Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 10 Dez 2013, 00:56

A ideia é boa, mas bem similar a esquiva dada pela Des na CA, com a qual você se move para evitar golpes. Daí pra colocar essa postura que absorve impacto ou articulações flexíveis na CA é um passo curtíssimo.

A única coisa que eu consigo pensar em termos de RD lógica, é um escudo mágico ou psíquico que exerce uma força contrária ao golpe, reduzindo seu impacto. Mas ainda assim, a redução de dano a 0 por algo assim contrariaria o fato de que ao rola o D20, o ataque havia sido bem sucedido. Embora que dê pra ignorar isto de boa também.
Imagem

Avatar do usuário
ginani
Mensagens: 104
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30
Localização: Brasília

Re: Discussão de Regras

Mensagem por ginani » 10 Dez 2013, 01:13

Realmente, não tinha pensado nesse lado da esquiva. Dessa forma fica difícil encarar a RD como algo diferente de um poder sobrenatural, como o Grito de Kiai ou a própria Fúria dos Bárbaros, algo sem muita relação com a lógica. No máximo poderíamos pensar em uma explosão de adrenalina ou testosterona, mas fica estranho pensar em ciclos diários dessas habilidades. Só não gosto muito de jogar a justificativa das coisas simplesmente em magia ou em elementos sobrenaturais, mas fazer o que :D
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Avatar do usuário
Nume Finório
Mensagens: 747
Registrado em: 06 Dez 2013, 15:25
Localização: Morro da Fumaça, Brasil, a única cidade com nome de Reinos de Ferro
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Nume Finório » 10 Dez 2013, 02:25

Aldenor escreveu:A pergunta do dano mínimo. Acho que a RD impede a ponto de chegar a zero.
RD reduz o dano até zero, sim. A descrição depende do tipo de RD, vinda de uma armadura de adamante, por exemplo, o mestre pode descrever as faíscas produzidas pela estocada e como lascas voaram da ponta da arma em contato com a poderosa armadura, enquanto a RD natural do bárbaro ou de uma criatura sobrenatural poderia ser descrita como cura instantânea ou que o bárbaro simplesmente don't give a fuck about that wound.
Isto não é uma democracia. Leia as regras do fórum!

Visite o RPGista!

Meus livros

Bestiário de Arton


Só Aventuras Vol. 3

Cosa Nostra RPG

Para 2016

Em tratamento médico, todos os projetos estão parados até o meu fígado parar de tentar me matar.

Avatar do usuário
Ziderich
Mensagens: 497
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:38
Localização: Hell de Janeiro
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Ziderich » 10 Dez 2013, 02:38

O módulo básico diz que a despeito de qualquer penalidade, todo acerto confirmado sempre gera 1 ponto de dano. Como Redução de Dano é uma penalidade como outras, mesmo que ela reduza a zero o certo seria causar 1 de dano ainda.
Imagem

Avatar do usuário
ginani
Mensagens: 104
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30
Localização: Brasília

Re: Discussão de Regras

Mensagem por ginani » 10 Dez 2013, 02:56

Não estou com o livro aqui pra confirmar, então não posso me apoiar em regras. Mas acredito que a RD deveria funcionar exatamente como o Nume Finório falou, reduzindo a 0 o dano em casos que esse não supere a RD. Eu tentei evitar essa justificativa, mas no caso de monstros e personagens é uma habilidade sobrenatural, como já disse antes seria como colocar um conjurador usando Campo de Força pra tomar 1 de dano mesmo com a magia absorvendo o dano na íntegra. Simplesmente não faz sentido. E no caso da armadura, é quase como um bônus especial na CA
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 10 Dez 2013, 03:58

Como eu disse antes, de ambos os jeitos pra mim fica bom. Só queria saber qual era a ideia oficial mesmo.

Dividir as capacidades defensivas de uma criatura entre RD e CA, ou qualquer outra coisa, ou agrupá-las em um só atributo é mais uma questão de design do jogo, do que de obrigação lógica. Eu criei uma explicação para caso tudo fosse aglomerado na CA, mas não é nada difícil separar tudo também.

Só para dar um exemplo, a CA poderia ser apenas de Armadura e Armadura Natural, e a Destreza ser usada num atributo chamado Esquiva. A fórmula da Esquiva poderia ser "mod. Des + 1/2 nível" e ser rolado contra o valor do ataque do inimigo. Se superar o valor do ataque, evita-se o golpe. Inclusive eu já pensei usar isso como uma habilidade para uma classe que queria criar, sem mudar a fórmula da CA. Talvez ainda o faça... :lol:
Imagem

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Aldenor » 10 Dez 2013, 06:31

Cara, pra mim não tem dúvida.
O dano mínimo é referente à arma. Mesmo que tu tenha uma arma que cause 1d2-100, seu dano será 1. E pronto. Agora, quando atinge o adversário, é outra história. Se ele tem RD 1, não tomará dano algum de alguém que use uma arma de 1d2-100. Essa história de sempre tirar 1 PV do adversário com defesas imensas me cheira muito 3D&T.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
ginani
Mensagens: 104
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:30
Localização: Brasília

Re: Discussão de Regras

Mensagem por ginani » 10 Dez 2013, 10:39

Khrjstjano escreveu:Como eu disse antes, de ambos os jeitos pra mim fica bom. Só queria saber qual era a ideia oficial mesmo.

Dividir as capacidades defensivas de uma criatura entre RD e CA, ou qualquer outra coisa, ou agrupá-las em um só atributo é mais uma questão de design do jogo, do que de obrigação lógica. Eu criei uma explicação para caso tudo fosse aglomerado na CA, mas não é nada difícil separar tudo também.

Só para dar um exemplo, a CA poderia ser apenas de Armadura e Armadura Natural, e a Destreza ser usada num atributo chamado Esquiva. A fórmula da Esquiva poderia ser "mod. Des + 1/2 nível" e ser rolado contra o valor do ataque do inimigo. Se superar o valor do ataque, evita-se o golpe. Inclusive eu já pensei usar isso como uma habilidade para uma classe que queria criar, sem mudar a fórmula da CA. Talvez ainda o faça... :lol:
Também já pensei em criar algo parecido com essa esquiva, uma forma de torna o combate mais dinâmico :D
Desisti pq do jeito que ficou maminha idéia não tinha muita diferença entre a esquiva e a CA, a única coisa que tinha mudado e que no combate se rolava mais um dado. Se um dia vc levar a idéia pra frente avisa! Se ficar legal seria um bom matéria adicional :D
"Imaginação é mais importante do que conhecimento. Conhecimento é limitado. Imaginação abrange o mundo."
(Albert Einstein)

Avatar do usuário
ace barros
Mensagens: 13
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:13
Localização: Império de Tauron, Nunca Saberão
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por ace barros » 10 Dez 2013, 10:43

Mudando um um pouco o caminho da conversa. O Manual das Raças me deixou com dúvidas graças ao grande número de raças existente, mas uma é que mais me prende no momento: Quais as idades iniciais básicas, e as faixas etárias onde começam a perda das habilidades físicas (For, Des, Con) e aumentos nas mentais (Int, Sab, Car) de cada raça?

Avatar do usuário
Nume Finório
Mensagens: 747
Registrado em: 06 Dez 2013, 15:25
Localização: Morro da Fumaça, Brasil, a única cidade com nome de Reinos de Ferro
Contato:

Re: Discussão de Regras

Mensagem por Nume Finório » 10 Dez 2013, 11:17

ace barros escreveu:Mudando um um pouco o caminho da conversa. O Manual das Raças me deixou com dúvidas graças ao grande número de raças existente, mas uma é que mais me prende no momento: Quais as idades iniciais básicas, e as faixas etárias onde começam a perda das habilidades físicas (For, Des, Con) e aumentos nas mentais (Int, Sab, Car) de cada raça?
Ok, essa é difícil, porque realmente não tem no livro, então a resposta de verdade só com a ajuda de quem escreveu.

Minha opinião sobre como seria a idade inicial de cada raça do manual é a seguinte.

Aggelus: idade inicial igual a da raça aparente, mas eles somam x2 depois disto (lembrando que se trata de soma de multiplicadores). Um aggelus que nasça de pais elfos, por exemplo, atingiria a velhice com 770 anos.
Bugbears: padrão.
Centauros: padrão.
Elfos-do-Céu: mesma dos elfos.
Elfos-do-Mar: x2.
Meio elfos-do-mar: padrão.
Finntroll: padrão.
Gnoll: padrão.
Gnomos: x3.
Hobgoblins: padrão.
Medusas: x3.
Meio-Dríades: padrão.
Meio-elfos: x2.
Meio-orcs: padrão.
Minauros: padrão.
Moreau: padrão.
Nagahs: x3.
Orcs: padrão.
Povos-Trovão: padrão (o Galrasia chega a citar que predadores vivem cerca de duas vezes menos que os herbívoros, mas imagino que seja por causa da vida violenta que levam, e não morte natural).
Sprites: x3.
Sulfure: idade inicial igual a da raça aparente, mas eles somam x2 depois disto (lembrando que se trata de soma de multiplicadores). Um sulfure que nasça de pais elfos, por exemplo, atingiria a velhice com 770 anos.
Trogs: 1/4 do padrão. O que me lembra que o Wolverine Trog de Arton já deve estar morto de velhice ou próximo disso na cronologia atual.
Isto não é uma democracia. Leia as regras do fórum!

Visite o RPGista!

Meus livros

Bestiário de Arton


Só Aventuras Vol. 3

Cosa Nostra RPG

Para 2016

Em tratamento médico, todos os projetos estão parados até o meu fígado parar de tentar me matar.

Responder

Voltar para “Tormenta”