Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade
- Khrjstjano
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Re: Discussão de Regras
A ideia é boa, mas bem similar a esquiva dada pela Des na CA, com a qual você se move para evitar golpes. Daí pra colocar essa postura que absorve impacto ou articulações flexíveis na CA é um passo curtíssimo.
A única coisa que eu consigo pensar em termos de RD lógica, é um escudo mágico ou psíquico que exerce uma força contrária ao golpe, reduzindo seu impacto. Mas ainda assim, a redução de dano a 0 por algo assim contrariaria o fato de que ao rola o D20, o ataque havia sido bem sucedido. Embora que dê pra ignorar isto de boa também.
A única coisa que eu consigo pensar em termos de RD lógica, é um escudo mágico ou psíquico que exerce uma força contrária ao golpe, reduzindo seu impacto. Mas ainda assim, a redução de dano a 0 por algo assim contrariaria o fato de que ao rola o D20, o ataque havia sido bem sucedido. Embora que dê pra ignorar isto de boa também.
Re: Discussão de Regras
Realmente, não tinha pensado nesse lado da esquiva. Dessa forma fica difícil encarar a RD como algo diferente de um poder sobrenatural, como o Grito de Kiai ou a própria Fúria dos Bárbaros, algo sem muita relação com a lógica. No máximo poderíamos pensar em uma explosão de adrenalina ou testosterona, mas fica estranho pensar em ciclos diários dessas habilidades. Só não gosto muito de jogar a justificativa das coisas simplesmente em magia ou em elementos sobrenaturais, mas fazer o que
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Re: Discussão de Regras
RD reduz o dano até zero, sim. A descrição depende do tipo de RD, vinda de uma armadura de adamante, por exemplo, o mestre pode descrever as faíscas produzidas pela estocada e como lascas voaram da ponta da arma em contato com a poderosa armadura, enquanto a RD natural do bárbaro ou de uma criatura sobrenatural poderia ser descrita como cura instantânea ou que o bárbaro simplesmente don't give a fuck about that wound.Aldenor escreveu:A pergunta do dano mínimo. Acho que a RD impede a ponto de chegar a zero.
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Re: Discussão de Regras
O módulo básico diz que a despeito de qualquer penalidade, todo acerto confirmado sempre gera 1 ponto de dano. Como Redução de Dano é uma penalidade como outras, mesmo que ela reduza a zero o certo seria causar 1 de dano ainda.
Re: Discussão de Regras
Não estou com o livro aqui pra confirmar, então não posso me apoiar em regras. Mas acredito que a RD deveria funcionar exatamente como o Nume Finório falou, reduzindo a 0 o dano em casos que esse não supere a RD. Eu tentei evitar essa justificativa, mas no caso de monstros e personagens é uma habilidade sobrenatural, como já disse antes seria como colocar um conjurador usando Campo de Força pra tomar 1 de dano mesmo com a magia absorvendo o dano na íntegra. Simplesmente não faz sentido. E no caso da armadura, é quase como um bônus especial na CA
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- Khrjstjano
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Re: Discussão de Regras
Como eu disse antes, de ambos os jeitos pra mim fica bom. Só queria saber qual era a ideia oficial mesmo.
Dividir as capacidades defensivas de uma criatura entre RD e CA, ou qualquer outra coisa, ou agrupá-las em um só atributo é mais uma questão de design do jogo, do que de obrigação lógica. Eu criei uma explicação para caso tudo fosse aglomerado na CA, mas não é nada difícil separar tudo também.
Só para dar um exemplo, a CA poderia ser apenas de Armadura e Armadura Natural, e a Destreza ser usada num atributo chamado Esquiva. A fórmula da Esquiva poderia ser "mod. Des + 1/2 nível" e ser rolado contra o valor do ataque do inimigo. Se superar o valor do ataque, evita-se o golpe. Inclusive eu já pensei usar isso como uma habilidade para uma classe que queria criar, sem mudar a fórmula da CA. Talvez ainda o faça...
Dividir as capacidades defensivas de uma criatura entre RD e CA, ou qualquer outra coisa, ou agrupá-las em um só atributo é mais uma questão de design do jogo, do que de obrigação lógica. Eu criei uma explicação para caso tudo fosse aglomerado na CA, mas não é nada difícil separar tudo também.
Só para dar um exemplo, a CA poderia ser apenas de Armadura e Armadura Natural, e a Destreza ser usada num atributo chamado Esquiva. A fórmula da Esquiva poderia ser "mod. Des + 1/2 nível" e ser rolado contra o valor do ataque do inimigo. Se superar o valor do ataque, evita-se o golpe. Inclusive eu já pensei usar isso como uma habilidade para uma classe que queria criar, sem mudar a fórmula da CA. Talvez ainda o faça...
Re: Discussão de Regras
Cara, pra mim não tem dúvida.
O dano mínimo é referente à arma. Mesmo que tu tenha uma arma que cause 1d2-100, seu dano será 1. E pronto. Agora, quando atinge o adversário, é outra história. Se ele tem RD 1, não tomará dano algum de alguém que use uma arma de 1d2-100. Essa história de sempre tirar 1 PV do adversário com defesas imensas me cheira muito 3D&T.
O dano mínimo é referente à arma. Mesmo que tu tenha uma arma que cause 1d2-100, seu dano será 1. E pronto. Agora, quando atinge o adversário, é outra história. Se ele tem RD 1, não tomará dano algum de alguém que use uma arma de 1d2-100. Essa história de sempre tirar 1 PV do adversário com defesas imensas me cheira muito 3D&T.
Re: Discussão de Regras
Também já pensei em criar algo parecido com essa esquiva, uma forma de torna o combate mais dinâmicoKhrjstjano escreveu:Como eu disse antes, de ambos os jeitos pra mim fica bom. Só queria saber qual era a ideia oficial mesmo.
Dividir as capacidades defensivas de uma criatura entre RD e CA, ou qualquer outra coisa, ou agrupá-las em um só atributo é mais uma questão de design do jogo, do que de obrigação lógica. Eu criei uma explicação para caso tudo fosse aglomerado na CA, mas não é nada difícil separar tudo também.
Só para dar um exemplo, a CA poderia ser apenas de Armadura e Armadura Natural, e a Destreza ser usada num atributo chamado Esquiva. A fórmula da Esquiva poderia ser "mod. Des + 1/2 nível" e ser rolado contra o valor do ataque do inimigo. Se superar o valor do ataque, evita-se o golpe. Inclusive eu já pensei usar isso como uma habilidade para uma classe que queria criar, sem mudar a fórmula da CA. Talvez ainda o faça...
Desisti pq do jeito que ficou maminha idéia não tinha muita diferença entre a esquiva e a CA, a única coisa que tinha mudado e que no combate se rolava mais um dado. Se um dia vc levar a idéia pra frente avisa! Se ficar legal seria um bom matéria adicional
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Re: Discussão de Regras
Mudando um um pouco o caminho da conversa. O Manual das Raças me deixou com dúvidas graças ao grande número de raças existente, mas uma é que mais me prende no momento: Quais as idades iniciais básicas, e as faixas etárias onde começam a perda das habilidades físicas (For, Des, Con) e aumentos nas mentais (Int, Sab, Car) de cada raça?
- Nume Finório
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Re: Discussão de Regras
Ok, essa é difícil, porque realmente não tem no livro, então a resposta de verdade só com a ajuda de quem escreveu.ace barros escreveu:Mudando um um pouco o caminho da conversa. O Manual das Raças me deixou com dúvidas graças ao grande número de raças existente, mas uma é que mais me prende no momento: Quais as idades iniciais básicas, e as faixas etárias onde começam a perda das habilidades físicas (For, Des, Con) e aumentos nas mentais (Int, Sab, Car) de cada raça?
Minha opinião sobre como seria a idade inicial de cada raça do manual é a seguinte.
Aggelus: idade inicial igual a da raça aparente, mas eles somam x2 depois disto (lembrando que se trata de soma de multiplicadores). Um aggelus que nasça de pais elfos, por exemplo, atingiria a velhice com 770 anos.
Bugbears: padrão.
Centauros: padrão.
Elfos-do-Céu: mesma dos elfos.
Elfos-do-Mar: x2.
Meio elfos-do-mar: padrão.
Finntroll: padrão.
Gnoll: padrão.
Gnomos: x3.
Hobgoblins: padrão.
Medusas: x3.
Meio-Dríades: padrão.
Meio-elfos: x2.
Meio-orcs: padrão.
Minauros: padrão.
Moreau: padrão.
Nagahs: x3.
Orcs: padrão.
Povos-Trovão: padrão (o Galrasia chega a citar que predadores vivem cerca de duas vezes menos que os herbívoros, mas imagino que seja por causa da vida violenta que levam, e não morte natural).
Sprites: x3.
Sulfure: idade inicial igual a da raça aparente, mas eles somam x2 depois disto (lembrando que se trata de soma de multiplicadores). Um sulfure que nasça de pais elfos, por exemplo, atingiria a velhice com 770 anos.
Trogs: 1/4 do padrão. O que me lembra que o Wolverine Trog de Arton já deve estar morto de velhice ou próximo disso na cronologia atual.
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