Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Arroz Docinho
Mensagens: 109
Registrado em: 03 Out 2014, 03:48

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Arroz Docinho » 24 Abr 2018, 17:17

São tantos tópicos, que eu simplesmente não consegui achar, tem como alguem colar um link para la? :D

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lios » 24 Abr 2018, 17:19

Lord Seph escreveu:Ainda continua não sendo uma regra do sistema, mas uma regra específica. Tanto que ela é bem divergente entre um talento e outro.
Não entendi muito bem o que disse, a regra está ali.

Mas como eu disse anteriormente, eu questionei por não ter um espaço apropriado com a descrição do funcionamento, para que no Império de Jade, fique bem descrito (foi uma descoberta num playtest de uma das raças do novo livro).

A regra é bem explicada no talento "Dupla Destreza" e citada em outros talentos.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Aldenor » 24 Abr 2018, 17:21

Arroz Docinho escreveu:São tantos tópicos, que eu simplesmente não consegui achar, tem como alguem colar um link para la? :D
Tá aqui: http://forum.jamboeditora.com.br/viewto ... 53#p124453

Outras pessoas comentaram ao longo do tópico também.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 24 Abr 2018, 18:16

@Lios, nenhuma dessas regras está no Manual Básico, apenas nesse suplemento e mesmo essas citações que fizeste mostra divergências entre si.

Essa é a questão.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Arroz Docinho
Mensagens: 109
Registrado em: 03 Out 2014, 03:48

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Arroz Docinho » 24 Abr 2018, 21:01

Obrigado Aldenor :D

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 24 Abr 2018, 22:49

Lios escreveu:
Lord Seph escreveu:
3 - Não existe regra para mãos inábeis em TRPG.
Khrjstjano escreveu:
De qualquer forma, como o Seph mencionou, não existem regras para mão inábil em TRPG. Essa expressão até aparece no Manual das Raças, mas ele não a descreve enquanto item de regras em nenhum lugar. Para todos os efeitos, é só uma expressão comum qualquer que não tem efeitos de regra.
Eu também pensava assim, porém em playtest do Império de Jade, no grupo do Facebook da Dragão Brasil, discuti bastante com o Jamil sobre esse assunto (uma das raças possui "Mão Inábil" como uma de suas características), e percebi que em Tormenta RPG, existe sim a regra para "Mão Inábil".
Manual das Raças, pag. 85 escreveu: Dupla Destreza

“Temos que conseguir logo outra cimitarra.”

Pré-requisitos: gnoll, lefou, orc ou trog, bônus base de ataque
+8, Des 15, Duas Cabeças.

Benefício: graças à coordenação extra oferecida por seu segundo
cérebro, você tem duas mãos hábeis, em vez de uma. Isso
quer dizer que você pode usar armas de uma mão em ambas as
mãos. Você ainda sofre os redutores normais por fazer ataques
adicionais na mesma rodada.

Normal: você pode usar uma arma de uma mão em sua mão
hábil, e uma arma leve (ou escudo, ou nada) em sua mão inábil.
Numa "Mão Inábil", você só pode utilizar uma arma leve ou escudo.

Sim, eu questionei de uma regra estar na descrição de um talento, mas ela existe e está aí.

Eu pedi, para que no Império de Jade, a regra de "Mão Inábil" esteja melhor posicionada (principalmente de ser uma característica de uma das raças do jogo).
Vish...

Se o IdJ valer pra TRPG, peça pra colocarem a descrição de mão hábil e inábil enquanto regra geral de novo no sistema. Esse texto tá bem incompleto e vai dar problema. (Apesar de que eu prefiro 10 vezes TRPG sem esse tipo de regrinha que não acrescenta em nada e pediria mesmo é por uma errata pra tirar isso do MdR...)
Imagem

Lios
Mensagens: 184
Registrado em: 03 Mar 2016, 21:59
Localização: Lá na esquina!

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lios » 25 Abr 2018, 02:55

Khrjstjano escreveu: Vish...

Se o IdJ valer pra TRPG, peça pra colocarem a descrição de mão hábil e inábil enquanto regra geral de novo no sistema. Esse texto tá bem incompleto e vai dar problema. (Apesar de que eu prefiro 10 vezes TRPG sem esse tipo de regrinha que não acrescenta em nada e pediria mesmo é por uma errata pra tirar isso do MdR...)
Eu parei para analisar aqui, e acredito que já eramos direcionados para a mecânica de "Mão Inábil" de uma forma inconsciente mesmo antes de ser introduzida oficialmente (O Manual das Raças foi lançado após o Módulo Básico e do Guia da Trilogia):
Tormenta RPG Módulo Básico Ed. GM, pag. 98 escreveu: Combater com Duas Armas

Você é treinado em usar uma arma em cada mão.

Pré-requisitos: Des 15.

Benefício: Se estiver usando uma arma de uma mão e uma
arma leve, ou duas armas leves
, você pode fazer dois ataques com
a mesma ação padrão, um com cada uma. No entanto, você sofre
penalidade de –4 em ambas as jogadas de ataque.
Guia da Trilogia, pag. 107 escreveu: Arma Secundária Grande (Combate)

Você fortaleceu sua mão secundária para usar uma arma
grande.

Pré-requisitos: Combater com Duas Armas.

Benefício: você pode empunhar duas armas de uma mão
com o talento Combater com Duas Armas.

Normal: o talento Combater com Duas Armas só pode
ser usado com uma arma de uma mão e uma arma leve, ou
com duas armas leves.
Só reforço que não "advogando" nada e nem ninguém, mas sim estou apresentando um caso que veio de uma debate que tive com o Jamil no grupo do Facebook da Dragão Brasil, eu também pensava que a "Mão Inábil" também não existia em Tormenta RPG, mas ele me apresentou que existia sim.

Ainda acho ruim que a regra esteja na descrição de um talento, ao invés de estar no capítulo "Combate" ou algo similar, e também pedi para que esta mecânica esteja melhor apresentada no futuro Império de Jade, onde uma das raças, possui a mecânica de "Mão Inábil".

Avatar do usuário
Alcarin
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2018, 12:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Alcarin » 25 Abr 2018, 09:08

Na parte de armas na ficha tem o "bônus de ataque". Oq é esse "bônus de ataque"? O meu mestre disse q ele é o bônus de ataque da arma, por exemplo, uma arma +1 tem +1 de bônus de ataque. É isso mesmo? Estou com essa dúvida pq encontrei outra informação no livro, mais precisamente na página 223 do manual básico revisado, na parte de "jogadas de ataque". Lá tá escrito assim: "seu bônus de ataque é igual ao seu bba + mod de força ou dest". Mas acho q possivelmente estou confundindo isso com outra coisa.

https://imgur.com/a/OkDAB9I

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 25 Abr 2018, 11:31

Algumas armas podem fornecer bônus de ataque ou dano dependendo do aprimoramento ou se é mágica.

Então uma Arma Obra Prima fornece um bônus de +1 em ataque, enquanto que uma arma mágica +2 forneceria +2 no ataque.

Então no caso seria BBA+MOD+Bônus.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Alcarin
Mensagens: 6
Registrado em: 01 Abr 2018, 12:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Alcarin » 25 Abr 2018, 12:33

Lord Seph escreveu:Algumas armas podem fornecer bônus de ataque ou dano dependendo do aprimoramento ou se é mágica.

Então uma Arma Obra Prima fornece um bônus de +1 em ataque, enquanto que uma arma mágica +2 forneceria +2 no ataque.

Então no caso seria BBA+MOD+Bônus.
Ok. Então no caso do meu personagem (samurai lvl 4, mod for 3 e uma katana +1) ficaria com o bônus de ataque 9 (mod for 3 + bba 4 + 1 de ataque da arma + 1 de obra prima)?

No roll20 ficaria algo assim?

https://imgur.com/a/QgJ9HD9

Dano = 1d10 (dano da arma) + 2 (metade do nível) + 3 (mod for)

Responder

Voltar para “Tormenta”