Dúvidas de regras (tópico oficial)

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 30 Dez 2013, 13:27

Zanryuga escreveu:Em relação ao tempo de duração da fadiga e a exaustão, por exemplo, a habilidade trocação diz que o Lutador fica fatigado ao falhar no teste de fortitude, mas não encontrei a duração da fadiga, nem na descrição da mesma, nem na habilidade do Lutador. Quanto tempo dura a fadiga?
Se não tem nada dizendo o contrário*, fadiga e exaustão duram até o personagem ter um tempo razoável de descanso. Ou seja, até o fim da cena.

*Alguns casos específicos têm regra para quando a fadiga termina. Por exemplo, fadiga por fome só passa se o personagem consegue se alimentar direito.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
diegofs2004
Mensagens: 74
Registrado em: 21 Dez 2013, 19:36

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por diegofs2004 » 30 Dez 2013, 13:52

Por favor, poderia me informar se existem regras para quando um personagem deixa de cumprir prerequisito para determinada classe? Meu humano com um capitao do reinado elfo aprende a ser um arqueiro arcano e depois o capitao morre. Como fica?

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 31 Dez 2013, 12:09

diegofs2004 escreveu:Por favor, poderia me informar se existem regras para quando um personagem deixa de cumprir prerequisito para determinada classe? Meu humano com um capitao do reinado elfo aprende a ser um arqueiro arcano e depois o capitao morre. Como fica?
Um personagem que perca os pré-requisitos de uma classe de prestígio não pode mais subir de nível nela.

O Skip Williams (pra quem não conhece, o maior guru de regras da época do Sistema d20), sugeria a seguinte regra opcional: um personagem que perca os pré-requisitos de uma classe de prestígio, além de não poder mais subir de nível nessa classe, perde todas as habilidades especiais dela. Ele não perde bônus base de ataque e pontos de vida, mas o resto sim.

Fica a critério do mestre qual versão usar. A segunda é mais "anticombos".

Note que talentos são diferentes: um personagem que perca os pré-requisitos de um talento perde os benefícios dele.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Zanryuga
Mensagens: 8
Registrado em: 18 Dez 2013, 12:08

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Zanryuga » 31 Dez 2013, 12:18

No caso da habilidade de forma selvagem do druida, ele absorve todos os equipamentos, mas ele ainda continua com a mesma CA como se estivesse de armadura?

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 02 Jan 2014, 14:47

Zanryuga escreveu:No caso da habilidade de forma selvagem do druida, ele absorve todos os equipamentos, mas ele ainda continua com a mesma CA como se estivesse de armadura?
Sim.

A forma selvagem de Tormenta é mais abstrata, mas ter uma ficha para cada tipo de animal era MUITO complicado.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Zanryuga
Mensagens: 8
Registrado em: 18 Dez 2013, 12:08

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Zanryuga » 02 Jan 2014, 14:53

E no caso dos ataques na "Forma Selvagem" do druida:

Como as armas também são absorvidas, se eu não escolher a habilidade "Garras e Presas" eu não terei nenhum ataque corpo-a-corpo?

Por exemplo, com um druida nivel 5 eu me transformei em um Selako, e escolhi a habilidade "Nadar 9m", mas não podia combater, pois não tinha o talento "Magia Natural" para conjurar e teoricamente também não tinha nenhum ataque, mesmo sendo um tubarão com a boca cheia de dentes...

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 02 Jan 2014, 15:14

Zanryuga escreveu:E no caso dos ataques na "Forma Selvagem" do druida:

Como as armas também são absorvidas, se eu não escolher a habilidade "Garras e Presas" eu não terei nenhum ataque corpo-a-corpo?

Por exemplo, com um druida nivel 5 eu me transformei em um Selako, e escolhi a habilidade "Nadar 9m", mas não podia combater, pois não tinha o talento "Magia Natural" para conjurar e teoricamente também não tinha nenhum ataque, mesmo sendo um tubarão com a boca cheia de dentes...
Você pode interpretar que um druida de nível 5 não consegue se transformar em um tubarão, apenas em um peixe inofensivo.

Ou pode chorar com o mestre: como um tubarão tem uma penalidade (não respira fora d'água), pode ganhar um ataque de mordida em troca.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6434
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Khrjstjano » 02 Jan 2014, 15:30

Dúvida: Aprimoramentos de mestre armeiro acumulam com as versões mágicas equivalentes ou talentos semelhantes? Por exemplo, se a arma for da Recarga Rápida e você tiver o talento Rapidez de Recarga uma arma com recarga como Ação Padrão passaria para Ação Livre? Ou se for Afiada por aprimoramento mágico e melhoria tecnológica, triplicaria a margem de ameaça?

Motivo da dúvida: no primeiro caso por que é um caso de item mágico + item mundano, e no segundo porque Pistola ficaria praticamente igual a arcos, mas achei tudo muito estranho...
Imagem

Avatar do usuário
Guilherme
Administrador
Mensagens: 131
Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32
Localização: Tiberus, Império de Tauron
Contato:

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Guilherme » 03 Jan 2014, 09:10

Khrjstjano escreveu:Dúvida: Aprimoramentos de mestre armeiro acumulam com as versões mágicas equivalentes ou talentos semelhantes? Por exemplo, se a arma for da Recarga Rápida e você tiver o talento Rapidez de Recarga uma arma com recarga como Ação Padrão passaria para Ação Livre? Ou se for Afiada por aprimoramento mágico e melhoria tecnológica, triplicaria a margem de ameaça?

Motivo da dúvida: no primeiro caso por que é um caso de item mágico + item mundano, e no segundo porque Pistola ficaria praticamente igual a arcos, mas achei tudo muito estranho...
Talentos se acumulam com aprimoramentos e com magia, mas aprimoramentos não se acumulam com magia. São só jeitos diferentes de se chegar ao mesmo efeito.
Manual do Combate, página 60 escreveu: Aprimoramentos para Armas e Armaduras
Em Arton, itens mágicos são escassos. Contudo, as nações do Reinado e do Império de Tauron têm grandes artesãos. E eles são capazes de feitos incríveis, como armas extremamente afiadas ou armaduras muito pesadas, mas projetadas para não atrapalhar o usuário.
O livro básico Tormenta RPG traz armas, armaduras e escudos obras-primas. Esta seção traz novos aprimoramentos para estes itens. Bônus por aprimoramentos não são cumulativos entre si ou com magia — assim, uma espada longa magistral +1 fornece +2 nas jogadas de ataque e +1 nas jogadas de dano.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Zanryuga
Mensagens: 8
Registrado em: 18 Dez 2013, 12:08

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mensagem por Zanryuga » 03 Jan 2014, 09:11

Um personagem que tenha "Ataque Critico Aprimorado" irá dobrar a margem de ameaça de uma arma, mas no caso de uma Alfange de Mitral e "Precisa" que tem +2 de margem de ameaça, como o talento não soma com outros modificadores de margem de ameaça, a arma iria ter margem de ameaça de 13-20/x2?

Trancado

Voltar para “Tormenta”