Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Vallente Prey
Mensagens: 39
Registrado em: 16 Ago 2019, 16:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Vallente Prey » 02 Nov 2020, 19:57

"Coordenação Perfeita: o sistema nervoso lefeu, espalhado por
codo O corpo, é extremamente eficaz em realizar múltiplas tarefas ao
mesmo tempo. Por esse motivo, eles podem atacar com todos seus
membros sem sofrer penalidades por combater com múltiplas armas.
No entanto, só podem receber ataques adicionais por bônus base de
ataque com um único membro. "
isso quer dizer que um vuroktril só teria penalidade em atacar com espada se ele fizesse mais ataques com ela, mas se atacasse com espada e pinças, o mod da espada seria o +42?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 03 Nov 2020, 00:05

Vallente Prey escreveu:
02 Nov 2020, 19:57
isso quer dizer que um vuroktril só teria penalidade em atacar com espada se ele fizesse mais ataques com ela, mas se atacasse com espada e pinças, o mod da espada seria o +42?
Você está lendo um suplemento de 2007. Em 2010, esse sistema foi descontinuado para Tormenta. Em 2019, o sistema que veio depois dele também foi descontinuado. Para entender essas regras, você precisaria ler um livro de 2003, o módulo básico de d&d.

De qualquer forma, essa sua pergunta tem a ver com uma regra daquele sistema. Em certos níveis, os personagens ganhavam mais ataques, com certas penalidades. Os lefeu tinham uma habilidade que interagia com essa regra, nos termos ditos aí.
Imagem

Netinho Burato
Mensagens: 40
Registrado em: 24 Jun 2019, 00:40

[Dúvida T20]

Mensagem por Netinho Burato » 05 Nov 2020, 09:49

Existe alguma diferença entre " você aprende a magia X e pode lançá-la" e "você poder lançar magia x"?

Estou perguntando isso porque em alguns lugares, como nos Animais totêmicos do Bárbaro e na habilidade racial dos suraggel e da sílfide é dito "Você pode lançar...", enquanto que em outros lugares como em Flagelo dos Mares do bucaneiro, Truque Mágico do ladino e em vários poderes concedidos está escrito "Você aprende e pode lançar..."

Essa dúvida surgiu no facebook em um post que eu fiz perguntando sobre utilizar aprimoramentos em magias lançadas por meio de itens mágicos (exemplo: usar o Elmo do Teletransporte para lançar Salto Dimensional como reação). Na página 319 (325 do PDF) é dito que lançar uma magia por meio de um item mágico é algo mais simples, não exigindo gestos, palavras e concentração e também é dito que você pode usar aprimoramentos pagando por eles, entretanto, surgiu o argumento de que você só poderia aplicar os aprimoramentos se já tivesse aprendido a magia e de que a situação descrita no livro seria de um conjurador que já conhece uma determinada magia lançando essa mesma magia por meio de um item mágico, fazendo com que, dessa forma, personagens que não tivessem aprendido a magia anteriormente, pudessem apenas lançar, por meio do item, a magia base, sem nenhuma possibilidade de aprimoramento.

Então, eu só posso aplicar aprimoramentos em magias que eu aprendi e que possa lançar ou posso aplicar aprimoramentos em qualquer magia que eu possa lançar? Eu posso aplicar aprimoramentos em magias que eu lanço por meio de itens mágicos sem ter aprendido previamente essa magia (as vezes, nem sendo de uma classe conjuradora)?

Obs: Eu não estou falando sobre itens mágicos de uso único como pergaminhos, cuja a descrição de funcionamento ta bem explicitada no livro, eu to falando de itens mágicos permanentes, como o Elmo do Teletransporte que eu usei de exemplo anteriormente.

Obs 2: seria interessante criar um tópico no fórum apenas para discussão de regras do T20, deixando mais limpo e organizado

Vallente Prey
Mensagens: 39
Registrado em: 16 Ago 2019, 16:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Vallente Prey » 05 Nov 2020, 20:29

No suplemento area de tormenta, o enxame infernal tem resistencia a magia 19 mesmo ou seria +4?

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Pyromancer » 05 Nov 2020, 21:45

Netinho Burato, eu não sei a resposta para sua questão. Vou dar uma relida no livro e, se entender melhor alguma coisa, aviso aqui.
Vallente Prey escreveu:
05 Nov 2020, 20:29
No suplemento area de tormenta, o enxame infernal tem resistencia a magia 19 mesmo ou seria +4?
É Resistência a Magia 19 mesmo. Mas atente-se que ele usa a regra antiga de Resistência a Magia, do Dungeons & Dragons 3.5: quando um conjurador lança uma magia sobre o Enxame Infernal, ele deve rolar (1d20 + nível de conjurador) e esse valor tem que ser igual ou maior a 19 para afetar o Enxame. Se você quiser usá-lo com as regras de Tormenta RPG, recomendo alterar a habilidade para Resistência a Magia +4 mesmo, que se adequa melhor ao sistema.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: [Dúvida T20]

Mensagem por Khrjstjano » 06 Nov 2020, 00:25

Netinho Burato escreveu:
05 Nov 2020, 09:49
Existe alguma diferença entre " você aprende a magia X e pode lançá-la" e "você poder lançar magia x"?
Há uma diferença conceitual, apenas. O segundo caso é usado para magias das quais o sujeito não tem conhecimento, estudo, etc, para usar. Ao invés disto, ele tem algo como um dom, uma capacidade inerente racial, etc.

Se você ler com cuidado o livro, deverá perceber isso facilmente.
Na página 319 (325 do PDF) é dito que (...) você pode usar aprimoramentos pagando por eles, entretanto, surgiu o argumento de que você só poderia aplicar os aprimoramentos se já tivesse aprendido a magia
Como você mesmo mencionou, a página 319 diz que "Você pode usar aprimoramentos,". Se pode usar, pode usar. Ponto.

Mas há mais um trecho que mostra que esse argumento foi equivocado. É o trecho da própria regra de Aprimoramentos (página 161), o qual diz que "Algumas magias permitem gastar mais pontos de mana ao serem lançadas para aumentar seu efeito." Ou seja, lançou magia, pode usar aprimoramento. Ponto.
Imagem

Avatar do usuário
Pontus Maximus
Mensagens: 850
Registrado em: 09 Dez 2013, 21:15

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Pontus Maximus » 06 Nov 2020, 15:36

Olá pessoal, ouvi falar que o sistema T20 é liberado para qualquer um usar e criar, mas tipo é um sistema livre geral ou é livre para usar apenas em prol do cenário de Tormenta?

Avatar do usuário
Pyromancer
Administrador
Mensagens: 645
Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29
Localização: Prendik

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Pyromancer » 06 Nov 2020, 18:54

Pontus Maximus escreveu:
06 Nov 2020, 15:36
Olá pessoal, ouvi falar que o sistema T20 é liberado para qualquer um usar e criar, mas tipo é um sistema livre geral ou é livre para usar apenas em prol do cenário de Tormenta?
Sim, é um sistema aberto para uso - e você não pode usar o cenário de Tormenta ou suas partes descritivas, apenas as regras de Tormenta 20. Isso é brevemente explicado na página 391 do manual básico, em Open Game License, e deve ser melhor esclarecido quando a Iniciativa T20 for lançada. Um exemplo de material que está sendo preparado com as regras de Tormenta 20, e se passará em outro cenário, é a segunda temporada de Skyfall.

Avatar do usuário
Eldrarg
Mensagens: 266
Registrado em: 24 Out 2016, 20:52

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Eldrarg » 08 Nov 2020, 13:19

Olá pessoal. Sobre o poder de guerreiro Golpe Pessoal, do T20:

1) o efeito Brutal aumenta o dano em 1 dado do mesmo tipo. este aumento é contabilizado nos acertos críticos, diferente do efeito Elemental?

2) um guerreiro devoto de Thwor, sob efeito de Fúria Divina, poderia lançar uma magia a partir do efeito Conjurador?

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 08 Nov 2020, 17:34

Eldrarg escreveu:
08 Nov 2020, 13:19
Olá pessoal. Sobre o poder de guerreiro Golpe Pessoal, do T20:

1) o efeito Brutal aumenta o dano em 1 dado do mesmo tipo. este aumento é contabilizado nos acertos críticos, diferente do efeito Elemental?
Não. Críticos não multiplicam dados extras. Só os dados da arma em si.
2) um guerreiro devoto de Thwor, sob efeito de Fúria Divina, poderia lançar uma magia a partir do efeito Conjurador?
Regras conforme escritas, não. Conjurador permite que você conjure uma magia como ação livre. Uma conjuração é uma conjuração.

Se quiser narrar o personagem de uma forma legal, pense naqueles personagens de jogos de luta (Street Fighter, The King of Fighters, etc) que entram em um modo especial (normalmente usando alguma técnica sua ou estourando alguma barrinha de energia do jogo) onde não conseguem fazer certas coisas, como usar seus golpes especiais (Ultra Combos, Desperate Moves, etc), mas têm algumas características turbinadas. O bárbaro é por aí.
Imagem

Responder

Voltar para “Tormenta”