Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 21 Fev 2018, 19:55

A regra para atacar com armas leves estando agarrado estão no Manual Básico no capítulo de Combate.

Debulhar quebra essa imunidade como a Habilidade fala. Se lembre que estamos falando de uma Habilidade específica contra uma geral.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

leondrax
Mensagens: 94
Registrado em: 19 Ago 2017, 00:41

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por leondrax » 21 Fev 2018, 20:03

Majinplays escreveu:Se eu uso a manobra agarrar em um inimigo, como ele pode me atacar no turno dele? Não lembro se tem aquela regra de só poder usar armas leves, e se tiver, onde eu encontro ela
Não ele só pode tentar se soltar e você tambem não pode atacar ele, o unico jeito de você causar dano enquanto agarra a pessoa que eu conheço é usando uma armadura com espinhos

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 21 Fev 2018, 20:12

Página 239, Manual Básico.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 21 Fev 2018, 20:33

Brunoms escreveu:Se não tem como acertar o ataque furtivo em um barbaro com esaquiva sobrenatural aprimorada, o mesmo se aplicaria para habilidade de classe debulhar inimigos do capanga?
  • No 18° nível, você já perdeu a paciência com inimigos cheios de truques que são imunes às suas habilidades. Você pode utilizar o seu ataque furtivo brutal contra qualquer tipo de criatura ou coisa (inclusive objetos inanimados).
O efeito da habilidade é te tornar capaz de utilizar A.F.B contra qualquer tipo de criatura ou coisa. Isso é engraçado, porque nenhum "tipo de criatura" (monstros, mortos-vivos, construtos, etc) é imune ou está livre de tomar ataque furtivo em TRPG. Só em Tormenta D20 isto acontecia. Regras conforme escritas isso nem mesmo dá qualquer benefício, só a parte de usar A.F em "coisas" te daria algo.

No entanto, a intenção do autor parece ser de que você sempre possa usar A.F, não importa o que, apenas a habilidade não ficou bem escrita de um ponto de vista mecânico. E creio que muita gente possa acabar discordando e ser necessário uma clarificação do autor para deixar todo mundo tranquilo, se pá. É um caso bem vago, ao meu ver.

==================================================================================================================================================
Majinplays escreveu:Se eu uso a manobra agarrar em um inimigo, como ele pode me atacar no turno dele? Não lembro se tem aquela regra de só poder usar armas leves, e se tiver, onde eu encontro ela
Além da manobra agarrar, no capítulo Combate, há a descrição de agarrado em Condições, no capítulo O Mestre. Curiosamente em Condições há uma penalidade que em Combate não é descrita. Vide o trecho em roxo.

  • Agarrar. Uma criatura agarrada sofre -2 nas jogadas de ataque, fica desprevenida e não pode se mover. Ela pode se soltar com uma ação padrão, vencendo um teste de manobra oposto.

  • Agarrado: preso em combate corpo-a-corpo. O personagem sofre –2 nas jogadas de ataque, só pode atacar com armas leves, fica desprevenido e não pode se mover.


==================================================================================================================================================
leondrax escreveu:Não ele pode tentar se soltar e você tambem não pode atacar ele, o unico jeito de você causar dano enquanto agarra a pessoa que eu conheço é usando uma armadura com espinhos
Não confere. Agarrar não restringe a criatura agarrada a "só" tentar se soltar, apenas diz que ela pode tentar se soltar e como proceder mecanicamente. Além disso, também só impede que ela ataque com armas de uma ou duas mãos; as leves não são impedidas.

Agarrar também não diz que você não pode atacar o sujeito que agarrou, só que fica com 1 mão ocupada e move-se metade do deslocamento normal arrastando a criatura agarrada.
Imagem

leondrax
Mensagens: 94
Registrado em: 19 Ago 2017, 00:41

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por leondrax » 21 Fev 2018, 21:09

Khrjstjano escreveu: Não confere. Agarrar não restringe a criatura agarrada a "só" tentar se soltar, apenas diz que ela pode tentar se soltar e como proceder mecanicamente. Além disso, também só impede que ela ataque com armas de uma ou duas mãos; as leves não são impedidas.

Agarrar também não diz que você não pode atacar o sujeito que agarrou, só que fica com 1 mão ocupada e move-se metade do deslocamento normal arrastando a criatura agarrada.
eita jurava que não dava eu sempre imaginei que seria algo como vc segurando o cara com as dua mãos,impedindo ele de te atacar e vc de atacar ele

Avatar do usuário
El toro fraco
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Out 2017, 11:51

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por El toro fraco » 21 Fev 2018, 21:21

digamos que há um mago geomante que tenha consigo seu servo elemental.

agora adcione ao servo elemental do geomante o modelo criatura da tormenta (via talento da tormenta)


tendo as duas informações acima, e imaginando que o geomante queira lançar uma magia de toque através de seu servo elemental, ele irá conseguir ou não?
em minha mente há duas possibilidade, porém ambas fazem sentido, que seriam a primeira onde o mago não irá conseguir já que seu servo elemental tem o modelo de criatura da tormenta e não irá mais poder lançar magias e habilidades similares a magias. E outra onde mesmo o servo não podendo utilizar a magia isso não irá fazer diferença pois é o conjurador que a esta conjurando o servo é apenas um intermediário.

Brunoms
Mensagens: 23
Registrado em: 13 Jan 2018, 22:58

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Brunoms » 21 Fev 2018, 22:17

Para ter o talento mago de combate é necessário ser mago de 4° nível ou qualquer conjurador arcano a partir do 4° nível pode ter o talento? Pois eu vi alguns npcs feiticeiros com esse talento.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 21 Fev 2018, 23:33

leondrax escreveu:
Khrjstjano escreveu: Não confere. Agarrar não restringe a criatura agarrada a "só" tentar se soltar, apenas diz que ela pode tentar se soltar e como proceder mecanicamente. Além disso, também só impede que ela ataque com armas de uma ou duas mãos; as leves não são impedidas.

Agarrar também não diz que você não pode atacar o sujeito que agarrou, só que fica com 1 mão ocupada e move-se metade do deslocamento normal arrastando a criatura agarrada.
eita jurava que não dava eu sempre imaginei que seria algo como vc segurando o cara com as dua mãos,impedindo ele de te atacar e vc de atacar ele
Tem o talento Imobilização que faz algo bem semelhante ao que você comentou.

  • você pode imobilizar uma criatura que esteja agarrando. Para isso, gaste uma ação padrão e faça um teste de manobra (veja o Capítulo 9 de Tormenta RPG). Se for bem-sucedido, imobiliza a criatura — ela fica indefesa e não pode realizar nenhuma ação, exceto tentar se soltar (o que exige um teste de manobra). Caso a criatura consiga se soltar da imobilização, ainda fica agarrada.


Note que você ainda não fica tão limitado, só tem as penalidade de estar agarrado. Se usar armas leves, consegue imobilizar e ainda atacar. Por regra, dá até pra fazer golpes de misericórdia, mas essa opção é bem quebradinha e mais saudável se o mestre vetar/nerfar.

==================================================================================================================================================
El toro fraco escreveu:digamos que há um mago geomante que tenha consigo seu servo elemental.

agora adcione ao servo elemental do geomante o modelo criatura da tormenta (via talento da tormenta)

tendo as duas informações acima, e imaginando que o geomante queira lançar uma magia de toque através de seu servo elemental, ele irá conseguir ou não?
Regras conforme escritas, consegue. Talvez não seja a intenção, mas consegue.
em minha mente há duas possibilidade, porém ambas fazem sentido, que seriam a primeira onde o mago não irá conseguir já que seu servo elemental tem o modelo de criatura da tormenta e não irá mais poder lançar magias e habilidades similares a magias. E outra onde mesmo o servo não podendo utilizar a magia isso não irá fazer diferença pois é o conjurador que a esta conjurando o servo é apenas um intermediário.
Criatura da Tormenta "perde habilidades de lançar magias ou similares a magia". O Servo Elemental não tem mesmo nenhuma habilidade de lançar magias ou habilidade similar a magia (não há nenhuma habilidade mencionada em sua ficha). O Geomante é quem tem uma habilidade (Servo Elemental) que diz que ele pode "fazer com que suas magias sejam lançadas a partir do servo".

Para entender mais facilmente, caso não esteja claro, observe o fato de que se você pudesse comprar talentos para o Servo Elemental no caso dele subir de nível e um talento tivesse como requisito "ser capaz de conjurar magias", o Servo Elemental não cumpre esse requisito. Ele, especificamente, não é capaz de conjurar magias. Apenas o mago é capaz de conjurar magias a partir dele.

Um mestre sensível à sutileza da situação poderia permitir ao Servo comprar tal talento (melhorando o Servo, pois você poderia comprar metamágicos com ele e gastar seus talentos com outra coisa, por exemplo), mas por regra conforme escrita ele não poderia. Ele não é capaz de conjurar magias, não poderia comprar o talento e justamente por isso não tem nada para perder ao se tornar uma criatura da Tormenta.

Mas se perguntar isso na DB, aposto 10 tíbares que o Cassaro falaria que o Geomante não consegue mais lançar magias pelo Servo. :lol:

==================================================================================================================================================
Brunoms escreveu:Para ter o talento mago de combate é necessário ser mago de 4° nível ou qualquer conjurador arcano a partir do 4° nível pode ter o talento? Pois eu vi alguns npcs feiticeiros com esse talento.
Mago. Se for ficha oficial, está errada. Muitas têm erros, melhor nunca confiar demais.
Imagem

leondrax
Mensagens: 94
Registrado em: 19 Ago 2017, 00:41

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por leondrax » 22 Fev 2018, 13:43

Uma unidade de barbaros usa o grito chefe de guerra todos eles recebem +10 no ataque?,qual o preço de um lobo das cavernas? e se tem outros jeitos de se livrar de fatigado além da postura ou do simples descanso

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por jamilkender » 22 Fev 2018, 16:14

Tenta colocar as perguntas em parágrafos diferentes, ajuda na hora de responder :P
leondrax escreveu:Uma unidade de barbaros usa o grito chefe de guerra todos eles recebem +10 no ataque?
Não, uma unidade conta como uma única criatura.
Guerras Táuricas, p. 37 escreveu:Também é importante lembrar que, em termos de regras, uma unidade é uma criatura, mesmo que em termos de descrição sejam várias. Por exemplo, uma magia força do touro em massa lançada sobre uma unidade irá fornecer um bônus de +4 na Força da unidade — mesmo que, em tese, só possa afetar cinco criaturas.
leondrax escreveu:,qual o preço de um lobo das cavernas?
Não existe essa informação em nenhum livro; peça pro mestre decidir (ou decide você mesmo, se for o mestre)
leondrax escreveu:e se tem outros jeitos de se livrar de fatigado além da postura ou do simples descanso
A magia restauração menor (de 2º nível) remove fadiga. (dá pra pegar como poção, pergaminho ou varinha...)
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Responder

Voltar para “Tormenta”