Glacius escreveu:Khrjstjano escreveu:Glacius escreveu:Não é bem uma dúvida(Mas o nome do Tópico é Discussão e Dúvidas de Regras.)
E o que você quer discutir, exatamente? Eu não o vi introduzir um assunto para ser
discutido. Só vi uma opinião sendo
imposta.
Eu quero discutir o golpe "Dedo no Olho" em si. Eu dei minha opinião e imaginei que seria o suficiente para incentivar os outros a darem as suas, assim começando uma discussão
Porque mesmo se o mestre adaptar o golpe pra "quando você acertar um número de golpes igual ao de olhos do alvo ele fica cego" ou algo assim, OU seria muito inútil contra criaturas de múltiplos olhos (considerando que não se acumula consigo mesmo) ou seria muito apelão.
Outra coisa a se comentar é que o próprio golpe não diz se após a criatura ficar cega as penalidades de -2 de CA e ataque somem
Hum, okay.
Bom, independentemente dos problemas nas regras conforme escritas quando o oponente não tem exatamente 2 olhos, que ao meu ver só existe de fato no caso de 3 ou mais olhos (com 1 olho só o texto é torto, mas só porque a parte que fala em 2 golpes é redundante), se você levar em conta as regras conforme pretendidas que, ao meu ver são realmente muito óbvias, esse golpe é realmente muito bom.
Na real, ele sai caro, porque são no mínimo 2 talentos para ter P.E suficiente para usá-lo sem precisar parar para recuperá-los, além de que se você errar 1 ataque já vão seus 6 P.E todos. Se errar 2, já precisa de mais talentos para ter mais P.E e isso só para 1 inimigo... E esse inimigo não pode ter métodos de cura ou receber suporte de alguém que cure, ou vai tudo por água abaixo. Levando tudo isso em conta, vemos que ele tem lá suas limitações, especialmente porque com 2 ou 3 talentos, bem focado você pode mesmo é capotar a maioria dos inimigos. Não todos, é claro; Dedo no Olho lida bem com inimigos de PV muito alto, por exemplo, mas um inimigo deitado é melhor que um cego que ainda possa tentar alguma coisa, por mais difícil que lhe seja.
De qualquer forma, numa situação de 1x1 contra alguém que não se cure, não apare golpes, não tenha tanta CA, etc, não seja uma criatura com sentidos especiais (ou seja, a maioria dos inimigos nas cidades, aventuras de guerra ou semelhantes), se você tem pelo menos 6 P.E a chance de acabar com o (1) inimigo só com isso é realmente bem alta. Contudo, há algo mais que é limitante nesse golpe, que é o fato de ser um ataque desarmado. Poucas classes lutam assim e outras teriam que pegar Ataque Desarmado Aprimorado, que seria +1 talento, só para usá-lo sem gerar ataque de oportunidade (se a mesa não usa essa regra, não é necessário, mas como ela é bem popular, é interessante ter isso em mente na avaliação geral — ainda mais porque em mesas sem AdO tem muita coisa mesmo que zoa o jogo).
Mas enfim, no geral eu acho ele um ótimo golpe. Os 3 golpes do Manual do Malandro são todos ótimos, ao meu ver, e figuram entre os melhores golpes que existem.
Então, em minha opinião, quando você leva as (muito óbvias) regras conforme pretendidas em conta e não pensa só em 1x1, você vê que o golpe é forte, mas tem os seus limites no geral do jogo, sendo mais forte mesmo só no 1x1 contra quem não tem como se curar, nem recebe suporte. Para quem achar que ele está muito desagradavelmente forte em sua mesa, como por exemplo pela campanha que está sendo jogada favorecer muito seu uso por algum motivo, o nerf mais óbvio me parece que seria aumentar o custo para 3 PE, mas acredito que com isso ninguém mais o pegaria por qualquer motivo. Seria caro demais e daria pra gastar PE com Ripostar, que ajuda contra mais inimigos. Outra opção seria colocar um teste de Fortitude CD 10 + 1/2 nível + Força para cegar.
Mas quanto à sua preocupação com quem tem 1 ou muitos olhos...
Desde que eu vi esse golpe, a primeira coisa que pensei foi que a desvantagem Caolho se tornou arriscada demais no sistema. Mas nesse caso eu penso que Dedo no Olho fica como Cegueira/Surdez, que é uma magia que se o mestre abusar, ele realmente acaba com os jogadores muito fácil, por isso é legal se ele usar com moderação. Quanto a jogador x Ciclope, os monstros terem fraquezas é algo legal. Não é diferente de você olhar a ficha do bicho ND 10 e ele ter Vontade +4, aí vai o arcano lá e com 1 magia domina ele, o faz dormir ou algo assim. Além de que, se tem mais inimigos na batalha, fica legal o jogador usar o golpe estrategicamente. Isso só enriquece a experiência do grupo.
Quanto aos bichos de muitos olhos, ao meu ver há 2 possibilidades mais plausíveis. Uma é aceitar que Dedo no Olho não tem que ser capaz de lidar com todos os inimigos com a mesma facilidade (até porque isso é bem razoável de se dizer, se me permite). A outra é adaptar a narração do golpe. Se você quer que com 2 Dedo no Olho qualquer inimigo, não importa o número de olhos, fique cego, é só narrar que contra esse tipo de bicho o golpe faz múltiplos acertos, por exemplo. Assim, o primeiro Dedo no Olho daria -2 de ataque e CA normalmente (tanto faz quantos olhos você narrou que foram atingidos, pois mecanicamente isso não muda nada, só dá -2 de ataque e CA e é isso) e o segundo cega (por ferir todos os outros).
P.S: Dedo no Olho me lembra Intimidação. Ele é no combate algo semelhante ao que essa perícia é nas sociais. Em questões de metagame, no caso.