Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade
Re: Discussão e Dúvidas de Regras
A regra para atacar com armas leves estando agarrado estão no Manual Básico no capítulo de Combate.
Debulhar quebra essa imunidade como a Habilidade fala. Se lembre que estamos falando de uma Habilidade específica contra uma geral.
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Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras
Não ele só pode tentar se soltar e você tambem não pode atacar ele, o unico jeito de você causar dano enquanto agarra a pessoa que eu conheço é usando uma armadura com espinhosMajinplays escreveu:Se eu uso a manobra agarrar em um inimigo, como ele pode me atacar no turno dele? Não lembro se tem aquela regra de só poder usar armas leves, e se tiver, onde eu encontro ela
Re: Discussão e Dúvidas de Regras
Página 239, Manual Básico.
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- Khrjstjano
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras
Brunoms escreveu:Se não tem como acertar o ataque furtivo em um barbaro com esaquiva sobrenatural aprimorada, o mesmo se aplicaria para habilidade de classe debulhar inimigos do capanga?
- No 18° nível, você já perdeu a paciência com inimigos cheios de truques que são imunes às suas habilidades. Você pode utilizar o seu ataque furtivo brutal contra qualquer tipo de criatura ou coisa (inclusive objetos inanimados).
No entanto, a intenção do autor parece ser de que você sempre possa usar A.F, não importa o que, apenas a habilidade não ficou bem escrita de um ponto de vista mecânico. E creio que muita gente possa acabar discordando e ser necessário uma clarificação do autor para deixar todo mundo tranquilo, se pá. É um caso bem vago, ao meu ver.
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Além da manobra agarrar, no capítulo Combate, há a descrição de agarrado em Condições, no capítulo O Mestre. Curiosamente em Condições há uma penalidade que em Combate não é descrita. Vide o trecho em roxo.Majinplays escreveu:Se eu uso a manobra agarrar em um inimigo, como ele pode me atacar no turno dele? Não lembro se tem aquela regra de só poder usar armas leves, e se tiver, onde eu encontro ela
- Agarrar. Uma criatura agarrada sofre -2 nas jogadas de ataque, fica desprevenida e não pode se mover. Ela pode se soltar com uma ação padrão, vencendo um teste de manobra oposto.
- Agarrado: preso em combate corpo-a-corpo. O personagem sofre –2 nas jogadas de ataque, só pode atacar com armas leves, fica desprevenido e não pode se mover.
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Não confere. Agarrar não restringe a criatura agarrada a "só" tentar se soltar, apenas diz que ela pode tentar se soltar e como proceder mecanicamente. Além disso, também só impede que ela ataque com armas de uma ou duas mãos; as leves não são impedidas.leondrax escreveu:Não ele só pode tentar se soltar e você tambem não pode atacar ele, o unico jeito de você causar dano enquanto agarra a pessoa que eu conheço é usando uma armadura com espinhos
Agarrar também não diz que você não pode atacar o sujeito que agarrou, só que fica com 1 mão ocupada e move-se metade do deslocamento normal arrastando a criatura agarrada.
Re: Discussão e Dúvidas de Regras
eita jurava que não dava eu sempre imaginei que seria algo como vc segurando o cara com as dua mãos,impedindo ele de te atacar e vc de atacar eleKhrjstjano escreveu: Não confere. Agarrar não restringe a criatura agarrada a "só" tentar se soltar, apenas diz que ela pode tentar se soltar e como proceder mecanicamente. Além disso, também só impede que ela ataque com armas de uma ou duas mãos; as leves não são impedidas.
Agarrar também não diz que você não pode atacar o sujeito que agarrou, só que fica com 1 mão ocupada e move-se metade do deslocamento normal arrastando a criatura agarrada.
- El toro fraco
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras
digamos que há um mago geomante que tenha consigo seu servo elemental.
agora adcione ao servo elemental do geomante o modelo criatura da tormenta (via talento da tormenta)
tendo as duas informações acima, e imaginando que o geomante queira lançar uma magia de toque através de seu servo elemental, ele irá conseguir ou não?
em minha mente há duas possibilidade, porém ambas fazem sentido, que seriam a primeira onde o mago não irá conseguir já que seu servo elemental tem o modelo de criatura da tormenta e não irá mais poder lançar magias e habilidades similares a magias. E outra onde mesmo o servo não podendo utilizar a magia isso não irá fazer diferença pois é o conjurador que a esta conjurando o servo é apenas um intermediário.
agora adcione ao servo elemental do geomante o modelo criatura da tormenta (via talento da tormenta)
tendo as duas informações acima, e imaginando que o geomante queira lançar uma magia de toque através de seu servo elemental, ele irá conseguir ou não?
em minha mente há duas possibilidade, porém ambas fazem sentido, que seriam a primeira onde o mago não irá conseguir já que seu servo elemental tem o modelo de criatura da tormenta e não irá mais poder lançar magias e habilidades similares a magias. E outra onde mesmo o servo não podendo utilizar a magia isso não irá fazer diferença pois é o conjurador que a esta conjurando o servo é apenas um intermediário.
Re: Discussão e Dúvidas de Regras
Para ter o talento mago de combate é necessário ser mago de 4° nível ou qualquer conjurador arcano a partir do 4° nível pode ter o talento? Pois eu vi alguns npcs feiticeiros com esse talento.
- Khrjstjano
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras
Tem o talento Imobilização que faz algo bem semelhante ao que você comentou.leondrax escreveu:eita jurava que não dava eu sempre imaginei que seria algo como vc segurando o cara com as dua mãos,impedindo ele de te atacar e vc de atacar eleKhrjstjano escreveu: Não confere. Agarrar não restringe a criatura agarrada a "só" tentar se soltar, apenas diz que ela pode tentar se soltar e como proceder mecanicamente. Além disso, também só impede que ela ataque com armas de uma ou duas mãos; as leves não são impedidas.
Agarrar também não diz que você não pode atacar o sujeito que agarrou, só que fica com 1 mão ocupada e move-se metade do deslocamento normal arrastando a criatura agarrada.
- você pode imobilizar uma criatura que esteja agarrando. Para isso, gaste uma ação padrão e faça um teste de manobra (veja o Capítulo 9 de Tormenta RPG). Se for bem-sucedido, imobiliza a criatura — ela fica indefesa e não pode realizar nenhuma ação, exceto tentar se soltar (o que exige um teste de manobra). Caso a criatura consiga se soltar da imobilização, ainda fica agarrada.
Note que você ainda não fica tão limitado, só tem as penalidade de estar agarrado. Se usar armas leves, consegue imobilizar e ainda atacar. Por regra, dá até pra fazer golpes de misericórdia, mas essa opção é bem quebradinha e mais saudável se o mestre vetar/nerfar.
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Regras conforme escritas, consegue. Talvez não seja a intenção, mas consegue.El toro fraco escreveu:digamos que há um mago geomante que tenha consigo seu servo elemental.
agora adcione ao servo elemental do geomante o modelo criatura da tormenta (via talento da tormenta)
tendo as duas informações acima, e imaginando que o geomante queira lançar uma magia de toque através de seu servo elemental, ele irá conseguir ou não?
Criatura da Tormenta "perde habilidades de lançar magias ou similares a magia". O Servo Elemental não tem mesmo nenhuma habilidade de lançar magias ou habilidade similar a magia (não há nenhuma habilidade mencionada em sua ficha). O Geomante é quem tem uma habilidade (Servo Elemental) que diz que ele pode "fazer com que suas magias sejam lançadas a partir do servo".em minha mente há duas possibilidade, porém ambas fazem sentido, que seriam a primeira onde o mago não irá conseguir já que seu servo elemental tem o modelo de criatura da tormenta e não irá mais poder lançar magias e habilidades similares a magias. E outra onde mesmo o servo não podendo utilizar a magia isso não irá fazer diferença pois é o conjurador que a esta conjurando o servo é apenas um intermediário.
Para entender mais facilmente, caso não esteja claro, observe o fato de que se você pudesse comprar talentos para o Servo Elemental no caso dele subir de nível e um talento tivesse como requisito "ser capaz de conjurar magias", o Servo Elemental não cumpre esse requisito. Ele, especificamente, não é capaz de conjurar magias. Apenas o mago é capaz de conjurar magias a partir dele.
Um mestre sensível à sutileza da situação poderia permitir ao Servo comprar tal talento (melhorando o Servo, pois você poderia comprar metamágicos com ele e gastar seus talentos com outra coisa, por exemplo), mas por regra conforme escrita ele não poderia. Ele não é capaz de conjurar magias, não poderia comprar o talento e justamente por isso não tem nada para perder ao se tornar uma criatura da Tormenta.
Mas se perguntar isso na DB, aposto 10 tíbares que o Cassaro falaria que o Geomante não consegue mais lançar magias pelo Servo.
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Mago. Se for ficha oficial, está errada. Muitas têm erros, melhor nunca confiar demais.Brunoms escreveu:Para ter o talento mago de combate é necessário ser mago de 4° nível ou qualquer conjurador arcano a partir do 4° nível pode ter o talento? Pois eu vi alguns npcs feiticeiros com esse talento.
Re: Discussão e Dúvidas de Regras
Uma unidade de barbaros usa o grito chefe de guerra todos eles recebem +10 no ataque?,qual o preço de um lobo das cavernas? e se tem outros jeitos de se livrar de fatigado além da postura ou do simples descanso
- jamilkender
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Re: Discussão e Dúvidas de Regras
Tenta colocar as perguntas em parágrafos diferentes, ajuda na hora de responder
Não, uma unidade conta como uma única criatura.leondrax escreveu:Uma unidade de barbaros usa o grito chefe de guerra todos eles recebem +10 no ataque?
Guerras Táuricas, p. 37 escreveu:Também é importante lembrar que, em termos de regras, uma unidade é uma criatura, mesmo que em termos de descrição sejam várias. Por exemplo, uma magia força do touro em massa lançada sobre uma unidade irá fornecer um bônus de +4 na Força da unidade — mesmo que, em tese, só possa afetar cinco criaturas.
Não existe essa informação em nenhum livro; peça pro mestre decidir (ou decide você mesmo, se for o mestre)leondrax escreveu:,qual o preço de um lobo das cavernas?
A magia restauração menor (de 2º nível) remove fadiga. (dá pra pegar como poção, pergaminho ou varinha...)leondrax escreveu:e se tem outros jeitos de se livrar de fatigado além da postura ou do simples descanso
@alvarofritas / RPGista
BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P
BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P