Um problema que D20 tem com esse tipo de coisa mais mundana é que os personagens ganham dinheiro a rodo e coisas como alimentação são realmente ninharias para eles. Por conta disso, você precisa dar bônus e vantagens atraentes para que os jogadores não ignorem algo ou o rejeitem (o que não é bom em caso de regra imposta). A vantagem mais atraente e simples é a concessão de (ao menos) 1 talento extra para quem cumpre as obrigações da regra. Aí só não usa a regra quem está muito de boa em ser subotimizado ou é meio doido mesmo.pcnovaes escreveu:Olá, gostaria de uma sugestão quanto a uma regra opicional que estou criando.
A regra estimularia os personagens a comerem durante a aventura, e não apenas as rações de viagem para sobreviver, mas a cozinhar coisas mais elaboradas.
A pergunta é: é melhor dar bônus aos jogadores por comerem, ou impor penalidades pelo contrário? Quanto de bônus/penalidade e em quais atributos?
Estou alterando a descrição de vários monstros no bestiario de Tormenta para que aventureiros possam tirar alguns ingredientes deles. Estou me inspirando no mangá Dungeon Meshi, de Kui Ryouko.
Mas também dá pra variar mais, como conceder treino em 1 perícia extra (de classe ou não, depende de você), PV extra, PM extra, bônus em testes ou perícias específicos, uso diário extra de habilidades... Enfim, vai da seu interesse, criatividade e de até onde você quer levar a coisa. O fato é que quanto mais coisa você dá que pode ajudar na construção do personagem, mais as pessoas vão gostar da sua regra.
Enfim, veja até onde você quer ir, principalmente em termos de complexidade. Normalmente, quanto mais simples, mais divertido, mas nem sempre é assim.