Dungeon World

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 04 Fev 2014, 15:56

Pronto, coloquei o mago, sacerdote e duelista originais na pasta Classes Originais, e coloquei o link na assinatura.

Alias, BardoRobô, acho que não deixei claro - nenhuma dessas classes é minha, são apenas traduções de classes feitas na comunidade gringa. Algumas modificações e movimentos são coisas que eu adicionei só. A única classe que é "minha" mesmo no momento é o monge (que não está ai), já que depois de ver 4 versões dele e não gostar de nenhuma, meio que tomei como desafio pessoal fazer um monge interessante - mesmo que eu não vá usar a classe para nada.

E Atmo, sim, o feiticeiro é bem emo XD apesar disso, eu gostei da classe. To jogando com ele em uma mesa agora, e apesar de só ter tido uma sessão, gostei da mecânica - mesmo se tivesse um mago do sistema padrão ou essa versão de mago que eu adaptei na mesa, seriam duas classes com mecânicas completamente distintas.

Edit: Alias, Robô, você citou algumas criticas. Pode falar mais sobre isso? Também tenho alguns problemas com DW apesar de gostar dele.

Avatar do usuário
raulranma
Mensagens: 2
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:16
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por raulranma » 06 Fev 2014, 15:31

Legal descobrir que tem pessoas do DW aqui, a comunidade está crescendo, estou gostando disso :D

Em outras notícias: Endrest, você e eu temos tido o mesmo trabalho paralelamente hauehseuahea
Eu também via muito material de fora e comecei a traduzir e adaptar no meio de Janeiro até fazer um repositório das coisas do meu grupo. Traduzimos praticamente o mesmo material heheh

Se quiserem usar os playbooks, aqui está o link. Mesmo as classes básicas tem pequenas modificações, mas todas foram feitas com algo em mente.
https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing
Procura novos manuais de classe para a sua mesa? Conheça a Taverna Dungeon World: https://drive.google.com/folderview?id= ... sp=sharing

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 06 Fev 2014, 18:46

Raul, é mais ou menos por ai mesmo XD conheço seu material, sou bem lurker na comunidade do DW (e mesmo no fórum da jambo).

Alias, meu duelista e feiticeiro são baseados na sua versão, além dos previews que vi na comunidade gringa. Ainda não comprei nenhuma dessas classes. Inclusive, na minha pasta de classes eu deixei em Atribuições uma nota para as suas versões.

Meu grupo jogamos por internet, então por isso eu não me preocupei em colocar as classes em um modelo de ficha. Ando traduzindo material de DW para jogar com meu grupo (@#!$*# que não entendem inglês) desde o playtest. Fui vendo com o tempo o que funciona e não funciona para eles e pra mim, e modificando (essa já deve ser a 5ª ou 6ª tradução que eu faço. Mania de refazer as coisas mil vezes). Ainda vou fazer modificações nessas classes, mas até agora eu to bem satisfeito em como elas estão.

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Dungeon World

Mensagem por BardoRobô » 07 Fev 2014, 03:26

Endrest escreveu:Pronto, coloquei o mago, sacerdote e duelista originais na pasta Classes Originais, e coloquei o link na assinatura.

Alias, BardoRobô, acho que não deixei claro - nenhuma dessas classes é minha, são apenas traduções de classes feitas na comunidade gringa. Algumas modificações e movimentos são coisas que eu adicionei só. A única classe que é "minha" mesmo no momento é o monge (que não está ai), já que depois de ver 4 versões dele e não gostar de nenhuma, meio que tomei como desafio pessoal fazer um monge interessante - mesmo que eu não vá usar a classe para nada.

E Atmo, sim, o feiticeiro é bem emo XD apesar disso, eu gostei da classe. To jogando com ele em uma mesa agora, e apesar de só ter tido uma sessão, gostei da mecânica - mesmo se tivesse um mago do sistema padrão ou essa versão de mago que eu adaptei na mesa, seriam duas classes com mecânicas completamente distintas.

Edit: Alias, Robô, você citou algumas criticas. Pode falar mais sobre isso? Também tenho alguns problemas com DW apesar de gostar dele.
Valeu mesmo por postar as originais, é só para entender de onde vieram tuas modificações. Nada demais. Sobre as críticas ao DW, são poucas e acho que superficiais por não terminado de ler todo o livro básico ainda.

Como já falei, uma das coisas que não gostei foi justamente da magia vanciana. Que acho pouco prática e confusa quanto ao conceito.

Outra coisa que não vi com bons olhos foi o fato do Paladino e Ranger poderem acessar os níveis de Clérigo para conjurar magias e usar o próprio nível como referencial. Não tentei ainda, e não estou certo sobre isso, mas acho que isso pode gerar alguns combos.

Como já falei, são poucas as críticas mas adorei o sistema. Bem equilibrado e tal. Um desejo que tenho é de usar o DW em Tormenta e adaptar as principais CdPs do cenário como classes para os jogadores pegarem acima do 10º nível. Já fizeram isso?

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 07 Fev 2014, 07:42

Relaxa, eu entendo seu problema com a magia vanciana xD tenho o mesmo problema, por isso fiquei feliz de achar essas duas versões das classes.

Quanto as movimentos de multiclasse, acho que eles realmente ficam confusos com aquele negócio de usar o nível em que pegou para começar a contar conjuração com essa opção que uso das classes, fica relativamente tranquilo (já que não existem níveis de magia). Acho que inclusive, um sacerdote, um ranger que pede milagres para os deuses dos ermos e um templário que se tornou mais que a espada de sua ordem representam papei bem diferentes em jogo, e podem coexistir num mesmo grupo.

E gosto da ideia das classes de tormenta. Não jogo mais d&d em geral, mas gosto do cenário. Vou adaptar algo assim que eu tiver um tempo.

Edit: não deu para digitar antes porque tava ocupado, mas Robô, nesse caso não existe necessidade de esperar o nível 10. As classes de compendio só exigem que o personagem tenha cumprido o gancho ficcional para poder pegar os moves dela como se fossem moves de classe quando evoluir.

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Rick » 07 Fev 2014, 11:06

QUASE comprei o DW ontem, fiquei curioso com esse tópico, mas acabei desistindo. Provavelmente comprarei futuramente, mas já tenho muito sistema aqui que nunca tive oportunidade de jogar e muitos suplementos do que andamos jogando que ainda não comprei, então achei melhor obedecer às prioridades.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Dungeon World

Mensagem por BardoRobô » 07 Fev 2014, 12:24

Endrest escreveu:Relaxa, eu entendo seu problema com a magia vanciana xD tenho o mesmo problema, por isso fiquei feliz de achar essas duas versões das classes.

Quanto as movimentos de multiclasse, acho que eles realmente ficam confusos com aquele negócio de usar o nível em que pegou para começar a contar conjuração com essa opção que uso das classes, fica relativamente tranquilo (já que não existem níveis de magia). Acho que inclusive, um sacerdote, um ranger que pede milagres para os deuses dos ermos e um templário que se tornou mais que a espada de sua ordem representam papei bem diferentes em jogo, e podem coexistir num mesmo grupo.

E gosto da ideia das classes de tormenta. Não jogo mais d&d em geral, mas gosto do cenário. Vou adaptar algo assim que eu tiver um tempo.

Edit: não deu para digitar antes porque tava ocupado, mas Robô, nesse caso não existe necessidade de esperar o nível 10. As classes de compendio só exigem que o personagem tenha cumprido o gancho ficcional para poder pegar os moves dela como se fossem moves de classe quando evoluir.
Agora entendi. E fico feliz por saber que não sou só eu que me importo com esse detalhe do jogo. E sobre Tormenta só penso em adaptar as classes mais icônicas. Algo que não exista coisas semelhantes no DW, porque tem muita CdP em Tormenta que acho inútil e repetitiva.

Também me preocupo com a parte épica do sistema. Já pensou em enfrentar um Lorde da Tormenta usando este sistema?
Rick escreveu:QUASE comprei o DW ontem, fiquei curioso com esse tópico, mas acabei desistindo. Provavelmente comprarei futuramente, mas já tenho muito sistema aqui que nunca tive oportunidade de jogar e muitos suplementos do que andamos jogando que ainda não comprei, então achei melhor obedecer às prioridades.
Cara, espero que o tópico não tenha passado a ideia errada. DW é o melhor sistema que eu já vi e que parece com D&D.

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 07 Fev 2014, 12:56

Sei como é isso Rick, hoje em dia já tá difícil juntar meu grupo para jogar DW, que é nosso sistema principal (e olha que a gente joga online). Aprendi a duras penas a controlar minha vontade de comprar RPG, já que eu não tenho nem esperança de mestrar outra coisa por um bom tempo.

Robô, um ponto que tenho a dizer é que DW pode ser bem épico desde o início, já que os personagens ganham mais formas de lidar com o perigo do que poder bruto durante os níveis. Mas realmente, fico pensando como fazer uma luta contra um lorde da tormenta. Acho que inicialmente seria legal pensar num sistema de sanidade, e partindo dai, pensar narrativamente em como tornar uma coisa tão forte vulnerável (o tarrasque, por exemplo, não tem dano ou pvs na parte de monstros. Ele é simplesmente imune a dano e ponto. Imagino que mestre e jogadores poderiam achar uma solução para tornar aquela coisa pelo menos 'ferivel' in game, mas...) para ai sim termos uma luta que representasse a verdadeira dificuldade de se lutar com eles. Os monstros do DW vão em geral, indo MUITO alto, até 30 PV e armadura 5. Apesar que não necessariamente cada rolagem de matar e pilhar seja dano... Bem, é complicado, mas se você tiver alguma sugestão, adoraria ouvir.

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Rick » 07 Fev 2014, 13:04

BardoRobô escreveu:
Rick escreveu:QUASE comprei o DW ontem, fiquei curioso com esse tópico, mas acabei desistindo. Provavelmente comprarei futuramente, mas já tenho muito sistema aqui que nunca tive oportunidade de jogar e muitos suplementos do que andamos jogando que ainda não comprei, então achei melhor obedecer às prioridades.
Cara, espero que o tópico não tenha passado a ideia errada. DW é o melhor sistema que eu já vi e que parece com D&D.
Endrest escreveu:Sei como é isso Rick, hoje em dia já tá difícil juntar meu grupo para jogar DW, que é nosso sistema principal (e olha que a gente joga online). Aprendi a duras penas a controlar minha vontade de comprar RPG, já que eu não tenho nem esperança de mestrar outra coisa por um bom tempo.
Não, não, o que li aqui me deixou curioso pra conhecer o sistema melhor. Mas de 2 anos pra cá a galera aqui só quer jogar D&D 4 (que eu adoro e ainda não tenho todos os livros que gostaria). Dos que comprei livros e já joguei, mesmo que brevemente, 3D&T e O Um Anel. Seguem sem nunca terem sido testados Dragon Age RPG, Mutantes & Malfeitores, Guerra dos Tronos RPG, Tormenta RPG, Old Dragon (esse eu não faço questão mesmo, comprei por curiosidade, mas não faz meu tipo, haha). Comprar o DW agora, que eu ainda to seco pra pegar alguns livros importados da 4E, não seria um movimento inteligente. Fica pra depois.
Imagem
Imagem

Endrest
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Fev 2014, 11:13
Contato:

Re: Dungeon World

Mensagem por Endrest » 07 Fev 2014, 13:55

Caraca, realmente é muita coisa. Mas entendo, realmente gastar dinheiro em mais um sistema agora ia ser complicado. Mas se você ta interessando, pode ler todo o sistema (em inglês) aqui: http://book.dwgazetteer.com/

Você só vai estar perdendo a formatação. Tem as ilustrações também no livro básico, mas acho que seria mais certo te dizer que to te fazendo um favor, porque se não vai precisar ver aquilo. :roll:

Responder

Voltar para “Outros RPGs”