Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Ricardo Anizio
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Fev 2019, 16:04
Localização: Recife Pernambuco
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Ricardo Anizio » 22 Mar 2019, 09:37

Janus escreveu:
22 Mar 2019, 09:10
Ricardo Anizio escreveu:
22 Mar 2019, 08:51
Quero, por obséquio, uma resposta oficial já que a maioria está achando que o Artifice é um ilusionista que tira Itens Mágicos da Cartola sem precisar cumprir os pré-requesitos do Manual do Arcano. Abraços.
Talvez a classe seja a resposta oficial, não?
Artificie escreveu:Criar Varinhas: você pode criar varinhas contendo qualquer magia de um nível que consiga lançar, mesmo sem conhecê-la. Por exemplo, você não precisa conhecer a magia bola de fogo para criar uma varinha de bola de fogo, basta ser capaz de lançar magias de 3º nível. Suas varinhas podem conter magias de até 6º nível.
Ele não é Ilusionista, ele faz a coisa real. Até porque ele NÃO CONSEGUE aprender bola de fogo naturalmente
Criar Varinhas - diferente de - Criar Itens Mágicos. ;) A maioria dos itens mágicos tem poder muito. mas muito maior que as varinhas.

Eu dei o exemplo do Colar de Bolas de Fogo justamente por já ter ouvido esse argumento.

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1185
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Janus » 22 Mar 2019, 09:55

Ricardo Anizio escreveu:
22 Mar 2019, 09:37
Criar Varinhas - diferente de - Criar Itens Mágicos. ;) A maioria dos itens mágicos tem poder muito. mas muito maior que as varinhas.

Eu dei o exemplo do Colar de Bolas de Fogo justamente por já ter ouvido esse argumento.
Imagem

Olha, seus jogadores estão certos.
Artificie escreveu:Criar Itens Mágicos: você pode fabricar diversos tipos de itens mágicos, conforme seu nível. Atenção: as habilidades do artífice substituem, apenas para esta classe, as regras para criação de itens mágicos vistas no Manual do Arcano.
Mas talvez isso lhe ajude a pensar melhor
Criar Itens Maravilhosos: você pode criar qualquer acessório menor (até 9.000 TO). A partir do 11º nível você pode criar acessórios médios (até 29.000 TO), e a partir do 17º nível pode criar acessórios maiores (acima de 30.000 TO). Você não pode criar elixires, tomos e manuais.
Não existe nenhuma menção que ele precise conhecer qualquer magia para isso, inclusive divinas. A restrição é somente seu nível e o preço (e elixires, tomos e manuais)

Se não for suficiente
Artifície escreveu:Criar Cajados: você pode criar qualquer cajado como se conhecesse todas as magias necessárias. Seu nível de artífice deve ser igual ou superior ao dobro do nível da magia mais poderosa no cajado. Por exemplo, criar um cajado da passagem exige ser um artífice de 18º nível (a magia de nível mais alto no cajado é projeção astral, de 9º nível).
Eu ia colocar isso na minha resposta anterior, mas não fiz para não parecer arrogante. Mas parece que você quer provar que o texto está errado

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14166
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 22 Mar 2019, 10:05

E se não estiver satisfeito vai no Masmorra de Valkaria e procure o Della Corte, criador da classe.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Ricardo Anizio
Mensagens: 8
Registrado em: 24 Fev 2019, 16:04
Localização: Recife Pernambuco
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Ricardo Anizio » 22 Mar 2019, 12:27

Lord Seph escreveu:
22 Mar 2019, 10:05
E se não estiver satisfeito vai no Masmorra de Valkaria e procure o Della Corte, criador da classe.
Cara agradeço sua disposição para responder meu post. Foi significativo. Não tenho dúvida quanto a Criação de Varinhas ou Cajados. Mas os outros itens há dúvida. Vou procurar o Della como vc sugeriu.

Vamos combinar quando eu digo Itens Mágicos estou falando os descritos nas páginas 61 a 64 do Manual do Arcano. Essa é minha dúvida.

Veja que na descrição do Talento Criar itens Maravilhosos não consta a informação que vc não precisa conhecer a magia pré-requisito. O anel de Bola de Fogo é um item maravilhoso e vc precisa entre outras coisas saber lançar a magia Bola de Fogo. Entende?

Quanto a palavra "QUALQUER", super destacada por você, foi mesmo infeliz no texto. Então sim o texto ficou ruim. Existem itens mágicos que não podem ser criados veja no Manual do Malando a partir da página 78. Por outro lado o meu mago com o talento Criar Itens Maravilhosos tbm pode criar "Qualquer" Item maravilhoso desde que cumpra os pre-requisitos e que possa ser criado assim como o Artífice (Então há limites para a palavra QUALQUER NÉ?).

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1185
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Janus » 22 Mar 2019, 12:57

Ricardo Anizio escreveu:
22 Mar 2019, 12:27
Cara agradeço sua disposição para responder meu post. Foi significativo. Não tenho dúvida quanto a Criação de Varinhas ou Cajados. Mas os outros itens há dúvida. Vou procurar o Della como vc sugeriu.

Vamos combinar quando eu digo Itens Mágicos estou falando os descritos nas páginas 61 a 64 do Manual do Arcano. Essa é minha dúvida.

Veja que na descrição do Talento Criar itens Maravilhosos não consta a informação que vc não precisa conhecer a magia pré-requisito. O anel de Bola de Fogo é um item maravilhoso e vc precisa entre outras coisas saber lançar a magia Bola de Fogo. Entende?

Quanto a palavra "QUALQUER", super destacada por você, foi mesmo infeliz no texto. Então sim o texto ficou ruim. Existem itens mágicos que não podem ser criados veja no Manual do Malando a partir da página 78. Por outro lado o meu mago com o talento Criar Itens Maravilhosos tbm pode criar "Qualquer" Item maravilhoso desde que cumpra os pre-requisitos e que possa ser criado assim como o Artífice (Então há limites para a palavra QUALQUER NÉ?).
Itens mágicos não são somente os que você citou. São lançados em todos os livros desde o Módulo Básico. Os que você citou tem as magias na lista somente por seguirem uma regra que o Artificie não segue, a de fabricação normal de itens mágicos.
Um mago normal com o talento Criar Item Maravilhoso segue uma regra incompleta, visto que exigiria que todos itens mágicos lançados tivessem os requisitos citados, coisa que ocorre no D&D 3a edição, que originou tanto o Tormenta e, especialmente, o Manual do Arcano, visto que a regra de criação de itens lá foi inspirada (e com erro) nesse sistema. Caso um personagem não Artificie queira fabricar itens mágicos com a regra do Manual do Arcano, fica a cargo do mestre decidir quais as magias adequadas ele precisa possuir para poder criar aquele item.
Por exemplo: uma espada com a habilidade Afiada, não seria erro do mestre exigir que o conjurador conheça a magia Lâmina Afiada para poder criar, mas, como eu disse, vai ser o trabalho do mestre fazer isso. O que ocorre no Artificie é a simplificação dessa regra.
Mas espero que o Della te confirme, marca ele no face que te responde rápido

Avatar do usuário
Della
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Abr 2017, 16:20
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Della » 22 Mar 2019, 14:49

Ricardo Anizio escreveu:
22 Mar 2019, 12:27
Lord Seph escreveu:
22 Mar 2019, 10:05
E se não estiver satisfeito vai no Masmorra de Valkaria e procure o Della Corte, criador da classe.
Cara agradeço sua disposição para responder meu post. Foi significativo. Não tenho dúvida quanto a Criação de Varinhas ou Cajados. Mas os outros itens há dúvida. Vou procurar o Della como vc sugeriu.

Vamos combinar quando eu digo Itens Mágicos estou falando os descritos nas páginas 61 a 64 do Manual do Arcano. Essa é minha dúvida.

Veja que na descrição do Talento Criar itens Maravilhosos não consta a informação que vc não precisa conhecer a magia pré-requisito. O anel de Bola de Fogo é um item maravilhoso e vc precisa entre outras coisas saber lançar a magia Bola de Fogo. Entende?

Quanto a palavra "QUALQUER", super destacada por você, foi mesmo infeliz no texto. Então sim o texto ficou ruim. Existem itens mágicos que não podem ser criados veja no Manual do Malando a partir da página 78. Por outro lado o meu mago com o talento Criar Itens Maravilhosos tbm pode criar "Qualquer" Item maravilhoso desde que cumpra os pre-requisitos e que possa ser criado assim como o Artífice (Então há limites para a palavra QUALQUER NÉ?).
Minha "resposta oficial" é literalmente o texto da classe que já foi explicitado aqui -
Atenção: as habilidades do artífice substituem, apenas para esta classe, as regras para criação de itens mágicos vistas no Manual do Arcano.

Não existe nenhuma possibilidade de interpretação ambígua aqui, o texto deixa claro que as regras de fabricação de item da classe suplantam as regras do manual. Portanto, comparar as regras não faz o menor sentido.

Avatar do usuário
Della
Mensagens: 3
Registrado em: 27 Abr 2017, 16:20
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Della » 22 Mar 2019, 16:01

Atlas escreveu:
15 Mar 2019, 20:36
Os dados extras da magia inimiga do magi-ranger são afetados por talentos como "conjurador sortudo" ou habilidades de outras classes como o mago de guerra?

Como é a interação de Magia Inimiga e a magia Lamina invisível? Os dados extras se aplicam em todos os ataques?
Se você se refere ao Mago Militar e a habilidade Magias Devastadoras, eu enxergo da seguinte maneira:

Magias Devastadoras altera o dado de dano da magia. Então, o dado base de uma Bola de Fogo preparada por esse mago militar seria 6d8. Como Magia Inimiga soma "dados adicionais", no caso eu consideraria o D8 para essa magia.

Exemplo: com magia inimiga +4, essa magia causaria 6d8+4d8

O que não acontece, por exemplo, com o talento Adicionar Elemento. O talento adiciona o mesmo numero de dados ao preparar a magia. A mesma Bola de Fogo com Adicionar Elemento(ácido) causaria 6d8(fogo)+(6d8)ácido.

No mesmo exemplo acima: [6d8(fogo)+6d8(ácido)]+4d8(fogo, magia inimiga).

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Senimaru » 22 Mar 2019, 16:52

O cara quer que varias pessoas diferentes respondam para ele poder "pescar" a resposta que ele quer, volta e meia aparece um assim, diferente da maioria do pessoal da masmorra a gente aqui não fala das regras na base do achismo.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Atlas » 23 Mar 2019, 09:54

Um personagem que tem o talento "Magia Poderosa" e multiclasse em duas classes conjuradoras (Feiticeiro/bardo por exemplo), acrescenta seu Mod.Sab no numero de PM/Magias conhecidas/CD de ambas?

Sobre a magia "Animar Corda", o que impede da vitima simplismente atacar a corda ao invés de tentar passar no CD de Força? A vitima está enredada mas ainda pode atacar certo?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14166
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 23 Mar 2019, 10:22

Creio que só dá primeira classe conjuradora.

E Magia Poderosa não afeta CDs, tá na Errata.

Não vejo motivo para não fazer isso, ela tem 5 PVs em todo caso.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Tormenta”