Dúvidas de regras (tópico oficial)


Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!

Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 15 Abr 2015, 20:29

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Lord Seph escreveu:Uma pergunta: Magos precisam fazer teste para não acertar um companheiro com uma magia de toque a distância em combate corpo a corpo?

Não. Mas eles sofrem a penalidade de –4 na jogada de ataque por disparar num alvo engajado em combate corpo-a-corpo, a menos que tenham o talento Tiro Preciso, como qualquer outro ataque à distância.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.

Mensagens: 36

Registrado em: 25 Mai 2014, 19:04

Mensagem 15 Abr 2015, 20:46

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Tenho algumas perguntas:

1- Se o Fome de Vida no nível 20 do Guerreiro Colossal vence a habilidade do Evocador "Magia Inevitável"? Qual habilidade terá o feito?

2- Nos AdO pode-se fazer as Manobras de Combate?

3- A Magia: Movimento Livre. Me permitiria acumular os benefícios provindos de Habilidades de Classe que necessitem de movimento livre enquanto uso armaduras?
Isto é: Autoconfiança dos Swashbucklers, Sexto Sentido dos Monges, Evasão dos Ladinos?

4- A habilidade Corpo Vazio do Monge diz que ele pode usar Forma Etérea, que em sua descrição diz que o usuário da magia poderia levar outras pessoas com ele, diferente de Passo Etéreo onde apenas o utilizador vai para o Plano Etéreo. A pergunta é, o Monge poderia levar outras pessoas com ele? Se não. Porque então no descritor não diz Passo Etéreo, já que este seria o efeito exato da magia?

5- Para anular uma magia com Metamagicos é necessário gastar os PM's referentes ao metamagicos ou a magia esquecida/Pm's gastos apenas para o nivel referente a magia?

6- Combater com Duas Armas Aprimorado e Maior tem requesito de BBA como diz no talento ou não? Na lista do Manual Edição Revisada Pag 93 aparece os Talentos Combater com Duas Armas, mas não mostra pré-requesito de BBA, mas quando você vai olhar os Talentos mostra um requesito, qual dos dois está correto.

7- Um Ataque Poderoso Aprimorado com clava ou tacape de osso de gigante fica com +10 ou +12 de dano?

8- Se um paladino que use espada e escudo, ou duas armas, ele pode conjurar duas "Arma Gloriosa", uma para cada mão? Assim com "Elmo Glorioso" e "Armadura Gloriosa", o bônus das duas magias "Arma Gloriosa" vai fornecer Ataque/Dano e Margem de Ameaça de +4 para cada arma? Assim como a "Armadura Gloriosa" forneceria +4 de CA e o "Elmo Glorioso" 4 habilidade diferentes?

9- Uma classe de prestígio cujos níveis se acumulam com níveis de uma classe conjuradora para propósitos de magias e PMs pode escolher OUTRA classe de prestígio para se acumular com? Por exemplo, Um Clérigo 3/Mago 3/Teurgista Místico 1, ao avançar de nível e escolher se tornar um Mestre do Conhecimento, poderia escolher acumular níveis de Mestre do Conhecimento com Teurgista Místico?

10- Ninja perde suas habilidades apenas quando UPA de nivel em outra classe, se outra classe que pegue níveis de ninja tem acesso a estas mesmas habilidades até upar nivel em outra classe.

11- Caso a Montaria possua o talento Mobilidade Perfeita, o cavaleiro precisaria possuir o mesmo para evitar receber Ataques de Oportunidade?
O Inverso também é verdadeiro?

12- Quando você vai responder as perguntas do seu último artigo no site da Jambô. ;)

Mais perguntas podem ser acrescentadas. :D
Editado pela última vez por Rhirus em 29 Jul 2015, 22:03, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 09 Ago 2015, 16:49

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Pessoal,

De volta, depois de muuuuito tempo fora. Mas foi por um bom motivo -- teremos vários lançamentos de agora até o fim do ano.

Rhirus escreveu:Tenho algumas perguntas:

1- Se o Fome de Vida no nível 20 do Guerreiro Colossal vence a habilidade do Evocador "Magia Inevitável"? Qual habilidade terá o feito?

A Magia Inevitável "vence". O propósito de Magia Inevitável é justamente anular habilidades como Fome de Vida (além de resistências e imunidades).

2- Nos AdO pode-se fazer as Manobras de Combate?

Sim.

3- A Magia: Movimento Livre. Me permitiria acumular os benefícios provindos de Habilidades de Classe que necessitem de movimento livre enquanto uso armaduras?
Isto é: Autoconfiança dos Swashbucklers, Sexto Sentido dos Monges, Evasão dos Ladinos?

Oficialmente, não. Mas não é ilógico. Como mestre, dependendo da situação eu deixaria.

4- A habilidade Corpo Vazio do Monge diz que ele pode usar Forma Etérea, que em sua descrição diz que o usuário da magia poderia levar outras pessoas com ele, diferente de Passo Etéreo onde apenas o utilizador vai para o Plano Etéreo. A pergunta é, o Monge poderia levar outras pessoas com ele? Se não. Porque então no descritor não diz Passo Etéreo, já que este seria o efeito exato da magia?

O monge não pode levar mais ninguém com ele. Tu tem razão, poderia dizer direto Passeio Etéreo. Algumas habilidades do antigo Sistema d20 dependiam do nível da magia, e da forma como o texto está, deixa claro que a habilidade do monge equivalia a uma magia de 9º nível, o mais alto.

5- Para anular uma magia com Metamagicos é necessário gastar os PM's referentes ao metamagicos ou a magia esquecida/Pm's gastos apenas para o nivel referente a magia?

Para anular uma magia tu precisa usar a mesma magia, ou dissipar magia (que é como um curinga). Tu pode anular relâmpago maximizado com um relâmpago normal, por exemplo. Se o personagem tiver Contramágica Aprimorada, daí sim: ele pode anular com qualquer magia, desde que o custo da magia seja igual ou superior ao custo da magia a ser anulada. Nesse caso, talentos metamágicos influenciam.

6- Combater com Duas Armas Aprimorado e Maior tem requesito de BBA como diz no talento ou não? Na lista do Manual Edição Revisada Pag 93 aparece os Talentos Combater com Duas Armas, mas não mostra pré-requesito de BBA, mas quando você vai olhar os Talentos mostra um requesito, qual dos dois está correto.

Eles têm o pré-requisito. Na tabela está errado.

7- Um Ataque Poderoso Aprimorado com clava ou tacape de osso de gigante fica com +10 ou +12 de dano?

A regra realmente não prevê. Eu diria que ser clavas e tacapes de osso ganham +2 no dano de Ataque Poderoso. Nesse caso, no Ataque Poderoso Aprimorado seria +10 (-4 de ataque por +10 de dano já é uma bela troca).

8- Se um paladino que use espada e escudo, ou duas armas, ele pode conjurar duas "Arma Gloriosa", uma para cada mão? Assim com "Elmo Glorioso" e "Armadura Gloriosa", o bônus das duas magias "Arma Gloriosa" vai fornecer Ataque/Dano e Margem de Ameaça de +4 para cada arma? Assim como a "Armadura Gloriosa" forneceria +4 de CA e o "Elmo Glorioso" 4 habilidade diferentes?

Não. A descrição da magia diz "para cada outra magia do tipo gloriosa", inclusive grifando o "outra", e dando os exemplos de armadura gloriosa e elmo glorioso.

9- Uma classe de prestígio cujos níveis se acumulam com níveis de uma classe conjuradora para propósitos de magias e PMs pode escolher OUTRA classe de prestígio para se acumular com? Por exemplo, Um Clérigo 3/Mago 3/Teurgista Místico 1, ao avançar de nível e escolher se tornar um Mestre do Conhecimento, poderia escolher acumular níveis de Mestre do Conhecimento com Teurgista Místico?

Sim, mas não comba com Teurgista Místico; ele subiria apenas níveis arcanos OU divinos.

10- Ninja perde suas habilidades apenas quando UPA de nivel em outra classe, se outra classe que pegue níveis de ninja tem acesso a estas mesmas habilidades até upar nivel em outra classe.

Sim.

11- Caso a Montaria possua o talento Mobilidade Perfeita, o cavaleiro precisaria possuir o mesmo para evitar receber Ataques de Oportunidade?
O Inverso também é verdadeiro?

Sim e sim.

12- Quando você vai responder as perguntas do seu último artigo no site da Jambô. ;)

Postem aqui quaisquer dúvidas, fica mais organizado. Eu até olho o tópico do artigo, mas convenhamos -- depois que ele sai da primeira página do site, é mais fácil consultar aqui no fórum.

Mais perguntas podem ser acrescentadas. :D

Ah, ok, mas vamos restabelecer a regra de no máximo três perguntas por pessoa por vez.
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 1451

Registrado em: 13 Dez 2013, 17:40

Mensagem 09 Ago 2015, 16:56

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

- Na regra opcional para falha arcana é dito que o Bardo pode conjurar de armadura leve. Porém, nas regras básicas nada é dito. Então se usarmos a regra comum, o Bardo usando armadura leve precisa fazer testes de Identificar Magia para conjurar de armadura?

- O talento Marca de Wynna Avançada diz que você pode aplicar "qualquer" talento metamágico que possua. Esse "qualquer" quer dizer "um qualquer" ou "quantos quiser"?

- Porque o Cruzado e o Metamorfo não têm Iniciativa apesar de serem voltados pro combate, e uma delas perder conjuração de magias
Conheçam Dynx, o Paladino da Esperança!
E Perninhas, sua fiel amiga e escudeira!
Paladino(de Nimb) 5/Ladino 2/Ginete de Namalkah 5
Imagem
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 09 Ago 2015, 19:02

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Necross escreveu:- Na regra opcional para falha arcana é dito que o Bardo pode conjurar de armadura leve. Porém, nas regras básicas nada é dito. Então se usarmos a regra comum, o Bardo usando armadura leve precisa fazer testes de Identificar Magia para conjurar de armadura?

O bardo pode lançar magias usando armaduras leves sem restrição, em qualquer regra. Aquela frase deveria estar antes do título "Chance de falha de magia arcana".

- O talento Marca de Wynna Avançada diz que você pode aplicar "qualquer" talento metamágico que possua. Esse "qualquer" quer dizer "um qualquer" ou "quantos quiser"?

UM qualquer. Se não, seria "quaisquer".

- Porque o Cruzado e o Metamorfo não têm Iniciativa apesar de serem voltados pro combate, e uma delas perder conjuração de magias

O arquétipo do Cruzado não é ser um cara "rápido"; normalmente, eles são cheios de armaduras e escudos gigantes. O metamorfo é baseado no druida, que não tem iniciativa (druidas são contemplativos, não impulsivos, hehe), e há uma questão de equilíbrio de jogo por trás. Mas são casos discutíveis, sim; é o tipo de coisa que o mestre pode permitir, talvez cobrando uma pequena penalidade do personagem para compensar (digamos, 1 PM a / 1 uso diário a menos de forma selvavem?).
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 1741

Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Mensagem 09 Ago 2015, 19:38

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

- O Bardo é considerado um conjurador arcano e divino ao mesmo tempo? Se não, e for só arcano, as magias selecionadas da lista de divinas são para ele magias arcanas?

- O Talento Marca de Wynna Avançada talento não tem limite de usos, como sua verão Aprimorada e Extrema. Tá isso, Arnaldo?

-Magias ganhas por habilidades de classe (como o Detectar o Mal dos Paladinos) ou Raça (como aquelas conjuradas por Sprites, Angellus, Sufures...) tem qual procedência? Divina ou Arcana? Ou esta procedência depende da classe/raça? Ou simplesmente seriam Habilidades Similares a Magias igual as do Bestiário?
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 131

Registrado em: 06 Dez 2013, 11:32

Localização: Tiberus, Império de Tauron

Mensagem 10 Ago 2015, 15:16

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

RoenMidnight escreveu:- O Bardo é considerado um conjurador arcano e divino ao mesmo tempo? Se não, e for só arcano, as magias selecionadas da lista de divinas são para ele magias arcanas?

Arcano e divino ao mesmo tempo.

- O Talento Marca de Wynna Avançada talento não tem limite de usos, como sua verão Aprimorada e Extrema. Tá isso, Arnaldo?

Tá errado. : (
É pra ser 1/dia, como os outros. Se o mestre quiser arriscar, pode deixar com usos livros, mas nesse caso, só o custo do metamágico é de graça; o personagem ainda precisa pagar o custo da magia em si.

-Magias ganhas por habilidades de classe (como o Detectar o Mal dos Paladinos) ou Raça (como aquelas conjuradas por Sprites, Angellus, Sufures...) tem qual procedência? Divina ou Arcana? Ou esta procedência depende da classe/raça? Ou simplesmente seriam Habilidades Similares a Magias igual as do Bestiário?

É caso a caso. Via de regra, habilidades raciais são arcanas, e habilidades de classe devem ser fáceis de determinar (as de paladino são divinas, já que ele é um devoto, por exemplo).
Instruções para usar o tópico oficial de dúvidas de regras:

1. Antes de perguntar, confira o índice na primeira mensagem. Talvez sua dúvida já tenha sido respondida.

2. Só pergunte se a última mensagem for minha. Dúvidas que não sigam esta regra serão deletadas.
Avatar do usuário

Mensagens: 12011

Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Mensagem 10 Ago 2015, 15:30

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

- Dragões que viram mortos-vivos perdem sua arma de sopro, ou ela é considerada uma habilidade sobrenatural?

- Manopla-espada: Ela é uma arma de uma mão que dá bônus na CA +1, ou +2 caso o personagem tenha Combater com Duas Armas.

Como a arma vem do Guerras Táuticas (descrição na pág. 51), ou seja, antes do Guia da Trilogia e seu maravilhoso talento Arma Secundária Grande (GdT, pág. 107), ela não foi pensada com este talento.

Isto posto, é possível pensar que Manopla-Espada é uma exceção à regra de que Combater com Duas Armas só funcionam com uma combinação de arma de uma mão com arma leve. Ou seja, duas Manopla-Espadas poderiam ser usadas em conjunto com Combater com Duas Armas mesmo sendo do tipo arma de uma mão. Penso assim, pois a descrição fala sobre o benefício de se usar duas dessas armas com o Combater com Duas Armas. Além da óbvia opção atacar duas vezes na mesma rodada, a combinação ainda concederia +2 na CA do personagem. Que pode somar com armaduras, escudos, itens mágicos, magia, etc. Afinal, o bônus é de... arma?


- As habilidades listadas das formas selvagens do druida Metamorfo podem ser usada pelo druida padrão?

- Um predador primal perde todas as perícias baseadas em inteligência e carisma que possua, mas ele pode adquirir novas perícias baseada nessas características?

- O Bárbaro da Tribo do Machado de Pedra pode comprar talentos para usar novas armas? Ao contrários de outras habilidades suas, só é dito que ele só sabe usar armas rústicas, mas não há um proibição a comprar Usar Armas Simples, nem nada. Pode então?

- Se como você disse, magias dadas por habilidades raciais são arcanas (via de regra), um Aggelus precisa fazer testes de Identificar Magia para conjurar Luz do Dia com armadura? E um Sulfure para conjurar Escuridão? E um Qareen para fazer qualquer magia da suas habilidades Desejo e Pequenos Desejos? E por aí vai...

- Meio-Humanos como Minauros, Meio-Elfos e Meio-Orcs atendem os pré-requisitos para pegar talentos e Classes de Prestígios dedicadas para ambas as origens de seus pais? E os Lefou são considerados meio-humanos? Meio-Dríades ainda são considerados parte da raça do pai para o mesmo propósito? E Aggelus e Sulfure também são considerados da raça dos pais?

- Afinal Cestus é uma arma Marcial ou Simples? Sei que na errata disse que o Lefou Lutador oficial que esqueci o nome tem o Talento Usar Armas Marciais, mas existe uma razão fora da mecânica para ela não ser uma arma simples?

- Alguém precisa do Talento Devoto para seguir as O&R de uma divindade para receber os Poderes Concedidos grátis?

- E o Abençoado já é considerado um Devoto da Divindade ou precisa do Talento Devoto também para poder ter um Poder Concedido Grátis se seguir as Obrigações e Restrições?

- Usurpadores podem conjurar magias Gloriosas, Absolutas e Magias Curinga?

- Você disse aqui que para habilidades de classe que não dizem se o nível que elas checam é de classe ou de personagem, o padrão é ser o nível de classe. Mas e para classes de prestígio, vale o mesmo? Algumas habilidades delas, que só são obtidas em níveis altos, ficam bem patéticas se for desta forma...

- Renascidos ainda possuem necessidade de se alimentar, dormir e envelhecem normalmente, mesmo não tendo mais constituição e sendo Espíritos? E Espíritos envelhecem normalmente ou só os que são NAtivos como Aggelus e Sulfure?

- Agora uma pergunta, deuses menores podem ter Abençoados? E vai ter regras para deuses menores e seus cultos ou usa o que tem no Panteão D20 mesmo?

Desculpe o excesso dessa vez, é que surgiram muitas dúvidas minhas e de outras pessoas.
Editado pela última vez por Lord Seph em 05 Out 2015, 12:45, em um total de 2 vezes.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
Avatar do usuário

Administrador

Mensagens: 227

Registrado em: 06 Dez 2013, 18:29

Localização: Prendik

Mensagem 31 Out 2015, 01:25

Re: Dúvidas de regras (tópico oficial)

Pessoal, como advertido, esse tópico é pro Guilherme responder as dúvidas e é para haver apenas um post entre cada resposta dele. Limpei o excesso de posts que havia aqui e estou trancando o tópico por enquanto - se o Guilherme voltar a ter tempo pra olhar aqui, ele pode destrancar e já vai ter as perguntas do Lord Seph ali em cima. Até lá, utilizem o tópico de Discussão de Regras.
Anterior

Voltar para Tormenta

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: nenhum usuário registrado e 3 visitantes.