Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
demirey
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Abr 2018, 12:28

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por demirey » 22 Abr 2018, 12:37

Boa Tarde!?
Gostaria de saber se a magia alterar forma + forma selvagem maior + megalon maior se acumulam...
exemplo: me transformo com a magia alterar forma num monstro de 30 níveis colossal e uso forma selvagem maior ( ai escolho 4 habilidades e adiciono a criatura em alterar forma) e depois uso megalon maior. Isso se acumula? me esclareçam essa dúvida e me digam como iria funcionar nessa circunstancia.

RickyMello
Mensagens: 50
Registrado em: 27 Nov 2017, 17:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RickyMello » 22 Abr 2018, 16:01

Metamorfose: Esta magia transforma o alvo em outra criatura viva, de tamanho Mínimo a Enorme e no máximo 10 níveis. O alvo adquire o tamanho, deslocamento e valores de habilidades físicas (For, Des e Con) da nova criatura, assim como bônus na CA e quaisquer ataques ou habilidades não mágicas. Todas as outras estatísticas do alvo, como valores de habilidades mentais, nível, bônus base de ataque, pontos de vida, perícias e talentos permanecem inalteradas (mas os bônus de ataque e perícias mudam de acordo com os novos valores de habilidades físicas).
"habilidades não magicas" é qualquer habilidade que não tenha custo de mana ou "(M)" ou seja magia? ou tbm qualquer habilidade que tenha um efeito parecido como magica como "Sopro" dos dragões ou as habilidades da criança de Lena?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 22 Abr 2018, 19:38

demirey escreveu:Boa Tarde!?
Gostaria de saber se a magia alterar forma + forma selvagem maior + megalon maior se acumulam...
Magia não acumula com magia. Forma Selvagem é uma habilidade de classe e habilidades de classe só não acumulam com elas mesmas.
exemplo: me transformo com a magia alterar forma num monstro de 30 níveis colossal e uso forma selvagem maior ( ai escolho 4 habilidades e adiciono a criatura em alterar forma)
Essa parte poderia acumular, mas existe uma questão nisto aí. Quando você muda de forma, está abandonando a forma anterior, que te dava isso ou aquilo. Há pessoas que defendem que os bônus dados pela magia que te transforma numa coisa não deveriam ser perdidos ao se transformar em outra coisa (normalmente fazendo-o por outra fonte), se apegando mais às minúcias das regras de acúmulo e à duração da magia.

No entanto, essa interpretação leva diretamente a possibilidades muito maiores. Se mudar de forma não eliminasse os bônus da transformação anterior, você não precisa de fora alguma, por regra alguma, usar fontes diferentes de transformação para obter vantagens. Você poderia, por exemplo, usar sucessivas Forma Selvagem, escolhendo sempre habilidades diferentes, mantendo as habilidades escolhidas nas transformações anteriores e adicionando sempre novas. Você também poderia ainda, e mais fortemente embasado pela duração das magias, usar magias de transformação, sucessivamente, mantendo os benefícios da transformação anterior e adicionando novos benefícios da nova transformação, só tendo que ter o cuidado de não fazer transformações por magia que te deem benefícios iguais (duas que aumentem sua Força, por exemplo, não vão acumular). Um exemplo simples é o de Alterar Forma, que poderia ser usada muitas vezes para escolher muitos habilidades de Forma Selvagem.

Ao meu ver, isso tudo é um disparate, embora os textos não sejam bons e dar suporte para que se negue essas possibilidades. É só o que podemos intuir como muitíssimo provável nas intenções dos autores que barra esse tipo de interpretação. Se alguém quiser resolver essa pendenga, terá que perguntar aos autores, mas eu mesmo acho tudo isso tão absurdo que não perderia meu tempo com isso.
e depois uso megalon maior.
Megalon não é uma magia de transformação, ela apenas aumenta seu tamanho e dá diversos bônus. Ela acumulará normalmente com Forma Selvagem e não acumulará com outras magias. Se a outra magia der For, por exemplo, só o maior valor será usado.

========================================================================================================================================
RickyMello escreveu:
Metamorfose: Esta magia transforma o alvo em outra criatura viva, de tamanho Mínimo a Enorme e no máximo 10 níveis. O alvo adquire o tamanho, deslocamento e valores de habilidades físicas (For, Des e Con) da nova criatura, assim como bônus na CA e quaisquer ataques ou habilidades não mágicas. Todas as outras estatísticas do alvo, como valores de habilidades mentais, nível, bônus base de ataque, pontos de vida, perícias e talentos permanecem inalteradas (mas os bônus de ataque e perícias mudam de acordo com os novos valores de habilidades físicas).
"habilidades não magicas" é qualquer habilidade que não tenha custo de mana ou "(M)" ou seja magia?
Ao menos no que se trata de Habilidades Especiais de criaturas, em teoria habilidades mágicas devem sempre ser marcadas com um (M). Este (M) também aparece em algumas habilidade de classe de alguns livros. Porém, muitas outras classes que possuem habilidades similares a estas não levam o (M), o que sempre me causou bastante insegurança. Não sei se é o caso, mas eu preferiria ler as habilidades de monstros do Bestiário com bastante cuidado para ver se não esqueceram dos (M), ao menos em algumas delas.

Lembro ainda que há doenças e armadilhas mágicas que não levam o (M), mas são sim escritas em itálico, o que é uma diferença que já me faz mais receoso quanto a este assunto de mágico e não mágico. Me parece que não houve tanto cuidado ao se lidar com ele no sistema.
ou tbm qualquer habilidade que tenha um efeito parecido como magica como "Sopro" dos dragões ou as habilidades da criança de Lena?
Não, não há isto de "parecido com magia" no sistema. O sopro dos dragões é uma habilidade não mágica, algo fisiológico da criatura. Ela simplesmente nasce com essa capacidade, da mesma forma que um camaleão consegue mudar de cor ou uma enguia desfere descargas elétricas. A única diferença mesmo é que dragões são criaturas exclusivas da fantasia e não existem em nosso mundo, mas no mundo de Arton elas existem de fato.

Não sei que criatura é essa criança de Lena para poder falar sobre ela. Não a encontrei fazendo a busca automática nos bestiários.
Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 22 Abr 2018, 20:31

Crianças de Lena estão no Mundo dos Deuses, porém lá não fala que é uma Habilidade Mágica ou Similar a Magia. Apenas indica que é como a magia usada.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

moraesclaudinho
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Abr 2017, 11:30

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por moraesclaudinho » 22 Abr 2018, 23:52

Boa tarde surgiu a discussão no grupo sobre a habilidade do magiranger de ignorar imunidades e resistências.
A carapaça de um Thuwarokk dá +8 em resistência a magia, então o Thuwarokk teria +8 em resistências contra as magias do magiranger ou ele iria ignorar essa habilidade da carapaça?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 23 Abr 2018, 00:37

moraesclaudinho escreveu:Boa tarde surgiu a discussão no grupo sobre a habilidade do magiranger de ignorar imunidades e resistências.
A carapaça de um Thuwarokk dá +8 em resistência a magia, então o Thuwarokk teria +8 em resistências contra as magias do magiranger ou ele iria ignorar essa habilidade da carapaça?
Em TRPG, Resistência a Magia é uma Habilidade Especial que dá um bônus nos Testes de Resistência. O que o Magi-Ranger ignora, ao que se sabe, é Resistência a Energia. Aquelas em como Resistência a Fogo 20, onde todo dano de fogo é reduzido em 20 pontos. No entanto, pela forma como a coisa é escrita, dá mesmo pra questionar se outras coisas onde a palavra resistência aparece não são ignoradas também. Eu fielmente creio que não, mas não me surpreenderia tanto com uma resposta positiva dos autores. Em último caso, pergunte na DB pra ter certeza.
Imagem

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lios » 24 Abr 2018, 01:19

Lord Seph escreveu:
3 - Não existe regra para mãos inábeis em TRPG.
Khrjstjano escreveu:
De qualquer forma, como o Seph mencionou, não existem regras para mão inábil em TRPG. Essa expressão até aparece no Manual das Raças, mas ele não a descreve enquanto item de regras em nenhum lugar. Para todos os efeitos, é só uma expressão comum qualquer que não tem efeitos de regra.
Eu também pensava assim, porém em playtest do Império de Jade, no grupo do Facebook da Dragão Brasil, discuti bastante com o Jamil sobre esse assunto (uma das raças possui "Mão Inábil" como uma de suas características), e percebi que em Tormenta RPG, existe sim a regra para "Mão Inábil".
Manual das Raças, pag. 85 escreveu: Dupla Destreza

“Temos que conseguir logo outra cimitarra.”

Pré-requisitos: gnoll, lefou, orc ou trog, bônus base de ataque
+8, Des 15, Duas Cabeças.

Benefício: graças à coordenação extra oferecida por seu segundo
cérebro, você tem duas mãos hábeis, em vez de uma. Isso
quer dizer que você pode usar armas de uma mão em ambas as
mãos. Você ainda sofre os redutores normais por fazer ataques
adicionais na mesma rodada.

Normal: você pode usar uma arma de uma mão em sua mão
hábil, e uma arma leve (ou escudo, ou nada) em sua mão inábil.
Numa "Mão Inábil", você só pode utilizar uma arma leve ou escudo.

Sim, eu questionei de uma regra estar na descrição de um talento, mas ela existe e está aí.

Eu pedi, para que no Império de Jade, a regra de "Mão Inábil" esteja melhor posicionada (principalmente de ser uma característica de uma das raças do jogo).

Outras partes do livro que citam a regra de "Mão Inábil":
Manual das Raças, pag. 83 escreveu: Braços Desiguais

Você tem um braço (muito) maior e mais forte que o outro.

Pré-requisitos: bugbear, lefou, meio-orc, orc ou trog.

Benefício: tarefas realizadas apenas com sua mão hábil recebem
Força +4 (modifi cador +2). Isso normalmente inclui ataques
corpo-a-corpo feitos apenas com essa mão.

Sua mão inábil recebe um redutor na mesma proporção:
Força –4 (modifi cador –2). Para tarefas que exigem ambas as mãos
(como o uso de armas de duas mãos), os bônus e redutores se
cancelam e usam sua Força normal.


O mestre tem a palavra final sobre o uso desse bônus em outras
situações; a maioria dos testes de Atletismo, por exemplo, não mudaria
ou fi caria pior (natação deve se tornar especialmente difícil...).

Especial: se você tem mais de dois braços, todas as suas mãos
inábeis sofrem o mesmo redutor

Especial: este talento pode ser adquirido apenas no 1º nível.
Manual das Raças, pag. 70 escreveu: Raça Pteros

Traços Raciais

*Mãos rudimentares. As duas mãos de um dragão-voador são
consideradas inábeis. Além disso, voadores sofrem um redutor de –2
em testes de Destreza e perícias que envolvem habilidade manual.
Manual das Raças, pag. 82 escreveu: Asas de Aço

Você tem asas anormalmente rígidas, que podem ser empregadas
como armas ou escudos.

Pré-requisitos: asas.

Benefício: suas asas são como escudos. Você pode usá-las
como proteção (elevando sua CA em +1 para cada asa) ou para
golpear (dano de 1d4 + modifi cador de Força cada asa).

Ambas as asas são consideradas mãos inábeis (mas não podem
segurar objetos), e sofrem os redutores normais para ataques extras.
Você não pode se proteger e atacar com a mesma asa ao mesmo
tempo (mas pode se proteger com uma e atacar com a outra).
Naturalmente, você também não pode atacar ou se proteger com
as asas enquanto está voando.


Especial: personagens com este talento são considerados
profi cientes com escudos (apenas suas asas). Se você também tem
o talento Ataque com Escudo Aprimorado, pode atacar com as
asas sem perder seu bônus na CA.
Manual das Raças, pag. 91 escreveu: Quatro Braços

Você tem um par de braços extra.

Pré-requisitos: lefou, nagah, orc ou trog.

Benefício: você tem dois braços extras. Ambos são considerados
mãos inábeis, e sofrem os redutores normais para ataques
extras.


Especial: este talento pode ser adquirido apenas no 1º nível.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 24 Abr 2018, 11:28

Ainda continua não sendo uma regra do sistema, mas uma regra específica. Tanto que ela é bem divergente entre um talento e outro.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Arroz Docinho
Mensagens: 109
Registrado em: 03 Out 2014, 03:48

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Arroz Docinho » 24 Abr 2018, 16:47

Gente, estou pensando em comprar o manual basico de Tormenta RPG, aquele da versão da Guilda do Macaco.

A pergunta é: Para quem ja tem o manual basico antigo, vale a pena? O que existe de novo nessa versão da Guilda? (:

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 24 Abr 2018, 16:55

No tópico de lançamento do Manual da Guilda Aldenor postou as diferenças entre ele e o revisado.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Responder

Voltar para “Tormenta”