Problemas dos sistemas D20

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Avatar do usuário
SidSad
Mensagens: 265
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:17

Problemas dos sistemas D20

Mensagem por SidSad » 06 Jan 2014, 11:02

É sempre a mesma coisa:
Quando se compara um sistema d20 com outro sistema d20 alguém vai fazer alguma afirmação do tipo "tal sistema ainda tem todos os defeitos inerentes ao d20" (ou ao 3.5). E eu fico perdido, por só ter entrado no mundo d20 com TRPG.

Gostaria de saber quais são, na opinião de vocês, esses problemas e se existe algum sistema que os consegue evitar.
"Para mais informações, procure um bom livro."

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Problemas dos sistemas D20

Mensagem por Atmo » 06 Jan 2014, 11:11

Só pesquisando nos fóruns que falam direto sobre d20 que vai dar pra saber, meu google-fu tá avariado com a segunda temporada de Clannad.

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Problemas dos sistemas D20

Mensagem por Advogado de Regras » 06 Jan 2014, 14:30

Não é um "Problema do Sistema d20" por si só, mas sim daqueles que são similares a D&D 3.5. Provavelmente o problema mais sério é o Tier System for Classes, ou seja, a extrema disparidade entre a capacidade (seja em poder e/ou versatilidade) de classes Conjuradoras e as classes não-Conjuradores. Outro problema, ligado a esse, é que perícias se tornam progressivamente inúteis com o passar dos níveis, já que cada vez mais surgem magias e/ou ítens mágicos que inutilizam por completo diversas perícias (exemplo simples, efeitos de Vôo inutilizam Escalar e Saltar).

Sem contar com a evolução distinta demais dentre Testes de Resistência, que fazem com um oponente seja facilmente vencido por alguns efeitos que atinjam seus testes mais baixos, especialmente com a abundância de efeitos Save-or-Sucks/Save-or-Die (inutilizar ou matar um personagem devido a uma rolagem fraca).
e se existe algum sistema que os consegue evitar.
As variações mais extremas do sistema d20, como Mutants&Masterminds, Iron Heroes e em grande medida D&D Quarta Edição.
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Problemas dos sistemas D20

Mensagem por Short Hope » 06 Jan 2014, 16:34

Como bem apontado pelo Advogado de Regras, é um problema que abrange mais o D&D3E e 3.5 (e jogos derivados deles) que o D20 em si.

Embora eu concorde com o problema das classes, para mim o pior mesmo é o montante de cálculos que você faz. Não pelas jogadas, nem pelas ações, mas para somar e subtrair tudo no final das contas. Para fazer um simples ataque com uma espada, você tem que somar seu BBA, o bônus de Força (incluindo aqui os bônus por itens mágicos/magias), bônus de Talento(s), bônus de arma mágica, bônus cumulativos por situações (flanquear, invisibilidade, investida), isto sem contar eventuais penalidades. Tem tanta coisinha que acaba virando uma aula de matemática, com o mestre corrigindo sua prova, ao invés de um jogo. Então, eu jogo +20 só de BBA, mas ainda tenho que contar +1 porque a vovó mandou entregar uma torta de banana quentinha na masmorra?

Além disso, há um ponto no jogo em que a curva de progressão dos personagens é exponencial e cada vez mais saturada de opções: você simplesmente tem coisa demais pra escolher e, para cada coisa, há uma mixórdia de opções: você tem uma armadura, mas pode usar um cinto, uma capa por cima da armadura e, por baixo, uma camisa . E, adivinha, cada item desses dá um bônus em alguma coisa cheia de bônus, que você tem que ver se já não tem um bônus de mesma origem, porque bônus de mesma origem não são cumulativos, mas na última errata eles diferenciaram bônus inato de bônus por sorte, só que tem um talento que permite limpar a arma com o sangue de um dragão de purpurina épic...

Mais ainda, o jogo é TÃO diferente em níveis mais altos que vira outra coisa. Você sabe que nem adianta jogar seus quatro ataques, porque o BBA vai diminuindo, mas a CA do inimigo não; e é bom lembrar que essa CA de um bicho com ND alto é preparada pensando no seu BBA mais alto: pra quê, então, mais de um ataque por rodada?

Só para finalizar, vou trazer uma citação diretamente da versão traduzida da 3.5 em que explica a mecânica principal do Sistema D20, ou seja, o que o compõe.
Sempre que seu personagem tentar realizar uma ação que tenha chance de fracassar, você jogará um dado de vinte faces (d20). Para saber se o seu personagem obteve sucesso na tarefa (atacar um monstro ou usar uma perícia, por exemplo), faça o seguinte:
* Jogue 1d20.
* Adicione ou subtraia os modificadores relevantes.
* Compare o resultado com o número alvo.
Se o resultado igualar ou superar o número alvo (definido pelo Mestre ou pelas regras), seu personagem obteve sucesso. Quando o resultado for menor, então o personagem fracassou.

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Problemas dos sistemas D20

Mensagem por Advogado de Regras » 06 Jan 2014, 16:56

Você sabe que nem adianta jogar seus quatro ataques, porque o BBA vai diminuindo, mas a CA do inimigo não; e é bom lembrar que essa CA de um bicho com ND alto é preparada pensando no seu BBA mais alto
Não exatamente. Normalmente a rolagem de ataque acaba crescendo mais rápido do que a CA, de forma que é relativamente esperado que o primeiro ataque de um combatente vai acertar o alvo, o segundo tem boas chances e o terceiro precisa de um pouco de sorte. O quarto ataque é que geralmente não tem quase nenhuma chance de acertar e só está no sistema para manter a "uniformidade matemática" do sistema.

Já quanto a CA é um caso curioso, como o ataques dos monstros costumam a progredir mais rápido que o aumento de CA dos personagens (e monstros de nível alto tem acesso a diversos poderes mágicos que em geral, são mais destrutivos que bater no personagem do jogador), acaba sendo mais interessante não aumentar muito CA e investir em outras formas de proteção (PVs, Cobertura, Invisibilidade, Movimentos Distintos).
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
raulranma
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:16
Contato:

Re: Problemas dos sistemas D20

Mensagem por raulranma » 09 Fev 2014, 14:56

Procura novos manuais de classe para a sua mesa? Conheça a Taverna Dungeon World: https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing

Responder

Voltar para “Outros RPGs”