Dúvidas de regras (tópico oficial)


Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!

Avatar do usuário

Mensagens: 394

Registrado em: 19 Dez 2014, 17:38

Mensagem 20 Dez 2014, 12:41

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

É possível usar Aprimorar Familiar num Lacaio Funesto?
Imagem
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 20 Dez 2014, 15:01

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Behemothv2 escreveu:É possível usar Aprimorar Familiar num Lacaio Funesto?

Sim. Exceto pelo que é dito especificamente na habilidade Lacaio Funesto, o esqueleto conta como um familiar.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 16361

Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13

Localização: Curitiba, PR

Mensagem 20 Dez 2014, 15:22

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

1. Se um Guerreiro Pobre perder sua única arma/armadura (que em determinada altura é mágica), o ladrão obtém um item mágico, ou só é mágico pro Guerreiro Pobre?
2. O Guerreiro Pobre pode arrumar outra arma/armadura e "magificar" automaticamente a nova arma/armadura? Como se daria esse processo?
3. Pode alterar os bônus da arma/armadura anterior perdida ou roubada?
Personagens de PbFs
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 20 Dez 2014, 17:14

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Aldenor escreveu:1. Se um Guerreiro Pobre perder sua única arma/armadura (que em determinada altura é mágica), o ladrão obtém um item mágico, ou só é mágico pro Guerreiro Pobre?
2. O Guerreiro Pobre pode arrumar outra arma/armadura e "magificar" automaticamente a nova arma/armadura? Como se daria esse processo?
3. Pode alterar os bônus da arma/armadura anterior perdida ou roubada?


Pelo texto, o Guerreiro Pobre só tem um item mágico. Se ele perder esse item, não vai ganhar outro, como um samurai com suas armas ancestrais (e quem achar vai sim ganhar um item mágico). Se o mestre achar isso ruim, pode fazer com que o guerreiro mágico possa "magnificar" outro item um mês após perder o primeiro. Nesse caso, quando esse novo item ganhar seus poderes, o item anterior os perde, transformando-se em um item comum.

Oficialmente, não pode alterar os bônus, mas eu pessoalmente acho legal deixar, se fizer sentido. Por exemplo, um item flamejante virar um item de explosão flamejante com o gasto de +1 ponto de bônus faz sentido. Já um item flamejante virar um item congelante só porque a próxima aventura do grupo vai ser contra inimigos invulneráveis a fogo... Não.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 394

Registrado em: 19 Dez 2014, 17:38

Mensagem 20 Dez 2014, 17:42

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

1. Os bônus das magias Aprimorar Familiar e Festim dos Mortos se acumulam?

2. Se eu atacar com Mordida duas vezes pelo talento Duas Cabeças, eu recebo penalidade de -4?

3. Se eu tenho um ataque natural de Mordida e Duas Cabeças, os talentos Arma Natural Aprimorada e Mandíbula de Aço se aplicam aos dois ataques?
Imagem
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 23 Dez 2014, 15:18

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Behemothv2 escreveu:1. Os bônus das magias Aprimorar Familiar e Festim dos Mortos se acumulam?

Não. Bônus iguais da mesma fonte (no caso, magias), não se acumulam.

2. Se eu atacar com Mordida duas vezes pelo talento Duas Cabeças, eu recebo penalidade de -4?

Sim.

3. Se eu tenho um ataque natural de Mordida e Duas Cabeças, os talentos Arma Natural Aprimorada e Mandíbula de Aço se aplicam aos dois ataques?

Sim.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 5296

Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07

Localização: Atrás de você. Não olhe.

Mensagem 23 Dez 2014, 15:58

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

1. O talento Companheiro Aprimorado (Manual das Raças) diz que você é considerado 2 níveis acima para determinar as características do seu companheiro animal. No caso de um Senhor das Feras (Manual do Devoto), que possui múltiplos companheiros, só um deles receberá este efeito? Não dá pra ter certeza só por ler, já que o alvo primário do talento é você, não o animal e porque múltiplos companheiros é algo novo...


2. Se um personagem com a classe Renascido (Manual do Devoto), ao invés de ganhar PV por mod. Con os recebe de seu mod. Car por ter o talento Vitalidade das Fadas (que sozinho já apelão pra mais de metro, aliás), o que acontece? Ele vai ganhar 5 + 6 + mod. Car PV por nível? Visto que ele perde seu valor de Con e recebe +6 PV por nível além dos 5 de classe, e ainda terá o talento lhe dando PV por Car, tudo indica que sim.


3. Ao longo do ano houve alguns casos que você disse que viriam corrigidos no Manual do Devoto. Mas no MdD não consta nada sobre estes caso, pelo que vi.
Se eu estiver enganado, por favor me corrija. Caso não, poderia comentar se houve algum problema ou foram só mudanças de planos mesmo? Que eu lembro de cabeça, você disse que:

- Samaritanos iriam ganhar o talento Cura Gentil no lugar da habilidade com o mesmo nome que já possuíam, e que comba com o talento por não ser a mesma coisa.
- O poder divino Magia Poderosa (Wynna) seria nerfado, por ser bem fortinho.
- Haveria uma clarificação sobre paladinos de Marah com o poder divino Ataque Piedoso, que lhes permite causar dano não letal. Foi levantado que para quem segue as O&R de Marah o talento não serviria de nada, já que as O&R os impedem de combater. E para os que não seguem, eles podem causar dano de qualquer tipo mesmo (por mais trash que isto pareça) e não precisam do talento...
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 27 Dez 2014, 19:52

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

1. O talento Companheiro Aprimorado (Manual das Raças) diz que você é considerado 2 níveis acima para determinar as características do seu companheiro animal. No caso de um Senhor das Feras (Manual do Devoto), que possui múltiplos companheiros, só um deles receberá este efeito? Não dá pra ter certeza só por ler, já que o alvo primário do talento é você, não o animal e porque múltiplos companheiros é algo novo...

Como é o personagem que é afetado, funciona para todos os animais. É um combo forte!

2. Se um personagem com a classe Renascido (Manual do Devoto), ao invés de ganhar PV por mod. Con os recebe de seu mod. Car por ter o talento Vitalidade das Fadas (que sozinho já apelão pra mais de metro, aliás), o que acontece? Ele vai ganhar 5 + 6 + mod. Car PV por nível? Visto que ele perde seu valor de Con e recebe +6 PV por nível além dos 5 de classe, e ainda terá o talento lhe dando PV por Car, tudo indica que sim.

Na verdade, o Renascido não ganha MAIS 6 PV por nível. Ele ganha 6 PV por nível ao todo (como um morto-vivo). A "estrelinha" com os PV por nível dele está errada, deveria ser 6, não 5. O que acontece é que ele ganha 6 PV/nível por todos os níveis, mesmo de classes que davam menos do que isso (como paladino, que dá 5 PV/nível). Aproveitando, o Renascido não tem aquele pré-requisito de talento, Dedicado.

3. Ao longo do ano houve alguns casos que você disse que viriam corrigidos no Manual do Devoto. Mas no MdD não consta nada sobre estes caso, pelo que vi.
Se eu estiver enganado, por favor me corrija. Caso não, poderia comentar se houve algum problema ou foram só mudanças de planos mesmo? Que eu lembro de cabeça, você disse que:

- Samaritanos iriam ganhar o talento Cura Gentil no lugar da habilidade com o mesmo nome que já possuíam, e que comba com o talento por não ser a mesma coisa.
- O poder divino Magia Poderosa (Wynna) seria nerfado, por ser bem fortinho.
- Haveria uma clarificação sobre paladinos de Marah com o poder divino Ataque Piedoso, que lhes permite causar dano não letal. Foi levantado que para quem segue as O&R de Marah o talento não serviria de nada, já que as O&R os impedem de combater. E para os que não seguem, eles podem causar dano de qualquer tipo mesmo (por mais trash que isto pareça) e não precisam do talento...

Vamos atualizar a errata esta semana com o lançamento do Manual do Devoto. Mas já posso adiantar tudo: Samaritano ganha Cura Gentil; Magia Poderosa não afeta CD, só PM e magias conhecidas; paladinos de Marah podem atacar, mas só causando dano não letal (na verdade, era assim em Tormenta d20).
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 1010

Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Mensagem 27 Dez 2014, 20:06

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

1 - Na classe Renascido, um personagem com Vitalidade das Fadas vai somar o Carisma no PV?

2 - Para habilidades que substituam o Familiar (Companheiro Familiar, Servo Elemental, Lacaio Funesto, etc...) eles podem ser considerados como Familiares para magias ou talentos que afetem Familiar?

3 - Personagens que sejam nascidos em regiões fora do Reinado - Montanhas Sanguinárias, Deserto da Perdição, Grande Savana, etc... quais talentos regionais ficam disponíveis a eles (ou apenas fica à cargo do mestre?)
Imagem
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 29 Dez 2014, 09:41

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Comentando sobre a questão de ataques de toque de magias gerarem ataques de oportunidade (para quem usa a regra). O ataque de toque de uma magia conta como parte da ação de lançar a magia, e NÃO gera AdO. Ele não conta como ataque desarmado — nesse caso, a magia é uma arma. Experimenta tocar na mão de alguém que recém lançou toque chocante pra ver o que acontece...

Agora, voltando à programação normal.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
AnteriorPróximo

Voltar para Tormenta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: nenhum usuário registrado e 6 visitantes.