Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
MauricioPC
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Fev 2021, 21:41

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por MauricioPC » 10 Set 2021, 10:03

Cara e se vc reduzir o Nível dos NPC?
Pq reduzindo um/dois níveis vc reduz ataque, PM, PV e todas as perícias dele.

Outra dica:
Veja o bônus de ataque de seus jogadores, e veja se a defesa dos NPC não está muito alta.

Aí vc pode ajustar a defesa dos NPC, e ir ajustando nos próximos até chegar numa média

Avatar do usuário
Rubro
Mensagens: 62
Registrado em: 10 Fev 2021, 22:29

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por Rubro » 10 Set 2021, 18:15

MauricioPC escreveu:
10 Set 2021, 10:03
Cara e se vc reduzir o Nível dos NPC?
Pq reduzindo um/dois níveis vc reduz ataque, PM, PV e todas as perícias dele.

Outra dica:
Veja o bônus de ataque de seus jogadores, e veja se a defesa dos NPC não está muito alta.

Aí vc pode ajustar a defesa dos NPC, e ir ajustando nos próximos até chegar numa média
Então, como eu ainda estou aprendendo e me adaptando a função de mestre, eu não sei balancear o nível das criaturas muito bem. Então eu costumo seguir a risca o proposto pela campanha ou pelo livro básico.

No caso da Coração de Rubi ela sugere reduzir em 2 níveis quando o combate for contra apenas 1 criatura ou reduzir a quantidade de criaturas em 25% no caso de combates contra duas ou mais criaturas, né?

Aqui no caso, são 4 NPCs. Teoricamente, pela sugestão da campanha, eu deveria remover 1. Mas como eu expliquei, não sabia qual remover, uma vez que cada um tem uma função única, tanto na formação de combate quanto no roleplay.

Eu até pensei em reduzir o nível deles, mas aí no caso eu reduziria quanto? 1 de cada? 2 só do Zelin?

Pra você ter uma ideia da minha inexperiência, depois do quase TPK na sessão 1 contra os Glops eu incentivei o grupo a fugir do armazém e voltar a tentar matar a mamãe Glop na sessão seguinte. Só que eu nerfei tanto a mamãe Glop que ficou ridiculamente fácil. Nem mexi no nível dela, mas deixei o PV dela sem recuperar esse tempo que eles descansaram e mudei a habilidade dela meiose glópica para rolar o dado apenas uma vez por rodada, em vez de uma vez por turno. Na hora eu percebi que ia ficar muito fácil, mas eu já havia prometido ao grupo, era a segunda sessão ainda, estávamos com um jogador a menos, achei melhor não voltar atrás.

MauricioPC
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Fev 2021, 21:41

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por MauricioPC » 12 Set 2021, 13:33

Rubro escreveu:
10 Set 2021, 18:15
MauricioPC escreveu:
10 Set 2021, 10:03
Cara e se vc reduzir o Nível dos NPC?
Pq reduzindo um/dois níveis vc reduz ataque, PM, PV e todas as perícias dele.

Outra dica:
Veja o bônus de ataque de seus jogadores, e veja se a defesa dos NPC não está muito alta.

Aí vc pode ajustar a defesa dos NPC, e ir ajustando nos próximos até chegar numa média
Então, como eu ainda estou aprendendo e me adaptando a função de mestre, eu não sei balancear o nível das criaturas muito bem. Então eu costumo seguir a risca o proposto pela campanha ou pelo livro básico.

No caso da Coração de Rubi ela sugere reduzir em 2 níveis quando o combate for contra apenas 1 criatura ou reduzir a quantidade de criaturas em 25% no caso de combates contra duas ou mais criaturas, né?

Aqui no caso, são 4 NPCs. Teoricamente, pela sugestão da campanha, eu deveria remover 1. Mas como eu expliquei, não sabia qual remover, uma vez que cada um tem uma função única, tanto na formação de combate quanto no roleplay.

Eu até pensei em reduzir o nível deles, mas aí no caso eu reduziria quanto? 1 de cada? 2 só do Zelin?

Pra você ter uma ideia da minha inexperiência, depois do quase TPK na sessão 1 contra os Glops eu incentivei o grupo a fugir do armazém e voltar a tentar matar a mamãe Glop na sessão seguinte. Só que eu nerfei tanto a mamãe Glop que ficou ridiculamente fácil. Nem mexi no nível dela, mas deixei o PV dela sem recuperar esse tempo que eles descansaram e mudei a habilidade dela meiose glópica para rolar o dado apenas uma vez por rodada, em vez de uma vez por turno. Na hora eu percebi que ia ficar muito fácil, mas eu já havia prometido ao grupo, era a segunda sessão ainda, estávamos com um jogador a menos, achei melhor não voltar atrás.
Bom, pode tentar tirar um dos 4 do bando do zelin, já que eh o que indica no manual. Eu tiraria a Milla ou o (esqueci o nome agora) Clérigo de Arsenal.

Sobre reduzir o nível, se optar por isso, eu retiraria 1 nível de cada (já que eles não tem muito PV, e nem tem uma defesa tão alta), e ainda assim o que pode fazer eh começar “suave” fazendo o Zelin atacar com só uma arma ao invés de já sair atacando com a espada bastarda e espada curta ao mesmo tempo.

Kaezzaar
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Mar 2021, 14:52
Contato:

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por Kaezzaar » 14 Set 2021, 01:25

Rubro escreveu:
07 Set 2021, 13:02
MauricioPC escreveu:
24 Jul 2021, 14:26
Pessoal,
Estou quase chegando na missão da escoltar o Heldret (emboscada reversa com Bando de Zelin).
Meu grupo tem: paladino, clérigo bruto, bucaneiro, arcanista e guerreiro

Estou achando os PV do bando do Zelin muito baixos, assim como a defesa deles. Eu sei que a campanha me sugere aumentar quando necessário, ela me dá essa libertada.

A dúvida é: vcs sentiram isso? Estou com receio de nessa batalha, que é para ser a mais difícil até então, acabe virando um confronto de "o primeiro que acertar, derruba o adversário" (tanto por um lado quando pelo outro).

Como foi a experiência de vocês nessa missão?
Mauricio (e a todos que quiserem/puderem responder), também estou chegando nessa missão e estou com um problema um pouco diferente.

Sou mestre em aprendizado, portanto demoro a perceber se preciso aumentar ou diminuir a dificuldade da campanha. Acontece que meu grupo está sofrendo MUITO desde a sessão 1! Quase dei TPK neles na missão dos Glops, o Goblin Ladino ficou inconsciente e quase morreu na missão de Amansar o Espírito de Gelo na oficina da Pen-Pen, e mesmo assim na última sessão eles optaram por fazer novamente uma missão de ND 3: Investigação nas Minas Heldret.

Foi um massacre. O Lefou Lutador saiu correndo pra fora da sala, o Osteon Clérigo/Feiticeiro ficou longe sem poder usar magias a distância, porque ele teve a brilhante ideia de usar armadura pesada sendo um arcanista... Só quem se saiu um pouquinho melhor foi a Dahllan Druida. Aquele Goblin que quase morreu na Oficina Beluhga? Bem, desta vez ele morreu com dois golpes. O primeiro atordoou, o segundo deixou inconsciente, aí ele falhou no teste de constituição para estancar o sangramento e morreu.

Ou seja, meu grupo tá ridiculamente fraco, sejam as fichas ou as estratégia deles, e eu como mestre já passei da hora de ter diminuído a dificuldade da campanha tendo visto isso. Eis a minha dúvida:

O livro da campanha sugere diminuir o número de inimigos em combates com mais de um inimigo em 25% para grupos de 3 aventureiros. Mesmo o meu tendo 4 eu vou fazer isso, pois eles estão tendo enorme dificuldade até nos combates mais simples.

Porém como fica o encontro com o Zelin? São 4 inimigos, em teoria eu deveria remover 1 do combate, mas qual? Afinal, nenhum é genérico, né? O Zelin por exemplo é o líder, ele é o que menos faz sentido remover. Me contem como vocês nerfariam esse combate.

E me desculpem pelo "textão". :lol:
Eu talvez seja muito "exigente" com os meus jogadores, mas, na boa, seus jogadores já estão de brincadeira.

Vamos agora pro combate com o Zelin e, até o momento, meus jogadores só tomaram surras homéricas. Mesmo assim, como narrador, analiso os combates e vejo que a culpa não está sendo do desbalanceio dos monstros, dos dados ruins ou do grupo estar mal feito (todas possibilidades que considerei). As surras sempre acontecem depois deles fazerem alguma bobagem.

Mamãe Glop: a Ladina Silfide foi na frente e ninguém acompanhou. Ela tomou uma porrada que quase matou, só ficou viva porque botou a Glop pra dormir e o resto do grupo focou nela.

Investigação na Taverna Fim do Mundo: Os quatro decidiram ficar parados do lado de fora, esperando pra ver se alguém saia com um barrilete de pólvora. Claro que chamaram a atenção dos capangas e saiu uma cacetada de gente pra pegar eles.

Amançar o espirito do Gelo: O bardo Qareen COLOU no Stargh pra poder usar toque chocante no primeiro turno. Tomou dois golpes (um deles critico) e morreu definitivamente.

Caçando pra Rizzelena: De novo a fada foi pra cima, acabou sendo pega de surpresa por um segundo inimigo escondido enquanto único guerreiro do grupo gastava ação de movimento tirando escudo e sacando a montante. A fada acabou morta definitivamente antes de alguém alcançar.


Não me meto na (não) estratégia deles, mas reforço sempre que eles estão sofrendo por estarem tomando decisões ruins.

Enfrentaram as estatuas nessa última e só um jogador caiu antes deles vencerem o combate.


MAS, por via das dúvidas, chamei um quinto jogador pra reforçar o grupo e acho que vai dar bom.

Avatar do usuário
Rubro
Mensagens: 62
Registrado em: 10 Fev 2021, 22:29

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por Rubro » 14 Set 2021, 13:38

Seus jogadores tão mais de Palhaçada que os meus! :lol:

Mas você não tem medo que o jogo deixe de ser divertido para eles e se torne frustrante? Eu deixei bem claro que a campanha era difícil e que morte em T20 era praticamente irremediável, mas ainda assim é muito chato perder um personagem que você colocou tanta dedicação bolando um background maneiro, interpretando, etc.

Na última sessão narrei uma aventura "spin off" pra eles ressuscitarem o Goblin que morreu na investigação das minas Heldret e, como mestre, foi a sessão mais gratificante pra mim. Porque foi uma aventura 100% original minha, não tava na campanha e ao término dela os jogadores pela primeira vez desde que começamos a jogar falaram "Isso foi emocionante demais!". Eu vi que realmente TODOS (eu incluso) nos divertimos juntos.

Eu entendo que a proposta da campanha Coração de Rubi e até mesmo do Tormenta 20 é ser difícil e eu tentei deixar isso bastante claro para os jogadores, mas no final das contas eu vejo que o jogo pode estar se tornando mais um sofrimento do que uma diversão. Então acho que cabe ao mestre fazer uma escolha: Manter a campanha difícil, porque foi assim que ela foi planejada ou manter a mesa.

Eu particularmente, prefiro optar por manter a mesa/o grupo. A jogadora que perdeu o goblin por exemplo se eu não desse uma solução para ressuscitarem o personagem dela sinto que ela abandonaria a mesa. E você pode falar "Se ela não quiser jogar mais o problema é dela". Mas o personagem dela era provavelmente o que tornava a campanha mais divertida. Fora que eu abri algumas vezes tópico aqui no fórum procurando jogadores pra mesa e somente 1 pessoa me respondeu esse tempo inteiro. Eu não sei se sou eu, mas nunca foi fácil pra mim achar jogadores. Jogadores comprometidos então, que interpretam seus personagens, prestam atenção enquanto eu estou narrando as cenas? Praticamente impossível. Então eu prefiro adaptar a campanha pro gosto deles, assim eles se divertem tanto quanto eu, do que esperar que eles se tornem bons estrategistas e combeiros, coisa que não tá nem perto de acontecer.

Kaezzaar
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Mar 2021, 14:52
Contato:

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por Kaezzaar » 15 Set 2021, 15:43

Rubro escreveu:
14 Set 2021, 13:38
Seus jogadores tão mais de Palhaçada que os meus! :lol:

Mas você não tem medo que o jogo deixe de ser divertido para eles e se torne frustrante? Eu deixei bem claro que a campanha era difícil e que morte em T20 era praticamente irremediável, mas ainda assim é muito chato perder um personagem que você colocou tanta dedicação bolando um background maneiro, interpretando, etc.

Na última sessão narrei uma aventura "spin off" pra eles ressuscitarem o Goblin que morreu na investigação das minas Heldret e, como mestre, foi a sessão mais gratificante pra mim. Porque foi uma aventura 100% original minha, não tava na campanha e ao término dela os jogadores pela primeira vez desde que começamos a jogar falaram "Isso foi emocionante demais!". Eu vi que realmente TODOS (eu incluso) nos divertimos juntos.

Eu entendo que a proposta da campanha Coração de Rubi e até mesmo do Tormenta 20 é ser difícil e eu tentei deixar isso bastante claro para os jogadores, mas no final das contas eu vejo que o jogo pode estar se tornando mais um sofrimento do que uma diversão. Então acho que cabe ao mestre fazer uma escolha: Manter a campanha difícil, porque foi assim que ela foi planejada ou manter a mesa.

Eu particularmente, prefiro optar por manter a mesa/o grupo. A jogadora que perdeu o goblin por exemplo se eu não desse uma solução para ressuscitarem o personagem dela sinto que ela abandonaria a mesa. E você pode falar "Se ela não quiser jogar mais o problema é dela". Mas o personagem dela era provavelmente o que tornava a campanha mais divertida. Fora que eu abri algumas vezes tópico aqui no fórum procurando jogadores pra mesa e somente 1 pessoa me respondeu esse tempo inteiro. Eu não sei se sou eu, mas nunca foi fácil pra mim achar jogadores. Jogadores comprometidos então, que interpretam seus personagens, prestam atenção enquanto eu estou narrando as cenas? Praticamente impossível. Então eu prefiro adaptar a campanha pro gosto deles, assim eles se divertem tanto quanto eu, do que esperar que eles se tornem bons estrategistas e combeiros, coisa que não tá nem perto de acontecer.

Sim, se não for pra ser divertido é melhor nem ter jogo. E ficar perdendo personagens é MUITO frustrante, um puta golpe na empolgação dos jogadores. Por isso tomei algumas medidas:

1) Deixei os jogadores avisados que a aventura é difícil e que vou fazer o mínimo de alterações (logo, não vou aumentar e nem diminuir o nível das ameaças)
2) Avisei de antemão que, COM CERTEZA, personagens vão morrer ao longo da campanha e combinamos as regras pros personagens novos (não pode fazer o irmão gêmeo perdido, vem no mesmo nível, dinheiro inicial, etc.)
3) Até o terceiro nível, os dois jogadores que nunca jogaram T20 (a ladina e o guerreiro), não morrem definitivamente mesmo que os personagens passem do limite de PV's negativos (que já dá mais segurança pra eles aprenderem com as burradas e o time pode criar estratégias mais ousadas)
4) De vez em quando, dou algumas "dicas" ou lembro os jogadores de usar/fazer certas coisas (comprar poções, usar poderes/habilidades, avisar quais missões no quadro eram mais difíceis, avisar quando certos gastos não valerão a pena, informar "fraquezas" que os heróis perceberam, etc.)
5) Inimigos com Inteligência baixa ou sem referência para estratégia, escolhe os alvos aleatoriamente (rolo um dado para decidir entre os alvos dentro do alcance)

Mas jogadas MUITO ruins eu "deixo" rolar a consequência, tipo quando o bardo qareen colou no Stagh pra usar Toque Chocante e morreu. Mesmo assim, pude aproveitar pra fazer uma cena de roleplay ótima do enterro e introduzir ainda mais elementos que apontassem pra influência da Guilda dos Mineradores sobre Yuvalin. E três sessões depois, eu ainda aproveito pra inserir a "memória" do personagem nos roleplays (cutucando o guerreiro que "deixou" o companheiro morrer com algumas lembranças, a tristeza da recepcionista da guilda que ele xavecava, etc.)

Uma outra situação tensa foi quando a ladina foi abatida. A jogadora ficou bem magoada e cheguei a pensar que fosse desistir mesmo sem ter perdido definitivamente a personagem. Ela continuou na mesa, mas mais de uma vez ela "brincou" que vai parar se a personagem morrer.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por Khrjstjano » 15 Set 2021, 18:59

Kaezzaar escreveu:
15 Set 2021, 15:43
Ela continuou na mesa, mas mais de uma vez ela "bricou" que vai parar se a personagem morrer.
Como eu lidaria com isso:

"Vou sentir muito se isso acontecer, mas não vou te proteger de que isso aconteça. Não faria sentido."

É uma forma de mostrar que você se importa e gosta de jogar com a pessoa, mas também de que leva seu papel a sério e não vai se deixar ser feito de refém.

Porque, intencionalmente ou não, esse tipo de comentário funciona como uma chantagem emocional. Alguns jogadores fazem isso, em geral sem querer.

Certa vez tive um ótimo jogador, mas que tinha o hábito de eventualmente emitir opiniões negativas sobre possibilidades futuras da história. Coisas como: "Seria ridículo se acontecesse tal coisa." Sem querer, ele fazia metajogo (agia de forma que, se eu lhe desse bola, iria controlar o jogo por fora do jogo).

Como mestre, você deve estar atento para identificar e administrar bem esse tipo de coisa.
Imagem

Avatar do usuário
Rubro
Mensagens: 62
Registrado em: 10 Fev 2021, 22:29

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por Rubro » 16 Set 2021, 13:13

Ótimas dicas @Kaezzaar e @Khrjstjano.

Como estou mais pra novato do que veterano na função de mestre, estou aprendendo estes "macetes" conforme a prática. Vejo que algumas das dicas eu já até uso inconscientemente, mas sempre bom discutir elas aqui no fórum.

MauricioPC
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Fev 2021, 21:41

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por MauricioPC » 18 Set 2021, 19:42

Pessoal, devo ter deixado passar esse detalhe na leitura da aventura, mas há quantos anos rolou o lance da Tallaka?

(As pesquisas, os testes, e as coisas que ela estudava lá nas minas)

Kaezzaar
Mensagens: 27
Registrado em: 18 Mar 2021, 14:52
Contato:

Re: Coração de Rubi - Jornada Heroica T20 (COM SPOILERS!)

Mensagem por Kaezzaar » 26 Set 2021, 20:25

Deu muito ruim na luta contra o Bando de Zelin. Meus jogadores conseguiram deitar Igor logo no segundo turno, mas acabaram levando um TPK do restante.

E agora, como fazer para continuar com novos personagens sem distorcer a campanha? Aconteceu com vocês? Como fizeram?

Responder

Voltar para “Tormenta”