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Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 14 Jan 2014, 22:35
por Breno Cardoso
Queria saber dos caros colegas se os mesmos utilizam as regras de preparar magias do sistema D20 ou a consideram perca se tempo. Obrigado amigos.

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 14 Jan 2014, 22:43
por Rafael Beoulve
Depende do que seja "perda de tempo", no geral e esse sistema que "tenta" balancear o mago perto do feiticeiro. Pois o mago pode ter acesso a todas as magias(tecnicamente) pois ele e a unica classe que pode "aprender" magias. Pra quebrar a versatilidade dele, ele tem como peso o fato de preparar magias, exemplo disso e o druida que tem varias magias.

E uma regra chata. Mas uma maneira de tentar equilibrar isso(Não quer dizer que seja realmente funcional), outra possibilidade que eu lembro(pra não complicar, mas não garanto que seja equilibrada) e que ele prepara X Níveis de magia(Seu nível vezes 2 ta legal =D) e o que ele pode usar no dia(gastando seus PMs) ai com algum Talento maroto inventado essa quantidade pode aumentar pra 4 vezes o nível.

Exemplo: Mago de Nível 2

Ele pode preparar 4 Níveis de Magia

Ele decide preparar Mãos Flamejantes, Misseis Magicos e Armadura Arcana(3 Níveis ao total) e 2 de zero(cada 1 de zero valeria meia) Detectar Magia e Luz

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 17 Jan 2014, 14:34
por Advogado de Regras
Eu utilizava ela na mesa com relativo rigor. Não porque eu realmente goste dessa regra, mas porque ela é uma das poucas que reduz minimamente o poder semi-divino que diversos Conjuradores tem. Contudo, na hipótese remota de eu me aproximar de D&D 3.5/Pathfinder novamente, eu recomendaria utilizar as classes psiônicas equivalentes das classes que preparam magias - O Psion substitui o Mago a contento e o Ardent (Complete Psionics) ou Vitalist (Ultimate Psionics) fazem isso com o Clérigo e o Druida.

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 18 Jan 2014, 10:29
por Short Hope
Particularmente, eu não gosto do sistema de magias do D&D.

Se considera perda de tempo a preparação, eu sugiro você utilizar outras classes que não preparam suas magias, como o Bardo, o Feiticeiro ou então o Privilegiado (presente no suplemento O Livro do Completo Divino). Uma outra opção interessante é utilizar o sistema alternativo de conjuração de magias por pontos do Unearthed Arcana, similar ao sistema dos psiõnicos que o Advogado de Regras mencionou.

A minha opinião é que, infelizmente, o sistema de magias corrente no D&D torna várias magias obsoletas, atrapalhando a si próprio: chega um ponto na carreira do seu conjurador que ele tem várias magias em primeiros círculos para lançar e poucas e, círculos mais altos, mas estas últimas são muito mais poderosas e interessantes e substituem sem perdão magias nos círculos mais baixos. Você dificilmente vai gastar magias de círculos inferiores depois de certos níveis, o que faz você se perguntar porque você ainda tem magias neste círculo e porque tem que prepará-las e porque não pode trocá-las por algo mais útil. Se você utilizar o Livro dos Níveis Épicos, então, aí é que o cenário fica pior...

É interessante notar que até o próprio jogo incentiva o jogador a utilizar magias em círculos mais elevados, com os talentos metamágicos por exemplo, e esquecer os círculos inferiores: magias de 1º círculo no nível 17-18? Só se for Acelerada, Potencializada, Maximizada etc. E aí a magia já não vai ser mais conjurada como magia de 1º círculo e vai competir com outras magias que pertencem (sobre)naturalmente a círculos mais elevados.

TL;DR
O sistema de magias do D&D sempre foi uma idéia bacana, baseado nos livros do Jack Vance, mas infelizmente (como o D&D de uma maneira geral) não é tão bem-pensado assim.

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 18 Jan 2014, 12:58
por Advogado de Regras
Uma outra opção interessante é utilizar o sistema alternativo de conjuração de magias por pontos do Unearthed Arcana, similar ao sistema dos psiõnicos que o Advogado de Regras mencionou.
Não, esse é uma ideia ruim na verdade. O uso de Pontos de Poder só funciona bem porque o sistema de conjuração de classes psiônicas é pensado para funcionar com eles, enquanto as magias arcanas e divinas não (por exemplo, Poderes Psiônicos tem efeitos extras com o passar dos níveis que dependem do gasto de mais PPs, que faz com que poderes de nível baixo sejam úteis por todos os níveis - enquanto as Magias Arcanas, não necessariamente).
A minha opinião é que, infelizmente, o sistema de magias corrente no D&D torna várias magias obsoletas, atrapalhando a si próprio: chega um ponto na carreira do seu conjurador que ele tem várias magias em primeiros círculos para lançar e poucas e, círculos mais altos, mas estas últimas são muito mais poderosas e interessantes e substituem sem perdão magias nos círculos mais baixos. Você dificilmente vai gastar magias de círculos inferiores depois de certos níveis, o que faz você se perguntar porque você ainda tem magias neste círculo e porque tem que prepará-las e porque não pode trocá-las por algo mais útil. Se você utilizar o Livro dos Níveis Épicos, então, aí é que o cenário fica pior...
Isso não acontece com as classes psiônicas em D&D 3.5/Pathfinder, vide acima minha resposta acima. E em D&D 4e, poderes de nível inferior (encontro e diários de ataque, notavelmente) são trocados por equivalentes de níveis mais altos ao serem atingidos, o que também reduz esse problema.

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 18 Jan 2014, 13:08
por Short Hope
Advogado de Regras escreveu:Não, esse é uma ideia ruim na verdade. O uso de Pontos de Poder só funciona bem porque o sistema de conjuração de classes psiônicas é pensado para funcionar com eles, enquanto as magias arcanas e divinas não (por exemplo, Poderes Psiônicos tem efeitos extras com o passar dos níveis que dependem do gasto de mais PPs, que faz com que poderes de nível baixo sejam úteis por todos os níveis - enquanto as Magias Arcanas, não necessariamente).
De acordo. Agora, se o problema é estritamente a preparação de magias, como o OP parece sugerir, dá para usar algumas idéias do Unearthed Arcana como "muleta". Porém, com a possibilidade de conjurar mais magias de círculos elevados por meio dos pontos, os conjuradores ficam mais fortes neste sistema.
Advogado de Regras escreveu:Isso não acontece com as classes psiônicas em D&D 3.5/Pathfinder, vide acima minha resposta acima. E em D&D 4e, poderes de nível inferior (encontro e diários de ataque, notavelmente) são trocados por equivalentes de níveis mais altos ao serem atingidos, o que também reduz esse problema.
Me corrija se eu estiver errado, mas existem classes psiônicas em Pathfinder? Sua resposta ficou ambígua. Se de fato houverem, pode me indicar o livro onde aparecem?

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 18 Jan 2014, 13:48
por Advogado de Regras
Me corrija se eu estiver errado, mas existem classes psiônicas em Pathfinder? Sua resposta ficou ambígua. Se de fato houverem, pode me indicar o livro onde aparecem?
Sim, existem - e felizmente não foram feitas pela Paizo.

Um grupo de membros do antigo fórum Character Optimization da Wizards of the Coast. como o Tempest_Stormwind, Errant_X e Bacris, fundou uma editora chamada Dreamscarred Press que se dedica especialmente a material psiônico e eles lançaram recentemente o Ultimate Psionics, que é um tomo imenso com todo o material do antigo Expanded Psionics Handbook (que era parte da OGL) e diversas criações deles. Caso queira conferir, muito do material do Ultimate Psionics (que é uma coletânea de outros lançamentos deles) pode ser visto na d20PFSRD. Nem todo o material desse livro está nesse site, mas não deve demorar para todo ele estar aí.

Caso goste do material deles, eles estão lançando também o futuro Path of War, uma versão para Pathfinder bastante inspirada no Tome of Battle. Como no caso dos lançamentos psiônicos deles, não deve demorar para aparecerem na d20PFSRD.

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 18 Jan 2014, 14:15
por Aquila
Quando eu jogo Dungeons & Dragons, eu costumo usar uma variação particular da regra de Pontos de Poder. Ela tem se mostrado bem útil quando se usa magias de níveis baixos ampliadadas por talentos metamágico. De modo bem simples, o sistema soma o número de magias disponíveis por círculo e transforma em Pontos de Poder. Exemplos:

Um Mago 1, com uma Int 15, pode conjurar por dia 3/2 magias. Quando transformadas em Pontos de Poder, esse número é simplesmente 5, cinco níveis de magias. Ele pode escolher preparar todos os níveis como magias de nível 1, ou então intercalar com magias de nível 0 ampliadas (fracas).

Um Mago 10, com uma Int 18, pode conjurar por dia 4/5/5/4/4/2 magias. Quando transformadas em Pontos de Poder, o número de círculos que ele pode conjurar é de 24 níveis. Como cada magia exige o valor do círculo como custo, ele pode preparar 4 magias de nível 5 (seu máximo), e uma de nível 4, 6 magias de nível 4, 8 magias de nível 3, ou qualquer outra variação. Poderia, também, preparar 24 vezes uma magias de nível 0, para usar como entretenimento em uma feira ou na corte de um nobre, por exemplo.

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 28 Jul 2014, 14:52
por tjfilho
Pessoal, não encontrei nenhum outro lugar para fazer essa pergunta, então espero que vocês possam me ajudar.

O bônus de melhoria (ou aprimoramento) no carisma, fornecido pelo Manto do Carisma, é somado no valor da Habilidade para determinar os bônus em magias adicionais?

No caso, comprei um manto do carisma +2, elevando meu carisma de 18 para 20. Porem, por ser bônus de melhoria (ou aprimoramento) no carisma, ficamos em dúvida de entra no calculo de magias adicionais, ou não.

Obrigado.

Re: Regras de Preparaçao de Magias D20

Enviado: 28 Jul 2014, 22:23
por Advogado de Regras
O bônus de melhoria (ou aprimoramento) no carisma, fornecido pelo Manto do Carisma, é somado no valor da Habilidade para determinar os bônus em magias adicionais?

No caso, comprei um manto do carisma +2, elevando meu carisma de 18 para 20. Porem, por ser bônus de melhoria (ou aprimoramento) no carisma, ficamos em dúvida de entra no calculo de magias adicionais, ou não.
Se o bônus de melhoria vem de uma fonte persistente, como o Manto de Carisma, ele entra no cálculo de magias adicionais. Citando o último FAQ de D&D 3.5:

Do ability enhancing items (such as the headband of intellect, cloak of charisma,and periapt of wisdom) grant bonus spells to the appropriate spellcasters? The spells these items are based on would seem to prohibit it, but the only things specifically addressed in the item descriptions are skill points.

Yes, you can get extra bonus spells if you have an item that increases the ability score that governs your spellcasting. To get the extra bonus spells, you must wear the item while resting to regain spells and all throughyour initial daily preparatio for spellcasting. (Even characters who don’t prepare spells need to meditate a little while at the beginning of the day; see Daily Readying of spells under the Sorcerers and bards section of Chapter 10 in the PH.) If you lose the item, you immediately lose the bonus spell slots the item gave you, starting with any uncast spells you have of the appropriate levels.