Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 17 Abr 2018, 12:47

Você acumula os bônus de Ataque e Dano e depois muda para sagrado.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
MauricioCanavarro
Mensagens: 56
Registrado em: 13 Out 2017, 23:27

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por MauricioCanavarro » 17 Abr 2018, 16:09

Khrjstjano escreveu:
MauricioCanavarro escreveu:1- Quando ele atacasse com todas as armas naturais como explicado na Habilidade de Classe "Armas naturais", ficaria com um redutor de -4 em 4 ataques (2 com garras, 1 mordida e 1 chifrada), correto?
Sim.
São dois ataques com garras com um só?
Dois ataques com garras com um só o que? :geek:
Desculpe, eu quis dizer "ou um só?". Já corrigi no post original. São dois ataques com garras então e não um, correto?

Agradeço à todos pelas respostas.

Avatar do usuário
Felipe Noronha
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Dez 2013, 16:18
Localização: Rolândia, PR.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Felipe Noronha » 17 Abr 2018, 20:17

Duas dúvidas rápidas:

1. Os talentos de blindagem do mashin – em específico os que simulam armaduras médias e pesadas – causam penalidade no deslocamento?

2. Armas de ataque a distância podem ser, simultaneamente, armas leves? A questão é para aplicar os efeitos do talento Conhecimento Anatômico, que se aplica exclusivamente a armas leves. Lembro que armas como a pistola e a besta de mão podem ser empunhadas em ambas as mãos com Combater com Duas Armas, e isso me leva a crer que seriam armas "leves a distância".

E já agradecendo pelas respostas :)

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 17 Abr 2018, 20:20

1 - Não sei como está o texto, mas se a Blindagem falar que é como uma Armadura então vai sofrer.

2 - Nunca pensei nisso.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 17 Abr 2018, 21:03

LordVrikolaka escreveu:
Khrjstjano escreveu:Essa questão é interessante. Grandão fala em usar armas, não em possuir armas. É comum ver a interpretação de que ele não se aplica não apenas a arma naturais, mas também a Ataque Desarmado, mesmo que no mínimo esse último conste da tabela e lista de armas do capítulo Equipamentos. Vale ainda ressaltar que Foco em Arma serve para Desarmado e arma natural também, apesar do texto falar em armas.

Acho que nunca cheguei a falar isso aqui, mas mesmo que o texto de Grandão não seja 100% elucidativo para o caso, eu estou, pelos motivos citados acima, 95% inclinado a crer que ele aumenta do dano de Ataque Desarmado e armas naturais, da mesma forma que Foco em Arma aumenta o ataque dessas armas (todos casos de regras conforme pretendidas, não de conforme escritas). Mas isso não é 100% e tem chance de não ser a intenção dos autores. Uma pergunta direta a eles ainda pode resultar num "hoje não" do Cassaro, apesar da contradição clara dos casos que isto geraria. Não é sempre, mas certas respostas dele dão a impressão de buscarem mais cortar combos ou excessos do que dar coesão lógica ao sistema. Esse sempre pode ser um destes casos.
Então... Não. Pela descrição do talento, ele é bem claro:
Grandão
Você é anormalmente grande para sua raça.
Pré-requisitos: For 19, Con 19.
Benefícios: você é considerado uma categoria de tamanho maior para efeito de manobras de combate e armas que pode usar (por exemplo, uma criatura Média com este talento pode usar uma arma Grande sem penalidades, ou uma arma Enorme com uma penalidade de –4). Entretanto, você sofre as mesmas penalidades das criaturas Grandes: –1 nas jogadas de ataque e classe de armadura, –4 em testes de Furtividade.
Grifo meu. Sabe porque isso é relevante? Porque você não pode usar uma arma natural de tamanho maior que o seu. Não tem como, inclusive. Então um cara PODE usar uma espada grande Grande (que é uma arma que eu posso usar), mas não uma garra Grande, pq tu é médio, a tua arma natural é média e vem embutido em você, afinal, tu não é grande. Assim como não pode usar um ataque desarmado Grande porque tu é médio, tu não é grande.
Hã? :geek:

Não entendi o seu "Então... Não", pois tudo que você disse em seguida eu já havia sumarizado na frase "Grandão fala em usar armas, não em possuir armas." Note ainda o trecho "todos casos de regras conforme pretendidas, não de conforme escritas", caso interesse clarificar o ocorrido ou questionar algo. Me parece importante.

===============================================================================================================================================
diabreu escreveu:Espadas Ancestrais

"No 1º nível você recebe uma katana e uma wakizashi, sem custo. Esse conjunto é conhecido como daisho. Além disso, uma dessas armas (à sua escolha) recebe um bônus mágico de +1. Esse bônus pode ser usado para aumentar o bônus de melhoria ou comprar habilidades mágicas."

"No 3º nível, e a cada dois níveis seguintes, uma destas armas (à sua escolha) aumenta seu bônus mágico em +1. Por exemplo, um samurai de 9º nível pode ter uma katana flamejante +2 e uma wakizashi afiada +1."

Se o samurai escolher que vai encantar sua arma com "Sagrado", que é +3, creio eu. Como seria o passo a passo? No 1 e 3 níveis ele usara uma katana +1, e +2 e no sexto poderá encantá-la?
Regras conforme escritas, nem dá pra fazer isso. Regras conforme pretendidas (de acordo com o Guilherme), você pode guardar bônus.

Os detalhes desta e outras questões relacionadas, se interessar, eu expliquei em detalhes aqui: http://forum.jamboeditora.com.br/viewto ... 07#p137207

===============================================================================================================================================
MauricioCanavarro escreveu:
Khrjstjano escreveu:
MauricioCanavarro escreveu:1- Quando ele atacasse com todas as armas naturais como explicado na Habilidade de Classe "Armas naturais", ficaria com um redutor de -4 em 4 ataques (2 com garras, 1 mordida e 1 chifrada), correto?
Sim.
São dois ataques com garras com um só?
Dois ataques com garras com um só o que? :geek:
Desculpe, eu quis dizer "ou um só?". Já corrigi no post original. São dois ataques com garras então e não um, correto?

Agradeço à todos pelas respostas.
É 1 ataque com cada arma natural, ao usar ataques múltiplos. Se você tiver 2 garras, serão 2 ataques, claro.

===============================================================================================================================================
Felipe Noronha escreveu:2. Armas de ataque a distância podem ser, simultaneamente, armas leves?
Segundo o Guilherme, podem: http://forum.jamboeditora.com.br/viewto ... 084#p18084
Imagem

Avatar do usuário
Brann
Mensagens: 13
Registrado em: 27 Fev 2018, 13:14

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Brann » 17 Abr 2018, 21:46

Galerinha, tenho uma curiosidade bem interessante em relação a regra de destruição de itens.

Existe alguma regra ou opção adicional para a destruição de algum item de forma que deixem eles um pouco mais resistentes? tendo em vista que até um plebeu é mais difícil de derrubar do que uma porta de madeira kkkk (brincadeira), seria muito bom saber se existe um complemento para isso, já que mais pra frente até mesmo itens mágicos com auras poderosas podem ser facilmente quebrados.

desde já, obrigado :D
Apenas o equilíbrio pode trazer o verdadeiro sentido de paz, corpo e mente unidos como um só e então iremos transcender.

Avatar do usuário
glaucio_schaffer
Mensagens: 92
Registrado em: 09 Dez 2013, 19:15
Localização: Ninho do Corvo, nas Montanhas Lannestull
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por glaucio_schaffer » 18 Abr 2018, 11:12

Pessoal, a classe zoomer (que saiu numa DB ai), na tabela costa técnica zoomer apenas no 2º nível, mas o texto deixa claro que você recebe ela também no 1º nível. Confere?

Abraços \o

arsenalbr
Mensagens: 12
Registrado em: 01 Jul 2017, 20:38

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por arsenalbr » 18 Abr 2018, 21:21

Pessoal, uma duvida, gostaria de saber se o talento mago de batalha pode ser comprado por um feiticeiro.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6430
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 18 Abr 2018, 21:30

Brann escreveu:Galerinha, tenho uma curiosidade bem interessante em relação a regra de destruição de itens.

Existe alguma regra ou opção adicional para a destruição de algum item de forma que deixem eles um pouco mais resistentes?
Não.

=========================================================================================================================================
arsenalbr escreveu:Pessoal, uma duvida, gostaria de saber se o talento mago de batalha pode ser comprado por um feiticeiro.
Não.
Imagem

Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por LordVrikolaka » 19 Abr 2018, 08:47

Khrjstjano escreveu:
LordVrikolaka escreveu:
Khrjstjano escreveu:Essa questão é interessante. Grandão fala em usar armas, não em possuir armas. É comum ver a interpretação de que ele não se aplica não apenas a arma naturais, mas também a Ataque Desarmado, mesmo que no mínimo esse último conste da tabela e lista de armas do capítulo Equipamentos. Vale ainda ressaltar que Foco em Arma serve para Desarmado e arma natural também, apesar do texto falar em armas.

Acho que nunca cheguei a falar isso aqui, mas mesmo que o texto de Grandão não seja 100% elucidativo para o caso, eu estou, pelos motivos citados acima, 95% inclinado a crer que ele aumenta do dano de Ataque Desarmado e armas naturais, da mesma forma que Foco em Arma aumenta o ataque dessas armas (todos casos de regras conforme pretendidas, não de conforme escritas). Mas isso não é 100% e tem chance de não ser a intenção dos autores. Uma pergunta direta a eles ainda pode resultar num "hoje não" do Cassaro, apesar da contradição clara dos casos que isto geraria. Não é sempre, mas certas respostas dele dão a impressão de buscarem mais cortar combos ou excessos do que dar coesão lógica ao sistema. Esse sempre pode ser um destes casos.
Então... Não. Pela descrição do talento, ele é bem claro:
Grandão
Você é anormalmente grande para sua raça.
Pré-requisitos: For 19, Con 19.
Benefícios: você é considerado uma categoria de tamanho maior para efeito de manobras de combate e armas que pode usar (por exemplo, uma criatura Média com este talento pode usar uma arma Grande sem penalidades, ou uma arma Enorme com uma penalidade de –4). Entretanto, você sofre as mesmas penalidades das criaturas Grandes: –1 nas jogadas de ataque e classe de armadura, –4 em testes de Furtividade.
Grifo meu. Sabe porque isso é relevante? Porque você não pode usar uma arma natural de tamanho maior que o seu. Não tem como, inclusive. Então um cara PODE usar uma espada grande Grande (que é uma arma que eu posso usar), mas não uma garra Grande, pq tu é médio, a tua arma natural é média e vem embutido em você, afinal, tu não é grande. Assim como não pode usar um ataque desarmado Grande porque tu é médio, tu não é grande.
Hã? :geek:

Não entendi o seu "Então... Não", pois tudo que você disse em seguida eu já havia sumarizado na frase "Grandão fala em usar armas, não em possuir armas." Note ainda o trecho "todos casos de regras conforme pretendidas, não de conforme escritas", caso interesse clarificar o ocorrido ou questionar algo. Me parece importante.
Okay. Isso é o que eu estou contestando:
Khrjstjano escreveu: É comum ver a interpretação de que ele não se aplica não apenas a arma naturais, mas também a Ataque Desarmado, mesmo que no mínimo esse último conste da tabela e lista de armas do capítulo Equipamentos. Vale ainda ressaltar que Foco em Arma serve para Desarmado e arma natural também, apesar do texto falar em armas.

Acho que nunca cheguei a falar isso aqui, mas mesmo que o texto de Grandão não seja 100% elucidativo para o caso, eu estou, pelos motivos citados acima, 95% inclinado a crer que ele aumenta do dano de Ataque Desarmado e armas naturais, da mesma forma que Foco em Arma aumenta o ataque dessas armas (todos casos de regras conforme pretendidas, não de conforme escritas).
O ponto que eu quis chegar é super simples: diferentemente de uma arma que tu pode empunhar uma de tamanho maior (afinal de contas, existem "espadas grandes Grandes"), você não tem como usar uma arma natural/desarmado de tamanho maior, simplesmente porque o único meio de aumentar uma arma natural/ataque desarmado via tamanho é tu sair do tamanho médio (fora implante, mas isso é um ninho de marimbondo que sinceramente eu nem quero mexer, e fugiria totalmente do escopo da indagação :lol: ), o que o talento não faz (por isso o grito de "que pode usar"). Não é como se estivesse escrito "você causa dano como uma categoria de tamanho maior", que daí sim, daria pra ter essa interpretação (e eu concordaria com ela inclusive). É "você pode usar armas de tamanho grande sem penalidade". Tu ainda é uma criatura de tamanho médio, logo, com ataque desarmado médio, e tá preso nele simplesmente porque não tem como arrumar "mãos/pernas/cabeça grandes" em termos de regra, fora Implante (e eu já falei que não vou mexer nesse ninho de marimbondo), ou aumentar o tamanho (o que meio que não faz diferença pro propósito da discussão...).

E sinceramente? Eu não acredito que isso seja RAI também, porque o talento foi republicado três vezes, cada uma das vezes de um jeito (Guia da Trilogia se não me falha a memória, Manual das Raças e Mundo dos Deuses), e em nenhuma das três vezes eles adicionaram esse trecho de aumentar Ataque Desarmado, o que seria simples de adicionar (a versão do mundo dos deuses inclusive, tem até menos caracteres que os outros, então era fácil de colocar um pequeno enxerto sobre isso na regra, e posso assumir que o Jamil pelo menos sabia dessa "área cinza" do talento e poderia colocar isso nele pra matar a dúvida de vez). Então por essas duas evidências que eu mostrei, acho que dá pra entender que, tanto por RAW quanto por RAI, ataque desarmado não deveria ser upado pelo Grandão.

Responder

Voltar para “Tormenta”