KamuiKisaragui escreveu:Quanto e a RD e os PV adicionais por cada material especial (por exemplo uma katana Aço-rubi ou uma Katana de adamante...) ?
Boa pergunta! Vou aproveitá-la para repassar as regras de objetos.
Quebrando Objetos
Tormenta não é como aqueles games em que não dá pra destruir o cenário. Aqui, dá pra destruir de tudo! O primeiro passo é acertar o objeto. Para isso, você precisa saber a classe de armadura dele.
Classe de Armadura
Um objeto imóvel tem CA 5 + seu modificador de tamanho. Um objeto em movimento tem CA 10 + seu modificador de tamanho. Para um objeto sendo carregado por outra criatura, veja a manobra separar (
Tormenta RPG, Capítulo 9).
Redução de Dano e Pontos de Vida
OK, você acertou o objeto. Mas objetos são mais duros que pele de goblin! Objetos têm redução de dano de acordo com seu material, e pontos de vida de acordo com seu material e tamanho.
Material --- Redução de Dano --- Pontos de Vida
Papel, corda, tecidos, panos, vidro --- 0 --- 1 PV por cm de espessura
Couro --- 2 --- 1 PV por cm de espessura
Madeira --- 5 --- 5 PV por cm de espessura
Pedra --- 8 --- 10 PV por cm de espessura
Metal, madeira Tollon --- 10 --- 15 PV por cm de espessura
Aço-rubi, adamante, matéria vermelha, mitral --- 20 --- 20 PV por cm de espessura
Exemplos de objetos escreveu:
Exemplo --- Tamanho e Material --- CA --- RD --- PV
Poção --- Ínfimo, vidro --- 13 --- 0 --- 1
Pergaminho --- Diminuto, papel --- 9 --- 0 --- 1
Corda --- Mínimo, corda (2 cm de espessura) --- 7 --- 0 --- 2
Livro --- Mínimo, papel (5 cm de espessura) --- 7 --- 0 --- 5
Corrente --- Mínimo --- 7 --- 10 --- 2
Cadeira --- Pequeno, madeira, madeira --- 6 --- 5 --- 5
Barril --- Médio, madeira, madeira (2 cm de espessura) --- 5 --- 5 --- 10
Porta de madeira --- Grande, madeira (2 cm de espessura) --- 4 --- 5 --- 10
Porta de pedra --- Grande, pedra (6 cm de espessura) --- 4 --- 8 --- 60
Porta de ferro --- Grande, metal (4 cm de espessura) --- 4 --- 10 --- 60
Para armas, armaduras e escudos, use as estatísticas abaixo, que já vem prontas. Para itens desses tipos feitos de material especial, ajuste a RD (de 5 para 10, no caso de madeira para madeira Tollon, ou de 10 para 20 para armas de aço para aço-rubi, adamante, matéria vermelha ou mitral) e duplique os pontos de vida.
Estatísticas de Armas, Armaduras e Escudos escreveu:
Exemplo --- RD --- PV
Arma leve de madeira (machadinha) --- 5 --- 2
Arma de uma mão de madeira (clava) --- 5 --- 5
Arma de duas mãos de madeira (arco longo) --- 5 --- 10
Arma leve de metal (adaga) --- 10 --- 2
Arma de uma mão de metal (espada longa) --- 10 --- 5
Arma de duas mãos de metal (espada táurica) --- 10 --- 10
Escudo leve --- 5 --- 10
Escudo pesado --- 10 --- 20
Armadura leve --- 5 --- 20
Armadura média --- 10 --- 30
Armadura pesada --- 10 --- 40
Obviamente, exceções existem. Um objeto de metal tem 15 PV por cm de espessura, mas a corrente da tabela acima tem apenas 2. Por que? Porque consideramos que esse é o dano necessário para partir a corrente — ou seja, quebrar um elo. Normalmente, quando alguém "ataca" uma corrente, é isso que quer fazer, não realmente destruir
toda a corrente. Por isso os PV menores. O importante é que, a partir dessas informações e da tabela de exemplo, o mestre deve conseguir julgar qualquer coisa mais esquisito que surja durante a sessão.
Itens mágicos
Itens mágicos têm o dobro dos pontos de vida de um objeto normal do mesmo tipo, e um bônus na RD conforme sua aura: RD +5 para aura tênue, RD +10 para moderada e RD +15 para aura poderosa.
Testes de Resistência
Às vezes, objetos são alvos de ataques especiais, que pedem um teste de resistência. Objetos normais e "soltos" (que não estejam com um personagem) nunca fazem testes de resistência; eles falham automaticamente.
Objetos feitos de materiais especiais ou mágicos e soltos fazem testes de resistência com os seguintes bônus: +2 (material especial ou mágico com aura tênue), +5 (mágico com aura moderada) e +10 (mágico com aura poderosa).
Objetos que estejam com um personagem usam o bônus de resistência do personagem (no caso de objetos feitos de materiais especiais ou mágicos, eles podem usar seu próprio bônus, se ele for melhor).