D&D 5 E

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: D&D 5 E

Mensagem por Short Hope » 20 Ago 2014, 18:47

Bom, embora eu não esteja tão interessado nem acompanhando, aí vai uma notícia boa para os empolgados:

Saiu a v0.2 do Basic Rules no site oficial. Uma lista contendo as mudanças da penúltima para a última versão do Basic Rules também é encontrada na mesma página. Esta nova versão, claro, está relacionada com o lançamento do Player's Handbook; que foi ontem.

Quem estiver interessado, pode achar alguma coisa legal no canal Formação Fireball. Os meninos estão fazendo uma apresentação do material presente nesta 5E, incluindo falar das mudanças, comparações breves das mudanças nas mecânicas, classes etc. além de já terem feito um unboxing do Starter Set americano.

Avatar do usuário
Pow
Mensagens: 263
Registrado em: 17 Dez 2013, 16:19

Re: D&D 5 E

Mensagem por Pow » 31 Ago 2014, 13:09

Olá, pessoal.

No grupo D&D Next (Brasil), no facebook, foi disponibilizado uma tradução do Basic D&D. Aliás, o Players Handbook vazou (só que em P&B), para quem tiver interesse é só procurar ou mandar uma MP pra mim.

seraphyrot
Mensagens: 108
Registrado em: 12 Dez 2013, 17:54

Re: D&D 5 E

Mensagem por seraphyrot » 30 Out 2014, 19:48

Pessoal, você já deram alguma olhada nesta nova edição(além do basic rules)??

Se sim o que estão achando do material??

Avatar do usuário
BURP
Mensagens: 1158
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:04
Localização: Logo ali ======>
Contato:

Re: D&D 5 E

Mensagem por BURP » 05 Nov 2014, 18:32

Fiz uns comentários no twitter hoje, enquanto to lendo o PHB. Resumindo:

- Achei curiosa a fixação com "kits." Dei esse nome genérico pra todos aqueles conjuntos de estatísticas diferentes que tu pode escolher em cada etapa da criação do personagem - pega uma raça, depois um kit de raça (elfo "da floresta," anão "da montanha," etc); pegue uma classe, depois um kit de classe (ordens druídicas, colégios de bardos, arquétipos de guerreiros...); depois escolha ainda um kit de background... Não é necessariamente bom nem ruim, só achei curioso mesmo =P
- Em geral eu gostei de umas opções das novas classes. O guerreiro ganhou uma personalidade mais própria, com um mestre do combate de verdade, ao invés de ser aquele monte de talentos bônus genéricos. E o monge se assumiu como um guerreiro Z - tem pontos de ki e tudo =P Aliás, um dos caminhos monásticos foi feito de forma bem óbvia pra emular Avatar - A Lenda de Aaang.
- Vantagens/desvantagens achei uma regra legal e simples de aplicar, melhor do que somar uma dúzia de bônus diferentes de cada vez. Mas tenho que ver em jogo como fica ainda.
- Ainda acho estranho o quão low-level o jogo se propõe a ser. Acho que é muito costume com o TRPG =P No Next, a diferença do bônus proeficiência do 1º pro 20º nível de +4, o que me pareceu um tanto baixo.

Mas parece ter ficado interessante até agora. Ainda não terminei o PHB nem testei em jogo, é bom lembrar, são só as minhas impressões lendo as regras até o capítulo de classes.

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: D&D 5 E

Mensagem por Atmo » 06 Nov 2014, 17:46

Andei lendo por aí que um jogo normal no 5e (Next era a versão Playtest) acontece mais ou menos assim.

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: D&D 5 E

Mensagem por Advogado de Regras » 07 Nov 2014, 20:43

Pessoal, você já deram alguma olhada nesta nova edição(além do basic rules)?
Yep - tanto o PH quanto o MM - e mestrando um jogo que atualmente.
Se sim o que estão achando do material
É visualmente muito bem feito, com regras deliberadamente ambíguas ("Rulings, not Rules" e "DM Empowerment", que soa desculpas baratas), uma base mecânica relativamente sólida e elegante, mas com classes de qualidade oscilante. E incrivelmente similar a Tormenta RPG, quem diria.
O guerreiro ganhou uma personalidade mais própria, com um mestre do combate de verdade, ao invés de ser aquele monte de talentos bônus genéricos
Na verdade, ele perdeu muito da personalidade adquirida em D&D 4e e retornou ao seu status de "classe que usa qualquer arma e dá diversos ataques por turno". Mesmo a opção supostamente "tática", o Battlemaster é decepcionante para quem esperava poder jogar com um Guerreiro com alguma opção além de "Bater, Bater + e "Efeito Genérico Inferior a um Cantrip".
Ainda acho estranho o quão low-level o jogo se propõe a ser. Acho que é muito costume com o TRPG =P No Next, a diferença do bônus proeficiência do 1º pro 20º nível de +4, o que me pareceu um tanto baixo.
Ele não é exatamente "Low Level", os personagens farão em níveis altos o que se espera para um personagem de alto poderio (assumindo que você jogue com uma classe decente, aka, Conjurador Completo ou Paladino) - o que Next fez foi reduzir consideravelmente a inflação de números em ataque, CA e testes de resistência (que ocorria desde AD&D 2e, mas atingiu o ápice no 3.5).
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: D&D 5 E

Mensagem por Short Hope » 08 Nov 2014, 09:58

Até onde eu vi, parece que os pontos principais para se entender a 5E, suas mudanças e como o jogo flui são três: o novo sistema de magias, o combate menos detalhado (o capítulo para combate do PHB tem apenas dez páginas!) e as mudanças que tornaram o sistema mais simples e rápido. Queria apenas dizer também que eu, particularmente, gostei de todas estas novidades da 5E.

A 5E tem umas coisas engraçadas aqui e ali. Algo que me chamou muito a atenção é o quanto algumas classes são limitadas ou tem uma progressão curiosa. O Druid é um Fighter que vira um Cleric fraco nos níveis baixos, mas acaba como um Cleric que vira Fighter fraco nos níveis altos - sem contar os pacotes. Aliás, falando em Cleric, ele só não é um fullcaster melhor que o Wizard porque a seleção de magias do Wizard é muito mais versátil. O que quer dizer que não mudou muita coisa.

O Sorcerer é provavelmente o pior fullcaster da edição: com uma seleção de magias extremamente limitada (QUINZE magias ao todo no 20º nível) e pouquíssimas opções que compensam: Metamagic é legal, adiciona poder de fogo e versatilidade, mas não compete com o Wizard. Da mesma forma, os pacotes do Sorcerer são muito esquisitos em termos de performance. Draconic Bloodline é um caster temático para elementos (incentivando o jogador a utilizar apenas magias que causem determinado elemento de dano) e o Wild Magic, mesmo que possa ser divertido, simplesmente não funciona bem; uma de suas características depende do DM, outra faz uso de Sorcerer Points (sendo que esta característica acaba competindo com Metamagic, atrapalhando o jogador), as outras duas dependem de uma rolada no dado para ajudarem ou então piorarem praticamente qualquer situação. Ah, sim, antes que eu esqueça: o pior golpe no Sorcerer provavelmente foi que todos os fullcasters usam a mesma tabela de magias por dia, sem poder modificá-la diretamente de nenhuma forma. Ou seja, todos os fullcasters conjuram o mesmo número de magias por dia; fora o Wizard, que pode recuperar alguns slots... e o Warlock que é beeeeem inortodoxo.

Todas as classes podem conjurar magias. Todas. Cada uma das classes, até Barbarian, Fighter, Monk e Rogue tem pacotes que garantem o acesso a algumas poucas magias. Mesmo que você jogue com estas classes SEM selecionar os pacotes que oferecem magia, ainda há um feat que adiciona alguns truques ao arsenal do personagem.

Falando em feats, eles serem opcionais foi algo muito legal nesta edição. Ainda, a maneira pela qual se adquire feats me pareceu surpreendentemente equilibrada. A minha impressão é que o Human Variant é a raça mais popular atualmente, em mesas que jogam com os feats.

Eu acabei achando interessante a idéia por trás dos short e long rests e é legal ver que, fora do combate, há outras opções para se fazer e jogar utilizando algumas mecânicas e características de classe. Da mesma forma, a possibilidade de TREINAR perícias e linguagens, bastando investir dinheiro e algum tempo parado, também fala muito dessa edição.

Uma coisa que me chamou MUITO a atenção quando eu vi foi o pônei. Sério. O bicho tem 11PVs, joga +4 para acertar e causa uma média de 7 de dano por coice. Mata fácil qualquer Wizard no 1º nível. Na 5E, a população de magos em Faêrun vem diminuindo cada vez mais graças a uma curiosidade insaciável entre os arcanos por pequenos eqüinos.

Imagem

Brincadeiras à parte, o MM segue aquilo que a gente já conhece. Não é tão inovador quanto a 3E, mas tem algo interessante aqui e ali. Lair Actions achei muito massa.

Falta mesmo é esperar o DMG, que deve sair na segunda semana de dezembro - isto se não for adiado. De novo. De qualquer forma, já foi liberado um Basic Rules para DMs também que deve ajudar a cobrir o buraco enquanto o livro não sai.
Advogado de Regras escreveu:Na verdade, ele perdeu muito da personalidade adquirida em D&D 4e e retornou ao seu status de "classe que usa qualquer arma e dá diversos ataques por turno". Mesmo a opção supostamente "tática", o Battlemaster é decepcionante para quem esperava poder jogar com um Guerreiro com alguma opção além de "Bater, Bater + e "Efeito Genérico Inferior a um Cantrip".
Eu entendo que você entendeu o que o BURP quis dizer, mas em comparação com os outros pacotes da classe, o Battlemaster ainda é provavelmente o melhorzinho e o que permite a maior versatilidade para o Fighter (sem precisar recorrer a magias) - entretanto, eu ainda concordo que ele não consegue sequer se comparar ou competir com qualquer fullcaster em quase quaisquer termos de mecânica da 5E.
Advogado de Regras escreveu:Ele não é exatamente "Low Level", os personagens farão em níveis altos o que se espera para um personagem de alto poderio (assumindo que você jogue com uma classe decente, aka, Conjurador Completo ou Paladino) - o que Next fez foi reduzir consideravelmente a inflação de números em ataque, CA e testes de resistência (que ocorria desde AD&D 2e, mas atingiu o ápice no 3.5).
O engraçado é que os PVs continuam atingindo valores altíssimos. Isto parece que tem a ver com o novo sistema de magias, cujas magias progridem; ou seja, o dano e outras variáveis vão aumentando. Da mesma forma, as classes voltadas para o combate também ganham ataques extras, senão não consegue fazer tanto dano nem mesmo quanto uma cantrip.

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: D&D 5 E

Mensagem por Advogado de Regras » 09 Nov 2014, 18:19

O Sorcerer é provavelmente o pior fullcaster da edição
Possivelmente, mas aqui vem aquele imenso caveat - Ser o pior conjurador de nono nível não é algo ruim, é como ser o membro menos rico do Jóquei Club.O Feiticeiro aparentemente foi feito para ser o "Conjurador Completo para Iniciantes", com menos escolhas a se fazer (menor número de magias) e a possibilidade de fazer mais coisas conjurando a mesma magia (através do uso de Metamagic). Além disso ele também pode recuperar magias on the run, assim como o Mago - Sorcery Points podem ser convertidos em magias.
e o Warlock que é beeeeem inortodoxo.
Ele é uma Classe Chassi 4e em D&D Next.
Da mesma forma, a possibilidade de TREINAR perícias e linguagens, bastando investir dinheiro e algum tempo parado, também fala muito dessa edição.
Pequena correção - treinar Ferramentas (Tools), não Perícias. E realmente fala muito sobre essa edição - aprender a utilizar uma Tool consomem 250 dias e POs, enquanto um Mago aprende uma nova magia em uma fração de um dia. O que leva a curiosa situação onde é muito mais fácil e barato aprender a conjurar Míssil Mágico (50 PO e 2 horas se você é um Mago) do que, digamos, jogar truco ou tocar violão (250 dias e 250 POs para aprender a usar o Gaming Set ou Musical Instruments). Eu sei que D&D já trata não-conjuradores como possuidores de alguma forma de retardo mental, mas Next leva isso a outros patamares com essa regra.
Eu acabei achando interessante a idéia por trás dos short e long rests
Eu não vejo nada demais nisso - é um rehash da ideia de Encontro/Diário da 4e, só que com um tempo muito maior (1 hora ao invés de cerca de 5 minutos) e com a sugestão que se passe 3 encontros/combates entre cada Short Rest - que se levada a cabo por um DM, pode lesar seriamente as duas classes que fazem uso constante de Short Rests - Warlock e Guerreiro (incrível, mais um momento onde Next ferra o Guerreiro).
Da mesma forma, as classes voltadas para o combate também ganham ataques extras, senão não consegue fazer tanto dano nem mesmo quanto uma cantrip.
O oposto, na verdade - Cantrips não conseguem se igualar em quase nenhum momento em dano potencial de classes com Ataques Extras (Claro que Dano é ainda a pior estratégia existente, mas hey).
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: D&D 5 E

Mensagem por Rick » 27 Dez 2014, 12:35

Não estava nos planos, mas a Amazon BR colocou o PHB e o MM por menos de 76 reais cada, acabei pegando ambos. Quando chegar vou dar uma lida cuidadosa pra ver se devo continuar mantendo esperanças com a 5E, já que eles disseram que eventualmente iam trazer suplementos voltados pros fãs da 4E. Na pior das hipóteses, são 2 livros bonitos de se ter na estante. Ou pelo menos com potencial razoável pra revenda.
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Outros RPGs”