Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Aldenor » 23 Mar 2018, 14:55

Vitor Dias escreveu:finta pode ser usada a ate quantos metros de distancia? e quais condiçoes deixam ela impossivel de ser realizada?
A perícia Enganação não supõe distância, então eu acho que a finta funciona a qualquer distância desde que você esteja sendo visto perto o suficiente para ser relevante ao alvo.

Porém, me parece ser o caso de simplificação do texto que dá margem a situações diferentes. Em D&D 3.5 no que o TRPG foi baseado, a finta só podia ser feita em combate corpo-a-corpo, ou seja, tu tinha que tá colado no alvo.

Mas podemos ter boas cenas na finta à distância. Você só ganha alguma vantagem em fintar alguém de longe se tiver um ataque a distância relevante (já que gasta uma ação padrão ou de movimento com o talento Fintar Aprimorado para fazer a finta), lembrando que o ataque furtivo e talentos como Tiro Certeiro só funcionam em ataques até 9m.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Vitor Dias
Mensagens: 60
Registrado em: 06 Out 2016, 09:03

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Vitor Dias » 23 Mar 2018, 15:39

eu sempre pensei que era só adjacente msm, porem o talento truque do chapéu da a entender que se pode fintar a distancia...e sobre as condiçoes, quando se pode fintar ou nao, fica a cargo do mestre, precisa de liberdade de movimento? poder falar e ser visto? pode fintar agarrado? derrubado? cego? auhuahauhuahauh pergunto pois uma pj da mesa que narro foi feita focada em finta e seus talentos, e percebi que parece ter pouco suporte mecanico.....falando em talentos de fintar, eles acumulam entre si? quando vc faz um flerte estrategico alem do efeito do talento a finta ainda o deixa desprevenido e reflexos de combate funcionaria? não tem mesmo limite de uso e nem quem passa uma vez fica imune? se puderem me ajudar, desde ja agradeço :D

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Senimaru » 23 Mar 2018, 16:09

Fintar sem se mover ou ser visto é osso tbm né? Não vamos exagerar. Como vc vai fintar com alguém sem se mover ou ser visto por ele? Telepatia? HEUHEuEHuee. Mesma coisa cego, como voce vai fintar alguém sem saber onde esse alguém esta? Voce pode estar tentando finta a parede e nem sabe, haahahaha.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Aldenor » 23 Mar 2018, 16:29

Fintar faz parte de Enganação. Enganação pressupõe interação, então se o alvo tiver cego, ou sei lá, o fintador estiver incapaz de realizar ações (como é o caso de estar amarrado, que te deixa incapaz de agir, exceto por tentar se soltar), acho a finta não funciona.

Sobre acumular Flerte Estratégico, Insulto Sagaz e Panache, a regra não é muito clara, mas me parece que a intenção é dos efeitos funcionarem separadamente. Se tu fintar alguém, escolha o efeito de um dos seus talentos de fintar. Mas realmente, não tem nada escrito nesse sentido.

Vc tem que fintar o alvo para ativar o talento Flerte Estratégico, que vai dar -2 em jogadas (ataque e dano) e testes (perícias e resistências). Além disso, o alvo estará Desprevenido, o que ativa um ataque livre via Reflexos de Combate.

Quem passa em um teste contra a finta fica imune só àquela tentativa, tu pode tentar o engodo de novo na rodada seguinte ahahahaha.
parot07 escreveu:Dano Desarmado
Seu dano desarmado aumenta em uma categoria (o dano visto nesta tabela é para criaturas Médias; veja Equipamento para descobrir o dano de outros tamanhos).
No 4º nível, e a cada quatro níveis seguintes, seu dano desarmado aumenta ainda mais.

Visto isso do monge e do lutador, um personagem com arma natural (garra) com monge/ lutador 1 o dano da arma natural aumenta uma categoria de tamanho?
1d4 garra > 1d6 garra monge/lutador 1?
Não.
Ataque desarmado é uma coisa, arma natural é outra.
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 23 Mar 2018, 19:03

RickyMello escreveu:um ataque com arco com talentos tiro rápido + ataque duplo e com buffs dança excitante e velocidade da pra fazer 6 ataques? 4 ataques com -7 e 2 com -2
Não há confirmação textual, mas se Dança Excitante funciona como Tiro Rápido (e eu diria que dá pra confiar que seja sem grandes riscos de errar), serão 5 ataques. 1 normal, 1 extra de Tiro Rápido, 1 extra de Ataque Duplo, 1 extra de Dança Excitante e 1 extra de Velocidade.

=============================================================================================================================================================
Vitor Dias escreveu:falando em talentos de fintar, eles acumulam entre si?
Se duas fontes disserem algo como "faça uma finta; se for bem sucedido você não sei o que", usar cada uma usa uma ação distinta. Coisas que são usadas juntas em geral possuem textos semelhantes a "quando fizer tal coisa, você pode não sei o que lá".
quando vc faz um flerte estrategico alem do efeito do talento a finta ainda o deixa desprevenido e reflexos de combate funcionaria?
Essa questão é beeeeeeeeeem escorregadia e não vejo possibilidade de ter 100% de certeza. O que sabemos é que há uma ação chamada Fintar nas regras gerais e que possuí um efeito. Também sabemos que alguns talentos mandam fazer uma ação de Fintar e dizem que se você for bem sucedido algum efeito do talento acontece. Isso não necessariamente nega o efeito que ação de Fintar tem na regra geral de acontecer junto, mas é interessante notar a ausência de um trecho ao estilo "se for bem sucedido, além do efeito da finta, você também blablablá" que elucidaria o caso sem margem para dúvidas e costuma aparecer aqui e ali no sistema.

Eu também acho difícil de perceber muito bem a intenção dos autores através da leitura dos talentos. Se eu fosse apostar em algo, seria que em que nem lhes ocorreu que a leitura dos talentos como estão poderia suscitar essa dúvida.
não tem mesmo limite de uso e nem quem passa uma vez fica imune?
Se não diz que tem limite, não tem limite. Se não diz que fica imune, não fica.
Imagem

pcnovaes
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Abr 2017, 22:26

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por pcnovaes » 23 Mar 2018, 21:47

Fala gente, vim aqui pedir opiniões sobre essa regra sobre cozinhar que acabei de tirar do forno.

Com essa regra os jogadores vão poder tirar ingredientes dos monstros que encontrarem, em alguns casos sequer precisam matá-los. O jogador com Ofício: Cozinhar poderá usar esses ingredientes em um teste com CD igual a do monstro. Ele perde o ingrediente em caso de falha, mas com um sucesso o prato vai fornecer bônus para todo o grupo, dependendo dos ingredientes. Eu pensei em carne vermelha para força, de frango para destreza, peixe para constituição, porque é saudável. Frutas aumentam carisma, legumes inteligência e cogumelos aumentam sabedoria. Todos os bônus duram 4 horas. Os jogadores só podem cozinhar em um descanso longo, e só podem comer em um descanso curto ou longo. Essas comidas valem o dobro do dinheiro caso o jogador esteja usando a perícia como trabalho.
Superando a CD do teste em 5 o bônus dura 6 horas e a comida vale o triplo do normal. Superando a CD em 10 ou mais o prato fornece um bônus de +2 em outro atributo, dependendo do segundo ingrediente, também por 6 horas.

Exemplo: Um strogonofe de frango com champignon, mas ao invês de frango é cockatriz. Esse prato irá dar +2 de destreza para todos do grupo que comerem. Caso o cozinheiro consiga 9 no teste o bonus irá durar 6 horas. Caso tire 14, o grupo não receberá bônus de sabedoria, a menos que o "champignon" tambem venha de um monstro (um cogumelo anão) ou seja fantástico de alguma outra forma(crescendo em árvores de dríade, ou nas costas de golens).

Essa mecânica recompensaria jogadores que pegaram uma perícia "inútil" por roleplay, ajudaria grupos no inicio da aventura, e criariam várias situaões engraçadas com o grupo e npcs(você não pode fazer suco de feras-cactus!). Em níveis mais altos ela não atrapalha, não custa quase nada, e cria situações ainda mais engraçadas(como assim você quer comer o Aboleth?!)

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Senimaru » 24 Mar 2018, 02:45

Isso deveria estar em Fanfic e não aqui. Aqui apenas regra oficiais são discutidas.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

RickyMello
Mensagens: 50
Registrado em: 27 Nov 2017, 17:39

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por RickyMello » 24 Mar 2018, 13:41

criar obra-prima é só pro talento q peguei com pré-requisito(foco em perícia) ou qualquer oficio q eu tenha?

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Senimaru » 24 Mar 2018, 13:57

Qualquer oficio.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Atlas
Mensagens: 237
Registrado em: 24 Mar 2014, 12:40

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Atlas » 25 Mar 2018, 15:57

Duvida: Primatas( macacos, gorillas, etc...) podem usar armas? (assumindo que eles tenham inteligência para isso..)

Cavaleiros de tamanho pequeno podem receber um cão de guarda? O que ele vai fazer com um cavalo?

Responder

Voltar para “Tormenta”