1 -A magia Tempestade Glacial causa 3d6 pontos de dano de esmagamento e 2d6 pontos de dano de gelo, mais 1/2 nível do conjurador. Suponha que eu tenha nível 8, +8 de Carisma e Magia Caótico (Feiticeiro de linhagem caótica). Então eu rolo 10 pontos de esmagamento e 7 de gelo ao atacar um Vampiro, que possuem Resistência a gelo 10. Quanto ele vai levar de dano? (Obs: meu grande problema vem do fato de que não faço a mínima ideia se os 16 pontos de dano do nível e Carisma são de esmagamento, gelo ou se são divididos igualmente entre os dois... Até porque os dados da magia não são divididos igualmente também...)
Divide os pontos de dano de bônus igualmente entre gelo e esmagamento. Claro, se o cara quisesse ser
muito chato em termos de regra, poderia dividir na proporção de 3/5 para esmagamento e 2/5 para gelo, mas... Convenhamos! É muita complicação para pouco efeito prático na mesa.
2 - Se um Guerreiro Pobre usar um tomo (ou um Desejo) para aumentar um valor de habilidade, ele perde suas habilidades de classe por 1 mês apenas, ou para sempre?
Se o bônus dura para sempre, ele perde as habilidades para...
(e sim, a resposta é "para sempre", para qualquer apelão de plantão)
3 - Tatuagens mágicas iguais acumulam entre si? Imagino que não, mas vai que... Se for pra comprar uma de um tatuador, o preço do XP será de 5 TO para cada 1 de XP, certo?
Não acumulam. Sim para o preço.
4 - Qual o nível da magia Emanações da Paz, do Guia da Trilogia? Na descrição dela diz que é nível 1, mas na ficha da Nichaela diz que é nível 2. Pelo que ela faz, eu acredito que a ficha esteja correta, mas qual a verdade?
É nível 2. Erramos na descrição da magia.
5 - Penalidades e condições impostas por magias acumulam livremente? (Ex: se eu usar Emanações da Paz 2 vezes para causar -4 de penalidade, ou Toque da Fadiga 3 vezes para desmaiar o alvo.)
Não, não acumulam. Assim como bônus.
6 - Considere as seguintes situações:
- A habilidade Faro diz que ela detecta a presença de criaturas.
- Magias de detecção, como Detectar Magia por exemplo, tem um funcionamento bem claro. Na primeira rodada detectam a presença de algo. Na segunda, detectam a quantidade deste algo. E na terceira, detectam a localização e intensidade deste mesmo algo.
- O talento Faro Discriminatório (Manual das Raças) diz que Faro não detecta a quantidade de criaturas.
- Na sessão Condições do capítulo O Mestre do Módulo Básico de TRPG, na condição Invisível, é dito que Faro anula invisibilidade.
Pergunta: como? Faro não detecta a localização (ou mesmo a quantidade) das criaturas, logo é impossível que este trecho esteja correto. Faro só vai te deixar ciente de que tem um cara perto de você, mas não vai te possibilitar saber onde, e portanto não vai anular qualquer penalidade que invisibilidade lhe cause. Correto?
Faro não anula invisibilidade, de fato. Faro é um pouco confuso no Sistema d20, porque tem algumas descrições incompatíveis. O que eu considero é que faro te permite saber onde está o inimigo (e, portanto, atacá-lo), mas não anula a penalidade de camuflagem total (isto é, os 50% de chance de errar).
7 - Essa dúvida é meio complexa, e fruto de um entendimento que eu formei há muito tempo, enquanto lia as regras de TRPG...
– As regras para contramágica dizem que devo preparar uma ação. E que quando o inimigo conjurar uma magia, devo conjurar a mesma magia que ele.
– Já a regra para preparar uma ação diz que a minha ação acontece em reação à circunstância escolhida.
- A regra para Reações diz que ela acontece antes da outra coisa.
Então na hora que eu fizer a contra mágica, eu tenho um problema: o adversário ainda não fez a magia dele, logo eu não sei que magia devo soltar para anular a dele (afinal não sou vidente e nem Jedi). O que nos joga para ainda outro item:
- A regra para Identificar Magia diz que, com o teste descrito nela, é possível identificar uma magia antes que ela seja efetivamente conjurada.
Logo, para fazer uma contramágica eu não tenho só que preparar uma ação e soltar a mesma magia do adversário. Também tenho que fazer o teste para saber que magia ele fará, para pode soltar a mesma magia que ele.
Pergunta: "Pelas regras conforme estão escritas, essas coisas todas são claramente necessárias, mas era a intenção de quem bolou a regra para contramágicas fazer algo tão complexo, ou apenas não perceberam tais implicações?"
É assim mesmo. Para fazer uma contramágica, tu tem que preparar uma ação. Daí, quando o inimigo for lançar uma magia, tu faz um teste de Identificar Magia. Se passar, tu descobre que magia ele está conjurando (pelos gestos, palavras mágicas, etc.) e pode lançar um feitiço igual para anulá-lo. É difícil? Sim, mas existem maneiras de simplificar. Por exemplo, o talento Contramágica Aprimorada permite usar qualquer magia como contramágica (desde que seu custo seja igual ou maior que o custo da magia a ser anulada), o que na prática também elimina a necessidade do teste de Identificar Magia.
8 - Você já disse mais de uma vez que as regras para Forma Selvagem são bem simples em TRPG, algo que eu aprovo. Mas ao que parece, elas deixam muita gente perdidaça quanto ao que se pode fazer com ela, em especial os mais criativos (algo positivo) e os mais apelões (algo questionável). Uma questão recorrente são os desdobramentos dos seguinte trechos: "suas estatísticas não mudam" e "qualquer roupa ou equipamento que esteja usando é absorvido pela forma selvagem". Por isso, quero propor 3 perguntas sobre um personagem aqui que deve esclarecer várias questões sobre este assunto. Considere que meu Druida possui:
- Combater com Duas Armas Maior (só pra não ter penalidades)
- Use uma clava e uma besta leve de repetição
- Possua o talento Ataque Duplo para cada uma destas armas, as quais possuem o poder especial velocidade (só pra não ter penalidades)
8.1 Em sua forma normal este personagem tem 4 ataques por turno, 2 com cada arma. Já que suas estatísticas não mudam, ele continua podendo fazer 4 ataques por turno quando se transformar em um animal qualquer? (No caso, todos os ataques seriam corpo-a-corpo, já que bestas podem ser usadas nesta distância também.)
Sim.
9 - Forma Selvagem diz que eu posso virar uma criatura desconhecida. Então eu posso virar algo como um animal que dispara espetos das costas, e continuar fazendo os ataques referentes à besta mesmo a grandes distância, correto? (No caso, o tempo de recarga poderia até representar o tempo para o animal repor seus espetos, e a munição seu limite de reposição.)
Sim.
10 - Se ao usar Forma Selvagem eu escolher a habilidade Garras e Presas, além dos 4 ataques acima, posso ainda fazer mais 3 com a penalidade de -4 por atacar com armas naturais, totalizando 7 ataques, correto?
Não, porque tu ainda tem uma limitação de mãos. O jeito mais fácil de entender a mecânica de Forma Selvagem é separá-la completamente da descrição. Em termos de regras, ao escolher garras e presas, tu continua igual para todos os propósitos, com exceção de que ganha esses ataques naturais. Mas nada diz que um cara com garras pode atacar com as garras E com uma arma empunhada. Então não pode.
Mas no geral teu entendimento da habilidade está muito bom, inclusive o exemplo do bicho que atira espinhos para justificar os ataques de besta. ; )
PS: pessoal, desculpem a demora para responder. Não abandonei o fórum, mas agora no fim do ano estamos correndo com vários lançamentos, então o tempo fica escasso. Por favor não coloquem mais que três perguntas por post, assim respondo mais rápido e todo mundo tem uma chance de perguntar.