Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14163
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Lord Seph » 25 Mai 2023, 13:08

Precisa, os PMs de Clérigo são só para o clérigo e isso inclui também as magias.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Tytan
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Set 2019, 18:59

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Tytan » 29 Mai 2023, 19:09

obrigado lord seph pela ajuda, agora tenho mais uma duvida que surgiu ontem

o um jogador está teimando dizendo que quando se ganha pontos de constituição a ponto de ganhar o mod no atributo, você teria que recalcular todos os pvs baseados no novo marcador, ex:

o barbaro tinha mod +1 e tem nivel 10, logo ele ganharia +10 pv por causa do nível dele e do mod, mas agora ele estaria indo para mod 2 no nivel 11 e ficaria com 12 pv, mas o jogador está teimando dizendo que o certo seria recalcular tudo o que ficaria com 20pv

o que fez surgir a duvida contraria no mestre, se um jogador perder modificador de constituição, ele iria perder pontos de vida retroativamente também?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14163
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Lord Seph » 30 Mai 2023, 18:39

Então, são retroativos, mas acho que o problema é como vocês estão fazendo o cálculo.

Basta apenas acrescentar +1 em todos os nível para ter o PVs totais e daí contar normalmente.

No caso no nível 11 bastava por +11 PVs e contar +8 por nível normalmente.

E se está complicado só é fazer o cálculo desde o começo como fosse um personagem de nível 1 e aumentando a cada nível.

Nesse caso os PVs iniciais seria 24+2=26.

Os PVs por nível seriam 10 x 8 (6 de classe +2 Mod.Con) total de 80 e somar aos pVS iniciais para um total de 106.

Lembrando que mesmo com Modificador Negativo os PVs ganhos por nível não podem ser menor que 1, então um mago com Mod.Con -3 ainda vai receber 1 PV por nível.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Tytan
Mensagens: 5
Registrado em: 30 Set 2019, 18:59

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Tytan » 22 Jun 2023, 17:36

o que seria a parte de "imune a dano de habilidade" descrita nas habilidades comuns dos lefeu?
porque tipo assim: habilidades são aquilo que são dadas por classes? tipo um ataque furtivo? porque se for seguir a lógica então um lefeu também estaria imune ao dano de uma rajada de um ranger da patrulha dos arqueiros? assim como ele estaria imune também a "habilidade magica" de um arquimago?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14163
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Lord Seph » 23 Jun 2023, 12:41

Imunidade a dano de habilidade se refere a dano nos atributos físicos e mentais, logo eles não sofrem perda de Força ou Sabedoria por exemplo.

Infelizmente no sistema antigo acabou ficando ambíguo o que era habilidade de classe e habilidade de atributos, no caso são os atributos que eles são imunes.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Sagarus
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Mai 2021, 22:05

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Sagarus » 27 Out 2023, 10:09

Bom dia povo!

To revendo Tormenta RPG aqui e o Evocador (Manual do Arcano pg.21) tem Acumular Energia: gastando 2 PM e uma ação de movimento, sua próxima magia aumenta o tipo de dado de dano (d4 vira d6, d6 vira d8 e assim por diante). Porém a magia Mata-Dragão (TRPG Edição Revisada pg.193) causa 20d12+20 de dano. O dado já é d12.
Na tabela de Dano de Armas por Tamanho (TRPG Edição Revisada pg.130) diz que o d12 vira 3d6, mas isso é pra armas, não pra magia/tipo do dado. Outro exemplo é o d10 virar 2d8 em vez de d12. Portanto estou convencido que a resposta não esta na tabela de Dano de Armas por Tamanho.

Minha dúvida é: um Mata-Dragão com Acumular Energia aumenta o d12 para d20 (cacete) ou para 2d6 (o que é, estatisticamente, melhor que d12, porém não é "dado maior")?

Muito obrigado quem puder responder o/

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14163
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Lord Seph » 28 Out 2023, 10:19

Não sei o que o Borne estava pensando quando fez essa habilidade, mas pelo texto ela só aumenta o tipo de dado de dano e só mesmo, então se for uma magia que já cause use um d12 ela não vai mais aumentar em minha opinião, mas se fosse para seguir a lógica (e se o mestre deixar) seria um d20 mesmo o dado de dano.

A tabela expandida está nesse tópico se tiver curiosidade.

viewtopic.php?p=5872#p5872
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Sagarus
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Mai 2021, 22:05

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Sagarus » 28 Out 2023, 11:30

Lord Seph escreveu:
28 Out 2023, 10:19
Não sei o que o Borne estava pensando quando fez essa habilidade, mas pelo texto ela só aumenta o tipo de dado de dano e só mesmo, então se for uma magia que já cause use um d12 ela não vai mais aumentar em minha opinião, mas se fosse para seguir a lógica (e se o mestre deixar) seria um d20 mesmo o dado de dano.

A tabela expandida está nesse tópico se tiver curiosidade.

viewtopic.php?p=5872#p5872
Obrigado pela resposta Lord Seph. Acho que determinar um "teto" de d12 é o melhor mesmo, haha.
Outra dúvida rápida: existe limite de gasto de PM? Eu sei que em Tormenta20 tem, mas procurei em tudo que é canto em Tormenta RPG e não encontrei. Então, em tese, seria possível pra um mago evocador de 20º nível usar um mata-dragão (8 PM) Maximizado (3 PM) Potencializado (2 PM) Inevitavel (5 PM, poder final do mago evocador) para causar 390 pontos de dano gastando "apenas" 18 PM? Parece um pouco muito, sabe? O Cranio Negro Lorde da Tormenta de ND37 tem 396 pontos de vida. Supondo que o mago em questão tenha Mago de Batalha, ele mataria esse Lorde da Tormenta (e todo mundo a até 30m dele) só com esse golpe (mesmo que demore 3 turnos por lançar).

Aproveitando, tem algum talento que me permite criar "buracos" seguros na magia (pra não dizimar meus aliados também)? Eu sei que arquimagos tem a Alta Arcana Dominio da Modelagem, que é exatamente o que eu quero, mas né, tem que pegar níveis de arquimago pra conseguir isso...

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14163
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Lord Seph » 28 Out 2023, 15:34

Não tem limite, mesmo porquê classes conjuradoras que memorizar são obrigadas a gastar todos os PMs, apesar de Mata Dragão ser poderoso os Lefeu são imunes a dano de energia, só Sagrado e Essência realmente causaria dano e existes limitações de conjuração em AdTs.

Sobre evitar dano nos amigos tem a magia Fogo Amigo no Manual do Arcano.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Sagarus
Mensagens: 5
Registrado em: 02 Mai 2021, 22:05

Re: Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Mensagem por Sagarus » 28 Out 2023, 23:58

Lord Seph escreveu:
28 Out 2023, 15:34
Não tem limite, mesmo porquê classes conjuradoras que memorizar são obrigadas a gastar todos os PMs, apesar de Mata Dragão ser poderoso os Lefeu são imunes a dano de energia, só Sagrado e Essência realmente causaria dano e existes limitações de conjuração em AdTs.

Sobre evitar dano nos amigos tem a magia Fogo Amigo no Manual do Arcano.
Uau, Fogo Amigo é exatamente o que eu estava procurando, muito obrigado. E sobre as defesas dos lefeus, Magia Inevitável do Thanos, digo, do Evocador de 20º nível (Manual do Arcano pg.22) diz que o dano não pode ser evitado por resistências, imunidades ou quaisquer habilidades. :D
Muito obrigado novamente!

Responder

Voltar para “Tormenta”