Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 10 Dez 2016, 21:00

Janus escreveu:
Assim fica bom. :D



Já assim fuja do Franco-Atirador quando ele pegar O Olho. :lol:
Imagem

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Senimaru » 10 Dez 2016, 21:20

Khrj area é relativo, pode ser um cone, linha, circulo, quadrado etc... Unica coisa que é afirmado com precisão no texto é que ela estende o alcance do Golpe magico, agora como ela estende fica escuso.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 10 Dez 2016, 21:51

Senimaru escreveu:Khrj area é relativo, pode ser um cone, linha, circulo, quadrado etc...
Citando a mim mesmo.
Primeiramente, vamos entender Onda Mágica (e Golpe Mágico):

Onda mágica e Golpe Mágico são habilidades que poderiam ter sido melhor descritas para não gerar confusão, mas o segredo para entender Onda Mágica está neste trecho:
  • O alcance do seu golpe mágico* é aumentado na distância especificada.
    Você faz um ataque com seu golpe mágico contra a CA de todos os oponentes dentro da área.


    Lilás: Golpe Mágico é aplicado com sua arma. Ele não tem alcance próprio. A arma é que tem um alcance. Ele é só um efeito adicionado ao ataque da arma. Na prática isso é o mesmo que dizer que o alcance dele é o da arma ou o mesmo da arma (fale como quiser, isso é só um jeito de falar). O texto de Onda Mágica claramente faz essa generalização, provavelmente porque quem escreveu achou que seria fácil de entender (e no caso de armas corpo-a-corpo realmente é, levando a crer que o autor só pensou nelas nessa hora, apesar de não ter restringido Golpe Mágico a ser usado só com essas armas).

    Azul: Onda Mágica também usa essa generalização, dizendo que aumenta o alcance do Golpe Mágico na distância especificada. Que distância é essa? No nível 3 é 3m (1,5m a mais que o alcance normal de uma criatura média). Mas note que esse trecho só aumenta o alcance, mais nada (se isso fosse tudo, você só teria ganho um efeito igual a Alcance Supremo ou Membros Estendidos, mais nada; acertaria 1 inimigo mais longe e só).

    Rosa: Aqui a coisa muda de figura. Este trecho de Onda Mágica faz seu Golpe Mágico atingir vários alvos. Mas ainda não delimita quais.

    Vermelho: O ponto crucial e que delimita quais inimigos são atingidos. Somente os na área. Mas que área? Não há nenhuma área citada em Onda Mágica. Não há raio dado, nem diâmetro, nem forma, nem nada. Então de que este trecho está falando? Bem, a intenção do autor é bem clara. Ele está falando da área que, falando de forma generalizada, foi criada pelo alcance 3m dado pela Onda Mágica + o trecho "todos os oponentes". Na prática isso cria uma área de raio 3m.
Essa última parte é bem importante entender. Da forma como está escrito, o texto de Onda Mágica realmente cria um efeito idêntico a uma área de raio 3m. E é importante notar onde fica o centro dessa área criada: em você, pois o alcance é descrito como 3m. Para ser outra coisa, o alcance deveria ser descrito de outra forma (algo como 3m a partir do ponto/inimigo atingido pelo Golpe Mágico).

Por isso tudo, o que podemos dizer com certeza, e seguindo os passos das explicações dos trechos coloridos, é que quando usa Golpe Mágico você energiza sua arma e então pode fazer um ataque com ela. E quando usa Onda Mágica, você energiza sua arma com Golpe Mágico, e então Onda Mágica te manda fazer um ataque com seu Golpe Mágico (a arma energizada por ele) contra a CA de todos os oponentes na área (que no nível 3 é formada pelo alcance 3m + o trecho "todos os oponentes).

Note ainda, porém, que se você tiver uma arma de haste, que muda seu alcance normal para 3m, Onda Mágica diz que aumenta o seu alcance NA distância especificada, não PARA ela. Isso faz toda a diferença neste caso, pois se fosse PARA a distância especificada, regras conforme escritas a Onda Mágica 3m não mudaria nada para armas de haste. Mas como é um aumento NA distância especifica, é preciso calcular esse aumento. O método mais simples é pensar nos dois ganhos de distância juntos (então 1,5m de alcance por seu tamanho + 1,5m da arma de haste + 1,5m da Onda Mágica = 4,5m).
Editado pela última vez por Khrjstjano em 10 Dez 2016, 21:56, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Senimaru » 10 Dez 2016, 21:55

Eu e mais uma vez falo não tem nada que confirme isso, não discordo que sua linha de pensamento faz bastante sentido mas nada no texto confirma sua teoria.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 10 Dez 2016, 22:20

Senimaru escreveu:Eu e mais uma vez falo não tem nada que confirme isso, não discordo que sua linha de pensamento faz bastante sentido mas nada no texto confirma sua teoria.
Eu apresentei o que cada trecho significa, passo a passo. Está bastante claro para mim. É até elementar, de certo modo. Apenas complexo.

O problema da sua dúvida, me parece, está aqui...
Senimaru escreveu:Unica coisa que é afirmado com precisão no texto é que ela estende o alcance do Golpe magico, agora como ela estende fica escuso.
Você está procurando por uma explicação que não é necessária, embora pudesse ser útil.

Você sabe que Onda Mágica no nível 3 alcança 3m. E sabe que ela diz que atinge TODOS os oponentes na área (que tem esse alcance). É mais do que óbvio que qualquer inimigo a 3m será atingido e nisto está intrínseco o fato de que abrange todas as direções. SOMENTE PARA NÃO SER ASSIM É QUE SERIA OBRIGATÓRIO TER ALGO MAIS ESCRITO. Como não tem, fica por isso (se era a intenção, eu não sei, mas nem me interessa; estou analisando o que tá escrito e pra mim deu).

E note que isso não gera nem um círculo, mas sim um globo. Você atinge inimigos voadores e se você estiver no ar, atinge os abaixo também, se eles estão a 3m.

P.S: para mim, inclusive, me parece claro que quando o autor usou a palavra "área" não o fez pensando nas áreas descritas nas regras, mas sim que a usou como um termo comum da língua (daí não se preocupar com outros detalhes técnicos desse tipo de regra).
Imagem

Avatar do usuário
Andyest
Mensagens: 147
Registrado em: 20 Jun 2015, 10:25

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Andyest » 11 Dez 2016, 21:57

Senimaru escreveu:Khrj area é relativo, pode ser um cone, linha, circulo, quadrado etc... Unica coisa que é afirmado com precisão no texto é que ela estende o alcance do Golpe magico, agora como ela estende fica escuso.
Onde mágica não é uma magia, alguém me corrige se eu estiver errado, mas essas áreas não contam só para magias (magias de área)?
"Nem só de ração de viagem vive o aventureiro".

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Senimaru » 11 Dez 2016, 22:31

Andyest escreveu:
Senimaru escreveu:Khrj area é relativo, pode ser um cone, linha, circulo, quadrado etc... Unica coisa que é afirmado com precisão no texto é que ela estende o alcance do Golpe magico, agora como ela estende fica escuso.
Onde mágica não é uma magia, alguém me corrige se eu estiver errado, mas essas áreas não contam só para magias (magias de área)?
Area é area, magias só foo exemplo mais facil.

Coisas que não são magias e tem área de exemplo posso dar Bafo de Dragão e explosivos.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

eden7k
Mensagens: 73
Registrado em: 26 Out 2016, 08:50

Mais mágicas + magia

Mensagem por eden7k » 11 Dez 2016, 23:27

Posso usar a magia mãos mágicas para poder tocar o oponente a distância usando toque vampírico? Seria uma boa maneira bde se manter vivo.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Mais mágicas + magia

Mensagem por Khrjstjano » 12 Dez 2016, 00:28

eden7k escreveu:Posso usar a magia mãos mágicas para poder tocar o oponente a distância usando toque vampírico? Seria uma boa maneira bde se manter vivo.
Não.

Uma coisa que você pode usar pra isso é Toque Longínquo.
Senimaru escreveu:
Andyest escreveu:
Senimaru escreveu:Khrj area é relativo, pode ser um cone, linha, circulo, quadrado etc... Unica coisa que é afirmado com precisão no texto é que ela estende o alcance do Golpe magico, agora como ela estende fica escuso.
Onde mágica não é uma magia, alguém me corrige se eu estiver errado, mas essas áreas não contam só para magias (magias de área)?
Area é area, magias só foo exemplo mais facil.
Ele está certo nisso. Área só é apresentado como um componente de magias no sistema. Áreas não são apresentadas como um item de regras específico e separado.

De qualquer forma, a forma da área de Onda Mágica pode ser identificada aplicando-se noções de geometria básica do ensino fundamental. E não tem como errar. :geek:
Editado pela última vez por Khrjstjano em 12 Dez 2016, 09:24, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Blackfox
Mensagens: 196
Registrado em: 19 Set 2014, 20:05
Localização: Sombria

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Blackfox » 12 Dez 2016, 08:19

Oi gente. Será que poderiam esclarecer uma dúvida minha? Um mago adivinho com o talento Magia Essencial (mundos dos deuses) poderia utilizar magias com descritores elementais trocando-os por essência?

Responder

Voltar para “Tormenta”