Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
ginani
Mensagens: 104
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30
Localização: Brasília

Re: Discussão de Regras

Mensagem por ginani » 10 Dez 2013, 18:56

Mas em momento algum falam que os elfos dormem normalmente também. Por isso que na minha mesa todos argumentam que é pra isso que deve servir a retrocompatibilidade, temos essa lacuna de descrição e no 3.5 diz claramente (ou pelo menos acredito eu) que elfos não dormem, ele meditam. Logo, essa informação também é válida para TRPG. Pelo menos essa é minha forma de lidar com essas lacunas, procura no sistema onde dizem que existe retrocompatibilidade. Por sorte os veteranos da minha mesa tem todos os livros de Tormenta D20 e os livros básicos do 3.5, o que torna essas consultas bem simples
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: Discussão de Regras

Mensagem por SidSad » 10 Dez 2013, 19:38

Mas, cara, a retrocompatibilidade deveria funcionar para talentos, classes, raças, etc... ou para regras avançadas (combate de navios e coisas do gênero) não para regras e características raciais básicas. Se não diz que não dormem, é porque dormem normalmente! Quem começa por TRPG não pode precisar correr atrás de material mais antigo. Eu só fiquei sabendo desse negócio de elfo não dormir por aqui, como ia desconfiar? Também não diz que lefou comem normalmente. Devo desconfiar que eles comem só uma refeição a cada 23 primaveras? Claro que não. Quando nada é citado pressupõe-se o padrão humano e real. Pode ser que os elfos durmam normalmente e o não dormir foi uma característica que tiraram da raça para simplificar. Acredito que seja isso.
"Para mais informações, procure um bom livro."

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Lord Seph » 10 Dez 2013, 19:42

É que para alguns tem que ser tudo bem contado ou vão chorar pela Nagah e Centauros não usar botas.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Nomead
Mensagens: 381
Registrado em: 09 Dez 2013, 23:39
Localização: Andarilhando.

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Nomead » 10 Dez 2013, 19:49

Ziderich escreveu:O módulo básico diz que a despeito de qualquer penalidade, todo acerto confirmado sempre gera 1 ponto de dano. Como Redução de Dano é uma penalidade como outras, mesmo que ela reduza a zero o certo seria causar 1 de dano ainda.
Eu teria ressalvas antes de dizer que RD é uma penalidade no dano. Mesmo pq, se formos levar em consideração, existem duas forças, dois momentos diferentes. Salvo engano, no D&D, RD malmente aparece no livro básico (exceto em magias), e só explicada no livro do mestre e dos monstros. E lá, ela funcionava como uma regeneração intantânea.
Mas é meu achismo e posso estar enganado.

Modo Advogado de Regras ON:
Sobre elfos, tem uma coisa engraçada sobre seu ciclo de sono: D&D diz que elfos entram em transe por 4 horas, mas Tormenta não fala nada disso. Atentem para o fato de que Tormenta D20 diz que "elfos de arton apresentam os mesmos traços raciais dos elfos vistos no livro do jogador, [...]". Como o fato de entrarem em transe por 4 horas não está descrito como traço racial, nem tão pouco aparece no Tormenta d20, elfos possuem um ciclo de sono idêntico as demais criaturas e raças.
Por fim, como já explanei em outro lugar, a retrocompatibilidade afeta apenas material de Tormenta/Arton, sem afetar livros da Wizard of the Coast e outros focados em cenários diversos.
"Tenho prazer em ser vencido quando quem me vencer é a razão, seja quem for o seu procurador." Fernando Pessoa

"Se não há reclamação e criticas construtivas, não há como a editora esta ciente dos problemas e tentar resolve-los." - Durnnon.

Será que sou o único que relaciona o escrito "regra nº 5" com o inciso III do AI-5?

Dica Especial: se você quiser acessar o fórum antigo da jambo, acesse o site: http://www.jamboeditora.com.br/forum_antigo

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Aldenor » 10 Dez 2013, 19:52

Não sei qual a necessidade de tanta discussão sobre o sono dos elfos. hue.
Em Holy Avenger, Niele aparece dormindo na Estalagem Águia Dourada. Pelo contexto da história, parece que ela deixou Sandro de noite e acordou de manhã. Ou seja, certamente mais de 4 horas de sono, que ela DORMIU mesmo, não meditou.
Em Dungeon Crawler, o elfo Fren estava "dormindo" quando foi incomodado por aquele bicho horroroso. Ele briga com o bicho e explicou que os elfos não dormiam, apenas meditavam. Não dava pra saber o tempo em que eles dormem.
Sinceramente, não parece ser uma questão tão importante assim. Na minha mesa, elfos dormem 4 horas. Meditam ou não, ele quem escolhe.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Lord Seph » 10 Dez 2013, 19:54

Então eles só dormem por 4 horas... Pronto, mandem para a Errata.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: Discussão de Regras

Mensagem por SidSad » 10 Dez 2013, 20:02

Nomead escreveu:
Ziderich escreveu:O módulo básico diz que a despeito de qualquer penalidade, todo acerto confirmado sempre gera 1 ponto de dano. Como Redução de Dano é uma penalidade como outras, mesmo que ela reduza a zero o certo seria causar 1 de dano ainda.
Eu teria ressalvas antes de dizer que RD é uma penalidade no dano. Mesmo pq, se formos levar em consideração, existem duas forças, dois momentos diferentes. Salvo engano, no D&D, RD malmente aparece no livro básico (exceto em magias), e só explicada no livro do mestre e dos monstros. E lá, ela funcionava como uma regeneração intantânea.
Mas é meu achismo e posso estar enganado.
O Guilherme respondeu para o Khrjstjano (acho) no tópico de dúvida de regras. RD reduz a 0, prontocabou (Kajuru).
"Para mais informações, procure um bom livro."

Avatar do usuário
Nomead
Mensagens: 381
Registrado em: 09 Dez 2013, 23:39
Localização: Andarilhando.

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Nomead » 10 Dez 2013, 20:04

Pelo cânone da regra, não dormem.

Mas todos sabemos que isso é uma dúvida que cada um vai dar um jeito de adaptar para sua mesa. Nisso, Aldenor, você não está menos que certo.

Mas para os viciados em regras que só aceitam o que está no livro, um conselho: escolham primeiramente entre a codificação do cenário de tormenta ou a codificação de D&D.
A primeira diz que elfos entram em transe por 4 horas. A segunda não diz nada, de modo que eles dormem de modo idêntico as demais raças

Uma questão para discussão: que tal criarmos um tópico com o nome "O autor falou..." e nele postar todas as informações ditas por um autor via MP ou email?


Editado por João Paulo - Evite postagens duplas. Leia as Regras do Fórum
"Tenho prazer em ser vencido quando quem me vencer é a razão, seja quem for o seu procurador." Fernando Pessoa

"Se não há reclamação e criticas construtivas, não há como a editora esta ciente dos problemas e tentar resolve-los." - Durnnon.

Será que sou o único que relaciona o escrito "regra nº 5" com o inciso III do AI-5?

Dica Especial: se você quiser acessar o fórum antigo da jambo, acesse o site: http://www.jamboeditora.com.br/forum_antigo

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: Discussão de Regras

Mensagem por SidSad » 10 Dez 2013, 20:11

Não sei... eles podem começar a se limitar no que falam. Já é difícil arrancar informações deles assim, imagina se acharem que estamos espalhando por aí. Digo, certamente eles não querem que todo mundo saiba, ou colocariam nos livros ou no site! huehue
"Para mais informações, procure um bom livro."

Avatar do usuário
Nomead
Mensagens: 381
Registrado em: 09 Dez 2013, 23:39
Localização: Andarilhando.

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Nomead » 10 Dez 2013, 21:21

No mundo da informatica, quando um programa sai com um erro ou um bug (algo que não deveria ter acontecido), alguém com conhecimento técnico equivalente ao do criador ou o próprio criador dá um jeito para corrigir o problema e tende a criar um faq dizendo como esse problema pode ser sobrepujado por outras pessoas.

Creio que os sistemas de RPG tem certas similaridades com o que descrevi acima. Considerando isso, qual o problema de pegarmos todas as falas dos autores e colocar num único lugar para facilitar o entendimento de todos os usuários (do fórum)?
Não há muita diferença entre isso e o que fazíamos antes, de alguém perguntar algo sobre assunto qualquer e depois publicar a resposta do autor na integra.
"Tenho prazer em ser vencido quando quem me vencer é a razão, seja quem for o seu procurador." Fernando Pessoa

"Se não há reclamação e criticas construtivas, não há como a editora esta ciente dos problemas e tentar resolve-los." - Durnnon.

Será que sou o único que relaciona o escrito "regra nº 5" com o inciso III do AI-5?

Dica Especial: se você quiser acessar o fórum antigo da jambo, acesse o site: http://www.jamboeditora.com.br/forum_antigo

Responder

Voltar para “Tormenta”