Dinheiro em Planos Diferentes

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
cinjackb
Mensagens: 4
Registrado em: 08 Jul 2015, 15:28
Localização: São Paulo
Contato:

Dinheiro em Planos Diferentes

Mensagem por cinjackb » 13 Jul 2015, 10:58

Olá! Recentemente me ocorreu uma pequena dúvida, e não sei onde ler sobre isso.
Se eu estou mestrando uma aventura em que os jogadores viajam para outro Plano que tenha mercado, não seria uma incoerência assumir que a moeda utilizada são tíbares e, caso esteja correto, que cada tipo tenha o mesmo valor do que em Arton? Ou então eu estaria sendo um mestre chato?

kausnecro
Mensagens: 179
Registrado em: 20 Jul 2014, 01:17

Re: Dinheiro em Planos Diferentes

Mensagem por kausnecro » 13 Jul 2015, 12:12

Os Tibares são feitos de Ouro.
Crie um preço para o Metal e se não houver no mundo... Bem ai é com eles, o quanto conseguem extorquir dos comerciantes por um metal tão único. xD

Avatar do usuário
RoenMidnight
Mensagens: 2020
Registrado em: 28 Jan 2014, 12:39

Re: Dinheiro em Planos Diferentes

Mensagem por RoenMidnight » 13 Jul 2015, 13:26

Faz eles irem para um Plano onde a moeda são Palitos de Sorvete e Balas Juquinha. :lol:
Me pague um café pelo o PicPay: @RoenMidnight
Grimório TRPG
=====Homebrew=====
Paladino Rework
Sectário do Crepúsculo

========================================================================================
PBF - Sangue e Desonra: Tsuru[TRPG]

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Dinheiro em Planos Diferentes

Mensagem por BardoRobô » 16 Jul 2015, 14:03

cinjackb escreveu:Olá! Recentemente me ocorreu uma pequena dúvida, e não sei onde ler sobre isso.
Se eu estou mestrando uma aventura em que os jogadores viajam para outro Plano que tenha mercado, não seria uma incoerência assumir que a moeda utilizada são tíbares e, caso esteja correto, que cada tipo tenha o mesmo valor do que em Arton? Ou então eu estaria sendo um mestre chato?
Eu sempre uso a medida "Peças de Ouro" ou P.O. ao invés de Tibares. Mas mesmo que se use o ouro como moeda e lastro, em alguns planos isso pode não ser tão valorizado assim. Se você quiser pensar nesses detalhes é legal por dar mais verossimilhança a suas aventuras, mas vai dar trabalho.

Uma solução mais fácil é tu colocar a "culpa" numa divindade como faziam antigamente. :D

Já foi muito discutido se existiria um "deus-menor do comércio" chamado Tibar, se eu não me engano isso já foi até um rumor apresentado no Reinado D20 e no Reinado 3D&T. Esse deus-menor é influente em tudo quanto é plano e ele cuida de tudo quanto é relação comercial, isso faria com que o Tibar fosse aceito em todos os planos. Mas isso é só uma sugestão rápida.

Outra é que você pode realmente adotar para cada plano uma forma de comércio particular, mantendo alguns com P.O. ou Tibares e outros com coisas inusitadas. Por exemplo:
- Um mercador do reino de Nimb aceitaria Tibares, peças de ouro ou uma bota velha em troca de um item mágico poderoso?
- No plano de Wynna o que é mais valioso? Uma pilha de dinheiro ou a primeira lágrima de um recém nascido? Ou o sentimento existente entre dois amantes?
- No plano de Tenebra, o ouro é quase sagrado para Azgher, então ela podia usar um metal escuro como moeda mais valiosa e as peças de ouro seriam muito desvalorizadas por causa da relação com o seu deus rival;

E por aí vai. Espero ter ajudado.

Responder

Voltar para “Tormenta”