D&D 5 E
- Khrjstjano
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Re: D&D 5 E
Eu já pensava em como eliminar Fortitude, Reflexos e Vontade é uma coisa óbvia e até fácil de implementar, que só simplificaria o sistema e agilizaria a a criação de fichas, além da hora de upá-las. Mas num primeiro momento, me ocorreu de usar apenas testes Con, Des e Sab, com no máximo mais um fator fácil de verificar (minha ideia era usar o nível total, em um sistema de 10 níveis).
Mas no caso de se utilizarem os 6 valores, é altamente necessário (e comparativamente fácil) revisar os elementos do sistema que pedem testes de resistência, modificando os que forem possíveis para que utilizem alguns dos novos testes. Certamente há, há entre as centenas de magias do sistema, muitas que podem se valer de mudanças nos testes.
Mas no caso de se utilizarem os 6 valores, é altamente necessário (e comparativamente fácil) revisar os elementos do sistema que pedem testes de resistência, modificando os que forem possíveis para que utilizem alguns dos novos testes. Certamente há, há entre as centenas de magias do sistema, muitas que podem se valer de mudanças nos testes.
Editado pela última vez por Khrjstjano em 26 Mar 2015, 12:14, em um total de 1 vez.
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Re: D&D 5 E
A questão é do que foi solto até agora, tanto no Basic quanto no último Playtest, eles não se deram ao serviço de fazer isso. É possível eles fizeram no Player's Handbook que sairá na GenCon e no Monster Manual que sairá pouco depois mas a julgar pelo Basic, eu não depositaria minhas esperanças.Mas no caso de se utilizarem os 6 valores, é altamente necessário (e comparativamente fácil) revisar os elementos do sistema que pedem testes de resistência, modificando os que forem possíveis para que utilizem alguns dos novos testes. Certamente há, entre as centenas de magias do sistema, muitas que podem se valer de mudanças nos testes.
E existe o lado problemático dos 6 testes - Classes Conjuradoras agora tem mais 3 testes potencialmente fracos para atingir oponentes. Hoh Next, D&D 3.5 enfim achou um rival no ramo de "Caster Love".
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Re: D&D 5 E
Por enquanto o que me chamou mais atenção no 5 E é a arte que é bem semelhante a Dragon Age. Rsrssrsr
- Khrjstjano
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Re: D&D 5 E
Quando as imagens são o que chama a atenção de um jogador num RPG, é porque a coisa tá feia...
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Re: D&D 5 E
Para ser franco, eu nem cheguei a ler tudo, e acabei desistindo pelo caminho. Mas algumas coisas me chamaram muito a atenção.
* O texto não está nem justificado. Isto já havia sido apontado quando a WotC estava liberando os excerpts como algo que incomodou os fãs; apontado por muitos dos próprios fãs.
* Página 6 da v0.1: "[...] take a look at the illustrations in this book to see what catches your interest." < lol
* É o básico das regras, mas tem fluff pra caramba e aponta para livros que nem foram lançados ainda para o crunch. Um belo exemplo é multiclasse. E a descrição das "etnias" para humanos. A propósito, "etnias" para humanos, "subraças" para outras raças; só para não soar racista?
* Humano é estatisticamente melhor que todas as outras raças. Isto é racista.
* A extinção dos TRs e sua substituição por testes de habilidades é bem-vinda, mas, bem, tô com o Advogado de Regras nessa aqui.
* A criação de personagem ficou mais simples e os personagens, bem, mais iguais. Há pouca ou quase nenhuma diferença entre dois personagens da mesma Classe com o mesmo "kit" (DIvine Domains/Martial Archetype/Roguish Archetype/Arcane Traditions). Isto nos leva ao próximo ponto...
* O jogo continua focado demais em progressão. Como sempre, chega a um ponto em que ser humano ou um anão vai fazendo menos diferença, até o ponto em que as diferenças entre as raças são sobrepostas pelas diferenças entre os "kits" ou as diferentes Classes.
* Por sua vez, a mecânica de Proficiencies é... interessante. Mas muito mal executada. Sem contar com (algumas) características de Classe e bônus de Força, um guerreiro 20 joga a mesma coisa para acertar com uma espada longa que um mago 20 joga para acertar com um... cajado? Nivelação das classes quer dizer que o guerreiro ficou para trás, já que não lança magias.
* O ladino não morre mais. Bem, eu não li o capítulo sobre combate. Gostei só de Thieves' Cant, mas bá.
Aqui eu parei de ler. Vou procurar depois só pelas ilustrações.
* O texto não está nem justificado. Isto já havia sido apontado quando a WotC estava liberando os excerpts como algo que incomodou os fãs; apontado por muitos dos próprios fãs.
* Página 6 da v0.1: "[...] take a look at the illustrations in this book to see what catches your interest." < lol
* É o básico das regras, mas tem fluff pra caramba e aponta para livros que nem foram lançados ainda para o crunch. Um belo exemplo é multiclasse. E a descrição das "etnias" para humanos. A propósito, "etnias" para humanos, "subraças" para outras raças; só para não soar racista?
* Humano é estatisticamente melhor que todas as outras raças. Isto é racista.
* A extinção dos TRs e sua substituição por testes de habilidades é bem-vinda, mas, bem, tô com o Advogado de Regras nessa aqui.
* A criação de personagem ficou mais simples e os personagens, bem, mais iguais. Há pouca ou quase nenhuma diferença entre dois personagens da mesma Classe com o mesmo "kit" (DIvine Domains/Martial Archetype/Roguish Archetype/Arcane Traditions). Isto nos leva ao próximo ponto...
* O jogo continua focado demais em progressão. Como sempre, chega a um ponto em que ser humano ou um anão vai fazendo menos diferença, até o ponto em que as diferenças entre as raças são sobrepostas pelas diferenças entre os "kits" ou as diferentes Classes.
* Por sua vez, a mecânica de Proficiencies é... interessante. Mas muito mal executada. Sem contar com (algumas) características de Classe e bônus de Força, um guerreiro 20 joga a mesma coisa para acertar com uma espada longa que um mago 20 joga para acertar com um... cajado? Nivelação das classes quer dizer que o guerreiro ficou para trás, já que não lança magias.
* O ladino não morre mais. Bem, eu não li o capítulo sobre combate. Gostei só de Thieves' Cant, mas bá.
Aqui eu parei de ler. Vou procurar depois só pelas ilustrações.
Re: D&D 5 E
Lista de classes do Player's Handbook: http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx ... 2F20140728
Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Guerreiro, Monge, Paladino, Ranger, Ladino, Feiticeiro, Warlock (Bruxo?) e Mago.
Pô, nenhum psiônico? Estavam entre as classes mais maneiras da 4E...
Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Guerreiro, Monge, Paladino, Ranger, Ladino, Feiticeiro, Warlock (Bruxo?) e Mago.
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- Khrjstjano
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Re: D&D 5 E
Pela descrição, Warlock parece ser o summoner (invocador) desta versão, tipo aquele lá do WoW (que eu não conheço direito também).
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Re: D&D 5 E
Classes Psiônicas nunca apareceram no primeiro Livro do Jogador de uma edição de D&D, mas sempre aparecem em algum suplemento posterior, então eu não me preocupo com isso - elas sairão eventualmente.Pô, nenhum psiônico? Estavam entre as classes mais maneiras da 4E...
Nope, não será. Pelo que foi visto no Alpha Draft, nenhuma classe é especificamente boa nesse papel. Mago, Clérigo, Druida e Warlock tem acesso a tipos diferentes de magias de Invocação, e o Conjurador (Especialização do Mago) em teoria é quem lida melhor com essas magias, mas só tem duas habilidades (de nível alto, 11 e 14) para lidar com esse tipo de magia. Tecnicamente, o Druida tem acesso a mais invocações de nível baixo (Conjure Animal, Woodland Beings e Elemental), o Clerigo acessa Celestiais e outras Criaturas Extraplanares (Conjure Celestial, Planar Binding), enquanto o Mago/Warlock tem acesso a magias de invocação mais poderosa do sistema - Bind Elemental, de nível 8 (embora Conjure Celestial possa ser usado como magia de nível 9, para invocar um Solar).Pela descrição, Warlock parece ser o summoner (invocador) desta versão, tipo aquele lá do WoW (que eu não conheço direito também).
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase
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Re: D&D 5 E
A descrição fala ali que ele tem patronos que dão magias diferentes para ele, por isso já dá pra perceber que não é algo como um invocador de Final Fantasy (os mais recentes, ao menos). Dá a impressão de serem magias um tanto especiais ou diferentes, no entanto.
Re: D&D 5 E
Nope. É o mesmo conceito da 4E: seus poderes mágicos vieram de um pacto com alguma entidade (que varia de acordo com o caminho que você escolher). Você não invoca seu patrono, mas usa as habilidades que ele te concedeu pra usar magia. Na 4E a especialização deles era causar dano, além de ter melhores maneiras de sobreviver no campo de batalha que o mago.Khrjstjano escreveu:A descrição fala ali que ele tem patronos que dão magias diferentes para ele, por isso já dá pra perceber que não é algo como um invocador de Final Fantasy (os mais recentes, ao menos). Dá a impressão de serem magias um tanto especiais ou diferentes, no entanto.
Na 5E é difícil prever como vai ser, mas o esquema de fonte de poder tá mantido. Acho que as listas de magias vão ser bem mais restritivas...
Anyway, parece que teremos o Swordmage como um path do Fighter... Será que vai ficar tão legal quanto o Swordmage de 4E ou vai pender praquele outro da 3E (eu esqueci o nome, tinha algo com Dusk, acho)?