Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 20 Abr 2018, 01:01

LordVrikolaka escreveu:Okay. Isso é o que eu estou contestando:
Khrjstjano escreveu: É comum ver a interpretação de que ele não se aplica não apenas a arma naturais, mas também a Ataque Desarmado, mesmo que no mínimo esse último conste da tabela e lista de armas do capítulo Equipamentos. Vale ainda ressaltar que Foco em Arma serve para Desarmado e arma natural também, apesar do texto falar em armas.

Acho que nunca cheguei a falar isso aqui, mas mesmo que o texto de Grandão não seja 100% elucidativo para o caso, eu estou, pelos motivos citados acima, 95% inclinado a crer que ele aumenta do dano de Ataque Desarmado e armas naturais, da mesma forma que Foco em Arma aumenta o ataque dessas armas (todos casos de regras conforme pretendidas, não de conforme escritas).
O ponto que eu quis chegar é super simples: diferentemente de uma arma que tu pode empunhar uma de tamanho maior (afinal de contas, existem "espadas grandes Grandes"), você não tem como usar uma arma natural/desarmado de tamanho maior, simplesmente porque o único meio de aumentar uma arma natural/ataque desarmado via tamanho é tu sair do tamanho médio (fora implante, mas isso é um ninho de marimbondo que sinceramente eu nem quero mexer, e fugiria totalmente do escopo da indagação :lol: ), o que o talento não faz (por isso o grito de "que pode usar"). Não é como se estivesse escrito "você causa dano como uma categoria de tamanho maior", que daí sim, daria pra ter essa interpretação (e eu concordaria com ela inclusive). É "você pode usar armas de tamanho grande sem penalidade". Tu ainda é uma criatura de tamanho médio, logo, com ataque desarmado médio, e tá preso nele simplesmente porque não tem como arrumar "mãos/pernas/cabeça grandes" em termos de regra, fora Implante (e eu já falei que não vou mexer nesse ninho de marimbondo), ou aumentar o tamanho (o que meio que não faz diferença pro propósito da discussão...).
Olha, eu continuo a não entender, mas vou deixar essa parte pra lá. A dúvida sobre a regra nem era minha e eu não tenho nenhuma quanto a Grandão em termos de regras conforme escritas, que é o que você aborda aí. Então passo. :D
Eu não acredito que isso seja RAI também, porque o talento foi republicado três vezes, cada uma das vezes de um jeito (Guia da Trilogia se não me falha a memória, Manual das Raças e Mundo dos Deuses), e em nenhuma das três vezes eles adicionaram esse trecho de aumentar Ataque Desarmado, o que seria simples de adicionar (a versão do mundo dos deuses inclusive, tem até menos caracteres que os outros, então era fácil de colocar um pequeno enxerto sobre isso na regra, e posso assumir que o Jamil pelo menos sabia dessa "área cinza" do talento e poderia colocar isso nele pra matar a dúvida de vez). Então por essas duas evidências que eu mostrei, acho que dá pra entender que, tanto por RAW quanto por RAI, ataque desarmado não deveria ser upado pelo Grandão.
Hum... Ok então, eu acho. Mas continuo tendendo a acreditar no que disse em resposta ao usuário que postou a dúvida.

De qualquer forma, quero mencionar ainda que eu não estou realmente interessado em debater este assunto, devido à sua natureza (regra conforme pretendida); apenas estava respondendo a alguém que tinha uma dúvida. Creio que seria mais proveitoso se você respondesse diretamente ao usuário que postou a dúvida em questão para expor suas opiniões sobre o assunto, penso eu. Ao menos desse ponto em diante. :geek:

=====================================================================================================================================================
glaucio_schaffer escreveu:Pessoal, a classe zoomer (que saiu numa DB ai), na tabela costa técnica zoomer apenas no 2º nível, mas o texto deixa claro que você recebe ela também no 1º nível. Confere?
Como ninguém respondeu ainda, vou deixar um pedido para que você poste as regras da classe aqui. Não tenho a revista, mas se postá-las posso dar uma olha pra ver se posso ajudá-lo.
Imagem

Avatar do usuário
MauricioCanavarro
Mensagens: 56
Registrado em: 13 Out 2017, 23:27

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por MauricioCanavarro » 20 Abr 2018, 01:37

Só uma dúvida rápida gente, o que é RAI e RAW?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 20 Abr 2018, 08:00

RAI é Regras Conforme Pretendita (ou como o autor queria) e RAW é Regras Conforme Escritas.

São siglas em inglês, mas não lembro como escreve-las :lol:.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Aldenor » 20 Abr 2018, 08:48

Khrjstjano escreveu:Como ninguém respondeu ainda, vou deixar um pedido para que você poste as regras da classe aqui. Não tenho a revista, mas se postá-las posso dar uma olha pra ver se posso ajudá-lo.
Texto da DB 125:
Técnicas de Zoomer: você recebe um talento de combate ou perícia à sua escolha. No 2º nível, e a cada quatro níveis seguintes, recebe outro talento de combate ou perícia.

glaucio_schaffer, tanto no texto quanto na tabela (onde só consta a habilidade a partir do nível 2), diz claramente que a habilidade se recebe no nível 2 e não no primeiro.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

RickyMello
Mensagens: 50
Registrado em: 27 Nov 2017, 17:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RickyMello » 20 Abr 2018, 15:29

Dança excitante e Velocidade se acumulam da pra ter os dois ataques extras?

metamorfose da pra escolher qualquer criatura q esteja nos livros de no máximo nivel 10? q n seja morto-vivo ou contruto

uma criatura dessas q n mostre armas é considerada com mãos inábeis ou só é inábil quando é especificado?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 20 Abr 2018, 16:23

1 - Não sei.

2 - É como indica a magia.

3 - Não existe regra para mãos inábeis em TRPG.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
glaucio_schaffer
Mensagens: 92
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:15
Localização: Ninho do Corvo, nas Montanhas Lannestull
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por glaucio_schaffer » 20 Abr 2018, 19:40

Mas Aldenor, pensa comigo: algumas habilidades das classes já existentes, como por exemplo o Swashbuckler, diz o seguinte.

"Técnica de Luta: você recebe um talento de combate. No 2º nível, e a cada quatro níveis seguintes, recebe outro talento de combate."

Ou seja, a primeira descrição da habilidade fala o que ganha. Depois do ponto, fala dos níveis posteriores. Na tabela da classe consta técnica de luta no 1º e no 2º nível e a cada quatro níveis seguintes conforme descrito. É exatamente como técnicas de zoomer, o mesmo texto, mas na tabela do zoomer de 1º nível não consta a habilidade, só a partir do segundo.

"Você recebe um talento de combate ou de perícia. (PONTO)"
No 2º nível e a cada 4 níveis seguintes você recebe outro."

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 20 Abr 2018, 20:24

Aldenor escreveu:
Khrjstjano escreveu:Como ninguém respondeu ainda, vou deixar um pedido para que você poste as regras da classe aqui. Não tenho a revista, mas se postá-las posso dar uma olha pra ver se posso ajudá-lo.
Texto da DB 125:
Técnicas de Zoomer: você recebe um talento de combate ou perícia à sua escolha. No 2º nível, e a cada quatro níveis seguintes, recebe outro talento de combate ou perícia.

glaucio_schaffer, tanto no texto quanto na tabela (onde só consta a habilidade a partir do nível 2), diz claramente que a habilidade se recebe no nível 2 e não no primeiro.
Se isso aí é tudo, o que dá pra dizer é que o texto da habilidade não está bem ajustado em relação à tabela. Ela está escrita nos mesmo moldes daquelas habilidades que são dadas em certo nível e depois citam novos níveis para um novo efeito. É bem possível que a tabela esteja errada, embora também possa ter sido apenas um descuido de quem escreveu a habilidade.

================================================================================================================================================
RickyMello escreveu:Dança excitante e Velocidade se acumulam da pra ter os dois ataques extras?
Ao que se sabe, sim.
metamorfose da pra escolher qualquer criatura q esteja nos livros de no máximo nivel 10?
Obviamente.
q n seja morto-vivo ou contruto
Que seja viva, na verdade.

Desaconselho trocar as palavras usadas na regra para evitar o risco de ser levado a deslizes. Você pode acabar encontrando um criatura que não seja morto-vivo ou construto e que mesmo assim não seja viva e por não ter memorizado a regra correta ser levado a achar que pode se transformar nela.
uma criatura dessas q n mostre armas é considerada com mãos inábeis ou só é inábil quando é especificado?
Criaturas normalmente possuem armas naturais, não mãos. Mesmo as que batem com a mão, usam a arma natural "Pancada", ao invés de Ataque Desarmado.

De qualquer forma, como o Seph mencionou, não existem regras para mão inábil em TRPG. Essa expressão até aparece no Manual das Raças, mas ele não a descreve enquanto item de regras em nenhum lugar. Para todos os efeitos, é só uma expressão comum qualquer que não tem efeitos de regra.
Imagem

Avatar do usuário
Brann
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Fev 2018, 13:14

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Brann » 22 Abr 2018, 10:34

Galerinha tenho uma dúvida a respeito de um Taleto "Ao sabor do destino", a um certo tempo achei que ele daria todos os efeitos cumulativos tendo como estatísticas final : +12 perícias, +6 habilidades, +10 ataque e dano, +6 em testes de resistência e +6 CA. quanto a habilidades e perícias você pode escolher 3 diferentes ou pode acumular
numa mesma.

Porém como surgiu um pessoal falando que não acumulava e que os bônus eram apenas os maiores decidi vir aqui e tirar a dúvida por completo, como o talento funciona a final para um personagem de 20° nível?

Obrigado :D
Apenas o equilíbrio pode trazer o verdadeiro sentido de paz, corpo e mente unidos como um só e então iremos transcender.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Aldenor » 22 Abr 2018, 11:01

O aumento das habilidades são os únicos que estão marcados como "cumulativos". Neste caso, dá pra entender que no fim tu terá +6 em habilidades (na mesma, ou em qualquer outra). Os bônus em perícias não tem essa características, então tu ganha +4 em três perícias. Os outros bônus (resistências, CA, ataque e dano) não são cumulativos. Então, por exemplo, no nível 7 você tem +1 na CA, mas ao chegar ao nível 12, o bônus se torna +2 e no nível 17 se torna +3. Não um somatório (1+2+3).

Portanto, no nível 20 os bônus ficam:
+6 em habilidades (+2 em três habilidades ou +4 e +2 ou +6 em uma habilidade)
+4 em jogadas de ataque e dano
+3 na CA
+4 em três perícias
+3 em resistências.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”