Cyberpunk

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Short Hope
Mensagens: 157
Registrado em: 10 Dez 2013, 08:46

Re: Cyberpunk

Mensagem por Short Hope » 03 Ago 2014, 10:00

Advogado de Regras escreveu:Eu recomendo que conheça Shadowrun melhor então. Porque essa é a primeira vez em anos que vejo alguém negando que ele pertence ao gênero C-Punk (e olha que ele "empresta" descaradamente até a terminologia do Gibson, como Matrix e Street Samurai).
Só que eu não disse que não é cyberpunk. Disse é que Shadowrun é science fantasy, é ficção distópica e parece mais com o Urban Arcana que com cyberpunk - e nada disso impede o cenário de ser cyberpunk. Também disse que não conheço direito, achei que dava para entender.

Mas o que eu disse mesmo é que as características apontadas em Shadowrun como pertencendo ao gênero não são exclusivas do cyberpunk. E se encaixam em outro gênero, o que pode causar alguma confusão quanto ao cyberpunk.

Novamente numa nota não-relacionada, algo interessante sobre o cyberpunk é que ele influenciou diretamente a criação do body horror japonês - notável pelo horror freudiano de viver em uma sociedade moderna, cercada pela pressão de se adaptar à tecnologia existente.

Avatar do usuário
Monteparnas
Mensagens: 502
Registrado em: 21 Fev 2014, 21:30
Localização: Sobradinho, DF

Re: Cyberpunk

Mensagem por Monteparnas » 03 Ago 2014, 17:20

Chamar Mad Max de Diesel Punk, achar que Cyberpunk 2020 é relativamente fiel ao gênero, e dizer que Shadowrun não é cyberpunk porque magia é medieval...

Nota: Gibson já disse pessoalmente que não gosta da mistura de sua obra com elementos mágicos feita em Shadowrun, mas como gosto pessoal. Ele mesmo nunca negou que fosse inspirado primariamente em sua obra, nem que fosse CP.

Um gênero ou subgênero literário não se define por meia dúzia de props comuns, mas sim por ideias e estruturas que embasam o seu uso, e a forma como a história e o cenário são desenvolvidos.

Felizmente Lancaster e Advogado já estão fazendo um belo trabalho em explicar as coisas que eu queria colocar, então só vou me restringir a um comentário e uma pergunta:

Primeiro: Cyberpunk 2020 é um monte de estrume. Um dos piores RPGs que eu já vi, obviamente feito por e para gente que gostou dos bricabaques tecnológicos, mas não entendeu pn do gênero. Eu adoro Neuromancer, mas vejo muito, muito mais da obra, seus temas e conceitos em Shadowrun que naquela porcaria rasa e barata de Cp 2020. Válido como jogo, com certeza, uma vez que o jogo é para se divertir. Mas como exemplo do gênero Cyberpunk? Uma piada de mal gosto, isso sim.

Segundo: de onde você tirou que magia é medieval? E ainda por cima que descaracteriza alguma coisa? Por favor, discorra.

PS.: Advogado, quem falou essas coisas foi o BardoRobô.
Minha casa RPGística na internet:
http://orangovivo.forumeiros.com/
"In fearful day, in raging night,
With strong hearts full, our souls ignite.
When all seems lost in the War of Light,
Look to the stars, for hope burns bright!"

Avatar do usuário
Advogado de Regras
Mensagens: 154
Registrado em: 03 Jan 2014, 14:58

Re: Cyberpunk

Mensagem por Advogado de Regras » 04 Ago 2014, 00:40

Só que eu não disse que não é cyberpunk. Disse é que Shadowrun é science fantasy, é ficção distópica e parece mais com o Urban Arcana que com cyberpunk - e nada disso impede o cenário de ser cyberpunk. Também disse que não conheço direito, achei que dava para entender.

Mas o que eu disse mesmo é que as características apontadas em Shadowrun como pertencendo ao gênero não são exclusivas do cyberpunk. E se encaixam em outro gênero, o que pode causar alguma confusão quanto ao cyberpunk.
Erro meu nesse caso. ;)
"Your mind is software. Program it. Your body is a shell. Change it. Death is a disease. Cure it. Extinction is approaching. Fight it.” Eclipse Phase

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Cyberpunk

Mensagem por BardoRobô » 05 Ago 2014, 10:10

Alexandre Lancaster escreveu:
BardoRobô escreveu:Mad Max é um cenário Dieselpunk+pós-apocalíptico.
Não é. Para ele ser diesel, pressuporia uma reconstrução industrial de verdade, trazendo de volta um ethos do entreguerras da mesma forma que o steampunk traz elementos vitorianos no pacote. Mesmo que misturasse pós-apocalíptico, Bartertown não é diesel nem por um decreto, nem o forte que bombeava gasolina. Você não vê, digamos, uma cidade fechada com dirigíveis e o diacho. Você só vê gente se matando por gasolina. Isso não é dieselpunk.
Tá você me convenceu.
Advogado de Regras escreveu:
É possível acomodar mas muita coisa é perdida justamente por causa dos elementos medievais, como magia, etc.
Magia também é tratada por um prisma bastante moderno - todas MegaCorps tem seus Magos Corporativos, assim como Laboratórios Mágicos preocupados em desenvolver novas formas de utilizar magias e rituais (algumas delas patenteadas e restritas a certas empresas, como a Mitsuhama Thaumaturgical Research e a Mitsuhama Magical Services), além de maneiras de integrar métodos mágicos tanto em processos industriais com na defesa de sua propriedade (contra espionagem e ataques mágicos e espirituais). Por outro lado, entre os 'Runners existem Magos e Xamãs que misturam práticas mágicas antigas (tradicionalmente o Hermetismo) com o "streed creed", inventando e reinventando formas inusitadas de utilizar magia.
Eu não conheço Shadowrun direito, mas isto que foi destacado sobre o cenário não é exclusividade do gênero cyberpunk, é geral e descrição para a ficção distópica, da qual o cyberpunk também faz parte. Nos moldes apresentados dá para encaixar o 1984 e até mesmo o dificílimo de achar em português We, de Yevgeni Zamyatin. Pelo pouco que eu vi do Shadowrun ele parece ter mais em comum com o Urban Arcana do d20 Modern que o com cyberpunk, além de ser science fantasy.
Eu recomendo que conheça Shadowrun melhor então. Porque essa é a primeira vez em anos que vejo alguém negando que ele pertence ao gênero C-Punk (e olha que ele "empresta" descaradamente até a terminologia do Gibson, como Matrix e Street Samurai).
Não é Cyberpunk. O fato dele usar terminologias não indica nada, o cenário possui mais elementos medievais do que de cyberpunk. E ele só colou dessa forma na cabeça das pessoas porque foi vendido dessa forma. Até em fóruns gringos tem gente que reconhece, o negócio é que aqui quem jogava na época que saiu mal conhecia o estilo.

GURPS Cyberpunk, Interface Zero, Cyberpunk 2020, entre outros são do gênero. Shadowrun não. Como um "D&D no futuro",
na minha cabeça funciona, como Cyberpunk não.
Monteparnas escreveu:Chamar Mad Max de Diesel Punk, achar que Cyberpunk 2020 é relativamente fiel ao gênero, e dizer que Shadowrun não é cyberpunk porque magia é medieval...

Nota: Gibson já disse pessoalmente que não gosta da mistura de sua obra com elementos mágicos feita em Shadowrun, mas como gosto pessoal. Ele mesmo nunca negou que fosse inspirado primariamente em sua obra, nem que fosse CP.

Um gênero ou subgênero literário não se define por meia dúzia de props comuns, mas sim por ideias e estruturas que embasam o seu uso, e a forma como a história e o cenário são desenvolvidos.

Felizmente Lancaster e Advogado já estão fazendo um belo trabalho em explicar as coisas que eu queria colocar, então só vou me restringir a um comentário e uma pergunta:

Primeiro: Cyberpunk 2020 é um monte de estrume. Um dos piores RPGs que eu já vi, obviamente feito por e para gente que gostou dos bricabaques tecnológicos, mas não entendeu pn do gênero. Eu adoro Neuromancer, mas vejo muito, muito mais da obra, seus temas e conceitos em Shadowrun que naquela porcaria rasa e barata de Cp 2020. Válido como jogo, com certeza, uma vez que o jogo é para se divertir. Mas como exemplo do gênero Cyberpunk? Uma piada de mal gosto, isso sim.

Segundo: de onde você tirou que magia é medieval? E ainda por cima que descaracteriza alguma coisa? Por favor, discorra.

PS.: Advogado, quem falou essas coisas foi o BardoRobô.
Não estou valorando aqui sistema nenhum. Nunca disse que Cyberpunk 2020 é bom. Para mim ele é mais cyberpunk do que Shadowrun.

Shadowrun usa elementos dos romances de William Gibson, ok. Há uma inspiração clara, ok. Mas acho que não dá para rotular como Cyberpunk. No máximo algo que mistura gêneros.

E por isso recomendo conhecer outros RPGs para conhecer algo realmente Cyberpunk. Ou com mais pureza de gênero, digamos assim.

Responder

Voltar para “Outros RPGs”