Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
notkaneki
Mensagens: 6
Registrado em: 29 Abr 2017, 08:42

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por notkaneki » 25 Mar 2018, 18:09

Duvida:Posso utilizar magia duradoura em conjunto com magia primitiva para buffar os aliados com todas as magias de buff disponiveis durante o dia?
magia primitiva é restrita a raças primitivas ou meu mago generalista com 22 de inteligencia pode ter tambem?
como quebrar ossos ou soltar urros nao tem nada haver com combates,ao usar magia primitiva posso dar um ataque de oportunidade na criatura que esta conjurando?
uma pessoa buffada por magias demonstra algum sinal claro disso?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6441
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 25 Mar 2018, 18:31

Atlas escreveu:Duvida: Primatas( macacos, gorillas, etc...) podem usar armas? (assumindo que eles tenham inteligência para isso..)
Primatas não são um tipo de criatura nem nada assim para as regras. Animais são. Para criar fichas de animais, cheque o Manual de Criação de Monstros. Lá fala o tipo de talentos que monstros possuem (e usar armas são talentos).
Cavaleiros de tamanho pequeno podem receber um cão de guarda?
Regra conforme escrita, é um cavalo e só. Acredito que quem escreveu a classe nem lembrou de tamanhos diferentes.
O que ele vai fazer com um cavalo?
Montar nele. Note que embora Paladinos, por exemplo, te deem montarias de tamanho menor se você é menor, não há penalidades ou restrições nas regras por montar criaturas de tamanhos distintos. Quem pode acabar impondo algo assim é o mestre, até porque quando você tenta montar um bicho muito pequeno é obvio que vai dar problema. Já para criaturas maiores, especialmente este caso, é bem possível (e até bastante provável) que o mestre nem faça nada de especial (ou muito especial).

====================================================================================================================================================
notkaneki escreveu:Duvida:Posso utilizar magia duradoura em conjunto com magia primitiva para buffar os aliados com todas as magias de buff disponiveis durante o dia?
Sim.
magia primitiva é restrita a raças primitivas...?
Não.
ou meu mago generalista com 22 de inteligencia pode ter tambem?
Os únicos requisitos são capacidade de lançar magias e um talento metamágico.
como quebrar ossos ou soltar urros nao tem nada haver com combates,ao usar magia primitiva posso dar um ataque de oportunidade na criatura que esta conjurando?
Não. A única mudança mecânica na conjuração adicionada por Magia Primitiva é conjurar como ação completa.

Note ainda que as ações mencionadas por você não fazem parte do efeito mecânico do talento, mas sim da descrição (fluff). Esses trechos não possuem efeito mecânico (regras conforme escritas).
uma pessoa buffada por magias demonstra algum sinal claro disso?
Não.
Imagem

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Atlas » 25 Mar 2018, 19:25

Khrjstjano escreveu:
Atlas escreveu:Duvida: Primatas( macacos, gorillas, etc...) podem usar armas? (assumindo que eles tenham inteligência para isso..)
Primatas não são um tipo de criatura nem nada assim para as regras. Animais são.
hummm, eu tava pensando mais nos casos de druida/hengenhokai em sua formas selvagem/base do que criaturas...Druida nem tanto pq eles absorvem equipamento e podem continuar usando, mas hengeyokais não absorvem (pelo menos como está escrito no livro)...mas ele poderia pegar sua arma no chão e continuar usando? Peguei animais primatas como exemplo, pq é o mais proximo de humanoide, e tem aqueles Vanara do Mundo dos deuses que usam armas tb..
Khrjstjano escreveu:Para criar fichas de animais, cheque o Manual de Criação de Monstros. Lá fala o tipo de talentos que monstros possuem (e usar armas são talentos).
Mas se tudo que precisa para usar armas simples/marciais são os talentos, e usar armas simples não possui pre-requisitos...então, hipoteticamente qualquer animal que ganhe talentos (montaria/companheiro) ou seja treinado, pode usar armas? (regras como escritas, acho facil mestre vetar aqui)
Khrjstjano escreveu: Acredito que quem escreveu a classe nem lembrou de tamanhos diferentes.
:( Acho que é isso mesmo...mas não custa conversar com o mestre para corrigir isso, afinal na propria descrição da classe (area "raças") menciona cavaleiros quaaren usando camelos, cavaleiros anões usando cabritos e pôneis..essa rigidez nas regras não condiz com a temática...

============================================================================================================================================

Outra pergunta: Na ultima Dragão Brasil (n°128), tem a classe de prestigio Matador de gigantes, com deu uma atualizada nas regras de escalar criaturas que tinha no panteão. Mas queria saber, que tipo de vantagem nesse tipo de manobra um personagem com o infame deslocamento escalada tem? Pensando em mandar essa dúvida pra DB para uma resposta oficial, mas queria saber a suas opiniões.

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Senimaru » 25 Mar 2018, 22:37

Henge Yokai absorve igual a druida, Jamil (o autor do henge) ja falou sobre isso aqui em uma das minhas perguntas sobre a classe. E Nagas usam armas coma cauda então....
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
apenasyeu
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Set 2017, 15:18

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por apenasyeu » 26 Mar 2018, 18:52

Reflexos de Combate
Você consegue reagir rapidamente contra oponentes com aguarda baixa.
Pré-requisito: Des 13.
Benefício: se estiver adjacente a um oponente desprevenido, você pode fazer um ataque corpo-a-corpo contra ele como uma ação livre.

Minha dúvida é se o talento reflexos em combate ativa independentemente do momento em que o alvo ficou desprevenido.

Cenário:
Iniciativas roladas, a dupla de aventureiros (swashbuckler e guerreiro) age antes do inimigo.
O swashbuckler se move, ficando adjacente ao inimigo e utiliza o talento Assustar com sucesso, realizando o ataque adicional como ação livre, graças ao talento Reflexos de Combate.
Logo depois, o guerreiro também se move para ficar adjacente ao inimigo e...
a) Ganha um ataque adicional como ação livre graças ao talento Reflexos de Combate e também usa sua ação padrão para atacar novamente;
b) Não ganha o ataque adicional, mas ainda ataca o oponente desprevenido com sua ação padrão.

Outros cenários em que o alvo fica desprevenido por mais de um turno: Lançar Magias sem o talento Magias em Combate, Lutar contra inimigos que não possa ver, Rosto de Azgher, Pequeno e Letal (Pequeno Campeão), etc

RickyMello
Mensagens: 50
Registrado em: 27 Nov 2017, 17:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RickyMello » 26 Mar 2018, 18:55

um engenhoqueiro goblin pode imitar magias até restrita pra classes como magias gloriosas e magias restrita pra devotos como caveiras tenebrosas?
Editado pela última vez por RickyMello em 26 Mar 2018, 19:06, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6441
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 26 Mar 2018, 19:05

Atlas escreveu:hummm, eu tava pensando mais nos casos de druida/hengenhokai em sua formas selvagem/base do que criaturas...Druida nem tanto pq eles absorvem equipamento e podem continuar usando, mas hengeyokais não absorvem (pelo menos como está escrito no livro)...mas ele poderia pegar sua arma no chão e continuar usando? Peguei animais primatas como exemplo, pq é o mais proximo de humanoide, e tem aqueles Vanara do Mundo dos deuses que usam armas tb..
O que tem de regra geral é o que respondi anteriormente. Para o caso do Hengeyokai, o que tem de regra conforme escrita eu expus na análise da raça, mas como mencionado acima, o autor da raça mencionou naquele tópico que a intenção dele era de que Yokai absorvesse equipamentos.
Mas se tudo que precisa para usar armas simples/marciais são os talentos, e usar armas simples não possui pre-requisitos...então, hipoteticamente qualquer animal que ganhe talentos (montaria/companheiro) ou seja treinado, pode usar armas? (regras como escritas, acho facil mestre vetar aqui)
Como a leitura do MdCdM indica, esse não é um talento do tipo que criaturas como animais vão possuir. Mas eu diria que sim, ao subir o nível de montarias sagradas e companheiros animais, você vai acabar avaliando a possibilidade de usar muita coisa estranha onde o mestre pode facilmente vetar. Até porque as regras do MdCdM são super abertas e ele tem mesmo que dar seu parecer sobre praticamente tudo, ao meu ver.
Acho que é isso mesmo...mas não custa conversar com o mestre para corrigir isso, afinal na propria descrição da classe (area "raças") menciona cavaleiros quaaren usando camelos, cavaleiros anões usando cabritos e pôneis..essa rigidez nas regras não condiz com a temática...
Isso ainda seria possível através da compra de animais normais, mas a mecânica fica mesmo incongruente com a ideia. Também acho que é algo pro mestre observar com carinho.
Na ultima Dragão Brasil (n°128), tem a classe de prestigio Matador de gigantes, com deu uma atualizada nas regras de escalar criaturas que tinha no panteão.
Legal saber. Eu gostava da temática da regra, mas quando testei ela em mesa, notei que a anterior é realmente muito ignorável, a não ser que você tenha métodos para ir direto do chão pra cabeça do inimigo (teleporte, por exemplo). O grande problema eram as ações gastas para escalar, que tornavam a exploração da regra tão ruim que era melhor mesmo ficar só atacando sem parar ao invés de perder um tempo horroroso pra chegar lá em cima.
Mas queria saber, que tipo de vantagem nesse tipo de manobra um personagem com o infame deslocamento escalada tem? Pensando em mandar essa dúvida pra DB para uma resposta oficial, mas queria saber a suas opiniões
Posta a regra na íntegra como está agora que a gente dá uma olhada.

================================================================================================================================================
apenasyeu escreveu:Reflexos de Combate
Você consegue reagir rapidamente contra oponentes com aguarda baixa.
Pré-requisito: Des 13.
Benefício: se estiver adjacente a um oponente desprevenido, você pode fazer um ataque corpo-a-corpo contra ele como uma ação livre.

Minha dúvida é se o talento reflexos em combate ativa independentemente do momento em que o alvo ficou desprevenido.
Sim.
Iniciativas roladas, a dupla de aventureiros (swashbuckler e guerreiro) age antes do inimigo.
O swashbuckler se move, ficando adjacente ao inimigo e utiliza o talento Assustar com sucesso, realizando o ataque adicional como ação livre, graças ao talento Reflexos de Combate.
Logo depois, o guerreiro também se move para ficar adjacente ao inimigo e...
a) Ganha um ataque adicional como ação livre graças ao talento Reflexos de Combate e também usa sua ação padrão para atacar novamente;
b) Não ganha o ataque adicional, mas ainda ataca o oponente desprevenido com sua ação padrão.
A.

======================================================================================================================================================
RickyMello escreveu:um engenhoqueiro goblin pode imitar magias até restrita pra classes como magias gloriosas e magias restrita pra devotos como caveiras tenebrosas?
Sim, ele não está usando a magia, só imitando através de seus aparatos e não tem limitação para esse tipo de situação. No entanto, é notável que magias desse tipo, com esse tipo de restrição, simplesmente nem existiam no sistema na época que ele foi lançado. Eu não creio que se fosse o contrário ele teria alguma limitação para o caso, mas não seria impossível. Não que isso importe muito agora, mas é interessante notar.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 27 Mar 2018, 18:52, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Atlas » 26 Mar 2018, 22:34

Khrjstjano escreveu:
Na ultima Dragão Brasil (n°128), tem a classe de prestigio Matador de gigantes, com deu uma atualizada nas regras de escalar criaturas que tinha no panteão.
Legal saber. Eu gostava da temática da regra, mas quando testei ela em mesa, notei que a anterior é realmente muito ignorável, a não ser que você tenha métodos para ir direto do chão pra cabeça do inimigo (teleporte, por exemplo). O grande problema eram as ações gastas para escalar, que tornavam a exploração da regra tão ruim que era melhor mesmo ficar só atacando sem parar ao invés de perder um tempo horroroso pra chegar lá em cima.
Mas queria saber, que tipo de vantagem nesse tipo de manobra um personagem com o infame deslocamento escalada tem? Pensando em mandar essa dúvida pra DB para uma resposta oficial, mas queria saber a suas opiniões
Posta a regra na íntegra como está agora que a gente dá uma olhada.
Não mudou muito das regras do "Panteão", mas vai la:
  • Você pode escalar criaturas Enormes ou Maior (acredito que antes não tinha essa restrição, queria pular em cima dos bugbear e puchar as orelhas :()
  • Se você estiver adjacente à criatura, usando uma ação padrão, faça um teste de atletismo ou acrobacia oposto ao teste de reflexos da criatura
  • A cada rodada você gasta uma ação padrão para continuar escalando , repetindo o teste. A cada sucesso, você sobe uma categoria de tamanho (segundo sucesso você está no tamanho grande, terceiro no tamanho enorme, etc...). Voce pode se manter alojado, você precisa fazer o teste mas usa apenas uma ação de movimento
  • Ações do gigante: com uma ação padrão ele pode repetir o teste (reflexos vs sua acrobacia/atletismo) com um bonus de +4 nos reflexos. Usando uma ação completa, ele recebe +8 nos reflexos
  • A regra da fatiga deixou de ser opcional, a cada rodada vc recebe -1 nos testes. Caso falhe por 5 ou mais você cai (1d6 por categoria que escalou)
  • Enquanto você está escalando, o gigante recebe -4 na CA conta seus ataque. Se você chegar no topo da criatura(ponto critico), você recebe +4 de ataque e +2 na margem de ameaça e camuflagem (20%) contra os ataques da criatura
  • A criterio do mestre a criatura pode ter outros pontos criticos (máteria ta inspirada em Shadow of the Colossus), descobrir esses pontos exige uma teste percepção CD 10+1/2 do Nivel da criatura
Então concordo que continua bastante incoveniente para usar isso em combate, mas tb tem a classe "matador de Gigantes". Não vou postar tudo, mas no quarto nivel ganha uma habilidade que reduz a ação de escalada para ação de movimento. Assim você poderia subir duas categorias de tamanho numa rodada. Contra uma criatura enorme, daria para ataca-la no ponto critico na segunda rodada (assumindo que vc começou adjacente, ou usou o deslocamento da montaria e desmontou com ação livre)...Ai tô tentando bolar um personagem nesse estilo...

E bem, como disse, não fala nada sobre criaturas com deslocamento escalada. É incomum, mas aberto para um monte de possiveis personagens...

================================================================================================================================================================================================================

Outra dúvida: No talento "Dominio da Viagem" não menciona o tipo de ação que exige para ativar o efeito. Fala apenas que uma vez por dia você pode ficar sob um efeito similar a magia movimento livre. Você só anuncia que ativou o efeito(ação livre)?

Avatar do usuário
apenasyeu
Mensagens: 20
Registrado em: 03 Set 2017, 15:18

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por apenasyeu » 26 Mar 2018, 23:47

Congelar o Inferno
Quando surge um bandido realmente assustador, o tempo esfria, o sol empalidece, os animais fogem e até as pedras tremem de medo. Os mais infames chapéus-pretos podem fazer uma estátua baixar os olhos. A partir do 8° nível, o chapéu-preto pode usar habilidades de medo (como “dance!” e reputação) contra criaturas normalmente imunes a medo (como criaturas sem valor de Inteligência, certos construtos e mortos-vivos, e paladinos).

Esta habilidade do chapéu preto se estende para o uso da perícia intimidação? Por exemplo, usar o talento Assustar Aprimorado contra um paladino funcionaria?

Avatar do usuário
jamilkender
Mensagens: 849
Registrado em: 11 Dez 2013, 17:31
Localização: Yuvalin
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por jamilkender » 27 Mar 2018, 11:13

apenasyeu escreveu:Congelar o Inferno
Quando surge um bandido realmente assustador, o tempo esfria, o sol empalidece, os animais fogem e até as pedras tremem de medo. Os mais infames chapéus-pretos podem fazer uma estátua baixar os olhos. A partir do 8° nível, o chapéu-preto pode usar habilidades de medo (como “dance!” e reputação) contra criaturas normalmente imunes a medo (como criaturas sem valor de Inteligência, certos construtos e mortos-vivos, e paladinos).

Esta habilidade do chapéu preto se estende para o uso da perícia intimidação? Por exemplo, usar o talento Assustar Aprimorado contra um paladino funcionaria?
A perícia Intimidação não causa as condições de medo (abalado ou assustado).
O talento Assustar (e sua versão aprimorada) não causa condição de medo, e sim desprevenido.
Então não, não funcionaria.
@alvarofritas / RPGista

BURP disse: Eu fico imaginando como é pra vocês ver um autor como o Jamil. Normalmente autores tem uma visão bem conservadora do próprio jogo - combo é apelão, não pode estragar meu jogo, o mestre tem que proibir. O Jamil ouve um combo desses e ainda manda "olha, faz isso e isso e tu ainda consegue fazer a mesma coisa três vezes por rodada." =P

Responder

Voltar para “Tormenta”