BESM 3e

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

BESM 3e

Mensagem por Atmo » 17 Dez 2013, 20:35

Atmo escreveu:Imagem
Bem, o nosso simpático BESM conta, para agilidade na resolução de seus testes, com a utilização do clássico Tri-Stat System, que é um sistema que depende apenas 2d6 para a resolução de todo e qualquer teste. Para atacar, rola-se 2d6 mais o seu Attack Combat Value (Valor de Ataque) e modificadores, para esquivar, 2d6 mais o seu Defense Combat Value (Valor de Defesa) e modificadores. Esses valores são decorrentes dos 3 “stats” que dão nome ao sistema: Mente, Corpo e Alma (Mind, Body e Soul). Perícias usam a mesma mecânica, mas não passam de modificadores condicionais que dão bônus em teste do “stat” ou Valor pertinente (por exemplo: se quero dar um tiro na cara do punk com minha magnum .44, tenho que rolar 2d6 mais o meu Valor de Ataque; a perícia aumenta o valor rolado de 1 em 1, permitindo acertar o tiro… feeling lucky, punk?). Os “Attributes” (Atributos) neste RPG são as vantagens, as características e… os superpoderes. E, rapaz, existe uma variedade bem grande de poderes aqui (nada mais justo; se tem um lugar onde você vai achar poderes esquisitos, é nos animes). Além disso, o sistema é voltado mais para efeitos que poderes em si (como em Mutants and Masterminds), logo, inventar poderes é algo bem fácil de se fazer. Você só tem que ter paciência para encontrar a vantagem que mais faz sentido para o personagem (existem algumas que se sobrepõem… nada é perfeito) e ter uma ideia bem clara de como você quer que eles (os poderes) funcionem dentro do conceito do seu personagem.

Obviamente, existem níveis diferentes de personagens e de aventuras. Quanto mais grandiosa é a aventura, mais pontos tem o personagem (sim, o Luffy não tem a mesma quantidade de pontos que o Goku). Mas isso já era de se esperar, né? Bem, um personagem pode ser criado sendo desde Humano (100 – 149 pts) a Divino (mais de 1000 pts.). Também existem categorias intermediarias que devem dar ao mestre uma ideia de que tipo de história ele pretende contar.

Para terminar, agora existe também um universo próprio em BESM (sim, nas edições anteriores não existia tal universo). Ele é chamado de Anime Multiverse. Neste universo maluco e macarrônico, existem as “Chaves” (Keys) que são pessoas especiais que possuem a capacidade de saltar de mundo em mundo. Alguns deles são “Chaves Esqueletos” (Skeleton Keys), que são Chaves que tem a capacidade de destruir os universos por onde tenham passado. Existem então aqueles que conhecem a história das Chaves e buscam desesperadamente destruí-las, bani-las ou controlá-las. Como uma Chave pode passar por qualquer universo imaginável, qualquer personagem imaginável pode ser criado para participar da aventura. Caramba, até um dos personagens jogadores pode ser uma Chave… ou uma Chave Esqueleto. A ideia é simples mas pode gerar um jogo bem misturadão e spaghetti. Assim como eu gosto minhas aventuras hahahahahaha…
Resenha extraída deste site.

Dê um look no meu wikispaces para mais informações.

House Rules

Mais House Rules

Ficha em Excel

Extras

Wikispaces do BESM 3e

Meu Wikispaces com (pouco) material BESM 3e

Responder

Voltar para “Outros RPGs”