Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Cornelius III
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Fev 2018, 23:19
Localização: Sophand

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Cornelius III » 10 Fev 2018, 12:03

Sobre o meio-dríade

Como fica a ficha oficial de Lisandra e outros personagens da história que são MDs?

Ela certamente vai ficar bem menos OP que esta agora, visto que a versão raça de MD é super nerfada em relação a versao modelo MD antiga. A ficha dela atualizada oficialmente é disponibilizada em algum lugar? Na minha aventura ela vai continuar com o modelo MD, mas só pra saber se posso achar a ficha oficial atual mesmo. =)
.
.
.
Se for pra cair, vou cair atirando.

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 10 Fev 2018, 12:18

Como fica vai depender dos autores, em sua mesa faça o que for razoável para você.

Provavelmente nada muda para Lisandra e o Guardião da Dungeon da Libertação de Valkaria, capaz de reciclarem o Modelo com outro nome para justificar o power creepy da Lili.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 10 Fev 2018, 12:37

Cornelius III escreveu:Antes de tudo, saudações

Buenas, eu ja navegava no forum antes mas só agora que fiz meu registro para me tornar um membo ativo da comunidade.
Bem vindo.
Estou mestrando algumas aventuras solo e queria criar um personagem que iria ajudar a ligar todas elas mas esse personagem é um dragão e, pelo o que eu pesquisei, nao tem nenhum complemento para criação de dragoes...
Exato.
...se nao existe, por que ainda nao foi feito?
Sugiro perguntar aos autores diretamente ou na Dragão Brasil (e-mail para dragaobrasil@jamboeditora.com.br com o título Pergaminho dos Leitores).
Mas como vou determinar magias conhecidas, pontos de magias, dano e CD da habilidade sopro e todas as outras habilidades naturais de dragoes?
Por conta própria. Como já dito, não há regras para criar dragões. No entanto, no Bestiário vol. 1, na página 36 consta uma lista de habilidades comuns de dragões. Com ela e as regras do Manual de Criação de Monstros, você pode criar seus próprios dragões.
Alem disso, quais as habilidades basicas que um dragao começa quando nasce?
Como dito acima, não há regras específicas para criações de dragões.

Criaturas criadas conforme o Manual de Criação de Monstros não têm valores fixos ou métodos para estabelecer os valores tais quais os existentes para jogadores, apenas tabelas que te permitem/sugerem escolher valores entre X e Y conforme certos parâmetros e te dão liberdade para criar criaturas muito poderosas ou bem menos poderosas. No final, você deverá avaliar a criatura baseado em parâmetros ainda bastante livres para estipular um Nível de Desafio para ela.
Elite?
Elite é um método de determinar habilidades de personagens jogadores, apenas, não de criaturas.
Acredito que eles tenham habilidades de base superiores as raças comuns.
Dragões não são uma Raça do sistema. Para as regras, eles não são nem mesmo um Tipo de Criatura. São algo que podemos comumente (e não em regras) chamar de espécie ou subtipo de Monstros. Monstros sim são um Tipo de Criatura. Monstros seguem as regras do Manual de Criação de Monstros, que como já dito, são bastante livres. Se você quer que seus dragões sejam superiores, isso apenas aumentará o Nível de Desafio deles.
o que eu procuro é algo do tipo:

Dragão:

Um dragão começa usando essas habilidades básicas: 19, 17, 15, 13, 12, 10

Habilidades

Sopro: dragões podem expelir um sopro que causa 1d6 pontos de dano por nível de uma das seguintes energias: fogo, ácido, gelo, etc. O sopro é um jato em cone de 9m bla bla bla

Imunidades: um dragao é imune a sono paralisia e a energia de seu sopro

RD: dragoes possuem uma couraça natural muito resistente. Dragoes de tamanho grande recebem RD1 +1 para cada categoria de tamanho maior que grande (para um máximo de +5, descomunal).

Magias: dragoes podem lançar magias. Sua habilidade chave para lançar magias é carisma. Um dragão ganha pontos de magia como um feiticeiro até o nível 20 (após esse nível para de ganhar pontos de magia). Para magias conhecidas, cada nível de monstro do dragão conta como 1/2 nível de feiticeiro e ele aprende 1 magia para cada dois níveis de monstro que possui (para um máximo de nível 40). Etc

E assim por diante, por exemplo.
Como já dito, o sistema não tem regras para criar dragões, especificamente. Só regras para criar criaturas, entre elas Monstros, e uma lista de habilidades comuns de dragões. O que você pode fazer é criar o seu (e somente seu) dragão com base nestas duas coisas (a regras para criar criaturas do tipo Monstro e a lista de habilidades comuns de dragões).
E outra, por que nao existe nenhum conteudo oficial sobre isso até hoje? O jogo ja esta muito bem desenvolvido e, como rpg, é natural que dragoes sejam os classicos viloes das aventuras (pelo menos um deles sempre aparece em grandes campanhas) entao fica a duvida, por que ainda nao existe nenhum material oficial sobre criaçao desse tipo especifico de monstro. Se ja existem as informaçoes necessárias para criar mortos-vivos, vampiros, constructos... por que nao dragões?
Vampiros são um Modelo, por isso há mais informações sobre eles. Quando algo é aplicável a jogadores, acaba vindo com mais informações.

Mortos-Vivos e Construtos são dois Tipos de Criatura, algo sobre o qual o Manual de Criação de Monstros atua.

Dragões não são comparáveis a nenhum destes. Não são nem um modelo, nem um Tipo de Criatura. Eles são comparáveis a Elementais, Lefeu, Diabos, Demônios e Gênios, por exemplo. Nenhum destes têm muitas informações específicas sobre eles, apenas uma lista de habilidades comuns e utilizam as regras do Manual de Criação de Monstros para serem criados. Dragões não são excluídos, você apenas os está comparando com casos que não são os deles.
Ja li o manual de criação de monstros, mas minha duvida vai um pouco mais alem... como vou saber os dados (d6, d8, d12...) de dano do sopro de um dragão criado?
Varia conforme a criatura que você criou e usará o dado que você escolheu, alterando com isso no máximo o Nível de Desafio da criatura que criou.
As habilidades sab, int e car nao sao especificadas no manual, como calcular as do meu dragão?
Como já dito, você escolhe conforme as tabelas do Manual de Criação de Monstros que te permitem/sugerem escolher valores entre X e Y conforme certos parâmetros e te dão liberdade para criar criaturas muito poderosas ou bem menos poderosas. No final, você deverá avaliar a criatura baseado em parâmetros ainda bastante livres para estipular um Nível de Desafio para ela.
Se um devoto de Kally é transformado em um dragão por motivos diversos, quais alterações eu deveria fazer na sua ficha (alem de aumentar sua categoria tamanho e modificar ela de acordo)?
Não há coisa tal qual "motivos diversos" para o sistema. Se ele foi transformado por algum item de regras existente no sistema, siga o item de regras. Cada item de regras do sistema que possa fazer algo assim normalmente terá suas regras.

Já se foi através de algo que não existe no sistema (o que é mais o caso de "motivos diversos"), o responsável pela inserção de tal elemento é o responsável por determinar como tal elemento funciona. Todos os créditos e responsabilidades pelo seu bom funcionamento recaem sobre tal pessoa.

A seção Improvisando, do capítulo O Mestre do Módulo Básico de TRPG dá algumas instruções para lidar com situações imprevistas pelo sistema, como a que você apresenta, no entanto. Ela sugere que você compare o que está tentando fazer com coisas parecidas que já existem no sistema.
Criar um dragão usando o manual não é o suficiente
Então TRPG não pode te ajudar. Nem nós.
o que eu faria em relação aos atributos "intelectuais" (sab, int e car), por exemplo?
Como já dito, criaturas criadas conforme o Manual de Criação de Monstros não têm valores fixos ou métodos para estabelecer os valores, apenas tabelas que te permitem/sugerem escolher valores entre X e Y conforme certos parâmetros e te dão liberdade para criar criaturas muito poderosas ou bem menos poderosas. No final, você deverá avaliar a criatura baseado em parâmetros ainda bastante livres para estipular um Nível de Desafio para ela.
Ou até, pegar os atributos elite e adicionar os pontos de hab que se ganha por nivel?
Como já dito, essa regra é para personagens jogadores. Se usá-la para um Monstro, seria uma regra da casa. Regras da casa são de responsabilidade de quem as cria, apenas e tão somente.
Se eu criasse um dragão (monstro nível 1 ou o nível minimo de monstro que um dragão pode ter, também nao especificado), quais os atributos de habilidades básicas que ele teria?
O nível mínimo para uma criatura criada através das regras do Manual de Criação de Monstros é 1. O Nível de Desafio, no entanto, pode ser menor. Me recordo de criaturas com ND 1/2 e 1/3. Talvez existam menores. Se você criar uma muito fraca, certamente teria que estipular algo como 1/4 ou menor.

Como já dito, as habilidades básicas das criaturas (mas não de dragões, em específico) são dadas/sugeridas em tabelas do Manual de Criação de Monstros e que, como já dito também, não trabalham com valores fixos, mas sim com uma associação com o Nível de Desafio da criatura criada.
Com que frequencia de nível ele aumentaria sua categoria de tamanho...
Não há relação entre nível e tamanho.
como calcular uma possivel RD ou cura acelerada que o dragão poderia adquirir com o seu aumento de poder (ainda que estas nao sejam habilidades para dragoes comuns)?


Você não calcula. Você escolhe e modifica o Nível de Desafio da criatura de acordo.
Enfim, esse é o tipo de problema que eu me deparo quando tento fazer esse dragão.
Construir fichas de criaturas é bem trabalhoso. Mas o que você quer, pelo que se abstrai do que diz, não é criar uma criatura, mas sim criar regras para criação e desenvolvimento de dragões. O sistema não tem tal coisa. Se criar tais regras, elas serão regras da casa sua e serão conforme você desejar. A responsabilidade por seu bom ou mal funcionamento será só sua.
Se existir respostas oficiais para minhas duvidas eu gostaria de saber, apenas isso.
Algo que me recordo agora, foi de alguém certa vez perguntar se TRPG receberia um livro parecido com um tal Draconomicon, ou coisa assim, de D&D. Acho que foi num hangout dos autores. Lembro vagamente da resposta ser algo tal qual "é legal, mas há outras prioridades". Isso na época. No entanto, eu não diria que algo mudou nesse sentido, atualmente.

De qualquer forma, isso é tudo de que me recordo ser mencionado sobre dragões em específico e regras para eles. Me parece que o assunto não gera tanto interesse como você talvez possa esperar. Se gera, não é algo que eu possa ter percebido.
Imagem

zeraider
Mensagens: 7
Registrado em: 09 Fev 2018, 07:27

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por zeraider » 10 Fev 2018, 20:54

Olá, boa noite!

Tenho uma duvida que muito provavelmente já foi respondida em algum lugar deste fórum e da internet, mas infelizmente não consegui encontrar... Então me desculpem se lhes incomodo com isso!

No caso é apenas uma duvida rápida sobre a rajada de golpes de monge. Pela minha interpretação da descrição do talento, toda vez que realizar o ataque desarmado ou arma de monge, posso realizar uma rajada de golpes.

Então, caso eu tenha o talento ataque duplo, eu poderia usar o ataque normal, 1º rajada de golpes, o segundo ataque do talento ataque duplo, e 2º rajada de golpes?
Eventualmente se realmente puder fazer isso, terei -7 ou -9 de ataque em todos os ataques? Ou realmente a rajada de golpes só é possível ser utilizada apenas 1 vez por turno?

Agradeço desde já!

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6436
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 11 Fev 2018, 01:23

zeraider escreveu:No caso é apenas uma duvida rápida sobre a rajada de golpes de monge. Pela minha interpretação da descrição, toda vez que realizar o ataque desarmado ou arma de monge, posso realizar uma rajada de golpes.
Pode "fazer um ataque adicional", é o que a habilidade diz.
Então, caso eu tenha o talento ataque duplo, eu poderia usar o ataque normal, 1º rajada de golpes, o segundo ataque do talento ataque duplo, e 2º rajada de golpes?
Segundo o Guilherme, Rajada dá apenas 1 ataque adicional por rodada, não importa o quê. Você pode ler sobre isto em seu artigo Ataques Múltiplos, no site da Jambô.
Imagem

Avatar do usuário
Majinplays
Mensagens: 21
Registrado em: 25 Jul 2017, 15:10

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Majinplays » 11 Fev 2018, 22:32

O talento regional Artes Marcias é oficial?

Você vem de uma terra aonde a população treina técnicas de combate apenas como exercício físico, sendo assim você estará sempre preparado para defender-se de mãos vazias. Voce ganha a habilidade Dano Desarmado, se o personagem já possui-la ela aumenta em uma graduação

Se for, em que livro posso encontrá-lo?

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Lord Seph » 12 Fev 2018, 08:05

Até onde eu saiba não existe tal talento regiomal.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
diabreu
Mensagens: 42
Registrado em: 19 Abr 2016, 13:21
Localização: Hellcife, PE
Contato:

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por diabreu » 12 Fev 2018, 17:30

Dúvida, um paladino caído que resolva se tornar um Algoz da Tormenta, há algo similar a tabela de conversão dos níveis de paladino do algoz normal?

"Paladinos Caídos

Um personagem com níveis de paladino que se torne um algoz perde todos os seus poderes de paladino, mas recebe os seguintes poderes adicionais, de acordo coma quantidade de níveis de paladino que tinha

1 a 2: um uso diário adicional de destruir o bem.

3 a 4: cura pelas mãos (mas só pode ser usada no algoz ou em seu corcel infernal).

5 a 6: arma de destruição (os ataques corpo-a-corpo do algoz contam como armas mágicas Malignas).

7 a 8: armadura do terror (+2 na classe de armadura).

9 a 10: poder profano (uma vez por dia, pode gastar uma ação padrão para receber +4 nas jogadas de ataque e dano por um minuto).

11+: pode trocar níveis de paladino por níveis de algoz permanentemente. Por exemplo, um paladino 15 pode se tornar um paladino 5/algoz 10.
"

Isso é do Algoz normal. Sei que não tem nada no Algoz da Tormenta, mas se tem um lugar pra tirar essas dúvidas... :lol:
"Agora vocês todos conhecerão
os bardos e suas canções
Quando as horas se passaram
Eu fecharei meus olhos
Em um mundo distante
Nós poderemos nos encontrar novamente
Mas agora ouça minha canção
Sobre a aurora da noite
Vamos cantar a canção dos bardos"


(The Bard's Song - Blind Guardian)

Avatar do usuário
Cornelius III
Mensagens: 46
Registrado em: 08 Fev 2018, 23:19
Localização: Sophand

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por Cornelius III » 12 Fev 2018, 18:10

diabreu escreveu:Dúvida, um paladino caído que resolva se tornar um Algoz da Tormenta, há algo similar a tabela de conversão dos níveis de paladino do algoz normal?

"Paladinos Caídos

Um personagem com níveis de paladino que se torne um algoz perde todos os seus poderes de paladino, mas recebe os seguintes poderes adicionais, de acordo coma quantidade de níveis de paladino que tinha

1 a 2: um uso diário adicional de destruir o bem.

3 a 4: cura pelas mãos (mas só pode ser usada no algoz ou em seu corcel infernal).

5 a 6: arma de destruição (os ataques corpo-a-corpo do algoz contam como armas mágicas Malignas).

7 a 8: armadura do terror (+2 na classe de armadura).

9 a 10: poder profano (uma vez por dia, pode gastar uma ação padrão para receber +4 nas jogadas de ataque e dano por um minuto).

11+: pode trocar níveis de paladino por níveis de algoz permanentemente. Por exemplo, um paladino 15 pode se tornar um paladino 5/algoz 10.
"

Isso é do Algoz normal. Sei que não tem nada no Algoz da Tormenta, mas se tem um lugar pra tirar essas dúvidas... :lol:
Olá :)

Bem, de acordo com as regras, essa tabela apenas se aplica a paladinos que se tornem Algozes. Algoz da Tornenta é um classe totalmente diferente, a unica semelhança é o "Algoz" no nome kk, entao um paladino que se torne algoz da tormenta por corrupção, contato com um lefou de alta casta (lakael, por exemplo), etc perde todas as suas habilidades especiais de paladino como destruir o mal.

Visto que a classe de prestigio do Algoz é para ser uma versão maligna de paladinos comuns, existe esse mecanismo de transferencia de níveis. Enquanto isso, o Algoz da Tormenta é uma classe diferente. Um paladino com destruir o mal que se torne Algoz da Tormenta não vai receber "destruir o bem" como habilidade ou começar a lançar energia negativa pelas mãos. Então um paladino que se torne Algoz da Tormenta conserva apenas seus PVs, BBA, etc, mas perde todas as habilidades de paladino que tinha antes.

Espero que eu tenha respondido a tua duvida corretamente se eu interpretei direito, senao me corrijam.
.
.
.
Se for pra cair, vou cair atirando.

leondrax
Mensagens: 94
Registrado em: 19 Ago 2017, 00:41

Re: Discussão e Dúvidas de Regras

Mensagem por leondrax » 13 Fev 2018, 22:04

pra questões de continuidade de magias em CDPs bardos são considerados conjuradores divinos ou arcanos?

Responder

Voltar para “Tormenta”