Começo com uma adaptação para o D20 Saga, nada demais, uma ideia interesante.
http://ffsaga.wikidot.com
site pra poder dar uma olhada nessa versão.
Gostei da adaptação, mas ela era meio "pesada" problema do D20 no geral....até que um maluco do Portal Obsidia crio sua versão, inspirado em D&D 4th e Saga D20. Poderia passa despercebido, sem nota nenhuma, mas a algo nele que acho que o torna especial. A falta de atributos!!!
Quando se fala em D&D, sempre se fala de atributos como força, destreza, constituição etc....até a versão Microlite manteve a base(la com Força, Destreza e Mente, nota: Tradução livre), o criador deste "sistema" simplesmente os jogo no lixo, pois era um sistema voltado para o combate, não precisa de tudo isso, seria focado somente no que importava no combate:
Então, o que mais temos próximo de atributos são Ataque Físico, Ataque Magico, Fortitude, reflexos e vontade.
Tá legal, agora alguém pergunta, "Beoulve seu maluco, o que um sistema totalmente focado em combate, tem a ver? Seu lixo, D&D 4th e muito video game, esse cara só esta reforçando isso! Como vamos ter outros conflitos narrativos sem atributos e pericias? Seu HEREGE! MORRA POR SER TÃO GAMER! Nunca toque em livros de RPG denovo...etc.."
Bem, talvez porque primeiro ele tenha deixado claro que seu sistema E focado em combate, e segundo pois sua regra de "Skill" consegue superar e muito esses cliches. Bebendo de fontes mais narrativas.
Todos os jogadores tem direito a 3 "Skill background" gratuitamente, pode se comprar mais com os pontos bônus. E não tem uma lista, a ideia e simples, escolha uma "area" ou profissão, quanto mais especifica ela for, melhor sera seu bônus
Think of four things your character is good at outside of combat. Write those down as your character’s skills. Then, discuss with your GM, and determine if a skill is broad, focused, or specialized. “Athletics” would be an example of a broad skill. So would “Performance,” or “Diplomacy,” or “History,” or “Monster Lore.”
Broad skills cover a wide variety of tasks, and are useful in many situations. A skill is broad if the GM thinks it has the potential to come up every session, or every other session. They start at +6. Examples of Broad skills include:
Athletics
Persuasion
History
Lore
Focused skills are obviously a little more, well… focused. They have a much narrower purview than broad skills, and thus are a little stronger. The GM should consider a skill focused if he can think of it coming up every 2-3 sessions. Focused skills start at +9. Examples of focused skills include:
Climbing
Running
Swimming
Balance
Seduction
Intimidation
Monster Lore
Arcane Lore
Repair
Etiquette
Riding
Piloting
Gambling
Performance
Specialized skills are very narrow. They usually focus on one very narrow subject or location, or require a specific item. They are skills the GM can imagine only coming up only a few times in the whole story, or can easily imagine sabotaging. Specialized skills begin at +12. Examples include:
Blitzball
Chocobo Breeding
Piloting the Highwind
Dance the Sending
Flan Lore
Judge Lore
Midgard Lore
Dalmascan Politics
Bartending
Gardening
Butterfly Catching
Keep in mind that the GM is only assessing the hypothetical frequency of the skill when determining its breadth. If a player somehow wrangles it so that they’re rolling their Blitzball skill every session, that’s fine. It doesn’t suddenly become a broad skill.
segue em anexo a explicação original. Mas o que me chama a atenção e que essa "simples ideia" pode realmente mudar muitos conceitos.
Você não precisa ser automaticamente "forte" para ser bom em combate, isso esta a par do "conceito" pois ataque só mede sua CAPACIDADE de combate e não deriva de algum "atributo" somente da classe. Quer montar um Guerreiro forte? Famoso por sua força? Lembre de colocar em uma de suas pericias "Atletismo" ou "Poderio Muscular" e pronto, de maneira mais abstrata e clara você tem seu conceito...
Ta chega de papo, ai embaixo ta o site https://final-fantasy-d20.obsidianportal.com/