Pathfinder RPG

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Pathfinder RPG

Mensagem por SidSad » 16 Dez 2013, 16:31

Tópico para falar do sistema D20 mais vendido do mundo.

Segundo a Paizo, no link abaixo, Pathfinder chega ao Brazil (e ao Rio Grande do Sul) em fevereiro (Beginner's Box), Março (Basicão) e Abril (Bestiário I).

http://paizo.com/paizo/news/v5748eaic9r ... panish-And

Apesar do terrível defeito de não ser pela Jambô, estou ansioso por esses livros (ainda quero comprar na Loja Jambô, huehue). Pretendo jogar em Tormenta, claro. Mais alguém tem essa intenção? Qual a expectativa? Mais alguém apreensivo com a tradução da Devir? Com a continuidade do material? Irritado com a falta de divulgação? Mais alguém pretende comprar? E os competentíssimos bloguistas, vão dar suporte com adaptações de coisas de Arton para PF? :)

Discutamos!
"Para mais informações, procure um bom livro."

Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14160
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por Lord Seph » 16 Dez 2013, 16:51

Qualquer um que espera pela Devir, há de sofrer :lol:.

Eu vi umas traduções das raças e classes e até gostei, mas é provável eu nem olhar para ele.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
dan_figueroa
Mensagens: 6
Registrado em: 10 Dez 2013, 02:19
Localização: Ilhéus - BA
Contato:

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por dan_figueroa » 19 Dez 2013, 18:20

Eu acho o sistema muito bom, embora esteja em um burnout de d20. Eu acho que o Pathfinder no Brasil sofrerá de: preço alto (chuto R$ 160,00), tradução capenga e falta de suporte aos suplementos, como é de costume com a Devir.

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por Advogado de Regras » 03 Jan 2014, 15:42

Mais alguém tem essa intenção?
Eu não pretendo comprar a versão nacional - um dos meus jogadores já tem boa parte da dos livros hardcover do RPG e eu honestamente não toco em nenhum livro de Pathfinder se posso utilizar a d20PFSRD.
Mais alguém apreensivo com a tradução da Devir?
Não tem como errar nisso. Pathfinder é um copiar-e-colar com diversas habilidades semi-inúteis de D&D 3.5.
Eu acho que o Pathfinder no Brasil sofrerá de: preço alto (chuto R$ 160,00)
Supondo que seja esse preço, não é realmente caro. O Pathfinder CB é um monstrengo de quase 600 páginas que mistura quase todo material mecânico que você encontraria no Livro do Jogador e no Livro do Mestre de D&D.
Com a continuidade do material?...falta de suporte aos suplementos
Alguém aqui honestamente acredita que o mercado brasileiro consegue suportar o ritmo da lançamentos que a Paizo tem?
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por SidSad » 03 Jan 2014, 21:36

Advogado de Regras escreveu:
Com a continuidade do material?...falta de suporte aos suplementos
Alguém aqui honestamente acredita que o mercado brasileiro consegue suportar o ritmo da lançamentos que a Paizo tem?
Dois livros por ano seria uma boa pedida. Traduzir os Adventure Paths e lançar só em PDF não doeria nada e teria demanda também (se o contrato permitir, claro. Mas especulo que permite). Quem migrasse de TRPG pra PF ia gastar a mesma coisa. Só que seriam menos livros e mais consistentes. O que vai faltar é vontade mesmo.



Advogado de Regras escreveu:
Mais alguém apreensivo com a tradução da Devir?
Não tem como errar nisso. Pathfinder é um copiar-e-colar com diversas habilidades semi-inúteis de D&D 3.5.
Não vejo como pode se fazer crítica a Pathfinder isoladamente. Criticar todo o sistema d20 tudo bem, mas PF me parece ser o máximo que dá pra se fazer com d20. Melhor não tem. Quer dizer, TRPG poderia ser se tivesse essa proposta. Tem muitas melhorias em relação a 3.5. Mas não tem pretensão de ser completo nem muito coerente...
Advogado de Regras escreveu:
Mais alguém tem essa intenção?
Eu não pretendo comprar a versão nacional - um dos meus jogadores já tem boa parte da dos livros hardcover do RPG e eu honestamente não toco em nenhum livro de Pathfinder se posso utilizar a d20PFSRD.
Então tu joga PF? Teu post em geral não dá uma ideia do que tu acha do sistema. Tens alguma crítica ou elogio a respeito? Digo, independente da versão nacional... falo do sistema em si.
"Para mais informações, procure um bom livro."

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por Advogado de Regras » 04 Jan 2014, 03:17

Dois livros por ano seria uma boa pedida. Traduzir os Adventure Paths e lançar só em PDF não doeria nada e teria demanda também (se o contrato permitir, claro. Mas especulo que permite). Quem migrasse de TRPG pra PF ia gastar a mesma coisa. Só que seriam menos livros e mais consistentes. O que vai faltar é vontade mesmo.
Não creio que "vontade" seja um problema da Devir, mas não tenho acompanhado muito o mercado nacional para poder lidar com o assunto da maneira apropriada.
Não vejo como pode se fazer crítica a Pathfinder isoladamente. Criticar todo o sistema d20 tudo bem, mas PF me parece ser o máximo que dá pra se fazer com d20. Melhor não tem. Quer dizer, TRPG poderia ser se tivesse essa proposta. Tem muitas melhorias em relação a 3.5. Mas não tem pretensão de ser completo nem muito coerente...
Que o CORE de Pathfinder é melhor que D&D 3.5 eu não discordo, mas Pathfinder foi lançado depois que D&D 3.5 saiu e a Wizards of the Coast já tinha lançado material que considero mecanicamente mais interessante e criativo (Tome of Magic, Tome of Battle, Magic of Incarnum, Reserve e Luck Feats) do que muito do que saiu (e sai atualmente) para Pathfinder. Eu costumo a dizer que se você só conhece (e pretende usar) o CORE , Pathfinder é muito superior a D&D 3.5. Mas se for para levar em conta os suplementos mecânicos, D&D 3.5 é mais interessante.
Então tu joga PF? Teu post em geral não dá uma ideia do que tu acha do sistema. Tens alguma crítica ou elogio a respeito? Digo, independente da versão nacional... falo do sistema em si.
Eu mestrei uma campanha longa em Pathfinder (nível 4-16) ambientada em Reinos de Ferro há uns 3 anos atrás (comecei um pouco antes do Advanced Player's Guide sair), uma relativamente curta (2-8) ambientada em Eberron e joguei recentemente (e temporariamente) algumas sessões de Pathfinder ambientado em Reinos de Ferro. E eu mesmo tenho, em outro fórum, um tópico focado somente nos aspectos positivos de Pathfinder.
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por SidSad » 04 Jan 2014, 10:51

Advogado de Regras escreveu:
Então tu joga PF? Teu post em geral não dá uma ideia do que tu acha do sistema. Tens alguma crítica ou elogio a respeito? Digo, independente da versão nacional... falo do sistema em si.
Eu mestrei uma campanha longa em Pathfinder (nível 4-16) ambientada em Reinos de Ferro há uns 3 anos atrás (comecei um pouco antes do Advanced Player's Guide sair), uma relativamente curta (2-8) ambientada em Eberron e joguei recentemente (e temporariamente) algumas sessões de Pathfinder ambientado em Reinos de Ferro. E eu mesmo tenho, em outro fórum, um tópico focado somente nos aspectos positivos de Pathfinder.
Eu estou mais curiosos a respeito dos defeitos. :D
Porque numa primeira vista, todos os jogadores do meu grupo acharam PF superior a Tormenta. Pela organização, clareza e coerência, claro. Repito que Tormenta seria melhor se quisesse. Mas como não precisa concorrer com outro 3.5, não tenta ser. Mas vou dar uma olhada nesse fórum que tu linkou. Parece que lá odeiam PF. Vou tentar entender por quê.
"Para mais informações, procure um bom livro."

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por Advogado de Regras » 04 Jan 2014, 15:01

Mas vou dar uma olhada nesse fórum que tu linkou. Parece que lá odeiam PF. Vou tentar entender por quê.
Não é ódio a Pathfinder, mas sim o reconhecimento de uma decisão de design uma das características dele: Retrocompatibilidade. Obviamente, isso tem vantagens óbvias (não é muito difícil adaptar material de D&D 3.5 para ele), mas carrega o óbvio problema que Pathfinder não pode e não tenta corrigir os problemas que são inerentes a D&D 3.5, como Ivory Tower Design (O sistema foi feito, intencionalmente, com a mentalidade de que existem alternativas mecânicas superiores) e a disparidade entre Conjuradores e Não-Conjuradores. Então, Pathfinder não tem exatamente muitos defeitos distintos ou novos - basicamente todos aqueles sérios e conhecidos da 3.5 Era existem nele. Não é nada novo abaixo do Sol.

E para deixar claro, não é que eu considere PFRPG como algo ruim, ele cumpre muito bem seus propósitos de design ("ser D&D 3.5 para quem quer continuar jogando D&D 3.5"). Agora, quer ver quem realmente detesta Pathfinder? Visite o Gaming Den.
Repito que Tormenta seria melhor se quisesse.
Esse argumento é bastante fraco. Todo RPG tem que ser julgado pelo que é, não por alguma possibilidade hipotética de ser melhorado, consertado ou aprimorado. Em princípio, até mesmo algumas abominações como F.A.T.A.L ou Seres do Inferno seriam melhores se os autores quisessem . :mrgreen:
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
Nume Finório
Mensagens: 747
Registrado em: 06 Dez 2013, 15:25
Localização: Morro da Fumaça, Brasil, a única cidade com nome de Reinos de Ferro
Contato:

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por Nume Finório » 05 Jan 2014, 03:23

R$ 160 no PF básico é pouco, O Um Anel é menor e custa R$ 165, chuto que o preço final será mais na casa dos R$ 200. A qualidade da tradução da Devir me preocupa menos que o atraso dos lançamentos que a Paizo anunciou lá, dois livros grandes e um pequeno em três meses já seria bastante trabalho para uma equipe grande, imagina então para a equipe de três pessoas do projeto do Pathfinder (um tradutor, um diagramador e um editor). Lembrando que a Devir é a editora que não lançou nenhum livro de RPG em 2013 (salvo engano, O Um Anel é do final de 2012).

Fora isso, é uma pena que o PF vá vir para o Brasil com suporte zero. Nos EUA há fórum oficial, autores respondendo dúvidas, blog, prévias de lançamentos e tudo o mais. No Brasil, a Devir nem mesmo anunciou que está trabalhando no livro em seu site oficial e o único indicativo de que seria lançado no Brasil anterior a esse artigo da Paizo foi uma página do Facebook criada pelo tradutor do projeto. A Devir se retraiu completamente da internet desde 2012, e antes disso também passou anos e anos sem contato com os leitores. A justificativa seria a de que o clima na rede é muito hostil para a empresa, que é criticada por suas falhas e vítima de trolls. Deixando da lado os trolls (que chegavam a perseguir a editora responsável pelo Mundo das Trevas em seu perfil pessoal, postando comentários hostis em fotos da filha menor de idade dela, e portanto são caso de polícia mesmo), pessoalmente acho que é uma decisão bastante questionável, pois não ajuda a melhorar a imagem da editora e a priva da melhor e mais barata ferramenta de promoção de lançamentos que o mercado editorial possui.
Isto não é uma democracia. Leia as regras do fórum!

Visite o RPGista!

Meus livros

Bestiário de Arton


Só Aventuras Vol. 3

Cosa Nostra RPG

Para 2016

Em tratamento médico, todos os projetos estão parados até o meu fígado parar de tentar me matar.

Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Re: Pathfinder RPG

Mensagem por SidSad » 05 Jan 2014, 08:14

Ah, então é trauma?
Isso é um problema. O medo de trolls cria uma "caça aos trolls" que pega gente que realmente só quer informações.
Eu ainda estou sentido pela Jambô não pegar o PF. A Panini trabalha com a DC e a Marvel sem problemas, por exemplo...
"Para mais informações, procure um bom livro."

Responder

Voltar para “Outros RPGs”