas não encantos.
Esses casos também é possível?
(Fugindo um pouco, mas se preferir pode ficar no caso da Espada) Tivemos uma armadura específica publicada numa DB177 que foi a Armadura do Devorador, ela conta como uma armadura completa espinhosa selada sob medida de matéria vermelha, um item específico sem encantos, mas com modificações, seria possível adicionar encantos a ela com o poder Obra-prima?

Responder

Voltar para “Tormenta”