Eberron

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Eberron

Mensagem por Advogado de Regras » 07 Jan 2014, 23:26

Bom, eu sou um grande fã desse cenário, que considero a obra-prima da Wizards of the Coast (enquanto Planescape é o magnum opus da finada TSR). Caso alguém se interesse em discutir ou conhecer esse cenário por essas bandas, a minha introdução ou "bullet points" sobre ele.

1. Eberron é familiar... e estranho.

Quase tudo de Eberron remete aos tropes mais básicos de D&D, mas eles são exibidos de forma a soarem diferenciados e incomuns. Aqui os Elfos são magos hábeis, praticamente imortais, que moram numa ilha isolada... exceto que eles são mestres em necromancia, cultuam seus ancestrais de forma a preservá-los eternamente (e formar uma Corte de Imortais, cujo poder beira o divino) e alguns Elfos veneram seus ancestrais de forma a emular seus feitos - no campo de batalha. Halflings são viajantes, itinerantes e simpáticos donos de estalagem... que montam em dinossauros (uma das suas culturas) e são temidos por essa habilidade.

Imagem
Direita para Esquerda: Um elfo de Khorvaire, um Elfo de Valenar e um Elfo de Aeranal

2. A magia é uma forma de tecnologia

Ao contrário de muitos cenários de D&D, em Eberron a magia poderosa, épica e incrível é excepcionalmente rara. Contudo, poderes mágicos mais simples são comuns e espalhados e existe uma casta de "técnicos em magia" que a usam para iluminar as cidades, fornecer água potável, construir veículos voadores e coisas que são similares ao que nós chamamos de tecnologia. Mas não se engane, Eberron não é Steampunk - e sim Tecnomágico (quase toda forma de tecnologia deriva de princípios mágicos).

Imagem
Admito: Nem os magos de Netheril fariam algo tão cool quanto esse Lightning Rail.

3. As Religiões são presentes - mas não os Deuses

Ao contrário de outros cenários de RPG, em Eberron ninguém tem certeza que as divindades realmente existem - ou seja, ninguém consegue bater um papo com eles em algum plano superior. Poderes atribuídos aos deuses (magias divina) existem e todo mundo sabe disso, mas não se sabe se os Deuses que realmente a cedem ou se é a Fé Mortal que os acessa. Isso mostra um dos diferenciais mais notáveis do cenário, onde Clérigos não tem que refletir claramente a tendência da divindades, podendo existir Clérigo Malignos de divindades Bondosas - com tanta fé e certeza da sua causa quanto aqueles que são Bondosos (Eberron já exibia isso em D&D 3.5 - a 4e continuou com isso e usa algo similar em seu "Pontos da Luz").

Dessa maneira, existe até mesmo a possibilidade que os Deuses não existam - e existem ao menos duas religiões coerentes e relativamente bem aceitas que não cultuam divindades propriamente falando.

Imagem
Quê? Você achava que os Elfos iriam salvar o mundo?

4 . Nem tudo que parece um Monstro é um - as vezes eles são bons pagadores de impostos.

Goblins são uma raça antiga e com um passado glorioso - e são protegidos por leis tanto quanto o Elfo da esquina. Medusas, Ogros e Minotauros estão formando uma nação própria guiadas pelas Filhas de Sora Kell, cuja aceitação está crescendo, assim como os Goblins, Hobgoblins e Bugbears, liderados pelo ambicioso Lhesh Haruuc. Orcs tem uma cultura druídica muito antiga e sábia - e eles já salvaram o mundo de uma invasão extraplanar no passado.

Imagem
Tradução: Uma das criaturas na imagem é um membro de um cultura druídica milenar dedicada a salvar o Mundo de Horrores Inomináveis. O outro é um valentão em busca de briga.


5. É o mundo vasto e novo

O continente principal do cenário (chamado Khorvaire) acaba de passar por uma série de imensos conflitos que duraram uma centenas de anos (a Última Guerra) e tais conflitos não foram resolvidos de forma satisfatória, com a grande Nação de Galifar fragmentada em 4 outras nações (com uma quinta que foi explodida e virou uma No-Men's Land onde quase ninguém tem coragem de vagar - e não sabe como e porque isso ocorreu).

Fora de Khorvaire, existem grandes continentes, como a tropical e misteriosa Xen'Drik, terra de gigantes e coisas muito estranhas, além de Sarlona, habitada pelos estranhos, belos e incrivelmente exóticos Kalashtar e seus rivais (tão belos e exóticos quanto) Inspirados, ambos exibindo exóticos poderes mentais. E além da vista de todos, bárbaros selvagens e um número imenso de Dragões habitam o continente de Argonessen, onde quase nenhum explorador conseguiu explorar além de suas praias.

Imagem
Inspirados - a elegante nobreza de Riedra. E oponentes dos piores pesadelos para heróis eberronianos

6. É um mundo cinzento... onde pode existir o preto e branco

Como se brinca entre os fãs, Eberron é o cenário onde um Rei Vampiro Leal e Mau é um defensor ardente da paz e o maior opositor de um culto maluco de mortos-vivos e onde a Rainha Neutra e Boa quem invadir e reconquistar todos as nações que formavam Galifar. Por sua inspiração "noir", o cenário foi feito para que exista espaço de sobra para o heroísmo, decência e "Modo Tolkeniano de Agir" - mas ao menos tempo, essa postura é escondida atrás de uma dose de cinismo e de um mundo onde o fato de alguém ser bondoso não assegura que essa pessoa será seu aliado ou mesmo que ele será agradável e gentil.

Imagem
(Ao som de Skids - The Saints are coming!)

7. Antagonistas - não necessariamente Vilões

É uma consequência lógica do (6). Existem diversos conflitos no cenário cujos lados que se opõe não nitidamente vistos como "Bom" ou "Mau". Em Thrane, há o conflito entre os Monarquistas contra os Teocratas da Chama Prateada (uma das organizações mais bondosas do cenário - mas formam eles um bom governo?). Em Karrnath, o uso de mortos-vivos como soldados é visto com desconfiança e há uma crescente oposição ao Sangue de Vol - mas havia outra alternativa durante a Última Guerra? Sem contar com o conflito entre a Luz de Syberis (um grupo paladinóico e itinerante de Dragões) contra a Corte Imortal, com o ninho de intrigas que são as as Casas Marcadas pelo Dragão.

Imagem
E mais importante: É um mundo onde os "asiáticos" estão mais próximos de 1984 do que do Anime Genérico do Ano
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
Sir Nemo
Mensagens: 14
Registrado em: 04 Jan 2014, 23:07

Re: Eberron

Mensagem por Sir Nemo » 09 Jan 2014, 18:04

O elemento que mais me agrada em Eberron é o quão Pulp (e ocasionalmente Noir) o cenário é. Para o narrador que tenha consumido bastante do gênero e queira basear suas próximas aventuras nisto, nós temos:

-Terras povoadas por dinossauros e tribos selvagens (algumas montadas em tais dinossauros).
-Grandes metrópoles repletas de crimes e conspirações, com detetives para investigar estes casos.
-Pseudo-dirigíveis e trens.
-Guerra fria entre diversos países e organizações de espionagem trabalhando para estes.
-Invenções (mágicas) bélicas sendo inventadas ou descobertas em expedições arqueológicas, o que estas organizações obviamente irão procurar.
-Selvas exóticas abandonadas cheias dos restos de civilizações avançadas e tribos perigosas. Isto pode estar longe de ser incomum em fantasia, mas é algo que torna a lista mais completa.
-Uma quantidade relativamente grande de cultos.
-Cientistas (mágicos) criadores de invenções (mágicas) como opção básica de personagem.
-Jornais. Pode parecer algo banal a primeira vista, mas há algo inerentemente Pulp em ter eventos importantes e ganchos de narrativas trazidos através de jornais sendo vendidos por crianças na rua gritando a headline.
-Poderes psíquicos como algo ensinado por ordens místicas de terras distantes.
-A única coisa que realmente fez falta é um exemplo canônico de um vigilante de chapéu e máscara deixando uma marca de assinatura nas vítimas.

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Eberron

Mensagem por Advogado de Regras » 09 Jan 2014, 22:07

-Jornais. Pode parecer algo banal a primeira vista, mas há algo inerentemente Pulp em ter eventos importantes e ganchos de narrativas trazidos através de jornais sendo vendidos por crianças na rua gritando a headline.
Um detalhe curioso, na minha primeira campanha de Eberron, um dos maiores oponentes do grupo era um jornalista/explorador que contestava sempre as descobertas ou conquistas que os jogadores faziam, a ponto que um debate público for marcado em Sharn para decidirem quem tinha razão e contava a verdade em seus relatos e hipóteses. Eu nunca vi um grupo de jogadores tão dedicados a vencer um oponente sem sacar arma alguma como nessa seção. Eles venceram e descobriram que o jornalista era um agitprop a serviço da Trust (aos que desconhecem, um tipo de Polícia Secreta/Política do Pensamento/Agência de Espionagem de gnomos).
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: Eberron

Mensagem por BURP » 10 Jan 2014, 13:10

Eberron é muito legal. Acho justo considerar ele a obra-prima da Wizards sim. Podia rolar um tópico de adaptações pra TRPG em algum lugar, talvez =P

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Eberron

Mensagem por Advogado de Regras » 11 Jan 2014, 07:15

Podia rolar um tópico de adaptações pra TRPG em algum lugar, talvez =P
Não imagino que seja algo difícil de adaptar para Tormenta, dado que ele é basicamente um D&D um pouco diferente. As únicas diferenças dele para D&D são o uso de algumas raças extras, ignorar as restrições de alinhamento quanto ao uso de magias e adicionar as regras para Dragonmarks/Marcas do Dragão. E criar o Artífice, que é a classe básica que reflete muito do feeling do cenário.
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
Cloud
Mensagens: 110
Registrado em: 10 Dez 2013, 14:42

Re: Eberron

Mensagem por Cloud » 01 Fev 2014, 16:22

acho que o beoulve fez uma adaptação pra um pbf no fórum antigo.

Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Re: Eberron

Mensagem por Rafael Beoulve » 01 Fev 2014, 17:38

Aquela e bem questionável, COLOCA questionável...eu tentei simplificar muita coisa, hoje mudaria uma ou outra coisinha. Mas uma coisa que eu fico e duvida e se Warforged faria sentido como na 3.5(tendo que gastar feat) ou a armadura sendo uma questão parcial(qualquer armadura pode ser "fundida ao warforged, essa seria a explicação dada pra não criar algo mais complicado" até que na minha versão Warforged ganhava somente armadura natural +1 e com os feat era +1 ou +2 na CA e reduzia a penalidade de densidade(que era uma desvantagem deles que dava algo entre -2 a -4 em teste de atletismo) que era a de mitral e o de adamante era que ganhava RD 3 e aumentava a densidade.....posso rever e montar, mas não garanto nada xD
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Eberron

Mensagem por Advogado de Regras » 04 Fev 2014, 18:51

Beoulve

Embora eu gostei da ideia que justifica as armaduras dos Forjados, eu não gosto como ela é retratada mecanicamente (embora goste dos talentos de Armadura). Caso voltasse a mestrar em 3.5/Pathfinder (e o que sugiro pode ser válido em Tormenta RPG), eu deixaria ele com +2 em Armadura Natural como bônus racial (para refletir que todo Forjado é feito de materiais mais resistentes do que a carne de humanoides), podendo ser encantada com os custos de uma armadura normal (basicamente, um slot diferenciado para um Amuleto de Armadura Natural mais barato) e permitiria o Forjado utilizar Armaduras de acordo com suas proficiências de classe.
reduzia a penalidade de densidade(que era uma desvantagem deles que dava algo entre -2 a -4 em teste de atletismo) que era a de mitral e o de adamante era que ganhava RD 3 e aumentava a densidade...
Nah, Forjados já tem um pacote de peculiaridades mecânicas grandes o bastantes, e precisam de mais uma penalidade naquilo que se espera que eles seja bons? (Soldados incansáveis e exemplares que não consegue... pular direito?).
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Eberron

Mensagem por Rick » 05 Fev 2014, 16:14

Tenho bastante curiosidade com Eberron, mas uma preguiça gigantesca de ler tudo em inglês quando eu ainda nem domino completamente Forgotten Realms, cenário onde estou mestrando há quase 2 anos. Mas eu tenho deixado usar coisas básicas de Eberron no grupo. Teve um cara que jogou de Changeling um tempo e agora que perdeu o personagem parece que vai fazer um Artificer.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Eberron

Mensagem por Advogado de Regras » 05 Fev 2014, 23:28

Rick

Caso tenha curiosidade, eu tenho uma série de textos introdutórios sobre diversos assuntos de Eberron nesse tópico, além de alguns outros fãs que fizeram algo similar. :)
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Responder

Voltar para “Outros RPGs”