Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 03 Ago 2018, 12:59

mywself escreveu:Eu li isso em algum lugar, porém não consigo me lembrar aonde, mas é o seguinte; Mecanicamente falando, ignorando a regra do faz sentido, se eu possuo um guerreiro usando uma arma de duas mãos e ele possui garras, seria ele capaz de atacar com a espada, segurar ela com uma mão e dar um ataque extra com a garra? Ou até mesmo atacar com a espada, e duas vezes com a garra?
"Segurar ela com uma mão" não é algo que você vá fazer com ação livre. Isso inviabiliza a tentativa, mesmo para atacar com uma só garra.

Soltar a arma após a espadada é ação livre, aí dá pra fazer. Só vai ficar sem a arma mesmo.
E outra coisa, um Druida com o companheiro animal que possui ataque natural de garra, pancada e mordida (Garras e presas, planta), pode atacar cinco vezes por turno (Duas com pancada, duas com garras, e uma com mordida) ?
Só se a pacada não for feita com o mesmo membro que usou a garra. Por exemplo, se um gorila deu uma pancada com uma mão e também possui garras por alguma habilidade, não pode mais usar aquela garra para atacar nesta mesma ação.

Isso é algo que no sistema em si não é detalhado, provavelmente por entrar no escopo das coisas óbvias, mas tem uma resposta do Guilherme sobre a interação de Garras e Presas com armas absorvidas na Forma Selvagem que deixa mais explícito (vide Tópico de Dúvidas).
Isso me deixou um pouco pasmo, considerando que pode ser feito no nível 3 por um senhor das feras.
Fazer 5 ataques não é uma coisa incomum, apesar do caso acima não funcionar. Qualquer raça que tenha Garras e mais uma arma natural, como Mordida, com 1 nível de Monge ou Lutador, além do talento Ataques Múltiplos, consegue fazer 5 ataques com -4 de acerto (2 desarmados com chutes, cabeçada, joelhada ou cotovelada + 2 garras e 1 mordida). No nível 2, com 1 nível de cada uma dessas classes, consegue fazer 6 ataques com -6, o que é pesado, mas dá.

Além disso, qualquer um que tenha Ataque Desarmado Aprimorado e possa escolher Garras e Presas da Forma Selvagem (não apenas tendo a habilidade, mas também por outros efeitos, como magias, talentos ou habilidades raciais) já faz 4 ataques com -2 se tiver o talento Ataques Múltiplos.
No tópico de certos druidas e senhores das feras que gostam de abusar do sistema, o talento Aliado animal acumula com Companheiro Aprimorado?
Talentos diferentes acumulam.
Imagem

Avatar do usuário
El toro fraco
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Out 2017, 11:51

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por El toro fraco » 03 Ago 2018, 13:15

mywself escreveu:Eu li isso em algum lugar, porém não consigo me lembrar aonde, mas é o seguinte; Mecanicamente falando, ignorando a regra do faz sentido, se eu possuo um guerreiro usando uma arma de duas mãos e ele possui garras, seria ele capaz de atacar com a espada, segurar ela com uma mão e dar um ataque extra com a garra? Ou até mesmo atacar com a espada, e duas vezes com a garra?

E outra coisa, um Druida com o companheiro animal que possui ataque natural de garra, pancada e mordida (Garras e presas, planta), pode atacar cinco vezes por turno (Duas com pancada, duas com garras, e uma com mordida) ? Isso me deixou um pouco pasmo, considerando que pode ser feito no nível 3 por um senhor das feras.

No tópico de certos druidas e senhores das feras que gostam de abusar do sistema, o talento Aliado animal acumula com Companheiro Aprimorado?

Geralmente os talentos que dão garras não dizem onde elas estão, se forem garras nos pés eu vejo que é possível (emborana essa cena seria muito doida)

RickyMello
Mensagens: 50
Registrado em: 27 Nov 2017, 17:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RickyMello » 03 Ago 2018, 15:00

Hitoshura escreveu:
El toro fraco escreveu:Se bônus de talentos iguais não se acumulam mas usos sim, então um personagem que tenha 16 de carisma e pego duas vezes luta galante iria dar quantos ataques diários usando atuação?

(3, 4 ou 6?)
Apenas talentos que dizem expressamente na sua descrição que podem ser pegos mais de uma vez podem ser pegos mais de uma vez. Não é o caso de Luta Galante. Note que ele não usa a regra da página 92 do manual básico por que esta regra se aplica apenas para talentos que possam ser usados apenas uma vez por dia.
só pra entender
Talentos Cumulativos
Talentos iguais não se acumulam. Você pode adquirir Foco em Arma para receber +1 nos ataques com a arma escolhida, mas não
pode escolher o talento duas vezes para ganhar +2 com a mesma arma. Você pode escolher o talento outra vez para ganhar +1 em uma arma diferente. Você também pode escolher talentos diferentes que dão bônus para a mesma arma (como Foco em Arma e Especialização em Arma).
Alguns talentos podem ser utilizados apenas uma vez por dia, como Ajuda dos Ancestrais. Neste caso, você pode adquirir o mesmo talento outra vez para ganhar mais u ma utilização por dia
então talentos q tenham 1 uso diário como duro de matar pode ser pego mais de uma vez?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 03 Ago 2018, 15:24

Sim.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

RickyMello
Mensagens: 50
Registrado em: 27 Nov 2017, 17:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RickyMello » 04 Ago 2018, 01:30

galera Melhoria Mnemônica pra ganhar 3 pm pra memorizar quaisquer magias
se eu for um transmutador com transmutações econômicas, mago nato e com dominar magia (Melhoria Mnemônica) eu teria custo de 1 pm
eu poderia usar esses 3 pms para memorizar Melhoria Mnemônica x3? e assim fazer uma mana infinita?

Avatar do usuário
Hitoshura
Mensagens: 511
Registrado em: 28 Dez 2013, 22:41

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Hitoshura » 04 Ago 2018, 09:18

RickyMello escreveu:galera Melhoria Mnemônica pra ganhar 3 pm pra memorizar quaisquer magias
se eu for um transmutador com transmutações econômicas, mago nato e com dominar magia (Melhoria Mnemônica) eu teria custo de 1 pm
eu poderia usar esses 3 pms para memorizar Melhoria Mnemônica x3? e assim fazer uma mana infinita?
Teoricamente Sim. Mas note que essa magia tem tempo de execução de 10 minutos, então dependendo da campanha que você estiver, seu grupo provavelmente não vai poder ficar esperando.

Avatar do usuário
Porfirio
Mensagens: 78
Registrado em: 15 Set 2016, 16:16

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Porfirio » 04 Ago 2018, 13:33

Tem alguma restrição em usar Magia duradoura junto com Pasmar? Eu fiz uma ficha de bardo que usa magia primitiva junto com duradoura pra dar buffs pro grupo e peguei pasmar de nv 0, posso usar pasmar duradouro e deixar os inimigos sem fazer nada durante um dia inteiro?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 04 Ago 2018, 17:13

Pasmar não me parece ser agracida por esse talento.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Aquila
Mensagens: 3394
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:49
Localização: Lamnor
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Aquila » 04 Ago 2018, 18:53

Porfirio escreveu:Tem alguma restrição em usar Magia duradoura junto com Pasmar? Eu fiz uma ficha de bardo que usa magia primitiva junto com duradoura pra dar buffs pro grupo e peguei pasmar de nv 0, posso usar pasmar duradouro e deixar os inimigos sem fazer nada durante um dia inteiro?
Analisando em termos de regras, a descrição do talento não abre margem para discussão: "uma magia duradoura tem duração de um dia inteiro." Ponto. Sendo assim, nada impede o bardo, ou qualquer outro conjurador, de usar Pasmar e deixar um inimigo incapacitado por um dia inteiro. Entretanto, esse é um daqueles elementos de regras que precisam ser avaliadas de uma forma bem mais ampla, considerando sua repercussão nas aventuras e no cenário como um todo, então seu uso depende da interpretação do mestre.

Nesse caso, eu posso falar apenas por mim. Embora a descrição do talento seja clara, não, não é possível usar Pasmar com Magia Duradoura, pois não é heroico e muito menos divertido.

Entenda que Magia Duradoura procura simular um tipo de "magia de encantamento", tentando ampliar um pouco os limites da conjuração básica tradicional (Não, magia de encantamento não existe na regra, eu sei. Isso é apenas um exemplo). Ela foi criada para simular algo do tipo, "Vou executar um ritual para lhe conceder "buff". Sente-se no centro do pentagrama e apenas relaxe...", algo que abre margem para muita interpretação, muito mais interessante do que o estalar de dedos tradicional. Por isso, nesse sentido, é normal que Magia Duradoura seja aceito apenas para efeitos de buff, e não para efeitos hostis.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 04 Ago 2018, 19:40

Porfirio escreveu:Tem alguma restrição em usar Magia duradoura junto com Pasmar?
Não.
Eu fiz uma ficha de bardo que usa magia primitiva junto com duradoura
Se o mestre deixou você pegar esses talentos, teu Pasmar não vai ser só o que poderá fazê-lo se arrepender. Tem muita coisa muito pior do que você deixar 1 cara pasmo o dia inteiro por turno; fazer isso nem é problema, pois custa fucking 6 PM pra TENTAR fazer isso com uma magia que tem a CD mais baixa entre todas. O problema é só deixar o cara tentar isso por 0 PM sem limite de usos.

====================================================================================================================================================
Aquila escreveu:Nesse caso, eu posso falar apenas por mim. Embora a descrição do talento seja clara, não, não é possível usar Pasmar com Magia Duradoura, pois não é heroico e muito menos divertido.
Sinceramente, regras da casa pra Magia Duradoura não são algo que valha a pena criar. Esse talento em si nem mesmo é problemático, pois custa um absurdo de PM a mais.

O problema se chama Magia Primitiva. Ou melhor, esse talento também não é um problema sozinho. Ele se torna incomodo só quando usado com Elevar Magia, Magia Duradoura e Maximizar Magia. Vetou essas 3 combinações, resolveu todos os problemas da mesa.

No entanto, eu preferiria nerfar Magia Primitiva do que vetar combinações, pro cara ainda poder fazer algo legal, só que com um poder mais adequado. Por exemplo, se Magia Primitiva apenas diminuísse o custo de metamágicos à metade, arredondado para baixo, Toque Longínquo custaria +0 PM, Maximizar Magia +1 e Magia Duradoura +3. O último talento já está até que bem ok e você só teria que nerfar Maximizar Magia, aumentando seu custo para 4 PM, no mínimo (o que é barato pro efeito que esse talento tem), para na Primitiva custar +2. Gastando-se a rodada completa pra conjurar, já daria pra não vetar.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”