CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
tetheus
Mensagens: 47
Registrado em: 27 Dez 2013, 13:09

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por tetheus » 07 Dez 2020, 21:02

Khrjstjano escreveu:
03 Dez 2020, 21:56
tetheus escreveu:
03 Dez 2020, 19:12
Opa, sobre a campanha o mestre informou que todos começaremos como escravos em Yuden durante a guerra, então ele baniu a origem Herdeiro. Ele pretende colocar desde puristas, até a tormenta(nvl altos) para o grupo enfrentar. Estou aberto à sugestões quanto a raça e origem (menos Herdeiro). Por enquanto o grupo tem um bardo e um guerreiro( focado em defesa (tank)), os outros dois ainda não escolheram. Pretendo ser mais focado em causar dano mas dar algum suporte(auras) e diplomacia caso necessário.
Herói Camponês é uma boa escolha de origem, pois Amigo dos Plebeus tende a ser bastante útil nessa fase em Yuden. Considere isso se você quer um poder que ajude a história a andar (além de manter uma recuperação de PM sempre normal, por não precisar dormir ao relento). Como segundo benefício da origem, dá pra pegar Sortudo, que combina bem com Julgamento Divino: Iluminação. Ganhou PM temporário? Se precisar usar Sortudo, só vai gastar 1 PM de seus normais, os outros 2 vão dos temporários. Julgamento Divino também ajuda a sempre usar Espada Justiceira de Khalmyr sem sacrificar PM com isso.

Se quer dar algum dano e for jogar de humano (já que não falou de raça e a história é em Yuden, achei que seria a escolha), pegue algum poder que ajude com isso. Estilo de Duas Mãos é o mais óbvio. Já dá pra dar aí os seus 2d6+11 com a montante (e Espada Justiceira), se começar com 20 de Força, e fica um personagem bem clássico. Outra opção é a Bastarda, que fica 1d12+11, caso você queria pegar alguma magia com Orar, que dá pra alternar entre 1 mão e 2 mãos mais facilmente, pra conjurar (caso você tenha Proficiência em armas exóticas). Tem muitas magias que podem te interessar (tipo Arma Espiritual, para dar contra-ataques e aumentar o dano, ou Comando, para controlar inimigos que não dá pra lidar só na base do dano, como os que voam, só fogem, atacam demais, etc — as duas são boas, mas a Comando é similar a Julgamento Divino: Autoridade, que é um poder que pode te interessar, também).

Eu também consideraria pegar Virtude Paladinesca: Castidade. O +5 de Intuição dela vai combar com o de Dom da Verdade de Khalmyr e (por 1 PM) te deixar com +10 de Intuição, fora Sab + treino + nível. Você vai ser um puta interrogador, o que pode ser muito bom para conseguir informações de yudenianos. Além disso, a virtude ainda te deixa imune a encantamento, o que aliado à usa imunidade a medo dada pela Coragem Total de Khalmyr te deixa bastante seguro.

Resumo: Herói Camponês (Amigo dos Plebeus e Sortudo) de origem, Estilo de Duas Mãos como humano, Julgamento Divino: Iluminação no nível 2, e aí nos próximos 3 níveis Proficiência em Armas Exóticas + Orar (Comando ou Arma Espiritual) e Virtude Paladinesca: Castidade. Aí do nível 6 em diante eu daria uma olhada no que o grupo tem, de novo, antes de pensar nos próximos poderes. É aí que os poderes de melhorar a aura ficam disponíveis, mas o que escolher depende muito do grupo. Dá uma lida na Análise do Paladino para tirar mais ideias, daí.
Entendi, muito obrigado mesmo pelas dicas, só uma dúvida: você acha que vale a pena pegar o Ao sabor do Destino logo no nvl 5?
O grupo ficou assim:
Paladino de Khalmyr (eu)
Paladino de Thyatis ou Valkaria( ainda não se decidiu)
Bardo
Ladino
Guerreiro
Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 08 Dez 2020, 21:36

tetheus escreveu:
07 Dez 2020, 21:02
Entendi, muito obrigado mesmo pelas dicas, só uma dúvida: você acha que vale a pena pegar o Ao sabor do Destino logo no nvl 5?
Os níveis onde mais vale a pena, no começo, são no 5 e no 8, a meu ver.

Porque no 5 você pode dar um salto de qualidade no seu ataque ou perícia principal, por exemplo. E no 8 você melhora um atributo, o que tende a melhorar muitas estatísticas por tabela, além de ganhar os 3 benefícios dos níveis anteriores.

Mas nesse personagem eu não pegaria no 5, porque tem outras coisa mais interessantes para pegar antes. Daí provavelmente pegaria só no 8 mesmo, se a campanha não estivesse me pressionando muito para aumentar meu ataque (ou quem sabe uma resistência).
Imagem

Lanyx
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Jul 2015, 10:17

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por Lanyx » 21 Dez 2020, 20:14

Boa noite. Meu grupo vai iniciar a campanha do financiamento TD20 e estão precisando de um personagem que acerte o inimigo e cause um bom dano. Somos todos iniciantes e sorteamos os arquétipos (curandeiro, tanque, dps...) E sobrou pra mim fazer o personagem DPS. Eu pensei em um Humano Lutador ou Elfo Caçador. Mas não sei por onde começar, se puderem me ajudar eu agradeço.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 22 Dez 2020, 21:14

Lanyx escreveu:
21 Dez 2020, 20:14
Boa noite. Meu grupo vai iniciar a campanha do financiamento TD20 e estão precisando de um personagem que acerte o inimigo e cause um bom dano. Somos todos iniciantes e sorteamos os arquétipos (curandeiro, tanque, dps...) E sobrou pra mim fazer o personagem DPS. Eu pensei em um Humano Lutador ou Elfo Caçador. Mas não sei por onde começar, se puderem me ajudar eu agradeço.
Vou dar uma ideia mista do que você pensou: humano caçador (com devoção a algum deus e uma origem que dê poder de combate).

Seu objetivo inicial seria pegar Estilo de Duas Armas (nível 1) e Ambidestria (nível 2 de caçador), usando o poder de origem para Foco em Arma. Use duas armas iguais para ganhar o +2 de acerto em ambas.

Com um 20 de Força inicial já seriam 2 ataques com acerto +7 e dano 1d6+5, sem custo de PM. Se for Devoto de Azgher, dá pra usar Espada Solar com 2 ações livre e 2 PM, para aumentar o dano para 2d6+5. Se acertar os dois ataques, dará uma média de 24 pontos de dano no turno. Mesmo que acerte só um, já será um dps top.

No nível 2 a Ambidestria vai melhorar o acerto, que junto com o crescimento da perícia nesse nível vai chegar a +10. São 15% a mais de acerto só por subir 1 nível.

No nível 3 daria para pegar um Companheiro Animal (Fortão) e fazer 2 ataques +10 de 2d6+1d8+5. Seu dano, caso acerte os dois ataques, já vai pra média de 33 pontos no turno.

No nível 4, daria para pegar Emboscada e gastar 4 PM na primeira rodada (2 com Espada Solar e 2 com Emboscada) para fazer 4 ataques +11 de 2d6+1d8+5 (só na primeira rodada). Você já teria 16 PM nesse nível, então não é tão custoso. Se acertasse tudo, daria uma média de 66 pontos de dano nessa rodada.

No nível 5, daria para pegar Ataque Poderoso, que vai baixar um pouco o acerto, mas melhorar bastante o dano. Na primeira rodada seria 4 ataques +9 de 2d6+1d8+10. Se tudo acertar, dá uma média de 86 pontos de dano na rodada. Acertando metade disso você já tem uma primeira rodada muito forte.

Depois disso, dá pra pensar em muitas coisas, mas talvez você já queira fazer algo diferente mesmo antes disso. Ser devoto de outro deus que você goste mais ou ache que combina mais com a classe, talvez? Fúria Divina, de Thwor, é um poder que equiparável a Espada Solar. Gasta os mesmos 2 PM, dá um pouco menos de dano (+2, ao invés de média de +3,5), mas dá acerto (+2). Mas tem outras opções para personagens não tão fortes, porém mais variados, que podem te interessar.

Não deixe, também, de comprar 2 armas superiores assim que a história permitir. Em T20 é bem barato ter armas com 1 aprimoramento e personagens que usam duas dão conta de investir nisso facilmente. Armas precisas ou maciças são bem interessantes, conforme a arma (machadinhas precisas ou espadas curtas maciças, por exemplo, ambas ficam com crítico 19-20, x3, o que é bem bacaninha pro preço).

Pra descrição desse personagem, eu faria algo meio Galford/Nakoruru, do jogo Samurai Shodown. Apenas sem o tema oriental. Ou não.

Imagem
Imagem

Lanyx
Mensagens: 3
Registrado em: 31 Jul 2015, 10:17

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por Lanyx » 23 Dez 2020, 06:57

Muito obrigado, me deu uma inspiração gigantesca. Realmente não tinha pensado nesta opção. Vou ser bem útil agora na campanha.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 23 Dez 2020, 23:32

Lanyx escreveu:
23 Dez 2020, 06:57
Muito obrigado, me deu uma inspiração gigantesca. Realmente não tinha pensado nesta opção. Vou ser bem útil agora na campanha.
Esqueci de mencionar que 20 de Força não é realmente necessário, como deu para perceber.

Tendo um 18 de força já está bom aí dá para investir um pouco mais em outras coisas como constituição, destreza e sabedoria.
Imagem

petermere
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Jan 2018, 13:38

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por petermere » 25 Jan 2021, 11:30

Olá!
Tô fazendo um Bardo Qareen voltado pra suporte no combate (buff e debuff) e interação social.
Com a limitação de escolas de magia que se tem acesso eu optei por Abjuração (única e exclusivamente pra pegar Dissipar Magia), Encantamento e Ilusão. Com a Tatuagem Mística optei por Curar Ferimentos e tava pensando numa progressão assim:

1° nível- MAGIAS ~ Sono. Criar Ilusão.
2° nível- MAGIA ~ Resistência a Energia
PODER DE BARDO ~ Fascinar.
3° nível- PODER DE BARDO ~ Canção Assustadora.
4° nível- MAGIA ~ Disfarce Ilusório.
PODER DE BARDO ~ Manipular.
5° nível- PODER DE BARDO ~ Paródia. (meu grupo possui um Mago e um Clérigo).
6° nível - MAGIA ~ Dissipar Magia
PODER DE BARDO ~ Arte Mágica
7° nível - PODER DE BARDO ~ Aumentar Repertório -> Silêncio. Comando.
8° nível - PODER DE BARDO ~ Prestidigitação.
MAGIA - Camuflagem Ilusória.

O grupo é composto por:
Golem de Fogo Bárbaro
Humano Paladinho de Thyatis
Clérigo de Tanna-toh
Gnoma Maga
Dahlan Caçadora

E é isso, espero estar no caminho certo depois de tanto tempo sem jogar.
PS: Quero deixar registrado aqui meu protesto por Inspiração exigir uma ação padrão e não de movimento!

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 25 Jan 2021, 21:50

petermere escreveu:
25 Jan 2021, 11:30
Olá!
Tô fazendo um Bardo Qareen voltado pra suporte no combate (buff e debuff) e interação social.
Com a limitação de escolas de magia que se tem acesso eu optei por Abjuração (única e exclusivamente pra pegar Dissipar Magia), Encantamento e Ilusão. Com a Tatuagem Mística optei por Curar Ferimentos e tava pensando numa progressão assim:

1° nível- MAGIAS ~ Sono. Criar Ilusão.
2° nível- MAGIA ~ Resistência a Energia
PODER DE BARDO ~ Fascinar.
3° nível- PODER DE BARDO ~ Canção Assustadora.
4° nível- MAGIA ~ Disfarce Ilusório.
PODER DE BARDO ~ Manipular.
5° nível- PODER DE BARDO ~ Paródia. (meu grupo possui um Mago e um Clérigo).
6° nível - MAGIA ~ Dissipar Magia
PODER DE BARDO ~ Arte Mágica
7° nível - PODER DE BARDO ~ Aumentar Repertório -> Silêncio. Comando.
8° nível - PODER DE BARDO ~ Prestidigitação.
MAGIA - Camuflagem Ilusória.

O grupo é composto por:
Golem de Fogo Bárbaro
Humano Paladinho de Thyatis
Clérigo de Tanna-toh
Gnoma Maga
Dahlan Caçadora

E é isso, espero estar no caminho certo depois de tanto tempo sem jogar.
PS: Quero deixar registrado aqui meu protesto por Inspiração exigir uma ação padrão e não de movimento!

Algumas coisas que posso comentar:

Veja se quer mesmo pegar Encantamento, já que vai ter Fascinar e Manipular, além de Canção Assustadora. Com apenas 3 escolas de magia, pegar uma tão parecida com algo que você já faz vai reduzir suas áreas de atuação.

Magias de suporte que eu acho interessante são Orientação e Bênção. A primeira é muito interessante para cenas de exploração e sociais, por afetar várias perícias e durar a cena toda. Ainda tem uma versão Truque muito boa, que economiza muitos PM. A segunda é boa para economizar PM usando-a no lugar de Inspiração, nos primeiros níveis, e a partir do 3º você já consegue dobrar o bônus por 3 PM, o que também é mais barato e chega antes do que fazer isso com Inspiração. Veja se alguma te interessa.

Se estiver preocupado com a cura, considere se te interessa trocar Encantamento por Evocação e aprender tanto Curar Ferimentos, quanto Consagrar por lá, que cura bem mais.

Ainda, se o teu mestre seguir o RAW, curar o golem será trabalhoso. Se escolher Evocação, pode aprender Explosão de Chamas tanto pela escola, quanto pela Tatuagem Mística, e curar metade de 3d6 por 1 PM nele, ao mesmo tempo que dá dano em área nos inimigos. Se fosse só pela cura, valeria muito pouco (média 5,25 PV por uso), mas como ajuda no dano, é algo se pensar. Não é porque você é suporte que você não possa ter nada que dê dano. E nesse caso, você daria dano e curaria alguém ao mesmo tempo. Se a maga do grupo também tiver algo assim, você também vai estar dando suporte para ela, indiretamente, porque está poupando ela de ter que curar o golem.

Veja aí se algo disso te interessa.
Imagem

petermere
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Jan 2018, 13:38

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por petermere » 26 Jan 2021, 10:15

Khrjstjano escreveu:
25 Jan 2021, 21:50


Magias de suporte que eu acho interessante são Orientação e Bênção.
Se estiver preocupado com a cura, considere se te interessa trocar Encantamento por Evocação e aprender tanto Curar Ferimentos, quanto Consagrar por lá, que cura bem mais.

Eu pensei nisso, mas Bardo não aprende magia divina sem precisar gastar Aumentar repertório, aí seria um gasto muito grande de Poderes.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM DE TORMENTA 20

Mensagem por Khrjstjano » 26 Jan 2021, 21:48

petermere escreveu:
26 Jan 2021, 10:15
Khrjstjano escreveu:
25 Jan 2021, 21:50


Magias de suporte que eu acho interessante são Orientação e Bênção.
Se estiver preocupado com a cura, considere se te interessa trocar Encantamento por Evocação e aprender tanto Curar Ferimentos, quanto Consagrar por lá, que cura bem mais.

Eu pensei nisso, mas Bardo não aprende magia divina sem precisar gastar Aumentar repertório, aí seria um gasto muito grande de Poderes.
Sim, esse é um problema dele.

Eu deveria ter mencionado que eram opções mais para pegar com Tatuagem Mística, no seu caso, realmente.

Você já se decidiu por qual origem pegar? Algumas podem ajudar bastante.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 21 Nov 2021, 21:53, em um total de 2 vezes.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”