Tem muita coisa que se pode falar sobre esse assunto, mas vou tentar ser sucinto... Considere coisas como:Demantos escreveu: ↑08 Dez 2018, 21:09Pessoal, preciso de ajuda de vocês.
Eu narro Tormenta RPG já há alguns anos e tudo sempre correu bem sempre nas minhas aventuras: terminava minhas aventuras, o pessoal se divertia... Sempre foi divertido. O problema agora é que todos eles aprenderam a combar, e isso tem se tornado um problema muito grande nas minhas mesas em virtude dos absurdos que são feitos dentro das regras.
Hoje mesmo eu estava narrando uma aventura na guerra artoniana e um dos meus jogadores tinha feito um goblin de oitavo nível, engenhoqueiro, que dava danos absurdos. Ele tinha um ataque com lâmina invisível e toque vampírico com base naquelas engenhocas goblin, e o absurdo é que ele dava danos extremamente altos. Por mais npcs poderosos que eu colocasse para enfrentar eles (eu coloquei um ND 12, acompanhado de 1 ND 11 e mais 4 unidades de ND 4 para um grupo de ND 8), ainda assim era pouco diante do poderio desse personagem especificamente, além de outros, como por exemplo um armador farsante(ou seria trapaceiro arcano?) que usava sua enganação absurda para usar magia (que não era magia), e para o NPC resistir com intuição ou um teste de vontade ficava complicado, eles sempre falhavam. Isso tudo me fez pensar no seguinte: eu não sou um mestre que comba e eu não sei como fazer isso. Eu gosto de criar background de personagens, eu gosto de falar sobre o cenário, o universo ao redor dele, mas eu não consigo fazer um personagem combeiro, um personagem que faça uso todas as regras para dar danos absurdos e tudo mais. Não é da minha cultura. Jogo RPG desde 1999 - vai fazer 20 anos - e nunca tive paciência para criar personagens dessa maneira.
Agora eu estou em um entrave. Eu não sei como lidar com esses jogadores que estão tirando tanto do sistema a ponto de criar um personagens completamente combados. Para vocês terem uma ideia, um dos meus jogadores considerou narrar e começou com personagens de 15º nível. O jogador que estava narrando reclamou que os dois bestiários não eram suficientes para conter aqueles personagens (palavras dele e não minhas. Eu não joguei, então não posso atestar isso). Era uma espécie de PVP, arena. Isso me deixou preocupado, e quando eu eu narrei essa aventura na guerra artoniana contra os puristas de Yuden (uma side Quest na campanha que eu narro desde o 1º nível), constatei o quão absurdos esses personagens ficaram. Como é que eu devo lidar com esses personagem tão combados, porém, dentro das regras, para que os desafios que eu preparo durante a semana - e olha que eu passo uma ou duas horas por semana para poder preparar o que eu vou narrar final de semana - para chegar um jogador e com 7 ataques por turno destruir os NPCS como se fossem nada. Eu acredito que a diversão no geral seja prejudicada.
Agradeço se vocês puderem me ajudar.
1) Trocar de sistema. Parece que você se divertiria e adequaria mais com um sistema mais pé no chão. Eu recomendaria D&D 5e. Tormenta RPG permite personagens bem mais parrudos já nos primeiros níveis e nos altos a coisa pode escalar bastante mesmo.
2) Tentar criar combates onde as estatísticas dos personagens e seus inimigos importem menos. Criar monstros próprios facilita. Criar inimigos humanos com regras para monstros também. Criar um inimigo imune a dano e magias que só pode ser derrotado se for imobilizado e asfixiado é o tipo de coisa fácil de fazer, você nem precisa de estatísticas quaisquer, e é uma batalha bem criativa e complexa, especialmente se ele tiver boa locomoção. Em suma, criatividade com coisas simples é melhor do que explorar o sistema.
3) Pensar se você precisa mesmo se importar com os desafios. Se o que te importa é contar histórias, background, etc, e seus jogadores não estão incomodados com o fato de derrotarem facilmente os inimigos, não há motivo para se preocupar. Ao menos por hora.
4) "Dentro das regras" não garante a-b-s-o-l-u-t-a-m-e-n-t-e n-a-da. Se jogar dentro das regras está acima de tudo em uma mesa, sinto informar, mas está mesa está f-u-d-i-da! Se o que você quer é um jogo divertido pra todo mundo, inclusive você, "dentro das regras" tem que estar sempre abaixo de "divertido pra todos". SEMPRE! Se você quiser as duas coisas, sinto informar, mas elas são conflitantes. Em muitos momentos uma vai ferrar a outra.
5) Se os combates de uma mesa podem ser descritos como PVP arena, não é só um problema de combos ou sistema. O mestre está falhando feio também. Porque não é mais uma questão das estatísticas e capacidades dos jogadores e dos inimigos. O mestre não está sabendo criar combates orgânicos, nem usar organicamente os inimigos dentro da história. Mesmo que um combate seja facilmente vencido por jogadores inteligentes, estratégicos, sortudos ou combeiros, se o combate é orgânico ele não vai poder ser descrito como PVP arena. Essa descrição revela uma forma simplória de conduzir essa parte importante de uma história que são seus combates. E esta simplicidade é que é o maior problema de todos!