Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Glacius
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Set 2017, 19:28

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Glacius » 09 Jan 2018, 18:53

Khrjstjano escreveu:
Glacius escreveu:Não é bem uma dúvida(Mas o nome do Tópico é Discussão e Dúvidas de Regras.)
E o que você quer discutir, exatamente? Eu não o vi introduzir um assunto para ser discutido. Só vi uma opinião sendo imposta. :geek:
Não me expressei bem

Eu quero discutir como alterar o golpe "Dedo no Olho" sem deixar situacional demais ou apelão demais. É uma discussão e não dúvida de regra porque realmente não tem uma resposta oficial
Eu queria outras opiniões, porque a adaptação que eu pensei foi"quando você acertar um número de golpes igual ao de olhos do alvo ele fica cego" ou algo assim, mas OU seria muito inútil contra criaturas de múltiplos olhos (considerando que não se acumula consigo mesmo) ou seria muito apelão.
Outra coisa a se comentar é que o próprio golpe não diz se após a criatura ficar cega as penalidades de -2 de CA e ataque somem
Editado pela última vez por Glacius em 09 Jan 2018, 19:16, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
RoenMidnight
Mensagens: 2020
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RoenMidnight » 09 Jan 2018, 19:04

Jogador: Eu quero fazer uma pergunta no Tópico de Discussão e Dúvidas de Regras do Forum da Jambo.

Mestre: Então rola ai o teste de Diplomacia para ver como que você se sai.

Imagem
Glacius escreveu:Não é bem uma dúvida(Mas o nome do Tópico é Discussão e Dúvidas de Regras.)
Só queria comentar que, regras como escritas, o golpe "Dedo no Olho" (pg.52 Manual do Malandro) deixa o oponente cego no segundo golpe. Não importa se o inimigo é um Ciclope ou um Beholder. São 2 golpes pra cegar e pronto.

Só queria salientar aqui algo que todo mundo já sabe, este é outro daqueles casos que mostram como o Manual do Malandro foi meio que escrito nas coxas. Deixar o talento aqui para a galera que vai discutir isto não precisar buscar no manual.
Dedo no Olho
O nome já diz tudo. Este golpe é tão mal visto que é
proibido até mesmo em algumas arenas clandestinas!
Custo:2 pontos de energia.
Efeito:faça um ataque desarmado. Se você acertar,
causa dano normal. Além disso, seu oponente fica cego de
um olho (–2 nas jogadas de ataque e CA). Com um segundo golpe desses, o oponente fica cego. Em qualquer caso,
a cegueira dura até o fim do combate, ou até o oponente
receber uma magia de cura
De qualquer forma, a intensão do Golpe parece meio que clara, acertou dois dele e o oponente fica cego (sobrescrevendo o debuff de -2 neste caso). Isto independe da quantidade de olhos.

Eu jogo 50 TO aqui na roda que se a gente perguntar para o Brauner ele vai dizer que tem que dar uma dedada em cada olho de um Beholder para deixar ele de fato cego.
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 09 Jan 2018, 19:51

Glacius escreveu:
Khrjstjano escreveu:
Glacius escreveu:Não é bem uma dúvida(Mas o nome do Tópico é Discussão e Dúvidas de Regras.)
E o que você quer discutir, exatamente? Eu não o vi introduzir um assunto para ser discutido. Só vi uma opinião sendo imposta. :geek:

Eu quero discutir o golpe "Dedo no Olho" em si. Eu dei minha opinião e imaginei que seria o suficiente para incentivar os outros a darem as suas, assim começando uma discussão
Porque mesmo se o mestre adaptar o golpe pra "quando você acertar um número de golpes igual ao de olhos do alvo ele fica cego" ou algo assim, OU seria muito inútil contra criaturas de múltiplos olhos (considerando que não se acumula consigo mesmo) ou seria muito apelão.
Outra coisa a se comentar é que o próprio golpe não diz se após a criatura ficar cega as penalidades de -2 de CA e ataque somem
Hum, okay.

Bom, independentemente dos problemas nas regras conforme escritas quando o oponente não tem exatamente 2 olhos, que ao meu ver só existe de fato no caso de 3 ou mais olhos (com 1 olho só o texto é torto, mas só porque a parte que fala em 2 golpes é redundante), se você levar em conta as regras conforme pretendidas que, ao meu ver são realmente muito óbvias, esse golpe é realmente muito bom.

Na real, ele sai caro, porque são no mínimo 2 talentos para ter P.E suficiente para usá-lo sem precisar parar para recuperá-los, além de que se você errar 1 ataque já vão seus 6 P.E todos. Se errar 2, já precisa de mais talentos para ter mais P.E e isso só para 1 inimigo... E esse inimigo não pode ter métodos de cura ou receber suporte de alguém que cure, ou vai tudo por água abaixo. Levando tudo isso em conta, vemos que ele tem lá suas limitações, especialmente porque com 2 ou 3 talentos, bem focado você pode mesmo é capotar a maioria dos inimigos. Não todos, é claro; Dedo no Olho lida bem com inimigos de PV muito alto, por exemplo, mas um inimigo deitado é melhor que um cego que ainda possa tentar alguma coisa, por mais difícil que lhe seja.

De qualquer forma, numa situação de 1x1 contra alguém que não se cure, não apare golpes, não tenha tanta CA, etc, não seja uma criatura com sentidos especiais (ou seja, a maioria dos inimigos nas cidades, aventuras de guerra ou semelhantes), se você tem pelo menos 6 P.E a chance de acabar com o (1) inimigo só com isso é realmente bem alta. Contudo, há algo mais que é limitante nesse golpe, que é o fato de ser um ataque desarmado. Poucas classes lutam assim e outras teriam que pegar Ataque Desarmado Aprimorado, que seria +1 talento, só para usá-lo sem gerar ataque de oportunidade (se a mesa não usa essa regra, não é necessário, mas como ela é bem popular, é interessante ter isso em mente na avaliação geral — ainda mais porque em mesas sem AdO tem muita coisa mesmo que zoa o jogo).

Mas enfim, no geral eu acho ele um ótimo golpe. Os 3 golpes do Manual do Malandro são todos ótimos, ao meu ver, e figuram entre os melhores golpes que existem.

Então, em minha opinião, quando você leva as (muito óbvias) regras conforme pretendidas em conta e não pensa só em 1x1, você vê que o golpe é forte, mas tem os seus limites no geral do jogo, sendo mais forte mesmo só no 1x1 contra quem não tem como se curar, nem recebe suporte. Para quem achar que ele está muito desagradavelmente forte em sua mesa, como por exemplo pela campanha que está sendo jogada favorecer muito seu uso por algum motivo, o nerf mais óbvio me parece que seria aumentar o custo para 3 PE, mas acredito que com isso ninguém mais o pegaria por qualquer motivo. Seria caro demais e daria pra gastar PE com Ripostar, que ajuda contra mais inimigos. Outra opção seria colocar um teste de Fortitude CD 10 + 1/2 nível + Força para cegar.

Mas quanto à sua preocupação com quem tem 1 ou muitos olhos...

Desde que eu vi esse golpe, a primeira coisa que pensei foi que a desvantagem Caolho se tornou arriscada demais no sistema. Mas nesse caso eu penso que Dedo no Olho fica como Cegueira/Surdez, que é uma magia que se o mestre abusar, ele realmente acaba com os jogadores muito fácil, por isso é legal se ele usar com moderação. Quanto a jogador x Ciclope, os monstros terem fraquezas é algo legal. Não é diferente de você olhar a ficha do bicho ND 10 e ele ter Vontade +4, aí vai o arcano lá e com 1 magia domina ele, o faz dormir ou algo assim. Além de que, se tem mais inimigos na batalha, fica legal o jogador usar o golpe estrategicamente. Isso só enriquece a experiência do grupo.

Quanto aos bichos de muitos olhos, ao meu ver há 2 possibilidades mais plausíveis. Uma é aceitar que Dedo no Olho não tem que ser capaz de lidar com todos os inimigos com a mesma facilidade (até porque isso é bem razoável de se dizer, se me permite). A outra é adaptar a narração do golpe. Se você quer que com 2 Dedo no Olho qualquer inimigo, não importa o número de olhos, fique cego, é só narrar que contra esse tipo de bicho o golpe faz múltiplos acertos, por exemplo. Assim, o primeiro Dedo no Olho daria -2 de ataque e CA normalmente (tanto faz quantos olhos você narrou que foram atingidos, pois mecanicamente isso não muda nada, só dá -2 de ataque e CA e é isso) e o segundo cega (por ferir todos os outros).

P.S: Dedo no Olho me lembra Intimidação. Ele é no combate algo semelhante ao que essa perícia é nas sociais. Em questões de metagame, no caso.
Imagem

Avatar do usuário
RoenMidnight
Mensagens: 2020
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RoenMidnight » 09 Jan 2018, 20:24

Só um comentário aqui que acho relevante, visto que o Khrjs levantou uma análise do uso do Golpe em jogo, existe um Talento que permite fazer o mesmo e cegar o inimigo de cara. Por um tempo menor, porem não pode ser curado.
Dedo no Olho
Pré-requisito: Sab 13 ou menor.

Você sabe utilizar um golpe com os dedos mirando os olhos do adversário.

Benefício: faça um ataque de toque. Acertando, o alvo deve fazer um teste de Fortitude com CD 15 + o seu modificador de Força; se falhar, ficará cego por 1d4 rodadas.
Referência:
http://38bca89c3d8a7526dacad1a6c03bab61 ... e-verdade/
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 09 Jan 2018, 20:54

RoenMidnight escreveu:Só um comentário aqui que acho relevante, visto que o Khrjs levantou uma análise do uso do Golpe em jogo, existe um Talento que permite fazer o mesmo e cegar o inimigo de cara. Por um tempo menor, porem não pode ser curado.
Dedo no Olho
Pré-requisito: Sab 13 ou menor.

Você sabe utilizar um golpe com os dedos mirando os olhos do adversário.

Benefício: faça um ataque de toque. Acertando, o alvo deve fazer um teste de Fortitude com CD 15 + o seu modificador de Força; se falhar, ficará cego por 1d4 rodadas.
Referência:
http://38bca89c3d8a7526dacad1a6c03bab61 ... e-verdade/
É bem forte pra quem tem vários ataques, apesar da CD. A tendência é você manter todos os seus inimigos cegos o tempo todo enquanto foca neles, se tiver uns 3 ataques por turno, ao menos. Dá até pra manter mais inimigos cegos o tempo todo, com um pingo de sorte.
Imagem

Avatar do usuário
Majinplays
Mensagens: 21
Registrado em: 25 Jul 2017, 15:10

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Majinplays » 10 Jan 2018, 08:47

1- No caso da magia Ardil do Guerreiro, o teste de Vontade é realizado pelo atacante ou só se usa ele caso seja um alvo involuntário da magia?

2- Onde posso encontrar o modelo Lobisomem para personagem?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 10 Jan 2018, 08:58

Sempre acreditei que seja um teste do atacante.

O Modelo está no Bestiário de Arton Vol. 2.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 10 Jan 2018, 15:31

Majinplays escreveu:1- No caso da magia Ardil do Guerreiro, o teste de Vontade é realizado pelo atacante...?
Obviamente.
ou só se usa ele caso seja um alvo involuntário da magia?
O alvo da magia é o conjurador. O atacante é apenas afetado pelo efeito da magia, momento no qual, obviamente, ele faz o teste.
2- Onde posso encontrar o modelo Lobisomem para personagem?
Cheque aqui: https://www.facebook.com/groups/masmorr ... oup_header
Imagem

Glacius
Mensagens: 66
Registrado em: 14 Set 2017, 19:28

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Glacius » 10 Jan 2018, 23:23

Zigue-Zague acumula com Autoconfiança? Porque não é uma habilidade igual, mas ambas adicionam carisma na CA

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 11 Jan 2018, 04:51

Glacius escreveu:Zigue-Zague acumula com Autoconfiança? Porque não é uma habilidade igual, mas ambas adicionam carisma na CA
Sim.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”