Cyberpunk

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Avatar do usuário
mestre.raony
Mensagens: 2
Registrado em: 24 Jan 2014, 09:04
Localização: São Paulo

Cyberpunk

Mensagem por mestre.raony » 01 Ago 2014, 21:11

Simples, direto, preciso e conciso: O que acham da temática? Tem tudo para voltar com Mad Max!!!

Tenho muita coisa do D20 Modern (além de ja ter visto shadowrun e Cyberpunk 2020), e acho que esse gênero merece respeito!

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Cyberpunk

Mensagem por Alexandre Lancaster » 02 Ago 2014, 02:27

Sei lá, acho que pós-apocalíptico e cyberpunk não são a mesma coisa. Cyberpunk é urbano e tecnológico, não é aquela coisa de terra devastada e carros feitos de refugo.
_______________________________________

— Lancaster —

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Cyberpunk

Mensagem por Short Hope » 02 Ago 2014, 09:49

Alexandre Lancaster escreveu:Cyberpunk é urbano e tecnológico, não é aquela coisa de terra devastada e carros feitos de refugo.
Por aí mesmo. Me vindo à cabeça, acho que daria para encaixar a idéia de "terra devastada e carros feitos de refugo" como uma realidade virtual/digital ou como o que sobrou fora da realidade virtual/digital. Meio Matrix. Mas concordo que Mad Max não é cyberpunk.

Por outro lado, mais que um gênero necessariamente urbano, eu diria social. Eu acharia muito cyberpunk uma estória que conta do ponto de vista de uma tribo africana, de índios brasileiros ou até mesmo hippies nômades lidando com o desenfreado caminhar do desenvolvimento tecnológico e a criação de "Realidades" artificiais, como IAs, serviçais (semi)robóticos e coisas assim. Sempre foi um ponto muito importante do cyberpunk como a tecnologia muda o mundo, o que em geral acho que se encaixa mais facilmente num ambiente urbanizado.

O transhumanismo também costuma ser uma temática bastante comum.

Acho que para comparação é válido dar uma olhada no postcyberpunk também.

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Cyberpunk

Mensagem por BardoRobô » 02 Ago 2014, 13:37

mestre.raony escreveu:Simples, direto, preciso e conciso: O que acham da temática? Tem tudo para voltar com Mad Max!!!

Tenho muita coisa do D20 Modern (além de ja ter visto shadowrun e Cyberpunk 2020), e acho que esse gênero merece respeito!
Então vamos lá, para mim Shadowrun não é cyberpunk por não emular o gênero de fato. Cyberpunk 2020, é mais próximo do gênero mas com alguns problemas conceituais.

Madmax não é cyberpunk, é algo que chamam de Dieselpunk.

Se quiser conhecer algo realmente cyberpunk leia os livros do William Gibson, são romances e não RPG, entre outros autores. Recomendo também alguns animes como, Ghost in the Shell, etc.

Quanto ao RPG, Interface Zero 2.0 é um dos poucos que conheço do gênero, além do bom e velho GURPS Cyberpunk - http://rpg.drivethrustuff.com/product/1 ... -Cyberpunk

E porque não considero Shadowrun cyberpunk? Simples, ele possui mais elementos de um rpg medieval do que cyberpunk. É basicamente D&D no futuro. Não simula o gênero de fato.

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Cyberpunk

Mensagem por Advogado de Regras » 02 Ago 2014, 14:33

E porque não considero Shadowrun cyberpunk? Simples, ele possui mais elementos de um rpg medieval do que cyberpunk. É basicamente D&D no futuro. Não simula o gênero de fato.
Citando a excelente resposta da Catalyst Game Labs para isso no Shadowrun: Gibson Edition: It’s Shadowrun the way cyberpunk should be! Or so we’ve heard!

Vulgo - Sim, Shadowrun não é puramente cyberpunk, o que é um truísmo. Mas ele tem tantas características do gênero (sociedade em decadência e constante mudança, diferenciação brutal de classes sociais, tecnologia deslumbrante usada para fins opressivos, personagens socialmente desajustados e nas margens da sociedade, estados opressivos e/ou decadentes em conluio com megacorporações) que pode se acomodar confortavelmente nele.
Acho que para comparação é válido dar uma olhada no postcyberpunk também.
Leitura obrigatória nisso: Notes toward a Postcyberpunk Manifesto. E aproveitando um pouco de besteirol sobre "taxonomia de gêneros literários/estéticos", outro twist interessante do gênero é o Ribofunk (tecnicamente, Biopunk).
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Cyberpunk

Mensagem por Alexandre Lancaster » 02 Ago 2014, 20:05

BardoRobô escreveu:Madmax não é cyberpunk, é algo que chamam de Dieselpunk.
Não. Dieselpunk é outra coisa: é o irmão "anos 20/40" do Steampunk. Capitão Sky, por exemplo, é dieselpunk até o osso.



Mad Max é o que se chama de "Pós-Apocalíptico" mesmo — na verdade, é um dos pilares modernos do subgênero, mas ele é bem mais antigo que isso.

http://en.wikipedia.org/wiki/Apocalypti ... ic_fiction
_______________________________________

— Lancaster —

Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Cyberpunk

Mensagem por Short Hope » 02 Ago 2014, 20:34

Advogado de Regras escreveu:Vulgo - Sim, Shadowrun não é puramente cyberpunk, o que é um truísmo. Mas ele tem tantas características do gênero (sociedade em decadência e constante mudança, diferenciação brutal de classes sociais, tecnologia deslumbrante usada para fins opressivos, personagens socialmente desajustados e nas margens da sociedade, estados opressivos e/ou decadentes em conluio com megacorporações) que pode se acomodar confortavelmente nele.
Eu não conheço Shadowrun direito, mas isto que foi destacado sobre o cenário não é exclusividade do gênero cyberpunk, é geral e descrição para a ficção distópica, da qual o cyberpunk também faz parte. Nos moldes apresentados dá para encaixar o 1984 e até mesmo o dificílimo de achar em português We, de Yevgeni Zamyatin. Pelo pouco que eu vi do Shadowrun ele parece ter mais em comum com o Urban Arcana do d20 Modern que o com cyberpunk, além de ser science fantasy.

O artigo do TV Tropes SoYouWantToWriteACyberpunkStory, embora traga demais uma carinha de Matrix nas dicas, é um começo e tem alguma relevância para discussão do tópico.

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Cyberpunk

Mensagem por BardoRobô » 03 Ago 2014, 00:54

Advogado de Regras escreveu:
Citando a excelente resposta da Catalyst Game Labs para isso no Shadowrun: Gibson Edition: It’s Shadowrun the way cyberpunk should be! Or so we’ve heard!

Vulgo - Sim, Shadowrun não é puramente cyberpunk, o que é um truísmo. Mas ele tem tantas características do gênero (sociedade em decadência e constante mudança, diferenciação brutal de classes sociais, tecnologia deslumbrante usada para fins opressivos, personagens socialmente desajustados e nas margens da sociedade, estados opressivos e/ou decadentes em conluio com megacorporações) que pode se acomodar confortavelmente nele.
É possível acomodar mas muita coisa é perdida justamente por causa dos elementos medievais, como magia, etc.
Alexandre Lancaster escreveu:
Não. Dieselpunk é outra coisa: é o irmão "anos 20/40" do Steampunk. Capitão Sky, por exemplo, é dieselpunk até o osso.



Mad Max é o que se chama de "Pós-Apocalíptico" mesmo — na verdade, é um dos pilares modernos do subgênero, mas ele é bem mais antigo que isso.

http://en.wikipedia.org/wiki/Apocalypti ... ic_fiction
Mad Max é um cenário Dieselpunk+pós-apocalíptico.

Avatar do usuário
Alexandre Lancaster
Mensagens: 2692
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:15
Localização: Rio de Janeiro

Re: Cyberpunk

Mensagem por Alexandre Lancaster » 03 Ago 2014, 02:29

BardoRobô escreveu:Mad Max é um cenário Dieselpunk+pós-apocalíptico.
Não é. Para ele ser diesel, pressuporia uma reconstrução industrial de verdade, trazendo de volta um ethos do entreguerras da mesma forma que o steampunk traz elementos vitorianos no pacote. Mesmo que misturasse pós-apocalíptico, Bartertown não é diesel nem por um decreto, nem o forte que bombeava gasolina. Você não vê, digamos, uma cidade fechada com dirigíveis e o diacho. Você só vê gente se matando por gasolina. Isso não é dieselpunk.
_______________________________________

— Lancaster —

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Cyberpunk

Mensagem por Advogado de Regras » 03 Ago 2014, 04:58

É possível acomodar mas muita coisa é perdida justamente por causa dos elementos medievais, como magia, etc.
Magia também é tratada por um prisma bastante moderno - todas MegaCorps tem seus Magos Corporativos, assim como Laboratórios Mágicos preocupados em desenvolver novas formas de utilizar magias e rituais (algumas delas patenteadas e restritas a certas empresas, como a Mitsuhama Thaumaturgical Research e a Mitsuhama Magical Services), além de maneiras de integrar métodos mágicos tanto em processos industriais com na defesa de sua propriedade (contra espionagem e ataques mágicos e espirituais). Por outro lado, entre os 'Runners existem Magos e Xamãs que misturam práticas mágicas antigas (tradicionalmente o Hermetismo) com o "streed creed", inventando e reinventando formas inusitadas de utilizar magia.
Eu não conheço Shadowrun direito, mas isto que foi destacado sobre o cenário não é exclusividade do gênero cyberpunk, é geral e descrição para a ficção distópica, da qual o cyberpunk também faz parte. Nos moldes apresentados dá para encaixar o 1984 e até mesmo o dificílimo de achar em português We, de Yevgeni Zamyatin. Pelo pouco que eu vi do Shadowrun ele parece ter mais em comum com o Urban Arcana do d20 Modern que o com cyberpunk, além de ser science fantasy.
Eu recomendo que conheça Shadowrun melhor então. Porque essa é a primeira vez em anos que vejo alguém negando que ele pertence ao gênero C-Punk (e olha que ele "empresta" descaradamente até a terminologia do Gibson, como Matrix e Street Samurai).
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Responder

Voltar para “Outros RPGs”