Final Fantasy Tactics RPG

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por Rafael Beoulve » 11 Jan 2014, 00:15

Como assim?

Começo com uma adaptação para o D20 Saga, nada demais, uma ideia interesante.

http://ffsaga.wikidot.com
site pra poder dar uma olhada nessa versão.

Gostei da adaptação, mas ela era meio "pesada" problema do D20 no geral....até que um maluco do Portal Obsidia crio sua versão, inspirado em D&D 4th e Saga D20. Poderia passa despercebido, sem nota nenhuma, mas a algo nele que acho que o torna especial. A falta de atributos!!!


Quando se fala em D&D, sempre se fala de atributos como força, destreza, constituição etc....até a versão Microlite manteve a base(la com Força, Destreza e Mente, nota: Tradução livre), o criador deste "sistema" simplesmente os jogo no lixo, pois era um sistema voltado para o combate, não precisa de tudo isso, seria focado somente no que importava no combate:

Então, o que mais temos próximo de atributos são Ataque Físico, Ataque Magico, Fortitude, reflexos e vontade.

Tá legal, agora alguém pergunta, "Beoulve seu maluco, o que um sistema totalmente focado em combate, tem a ver? Seu lixo, D&D 4th e muito video game, esse cara só esta reforçando isso! Como vamos ter outros conflitos narrativos sem atributos e pericias? Seu HEREGE! MORRA POR SER TÃO GAMER! Nunca toque em livros de RPG denovo...etc.."


Bem, talvez porque primeiro ele tenha deixado claro que seu sistema E focado em combate, e segundo pois sua regra de "Skill" consegue superar e muito esses cliches. Bebendo de fontes mais narrativas.

Todos os jogadores tem direito a 3 "Skill background" gratuitamente, pode se comprar mais com os pontos bônus. E não tem uma lista, a ideia e simples, escolha uma "area" ou profissão, quanto mais especifica ela for, melhor sera seu bônus
Think of four things your character is good at outside of combat. Write those down as your character’s skills. Then, discuss with your GM, and determine if a skill is broad, focused, or specialized. “Athletics” would be an example of a broad skill. So would “Performance,” or “Diplomacy,” or “History,” or “Monster Lore.”

Broad skills cover a wide variety of tasks, and are useful in many situations. A skill is broad if the GM thinks it has the potential to come up every session, or every other session. They start at +6. Examples of Broad skills include:

Athletics
Persuasion
History
Lore
Focused skills are obviously a little more, well… focused. They have a much narrower purview than broad skills, and thus are a little stronger. The GM should consider a skill focused if he can think of it coming up every 2-3 sessions. Focused skills start at +9. Examples of focused skills include:

Climbing
Running
Swimming
Balance
Seduction
Intimidation
Monster Lore
Arcane Lore
Repair
Etiquette
Riding
Piloting
Gambling
Performance
Specialized skills are very narrow. They usually focus on one very narrow subject or location, or require a specific item. They are skills the GM can imagine only coming up only a few times in the whole story, or can easily imagine sabotaging. Specialized skills begin at +12. Examples include:

Blitzball
Chocobo Breeding
Piloting the Highwind
Dance the Sending
Flan Lore
Judge Lore
Midgard Lore
Dalmascan Politics
Bartending
Gardening
Butterfly Catching
Keep in mind that the GM is only assessing the hypothetical frequency of the skill when determining its breadth. If a player somehow wrangles it so that they’re rolling their Blitzball skill every session, that’s fine. It doesn’t suddenly become a broad skill.


segue em anexo a explicação original. Mas o que me chama a atenção e que essa "simples ideia" pode realmente mudar muitos conceitos.

Você não precisa ser automaticamente "forte" para ser bom em combate, isso esta a par do "conceito" pois ataque só mede sua CAPACIDADE de combate e não deriva de algum "atributo" somente da classe. Quer montar um Guerreiro forte? Famoso por sua força? Lembre de colocar em uma de suas pericias "Atletismo" ou "Poderio Muscular" e pronto, de maneira mais abstrata e clara você tem seu conceito...


Ta chega de papo, ai embaixo ta o site https://final-fantasy-d20.obsidianportal.com/
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por Atmo » 11 Jan 2014, 00:29

Já vi isso em outro canto, inclusive traduzi e postei no meu blog (desce um pouco que tu acha o link).

Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Re: Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por Rafael Beoulve » 11 Jan 2014, 00:48

Esse conceito e muito comuns em vários jogos mais narrativos, como FATE, Risus, Este Corpo Mortal, FATE Accel, Terras Devastada etc....

O que eu realmente curto nesta adaptação e ter um gameplay divertido em combate(tem muitos elementos da 4th que deixam o combate dinamico) e sua maneira de conduzir o resto do jogo de maneira até mais flexivel que o D&D padrão


Claro, isso também e sua falha, pois ele ainda e um sistema de classes, com conceitos de habilidades e roles(não que eu realmente veja como um problema, eu curto jogos desse estilo, como curto Tactics Ogre, FFT e Espirito do Seculo, eu tenho espaço pra curtir todos eles, incluindo meu Zombicide).


Pra mim os pontos forte dele:
-Rápido de montar personagem
-Maior flexibilidade pra montar seu conceito que um D20 padrão

Seus pontos negativos
- Parcialmente incompleto(não se tem um total equilíbrio entre as classes no primeiro nível)
- Seu modelo e bem claro, com uso de "MP" em vez de encontro etc, o que da um ar mais "administração de recursos", mesmo que você os recupera numa short rest(ou fim de cena)
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por Short Hope » 11 Jan 2014, 16:03

Bacana a sacada de misturar o Saga com a 4E.

Ficou bem mais simplificado e rápido, mas o esquema de aquisição de novos talents ficou muito confuso; principalmente com a adição de um novo job e porque a tabela não é explicada em nada e deixa o jogador na especulação.

Uma outra coisa que incomodou é que o hack é apresentado como focando no FFT, mas traz elementos de outros jogos da franquia; da mesma maneira que não traz elementos centrais do FFT, como jobs que ficaram faltando.

No todo, é um hack legal e 100% jogável, mas tem uma cara não só de incompleto, como também de abandonado e fica a impressão de que falta alguma coisa.

Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Re: Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por Rafael Beoulve » 11 Jan 2014, 20:54

Eu realmente estou trabalhando na minha versão, eu quero deixar ele um pouco mais flexivel. E tem uma tabela. E só procurar. Ela e bem clara.


Ela lembra o esquema de magia do mago:



E só seguir
https://final-fantasy-d20.obsidianportal.com/wikis/jobs a lista mesmo, eu só fiz um modelo pra praticar =D
Um Char de Level 4 tem que ter 4 Talents de Level 1 e 1 de Level 2 da sua classe primaria. E 1 Talent Lv1 da sua classe secundaria
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por Short Hope » 12 Jan 2014, 08:38

Rapaz, eu entendi a tabela. Mas que ficou confuso, isso ficou.

Veja bem, a tabela não fala o que cada item significa. A coisa mais reconhecível ali é a coluna de níveis, que o pessoal reconhece por familiaridade. Não fala que níveis são aqueles na linha superior, menos ainda que "2nd Lv1" é aquele lá. Agora, até o jogador entender que a tabela é sobre talents...

Pra piorar, o parágrafo anterior à tabela fala de XP e fala que não vai transcrever a tabela de XP. E aí vem o quê? Uma tabela. Que é de outra coisa.
Logo embaixo, vem uma descrição pormenorizada dos jobs, com um título em fonte maior de "JOBS" bem embaixo da tabela. É confuso e não é qualquer um que vai entender. E esse é só um dos pequenos detalhes que atrapalham a compreensão neste hack.

Eu juntei o material num .pdf e passei para uns amigos que se animaram em jogar, depois posto aqui pra deixar a experiência com um enfoque crítico.

Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Re: Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por Rafael Beoulve » 12 Jan 2014, 13:14

Eu já joguei, foi uma experiencia divertida, foram 3 combates com momentos de ação e adrenalina, onde o objetivo era invadir um trem de um mundo steampunk que ficava sobre cidade voadoras, pois o antigo mundo(o que ficava abaixo) estava dominado por alguma coisa(o mestre não tinha pensando ainda) foi explosões, combate com guardas e meu ladino enchendo todo mundo de porrada quando precisava. Depois veio general todo poderoso(que o mestre deixo claro que seria algo pra "perder" com chances minimas de vitora, mas fazia parte da aventura) e com muita sorte nos dado e esforço quase derrotamo ele com nossas estrategias de ultima hora. Mas ai foi prisão, tivemos que escapar na outra sessão..e bem acabo por ai pois o grupo paro de se encontrar(e nunca mais pude experimenta o sistema alem do nível 2)

to vendo oque da pra uma adaptação mais generica
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por BardoRobô » 12 Jan 2014, 14:05

Achei a ideia interessante, o que foi ruim de entender foi o português. Falta de acentos, concordância, etc.

Avatar do usuário
Bernardo Stamato
Mensagens: 78
Registrado em: 08 Ago 2014, 00:40
Contato:

Re: Final Fantasy Tactics RPG

Mensagem por Bernardo Stamato » 22 Ago 2014, 01:13

Acho que seria bem mais válido adaptar as classes, raças, itens, monstros etc para um sistema já existente.
Apenas mais um mortal na corda bamba entre a virtude e o vicio, vislumbrando um abismo de loucura e mácula. Mas eu continuarei na corda, pois não quero ser pura virtude e nem puro vício. Todos os que tentam alcançar um dos lados tombam para o abismo, invariavelmente.

Blogue de Tormenta RPG: http://fortalezarubra.blogspot.com.br/

Blogue literário: http://entrevirtudesevicios.blogspot.com.br/

Responder

Voltar para “Outros RPGs”