Dúvidas de regras (tópico oficial)


Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!

Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 29 Dez 2014, 15:22

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Janus escreveu:1 - Na classe Renascido, um personagem com Vitalidade das Fadas vai somar o Carisma no PV?

Sim. Um roleplay esquisito, mas vai lá!

2 - Para habilidades que substituam o Familiar (Companheiro Familiar, Servo Elemental, Lacaio Funesto, etc...) eles podem ser considerados como Familiares para magias ou talentos que afetem Familiar?

Sim.

3 - Personagens que sejam nascidos em regiões fora do Reinado - Montanhas Sanguinárias, Deserto da Perdição, Grande Savana, etc... quais talentos regionais ficam disponíveis a eles (ou apenas fica à cargo do mestre?)

Eles teriam uma lista referente à sua região, mas ainda não conseguimos criar esse material. Por hora, fica a cargo do mestre. O mais simples é disponibilizar alguns dos talentos existentes para as outras regiões.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Mensagens: 8

Registrado em: 18 Dez 2013, 12:08

Mensagem 29 Dez 2014, 15:39

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Uma dúvida que tenho é sobre multiplicadores de dano e como eles funcionam em tormenta. Por exemplo:

1 - Um cavaleiro com lança montada causa (1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 2 de dano. O x2 multiplica somente o dado, fazendo com que role 2d8 ou ele multiplica o dano total, somando o resultado do dado com os bonus e multiplicando por 2?

2 - No mesmo exemplo de cima, caso o cavaleiro tenha o talento Investida Implacavel, que faz o dano de lanças ficar x3, como ele já esta usando uma lança montada o dano dele ficaria ((1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 2) x 3?

3 - Li em alguns lugares no fórum que você não multiplica os multiplicadores e sim multiplica separadamente o dano e soma tudo, então seria algo como (1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 2 + (1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 3, no exemplo acima, que totalizaria (1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 5 ?

4 - No mesmo exemplo ainda, se este cavaleiro tiver um acerto crítico também terá um multiplicador de x3, irá somar nos outros multiplicadores ficando x8 ou irá multiplicar tudo, ficando x15 ou x18 ?

Obrigado !
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 29 Dez 2014, 19:21

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Zanryuga escreveu:Uma dúvida que tenho é sobre multiplicadores de dano e como eles funcionam em tormenta. Por exemplo:

1 - Um cavaleiro com lança montada causa (1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 2 de dano. O x2 multiplica somente o dado, fazendo com que role 2d8 ou ele multiplica o dano total, somando o resultado do dado com os bonus e multiplicando por 2?

2 - No mesmo exemplo de cima, caso o cavaleiro tenha o talento Investida Implacavel, que faz o dano de lanças ficar x3, como ele já esta usando uma lança montada o dano dele ficaria ((1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 2) x 3?

3 - Li em alguns lugares no fórum que você não multiplica os multiplicadores e sim multiplica separadamente o dano e soma tudo, então seria algo como (1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 2 + (1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 3, no exemplo acima, que totalizaria (1d8 + Mod. For + Nivel/2 + Bonus) x 5 ?

4 - No mesmo exemplo ainda, se este cavaleiro tiver um acerto crítico também terá um multiplicador de x3, irá somar nos outros multiplicadores ficando x8 ou irá multiplicar tudo, ficando x15 ou x18 ?

Obrigado !

Primeiro: o multiplicador de dano se aplica a tudo, tanto os dados de dano quanto os bônus. Um personagem de 4º nível com Força 16 com uma lança montada causa 1d8+5 pontos de dano (+2 de metade do nível, +3 do modificador de Força, total +5). Se fizer uma investida à cavalo, causa 1d8+5 vezes dois. Ou seja, rola 1d8, soma 5 e depois multiplica por dois. Em caso de crítico, como a arma tem crítico x3, rola 1d8, soma 5 e depois multiplica por três.

Segundo: multiplicadores se somam, não se multiplicam. Um multiplicador x2 com outro multiplicador x2 vira x3. Um x2 com um x3 vira x4. Dois x3 viram x5. Subtrai 1 dos multiplicadores além do primeiro e soma. Um personagem que faça um crítico com uma lança montada em uma investida à cavalo com o talento Investida Implacável causa x3 (crítico) +x3 (lança montada em investida à cavalo com Investida Implacável) = x5. No nosso exemplo, 1d8+5 vezes cinco. Se rolar 5 no dado, vai dar 50 de dano.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Mensagens: 860

Registrado em: 02 Fev 2014, 20:37

Mensagem 29 Dez 2014, 20:10

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

1 - Um personagem com Horda Cinzenta (necromante nível 5) e Senhor dos Mortos, ele controla quantos mortos vivos nível vezes 6 ou nível vezes 8?

2 - Vamos lá, Servo Elemental/Familiar/Companheiro Animal/Lacaio Funesto que receba uma modelo que altera seu tipo tem seu BBA e PVs recalculados?

3 - Quando um geomante fica inconsciente, seja por qualquer motivo, o que acontece com o Servo Elemental, desaparece, fica inerte, ataca tudo a volta aleatoriamente, vira pudim de ameixa?

4 - Caso o o modelo faça um ajuste num valor de Atributo da criatura base, porém a criatura base possui o valor em questão nulo, mantem o nulo ou sofre o ajuste como se o atributo fosse 0? E isso alteraria de forma retroativa talentos e perícia?

5 - Se um mago faz uma magia de toque sem ter Ataque Desarmado Aprimorado, ele conceder 2 ataque de oportunidade? (1 por conjuração e +1 por atacar desarmado). Em magias diz que o toque já faz parte da magia, então achei que não.

6 - Curiosidade: a Magia Simulacrum diz: "A duplicata se parece exatamente com a criatura original, mas tem metade do nível; seus PV, bônus de ataque,
CA, testes de resistência, bônus em perícias e quaisquer outras estatísticas baseadas no nível são proporcionalmente menores"
. Porém ela não faz menção as características não relacionadas ao nível (como Cura Acelerada, RD natual, Ataques especiais da criatura, habilidades mágicas naturais). Dessa forma, o simulacro as mantem como era no 3.5 ou não as possuí?
Editado pela última vez por Dthanatus em 14 Jan 2015, 16:04, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 26 Jan 2015, 10:08

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

1 - Um personagem com Horda Cinzenta (necromante nível 5) e Senhor dos Mortos, ele controla quantos mortos vivos nível vezes 6 ou nível vezes 8?

Nível vezes 6, considerando a regra padrão de que multiplicações se somam.

2 - Vamos lá, Servo Elemental/Familiar/Companheiro Animal/Lacaio Funesto que receba uma modelo que altera seu tipo tem seu BBA e PVs recalculados?

BBA sim, PV não.

3 - Quando um geomante fica inconsciente, seja por qualquer motivo, o que acontece com o Servo Elemental, desaparece, fica inerte, ataca tudo a volta aleatoriamente, vira pudim de ameixa?

Oficialmente, nada. Ele só desaparece se sair a mais de 30m do mago. Claro que isso pode ser bem perigoso para o mago, uma vez que, quando teu dano não letal alcança teu total de PV, o dano extra passa a ser letal. O mestre pode fazer, como regra da casa, que o servo elemental desapareça quando o mago cai.

4 - Caso o o modelo faça um ajuste num valor de Atributo da criatura base, porém a criatura base possui o valor em questão nulo, mantem o nulo ou sofre o ajuste como se o atributo fosse 0? E isso alteraria de forma retroativa talentos e perícia?

Se o valor é nulo ele não pode ser ajustado. Por exemplo, um vampiro (Constituição 0, porque é morto-vivo) não pode receber nenhum bônus (e nenhuma penalidade) em Constituição. Ele simplesmente não tem Constituição.

5 - Se um mago faz uma magia de toque sem ter Ataque Desarmado Aprimorado, ele conceder 2 ataque de oportunidade? (1 por conjuração e +1 por atacar desarmado). Em magias diz que o toque já faz parte da magia, então achei que não.

Não, só um (supondo que a regra opcional de ataques de oportunidade esteja sendo usada).

6 - Curiosidade: a Magia Simulacrum diz: "A duplicata se parece exatamente com a criatura original, mas tem metade do nível; seus PV, bônus de ataque, CA, testes de resistência, bônus em perícias e quaisquer outras estatísticas baseadas no nível são proporcionalmente menores". Porém ela não faz menção as características não relacionadas ao nível (como Cura Acelerada, RD natual, Ataques especiais da criatura, habilidades mágicas naturais). Dessa forma, o simulacro as mantem como era no 3.5 ou não as possuí?

Mantém tudo; a única coisa que muda é que o nível, e tudo que depende do nível, é dividido por 2.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 394

Registrado em: 19 Dez 2014, 17:38

Mensagem 26 Jan 2015, 11:32

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

1- Quando um necromante se torna um lich, seus PVs passam a ser como os de um morto-vivo (6/nível), ou continuam a ser calculados normalmente?

2- A variação do tamanho do arco muda a distância que a flecha atinge ?

3- Em outras armas a distância ocorre alguma mudança em relação ao tamanho mudar a distância ?

4- Quais materiais especiais afetam o arco? E armas como pistola, mosquete etc ?

5- Ficar parado voando é uma ação de movimento ?

6- Itens iguais de materiais diferentes tem peso diferente? Por exemplo, uma armadura completa de gelo eterno pesa mais, menos ou o mesmo que a de escamas de dragão que aparece no Manual do Combate?

7- Os trolls invocados por um Feitor de Trolls são permanentes até serem destruídos?
Editado pela última vez por Behemothv2 em 26 Jan 2015, 12:15, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 06 Fev 2015, 09:52

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Behemothv2 escreveu:1- Quando um necromante se torna um lich, seus PVs passam a ser como os de um morto-vivo (6/nível), ou continuam a ser calculados normalmente?

Mudam para 6/nível. Lembrando que, como morto-vivo, o lich não tem modificador de Constituição.

2- A variação do tamanho do arco muda a distância que a flecha atinge ?

Não. Claro que, em tese, um arco maior aplicaria mais tensão, mas a flecha também cresce, então a diferença não seria tão grande. Acaba sendo muita complicação para pouca diferença prática. Se o mestre realmente quiser, pode aumentar o alcance em +50% para cada categoria acima de Médio.

3- Em outras armas a distância ocorre alguma mudança em relação ao tamanho mudar a distância ?

Não. Mas veja acima...

4- Quais materiais especiais afetam o arco? E armas como pistola, mosquete etc ?

Como um arco é feito de madeira, só poderia ser feito de madeira Tollon.

5- Ficar parado voando é uma ação de movimento ?

Tormenta tem regras simplificadas para voo. Eu diria para fazer da seguinte maneira: divide todos os voadores em "bons" (ágeis) e "ruins" (desajeitados). Voadores ágeis são aqueles que voam por magia, ou criaturas que conseguem flutuar no lugar. Esses não precisam gastar ação para ficar parados no ar. Voadores desajeitados são todos os que voam naturalmente (batendo asas), desde pássaros a grifos e dragões (com exceção do beija-flor, mas por algum motivo não acho que alguém vá ter que lutar contra um beija-flor...); esses precisam gastar pelo menos uma ação de movimento por rodada para voar.

6- Itens iguais de materiais diferentes tem peso diferente? Por exemplo, uma armadura completa de gelo eterno pesa mais, menos ou o mesmo que a de escamas de dragão que aparece no Manual do Combate?

Mesmo peso. A não ser que seja específicado o contrário (por exemplo, mitral pesa metade do aço). Claro, novamente, cada materia teria uma densidade (e, consequentemente, um peso) diferente, mas seriam diferenças pequenas. Não vale a pena aumentar a complexidade por isso.

7- Os trolls invocados por um Feitor de Trolls são permanentes até serem destruídos?

Não. A habilidade funciona como a magia invocar monstro, então os trolls ficam ali enquanto o feitor se concentra neles. Note que os trolls que ele dominar não tem essa restrição (ou seja, ele não precisa se concentrar nos trolls que realmente estão ali, só naqueles que ele invocar com magia).
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 139

Registrado em: 11 Dez 2013, 23:34

Mensagem 06 Fev 2015, 12:24

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Segue algumas dúvidas quanto ao material do Manual do Devoto:

1 - A habilidade Cura Gentil do Samaritano e o talento de poder concedido de nome idêntico fazem praticamente a mesma coisa. Caso um personagem possua ambos, aplica-se o mesmo efeito duas vezes?

2 - As tabelas de modelos de companheiros animais também poderiam servir para as montarias de cavaleiro e paladino? Se sim, qual é a mais indicada?

3 - A habilidade Ladainha de Combate do paladino santo oferece redução de dano 10 e resistência a energia 10 no 16º nível. No entanto, ela parece receber redução de dano 10 novamente no 20º nível. Qual é o correto aqui?

4 - A habilidade Duque do paladino vassalo aumenta os níveis de seguidores recebidos pelo talento Liderança em x10. Como deve-se aplicar este efeito quando outras habilidades ou talentos semelhantes também estão em vigor (como a Liderança Aprimorada do oficial de Yuden, ou o talento Lei do Mais Forte)?

5 - A classe de prestígio renascido cita o talento Dedicado e a perícia Conhecimento (os Planos), mas não consigo encontrar a descrição de nenhum dos dois neste suplemento. Aonde posso encontrá-los?
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 15 Abr 2015, 14:44

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Mestre do Caos escreveu:Segue algumas dúvidas quanto ao material do Manual do Devoto:

1 - A habilidade Cura Gentil do Samaritano e o talento de poder concedido de nome idêntico fazem praticamente a mesma coisa. Caso um personagem possua ambos, aplica-se o mesmo efeito duas vezes?

Isto é um erro que não foi corrigido. : /
A habilidade do Samaritano fornece o talento, por isso não se acumulam. Faltou deixar isso claro na descrição da classe.

2 - As tabelas de modelos de companheiros animais também poderiam servir para as montarias de cavaleiro e paladino? Se sim, qual é a mais indicada?

Não são a mesma coisa. Os companheiros animais têm habilidades que a montaria não tem, e vice-versa.

3 - A habilidade Ladainha de Combate do paladino santo oferece redução de dano 10 e resistência a energia 10 no 16º nível. No entanto, ela parece receber redução de dano 10 novamente no 20º nível. Qual é o correto aqui?

Erro de digitação! Era para ser redução de dano e resistência a energia 15.

4 - A habilidade Duque do paladino vassalo aumenta os níveis de seguidores recebidos pelo talento Liderança em x10. Como deve-se aplicar este efeito quando outras habilidades ou talentos semelhantes também estão em vigor (como a Liderança Aprimorada do oficial de Yuden, ou o talento Lei do Mais Forte)?

Soma tudo, depois multiplica por 10. Lembrando que, independentemente da quantidade de níveis totais, CADA seguidor pode ter um nível máximo igual à metade do nível do personagem. Ou seja, um personagem de 17º nível, por exemplo, só pode ter seguidores de no máximo 8º nível. Recomendamos muito usar regras de unidades para muitos seguidores...
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 12212

Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Mensagem 15 Abr 2015, 14:55

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Uma pergunta: Magos precisam fazer teste para não acertar um companheiro com uma magia de toque a distância em combate corpo a corpo?

Mais perguntas podem ser acrescentadas.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
AnteriorPróximo

Voltar para Tormenta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: nenhum usuário registrado e 5 visitantes.