D&D 5 E
- Khrjstjano
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Re: D&D 5 E
Duskblade e Hexblade no D&D 3.5. Mas pelo que saiu no Alpha Draft, não, o Eldricht Knight está a quilômetros de distância de lembrar o Swordmage da 4e - o EK tem acesso incrivelmente limitado a magias arcanas (Nível 4, acessado no nível 19), de apenas duas escolas (Evocação e Abjuração) e ele só ganha habilidades que você reconheceria como do Swordmage 4e no nível 7 (Conjurar um Cantrip + Bater em Alguém) ou no longínquo nível 15 e 18 (Teleportar após o uso do Action Surge e Conjurar uma Magia + Bater em Alguém). Para que serve o EK? No melhor dos casos, para Multiclasse com Mago, onde os níveis de Guerreiro passam a contar como se fossem níveis de uma classe conjuradora.Anyway, parece que teremos o Swordmage como um path do Fighter... Será que vai ficar tão legal quanto o Swordmage de 4E ou vai pender praquele outro da 3E (eu esqueci o nome, tinha algo com Dusk, acho)?
O que leva a uma "Rule of Thumb" útil do D&D Next - Sua classe original é Não-Conjuradora? Seu personagem é ruim, mesmo que ele consiga habilidades de conjuração.
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase
Re: D&D 5 E
Então, com o lance dos poderes da 4E é difícil definir o que é "magia". Mas assim, eu via o Swordmage como uma classe completamente diferente do Mago (diferentemente do Bladesinger, que apesar de lutar com espada, ainda usava os mesmos poderes que os magos). Então o lance do Duskblade, pelo pouco que me lembro, era muito mais Bladesinger que Swordmage, pois ele também tinha acesso a magias arcanas como um mago (menos eficiente e tudo mais, mas ainda as mesmas magias). O Swordmage me passa a impressão de acima de tudo um guerreiro com meios mágicos de melhorar seus golpes. É algo assim que imagino que o Eldrich Knight possar ser pra lembrar o Swordmage... E talvez seja, eu não conferi. Agora, se ele for um cara que dá porrada e consegue usar uma ou outra magia, da 4E ele pareceria mais com o Bladesinger.Advogado de Regras escreveu:Duskblade e Hexblade no D&D 3.5. Mas pelo que saiu no Alpha Draft, não, o Eldricht Knight está a quilômetros de distância de lembrar o Swordmage da 4e - o EK tem acesso incrivelmente limitado a magias arcanas (Nível 4, acessado no nível 19), de apenas duas escolas (Evocação e Abjuração) e ele só ganha habilidades que você reconheceria como do Swordmage 4e no nível 7 (Conjurar um Cantrip + Bater em Alguém) ou no longínquo nível 15 e 18 (Teleportar após o uso do Action Surge e Conjurar uma Magia + Bater em Alguém). Para que serve o EK? No melhor dos casos, para Multiclasse com Mago, onde os níveis de Guerreiro passam a contar como se fossem níveis de uma classe conjuradora.Anyway, parece que teremos o Swordmage como um path do Fighter... Será que vai ficar tão legal quanto o Swordmage de 4E ou vai pender praquele outro da 3E (eu esqueci o nome, tinha algo com Dusk, acho)?
O que leva a uma "Rule of Thumb" útil do D&D Next - Sua classe original é Não-Conjuradora? Seu personagem é ruim, mesmo que ele consiga habilidades de conjuração.
Mas como eu disse, é mais uma questão de como você enxerga o conceito da classe. Acredito que haja pessoas que interpretem diferente de mim.
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Re: D&D 5 E
Agora entendi melhor como você vê cada classe - eu assumi que usou o Swordmage como algo mais amplo, o equivalente a "Guerreiro Mágico" ou "Gish". My bad.
De qualquer maneira, definitivamente não espere encontrar nada similar ao Swordmage em D&D Next - ele mantém fielmente a separação entre Mágico/Não-Mágico de edições de D&D, não tendo nada parecido com o que chamaria de Poderes da 4e.
De qualquer maneira, definitivamente não espere encontrar nada similar ao Swordmage em D&D Next - ele mantém fielmente a separação entre Mágico/Não-Mágico de edições de D&D, não tendo nada parecido com o que chamaria de Poderes da 4e.
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Re: D&D 5 E
Pois é, por isso achei melhor especificar melhor. Mas é uma pena que não role nada como ele. Sempre achei um conceito que parecia bacana mas nunca entrava em execução. Até o momento o feeling da 5E é MUITO 3E pra mim, as estruturas de classe e tal... Vai voltar aquela coisa de ter 939232 classes/classes de prestígio como na 3E? Eu achava isso ridículo e prefiro a evolução mais orientada da 4E (não precisa ser tão restrita quanto, apesar de eu achar que funcionou bem), as misturas de classes na 3E possibilitavam algumas coisas bem bizarras que incomodavam muito na mão de alguns jogadores.Advogado de Regras escreveu:Agora entendi melhor como você vê cada classe - eu assumi que usou o Swordmage como algo mais amplo, o equivalente a "Guerreiro Mágico" ou "Gish". My bad.
De qualquer maneira, definitivamente não espere encontrar nada similar ao Swordmage em D&D Next - ele mantém fielmente a separação entre Mágico/Não-Mágico de edições de D&D, não tendo nada parecido com o que chamaria de Poderes da 4e.
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Re: D&D 5 E
Classes de Prestígio foram mencionadas em alguns momentos antes dos Playtests, mas nenhuma delas apareceu no material dos playtests, no que vazou ou mesmo foram citadas recentemente. Ao que tudo indica, a Wizards of the Coast deve seguir algo mais similar ao que a Paizo faz, adicionando Specializations (Caminhos de Cada classe, como os Domínios do Clérigo, Escolas do Mago, Linhagem do Feiticeiro) para cada classe, provavelmente também fazendo algo similar aos Subsititution Levels do 3.5 ou Archetypes de Pathfinder.Vai voltar aquela coisa de ter 939232 classes/classes de prestígio como na 3E?
O Multiclasse de D&D Next tem algumas restrições (exceto para Meio-Elfos, que são especialistas nisso) devido a necessidade de ter certa pontuação de atributos para entrar em outra classe (For ou Des 13 para Guerreiro, Sab 13 para Clérigo, For e Car 13 para Paladino) - além disso, ao que tudo indica o Multiclasse não dá os benefícios dos aumentos de atributos/escolha de talentos como ocorre com um personagem monoclasse, que pode ser uma forma incrível de desincentivar essa prática.as misturas de classes na 3E possibilitavam algumas coisas bem bizarras que incomodavam muito na mão de alguns jogadores.
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Re: D&D 5 E
Bah, tá bem fraca a empolgação do pessoal com esse excelente sistema... Pena, eu entrei no fórum depois de um tempão pra ver como estava a opinião de vocês sobre o novo D&D.
Eu queria ver gente daqui trabalhando em material da 5E para Tormenta. =\
Meu grupo está gostando muito. Jogávamos TRPG e depois 3.5 (com TormentaD20).
Eu estou achando muito superior ao 3.5 (TRPG então nem se fala...). O sistema preza por roleplay, como o Guilherme sempre prega que é o "estilo brasileiro" em detrimento ao americano. Eu achei que estariam todos empolgados como eu.
Eu queria ver gente daqui trabalhando em material da 5E para Tormenta. =\
Meu grupo está gostando muito. Jogávamos TRPG e depois 3.5 (com TormentaD20).
Eu estou achando muito superior ao 3.5 (TRPG então nem se fala...). O sistema preza por roleplay, como o Guilherme sempre prega que é o "estilo brasileiro" em detrimento ao americano. Eu achei que estariam todos empolgados como eu.
"Para mais informações, procure um bom livro."
Re: D&D 5 E
SidSad, com a minha participação em um futuro blog de RPG, pode ser que eu volte meus olhos para a 5e. Ao menos, apesar de não ter gostado de algumas coisas (sou mais íntimo a 4e do que a 3.5, de fato só fui para a 3th-like ao comprar TRPG), o sistema está me interessando (e eu ainda prefiro a contagem por quadrado, não "feet", é muito mais prático, mas okay).
Re: D&D 5 E
Sem revista para fazer uma propaganda (negativa ) do sistema acaba nublando de certa forma a visibilidade para a maioria dos jogadores... Sem contar que não tem nada em português também.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.
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Re: D&D 5 E
do pouco q li a 5e parece ser bem fácil de ser customizada em regras pelo mestre, talvez os personagens sim fiquem bem parecidos já que os talentos era o que mais diferenciava um do outro (não que isso seja realmente ruim, além de que as partes interpretativas mais atreladas às regras e as subclasses provavelmente derem uma ajudada a criar personagens mais únicos na ficha). Muitas caixas de texto opcionais, simplificadas nas regras, enfim, parece ser um sistema bem mais enxuto. Provavelmente vou continuar usando o trpg pra tormenta por praticidade, fora que mudo o que eu quiser nas regras e pior do q já tá acho q n fica rsrs, mas vou testar a 5e nos mundos mais clássicos de d&d, porque daí adapto o cenário como eu quiser (as regras, como já disse, não acho q seja a parte difícil), ignorando as coisas que não curto.