Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 04 Mar 2015, 22:56

Primeiro, minha motivação para adaptar este seriado para o sistema Storytelling é, além do fato de eu ser fascinado pelo cenário apresentado na série de TV, devido a WoD mexer muito com essa temática de suspense/horror sobrenatural. Tanto o enredo quanto o clima que o show passa para o expectador faz você se aprofundar na ambientação e se assustar com os momentos tensos. Tenho minha personagem favorita que é Vanessa Ives, interpretada pela fabulosa Eva Green e outros que serão comentados abaixo. Aqui irei apresentar um pouco do seriado, sinopse e como pretendo fazer aos poucos a adaptação. CLARO E OBVIAMENTE aguardo críticas e sugestões para ela. Após isso, passaremos para as fichas dos personagens!
Assim, aqui vai algumas informações sobre o seriado:




Penny Dreadful, a série do canal Showtime (exibida no Brasil pela HBO), criada por John Logan e produzido por Sam Mendes, já teve sua segunda temporada confirmada para 2015. Sendo assim, podemos presumir que a atração já agradou o público americano. Com seu núcleo principal formado por atores bem conhecidos (Timothy Dalton, Eva Green e Josh Hartnett), a série junta vários personagens conhecidos dos livros, que posteriormente também fizeram sucessos nas telas do cinema e na televisão. Apesar de se chamar Penny Dreadful, nomenclatura usada para literatura “barata” do tipo folhetim, acompanhamos uma história com nomes da ficção universal como Victor Frankenstein e seu monstro, Dorian Gray, Mina Harker e Van Helsing.

Imagem
A série começa com o pistoleiro americano Ethan Chandler (Josh Hartnett) sendo contratado por Sir Malcolm Murray (Timothy Dalton) e sua assistente Vanessa Ives (Eva Green) para usar suas habilidades com o revólver em uma emboscada. Nessa primeira cena de ação nos deparamos com os três personagens enfrentando vampiros em um porão de um casarão de Londres.

Depois disso, ficamos sabendo que a filha de Murray foi sequestrada por uma dessas criaturas e que ele está montando uma equipe de investigadores para ajudar a encontrá-la. É aí que Victor Frankenstein (Harry Treadaway) é escalado por suas habilidades médicas para realizar a autópsia de um dos corpos confiscados, além de ajudar nas investigações. Também aparecem Dorian Gray e a criatura que Dr. Frankenstein cria, o seu promethean.

Com vários personagens da literatura de horror juntos, muitos mistérios e intrigas ocorrem durante a exibição do seriado que fica por conta do diretor John Logan. Me conquistou rapidamente, era o que eu esperava do gênero e aguardo ansioso a próxima temporada que está prevista para ser exibida em Maio de 2015.

Cenário: Londres Vitoriana
Ano: 1891

Os eventos iniciais da série ocorrem bem na época do Jack, o Estripador. Uma mulher e sua filha são abduzidas e, mais tarde, encontradas em pedaços. As suspeitas recaem sobre o temido maníaco. No entanto, logo percebemos que há coisas muito mais aterrorizantes rondando as ruas da capital inglesa. Cenários macabros e escuros na medida, sem aquele breu exagerado que às vezes nos impede de enxergar as cenas. O luxo da elite londrina contrasta perfeitamente com o submundo sujo e nojento do restante da cidade.
Algumas imagens do site da série podem ajudar um pouco:
http://penny-dreadful-develop.herokuapp ... p-meta.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-HE3lzqraEOw/U ... _0_prm-map_...
http://www.asset1.net/tv/pictures/show/ ... 16x9-1.jpg
http://static.squarespace.com/static/51 ... 3872033209...
http://cdn-static.denofgeek.com/sites/d ... c/jack_the_...
http://www.forbiddenplanet.co.uk/blog/w ... 40x824.jpg

A narrativa neste cenário não difere muito das mais comuns, com a noite mais nebulosa, o inverno europeu sendo mais denso naquela época, as disparidades entre as classes são elementos que são explorados na série e devem ser explorados também no RPG. Acredito que reduzir Mundo das Trevas em caça aos monstros descaracteriza o clima dark que o jogo fornece para algo bem mais Liga Extraordinária, que apesar de eu adorar o filme, não acho que sirva para ser trama de um jogo de terror. Acho que o mote aqui é o suspense e terror que Mundo das Trevas evoca, é nisso que sugiro partir. Claro que não se pode ter um clima denso o tempo todo, afinal, momentos de humor e tranquilidade são necessários até para melhorar a motivação e união do grupo, mas sem deixar isso ser o personagem principal da crônica, acho que o protagonista ainda precisa ser o MEDO.


Com isso, acho que já posso voltar para os personagens e alguns NPC's que surgiram durante o seriado (primeira temporada).
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 04 Mar 2015, 23:17

Imagem
Malcolm Murray (Timothy Dalton) Conceito: aristocrata e explorador inglês
Idade: 56 anos Virtude: Temperança
Vício: Orgulho

Explorador Inglês que está em uma grande busca desesperada para encontrar sua filha, Mina, que foi sequestrada por um ser sobrenatural. Sir Malcolm está juntando uma equipe para encontrá-la e enfrentar esses possíveis seres à qualquer custo.

Atributos: Poder - Inteligência 4, Força 2, Presença 3 / Refinamento - Raciocínio 3, Destreza 3, Manipulação 3 / Resistência - Perseverança 3, Vigor 2, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Ciências 3, Erudição 3, Investigação 3, Medicina 2, Ocultismo 2, Política 4 /
Físicas - Armamento 2, Armas de Fogo 3, Briga 2, Condução 1, Dissimulação 2, Sobrevivência 3 /
Sociais - Astúcia 3, Intimidação 2, Manha 2, Persuasão 3, Socialização 2.

Benefícios: Defesa: 3/ Deslocamento:10/ Força de Vontade: 7/ Iniciativa: 6/ Moralidade: 7/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 7/ Perturbação: Compulsão Obsessiva

Virtudes e Vícios: Esperança/Orgulho

Vantagens: Idiomas 1, Mente Meditativa, Ambidestria 3, Desarme 2, Esquiva (Armamento), Estilo de Luta (Duas Armas) 3, Recursos 5, Fama 3, Status 3, Servidor 3 (Vanessa Ives).
Editado pela última vez por Arquimago em 07 Abr 2015, 21:03, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 04 Mar 2015, 23:19

Imagem
Vanessa Ives (Eva Green) Conceito: Médium e assistente de Sir Malcolm
Idade: 29 anos Virtude: Fé
Vício: Luxúria

Assistente de Sir Malcolm Murray e uma misteriosa médium que ainda não teve todos os segredos de suas habilidades revelados, mas ela ouve e sente espíritos, além de haver uma misteriosa conexão de Vanessa com alguns seres sobrenaturais. Porém, essas habilidades espirituais também a deixam vulnerável a alguns fenômenos mais intensos como a possessão por entidades enigmáticas. Auxilia Sir Malcolm em sua busca pela filha, já que eram amigas quando crianças.

Atributos: Poder - Inteligência 3, Força 1, Presença 4 / Refinamento - Raciocínio 3, Destreza 2, Manipulação 4 /Resistência - Perseverança 3, Vigor 2, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Ciências 2, Erudição 3, Investigação 2, Ocultismo 4, Política 3 /
Físicas - Condução 1, Dissimulação 3 / Sociais - Astúcia 2, Empatia 3, Expressão 4, Intimidação 3, Manha 2, Persuasão 4, Socialização 3

Benefícios: Defesa: 2/ Deslocamento: 8/ Força de Vontade: 6/ Iniciativa: 5/ Moralidade: 7/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 7/ Perturbações: Personalidade Múltipla ou Esquizofrenia (depende do narrador)

Virtudes e Vícios: Fé/Luxúria

Vantagens: Bom Senso 4, Senso do Perigo 2, Sexto Sentido 3, Senso de Direção 1, Aparência Surpreendente 2, Fonte de Inspiração 4, Recursos 3.

Especial: Vanessa tem o dom da mediunidade que sente espíritos e pode se comunicar com eles quando está concentrada, bem como tem um certo magnetismo sobrenatural. Em certas situações limite, algo desperta dentro dela que pode ser uma entidade que quer apossar-se de seu corpo para algum objetivo. Neste estado, Vanessa adquire algumas habilidades sobrenaturais quando possuída que devem ser decididas pelo narrador (na série há demonstração de leitura de mentes, telecinese e aumento de força, mas podem revelar mais durante a série).
Editado pela última vez por Arquimago em 07 Abr 2015, 21:03, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 04 Mar 2015, 23:25

Imagem
Ethan Chandler (Josh Hartnett) Conceito: Atirador e artista circense
Idade: 30 anos Virtude: Justiça
Vício: Avareza

Artista circense e um exímio atirador, fora contratado por Malcolm Murray e sua assistente Vanessa Ives para ajudá-lo na busca pela filha Mina Murray. Apesar de não entrar no grupo de cara após ficar impressionado com as coisas que tiveram de enfrentar no primeiro episódio da série, acaba retornando para conseguir dinheiro e ajudar uma pessoa que gosta (que também será mencionada na adaptação, pois ela faz parte do elenco principal), tem sérios problemas de relacionamento com o pai e frequentemente, acorda pelas ruas sem saber o que aconteceu na noite anterior. O motivo disso é revelado no final da primeira temporada.

Atributos: Poder - Inteligência 3, Força 3, Presença 2 / Refinamento - Raciocínio 3, Destreza 4, Manipulação 2 /Resistência - Perseverança 3, Vigor 3, Autocontrole 2.

Habilidades: Mentais - Erudição 2, Investigação 3, Ofícios 2, Política 2 /
Físicas - Armamento 2, Armas de Fogo 4, Briga 3, Condução 3, Esportes 3, Sobrevivência 2 / Sociais - Astúcia 2, Empatia 2, Expressão 2, Intimidação 3, Manha 3, Persuasão 2, Socialização 2, Trato com Animais 4.

Benefícios: Defesa: 3/ Deslocamento: 12/ Força de Vontade: 5/ Iniciativa: 6/ Moralidade: 7/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 8/

Virtudes e Vícios: Justiça/ Ira

Vantagens: Senso do Perigo 2, Esquiva (Briga) 1, Imunidade Natural 1, Pistoleiro 3, Reflexos Rápidos 2, Saque Rápido 1, Segunda Chance 1, Fama 1, Recursos 1

Especial: http://cdn.seriesecine.com/2014/06/Penn ... 1x0888.jpg
OBS: Não coloquei a foto diretamente aqui caso alguém tenha a curiosidade de ver a série antes de saber o que é. Porém, quando iniciar a segunda temporada em que terei alguns materiais extras, irei postar as características do personagem.
Editado pela última vez por Arquimago em 07 Abr 2015, 21:02, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 04 Mar 2015, 23:26

Imagem
Victor Frankenstein (Harry Treadaway) Conceito: Médico anatomista
Idade: 21 anos Virtude: Prudência
Vício: Orgulho

Jovem médico ambicioso e com segredos obscuros, é procurado por Sir Malcolm devido aos seus conhecimentos de anatomia e acaba tendo de lidar com coisas bem mais misteriosas que a vida humana. Além disso, conforme o conto de Mary Shelley, ele acaba sendo atormentado pelo seu passado sombrio ao desejar chegar onde um mortal não deveria.

Atributos: Poder - Inteligência 4, Força 1, Presença 3 / Refinamento - Raciocínio 2, Destreza 2, Manipulação 3 /Resistência - Perseverança 3, Vigor 2, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Ciências 4, Erudição 3, Investigação 2, Medicina 5, Ocultismo 3, Política 2 /
Físicas - Armamento 2, Condução 2, Dissimulação 3, / Sociais - Astúcia 2, Empatia 2, Persuasão 3, Socialização 2, Trato com Animais 1.

Benefícios: Defesa: 2/ Deslocamento: 8/ Força de Vontade: 6/ Iniciativa: 5/ Moralidade: 6/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 7/

Virtudes e Vícios: Fortaleza/ Orgulho

Vantagens: Conhecimento Enciclopédico 4, Memória Eidética 2, Contatos 2, Mentor 2, Staus 2.


Especial: Apesar de sabermos que se trata da criatura que Frankenstein criou, há um detalhe na série que é importante guardar para aqueles que desejem acompanhá-la. Assim, vou detalhar também quando a segunda temporada começar.
Editado pela última vez por Arquimago em 07 Abr 2015, 21:01, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 04 Mar 2015, 23:27

Imagem
Dorian Gray (Reeve Carney) Conceito: aristocrata
Idade: 18 anos (Aparente) Virtude: Caridade
Vício: Luxúria

Muito pouco é dito sobre o papel de Dorian Gray na série, porém, ele faz muito bem a parte de sedução e o clima sexual do personagem. Trata-se de um sedutor nato que promove orgias e festas estranhas, além de fotografar tudo o que acontece nesses "eventos". Além de ser chamado para vários eventos ligados à aristocracia quase como um convidado de honra. Um detalhe importante é que ele tem uma verdadeira tara por pessoas belas que tenham alguma característica mórbida, como uma doença terminal ou sexo violento.

Atributos: Poder - Inteligência 4, Força 2, Presença 5 / Refinamento - Raciocínio 2, Destreza 2, Manipulação 4 /Resistência - Perseverança 2, Vigor 2, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Ciências 3, Erudição 3, Ocultismo 3, Ofícios 2, Política 4 /
Físicas - Armamento 2, Condução 1, Dissimulação 4 / Sociais - Astúcia 4, Empatia 4, Persuasão 4, Socialização 5.

Benefícios: Defesa: 2/ Deslocamento: 9/ Força de Vontade: 6/ Iniciativa: 5/ Moralidade: 5/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 7/ Perturbações: Narcisismo.

Virtudes e Vícios: Prudência/Luxúria

Vantagens: Idiomas 1, Imunidade Natural 1, Resistência a Toxinas 2(*), Aparência Surpreendente 4, Fama 2, Habitué 1, Recursos 4

(*)Especial: Dorian Gray, como sabemos, tem a estranha habilidade de recuperar-se de quaisquer danos físicos que tenha sofrido (isso inclui imunidade a doenças) quando observa seu misterioso quadro num salão secreto. Na série ainda não foi revelado o que ele vê, se é um espelho ou um quadro com seu retrato, mas ele se recupera rapidamente. Em termos de jogo, seria 1 ponto de vitalidade por turno que ele gasta enquanto observa o quadro. Se for dano agravado o tempo de observação e concentração aumenta para 1 minuto por ponto de vitalidade a ser recuperado.
Editado pela última vez por Arquimago em 07 Abr 2015, 21:01, em um total de 2 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 04 Mar 2015, 23:29

Imagem
Calibã, A Criatura (Rory Kinnear)
Idade: ??? Conceito: Solitário
Virtude: Temperança
Vício: Ira

Caliban (Rory Kinnear) , a primeira criatura de Victor Frankenstein, essa sim seria a versão do livro de Mary Shelley. Só que não é tão bonzinho assim depois que aprende a maldade dos humanos. Só recebe o nome de Caliban depois que Victor o abandona e um dono de teatro o acolhe e lhe dá esse nome por causa do personagem Caliban da peça de teatro A Tempestade de William Shakespeare.

Com este último pedirei um pouco de auxílio a quem tem a leitura de Promethean: The Created. Alguma sugestão? E quais livros me aconselham a ler para relacionar os dons especiais dos personagens acima, como: a mediunidade de Vanessa, a sedução de Dorian Gray pensei em usar a disciplina vampírica dos Toreador mesmo (mas ainda não li Vampiro: Réquiem) e vou ler Lobisomem: os destituídos para caracterizar Ethan Chandler transformado. Alguém sugere algo a mais?
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 05 Mar 2015, 02:22

Explicações:
-Não fiz contagem exata de pontos, eu os descrevi conforme o entendimento dos personagens e suas características mostradas no seriado em sua primeira temporada.
-Esses personagens podem ser usados em campanha sem problema algum, podem ser tanto personagens jogadores ou NPC's (ainda que eu sugira usá-los como NPC's, pois possuem plots
muito bons para serem usados em crônicas)
-Irei complementar as fichas depois que entender algumas coisas de outros livros do Novo Mundo das Trevas, como poderes mediúnicos, possessões, entidades, ler os livros de
Lobisomem, Vampiro e quem puder me auxiliar com o Promethean: The Created também será bem-vindo.
-O mais importante é o cenário, a mitologia e o clima que Penny Dreadful passa e a intenção é tornar o cenário mais palatável para jogo.
-Quem tiver alguma curiosidade sobre a série, se já viram ou estão vendo, peço toda ajuda, sugestão ou crítica possível.
-Depois da adaptação pronta, pretendo fazer uma narrativa PBF.

Proposta de jogo:

Podemos usar vários ganhos para aventuras com um jogo no cenário de Penny Dreadful, tendo a clareza de que é uma ambientação que envolve horror, suspense
e criaturas sobrenaturais do mundo das trevas interagindo com o mundo humano. Tudo aqui é ligado à proposta do Novo Mundo das Trevas e não é difícil elaborar uma
crônica divertida e interessante para os jogadores envolvendo intrigas e mistério, além da ação contra os variados monstros e situações que a série apresenta.

Possíveis crônicas:
-Sir Malcolm descobre que há covil de criaturas que deixam as vítimas sem sangue e precisa de pessoas com alguma habilidade em potencial, assim, ele procura por alguém
com habilidades combativas, investigativas e com conhecimento profundo sobre os becos misteriosos de Londres.
-Jack Estripador retorna com uma onda de assassinatos e todos achavam que se tratava do psicopata anterior, na verdade, é alguém se passando pelo próprio.
-Uma criatura brutal ataca pessoas incautas nas estradas londrinas e um grupo de investigadores (CSI: século XIX? Rsrs) é chamado para desvendar os crimes.
-Crianças estão com uma estranha doença que as fazem dormir o dia inteiro e à noite se reúnem na floresta para realizar algum tipo de ritual (Alguém pensou em Salém? Rsrs)
e há histórias de que existem bruxas na cidade que estão dominando a mente delas. O povo está em situação de alerta e acusam algumas mulheres com descendência estrangeira de bruxaria, há
verdade no que dizem ou é puro preconceito étnico?
-Uma doença desconhecida começa a afetar uma parcela da população, os mais pobres e um ou todos os jogadores. O Dr. Victor Frankenstein é chamado para dar alguma solução para o caso,
apesar da participação deste, um personagem que seja bem constituído (que tenha aparência física com bons atributos, habilidades e beleza) possa estar na sua mira para suas experiências possíveis
da criação de um novo ser vivo.
-A casa/mansão de um jogador é assombrada por entidades incorpóreas por conta de crimes que ocorreram no passado do lugar. Por isso, os PJ's são chamados para investigar o lugar e acabam enfrentando
entidades sobrenaturais. Vanessa Ives poderia participar como NPC desta crônica!
Etc etc etc...
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 07 Abr 2015, 21:05

Imagem

Sembene (Danni Sapani) Conceito: Valete
Idade: 40 anos Virtude: Justiça
Vício: Ira


Sembene é o ajudante pessoal africano de Sir Malcolm. Um homem misterioso com a face marcada por profundas cicatrizes e rituais de escarificação. Ele possui um ar soturno e uma aura heróica, que o compele a enfrentar as trevas com uma determinação inquebrantável. O elo que o liga a Sir Malcolm parece ser mais forte do que a simples relação de servidão.

Atributos: Poder - Inteligência 3, Força 4, Presença 2 / Refinamento - Raciocínio 3, Destreza 3, Manipulação 2 /Resistência - Perseverança 3, Vigor 3, Autocontrole 3.

Habilidades: Mentais - Investigação 2, Ocultismo 2, Ofícios 2, Política 2 /
Físicas - Armamento 4, Armas de Fogo 2, Briga 4, Condução 3, Esportes 2, Furtividade 3, Sobrevivência 2 / Sociais - Astúcia 2, Intimidação 4, Manha 3.

Benefícios: Defesa: 3/ Deslocamento: 13/ Força de Vontade: 6/ Iniciativa: 6/ Moralidade: 7/ Tamanho: 5/ Vitalidade: 8/ Senso do Dever: Proteger Sir Malcolm.

Virtudes e Vícios: Justiça/Ira

Vantagens: Bom Senso 4, Mente Meditativa 1, Ambidestria 3, Costas Fortes 1, Desarme 2, Esquiva (Armamento) 1, Esquiva (Briga) 1, Estilo de Luta (Duas Armas) 3.

OBS: Muito pouco se sabe sobre Sembene, mas sua história será mostrada na próxima temporada. Entretanto, ele é um servo de Sir Malcolm com algum tipo de missão sagrada.
Imagem

Avatar do usuário
Arquimago
Mensagens: 91
Registrado em: 19 Dez 2013, 23:58
Localização: Marechal Hermes - Rio de Janeiro

Re: Penny Dreadful Storytelling - Adaptação

Mensagem por Arquimago » 07 Abr 2015, 21:08

Falando sobre o cenário e trabalhando nos conceitos de Penny Dreadful.

Um primeiro aspecto a ser definido é que a Inglaterra de Penny Dreadful é nebulosa, misteriosa, cruel e obscura. Há a necessidade de passar este clima aos jogadores para que comecem a sentir como é viver numa cidade fria e onde as relações humanas com a cidade são bem violentas, não no sentido só físico, mas social. A Revolução Industrial britânica trouxe inúmeras consequências para quem não é abastado e mesmo os que possuíam dinheiro em determinadas áreas, perdeu-se muito devido à substituição do homem pelas máquinas nas fábricas. Bom lembrar características das diferenças sociais da época e trazer à tona os conflitos de uma pessoa pobre em busca de recursos para sobreviver e até mesmo a vulnerabilidade às doenças que acometeram a população da época, como tuberculose, gripe, sífilis, etc.

Pontos interessantes para mostrar aos jogadores é que os crimes famosos como os de Jack o Estripador, Sweeney Todd o barbeiro demoníaco, O Corvo de Edgar Allan Poe são ótimas referências para serem citadas durante uma crônica investigativa e trazer o ar de suspense que a narrativa evoca. Para quem curte, como eu, colocar aos poucos elementos sobrenaturais na história, esses temas são ótimos para iniciar uma boa campanha de Penny Dreadful.

Tipos de personagens dos mais variados podem ser usados, vampiros, lobisomens, changelings, prometheans, etc. Entretanto, se a proposta for um horror investigativo onde são humanos tendo suas experiências com o sobrenatural talvez perca um pouco a graça do ar misterioso que é ter contato com essas criaturas e, desejando vampirizar ou "licantropiar" os jogadores, é legal fazer isso gradativamente, caso o contrário o grupo acaba sendo uma Liga Extraordinária sem os elementos interessantes que faz o mundo das trevas ser o que é: medonho, bizarro e aterrorizante. Estou narrando para meu grupo uma crônica usando o cenário e alguns personagens do seriado, cada jogador tem o seu próprio, alguns têm uma relação sutil com os NPC's do seriado, como a presença de Sir Malcolm, Dorian Gray e Vanessa Ives. Coloquei recentemente a presença de Victor Frankenstein só por um momento, mas nada que vá fazer diferença agora.

Um pequeno exemplo de narrativa:
De maneira interessante e, pelo feedback dos jogadores, está divertido os personagens se encontraram para resolver um mistério de desaparecimento de crianças no orfanato de uma aristocrata emergente (Personagem jogador) por causa de herança de marido. Crianças e adolescentes estão desaparecendo sem explicações do orfanato e tudo leva a crer que não é algo normal, por isso, um detetive (personagem jogador) foi chamado para descobrir o desaparecimento delas. Além disso, um professor de esgrima que ensina à pessoas com poder aquisitivo a arte da "esgrima" (personagem jogador). E entrou um quarto jogador com um personagem universitário, um estudioso ocultista que será contatado pelos outros jogadores na próxima sessão.

Cada jogador tem algum elemento em seu histórico ligado ao sobrenatural, a dona do orfanato é acusada de matar o marido para conseguir sua herança por outras pessoas da alta sociedade e têm flashes de parte de seu passado cruel - Para este personagem pretendo colocar elementos de Changeling os Perdidos.

O detetive ficou órfão quando criança e não sabe como seus pais sumiram, mas graças aos recursos que tinham, herdou uma parte do dinheiro que deixaram para parentes cuidarem dele até a vida adulta. Seu objetivo é descobrir sobre o paradeiro dos pais e encontrou a forma de fazê-lo tornando-se um detetive. - Para este personagem terá contato com elementos de Vampiro, pois estou decidindo se a mãe ou o pai se transformou e matou o cônjuge e logo depois, fugiu para não machucar a criança.

Enfim, só dei um pequeno exemplo do que está ocorrendo, fora que o plot principal que estou usando é o desaparecimento das crianças no orfanato, me possibilitando trabalhar não só o cenário como também a relação entre os jogadores e a atmosfera do jogo. Pesadelos, NPC's enigmáticos (uma criança que está tendo contato com alguma coisa entre as sombras ou apresenta sintomas de distúrbios mentais), outros fatos para tirar o foco dos personagens só naquele assunto, os estigmas sociais da época são elementos que estou usando bastante para narrativa. Fora, é claro, de uma seção espiritual que foi revelador para alguns deles (sim, usei a Vanessa Ives do seriado para apresentar este elemento). Enfim, muitos recursos (além de trilha sonora da série) estão sendo usados para narrar e o encerramento deste arco de história deve acontecer em duas ou três sessões para colocá-los mais envolvidos com o mundo sobrenatural e assim, será algo mais para Caçadores Caçados. Um dos jogadores, inclusive, já teve contato com um vampiro e foi mordido por um, mas irei apresentar algumas coisas de transformação aos poucos, dando-lhe uma certa vantagem e desvantagem ao mesmo tempo.

Como todos aqui são fãs do gênero, acredito que não é difícil colocar um clima interessante para a narrativa, só pensei em algo mais voltado para Penny por que estava cansado de um WOD focado em intrigas de Vampiro, o lance da proteção da natureza dos lobisomens e a ascensão dos magos. É bem interessante tudo isso, mas tirou um pouco da finesse que essas criaturas apresentam, eu adoro bruxas e Mago: A Ascensão junto com outros jogos que focam em elementos místicos tornaram a magia um mero instrumento de rolar dados pra Bolas de Fogo e tirou o terror completamente do clima do jogo. Onde estão os rituais complexos com palavras cabalísticas e componentes materiais como velas e símbolos místicos? As maldições sendo lançadas apresentando coisas terríveis em vez de espetáculos pirotécnicos de BOOMs e ZZIIIIOM e PWAAAAANS?! Estou até hoje procurando um bom livro, filme ou série que me mostre história envolvente sobre bruxas e encontrei um pouco em Salem, apesar de algumas críticas ao roteiro do seriado, são aqueles elementos que eu procurava num jogo envolvendo feitiçaria e rituais místicos sendo levados ao macabro também.

Enfim, para concluir, mostre a seus jogadores o lado mais sombrio do cenário de sua própria Penny Dreadful. Problemas sociais, exposição à violência, crimes hediondos, eventos bizarros... O que garante que Jack o Estripador não era um vampiro que tinha predileção por prostitutas como presas? Ou Sweeney Todd fosse possuído por espíritos vingativos e os faziam matar suas vítimas? Ou mesmo se o médium do grupo acaba sendo visitado por um fantasma que tem relação com outro personagem jogador? Quem sabe até se um personagem não é uma oferenda para alguma entidade e estão vindo cobrar seu tributo? Ou a criatura de Frankenstein vê no personagem feminino do grupo sua possível noiva e fará de tudo para consegui-la?
Inúmeras possibilidades para fazer sua crônica de Penny Dreadful ser muito boa como a que estou narrando está sendo divertidissima para mim e, segundo meus jogadores, também está sendo para eles. Detalhe é que eles não curtiram muito o seriado, mas estão gostando da narrativa. Sou narrador com pouca experiência e está sendo a segunda campanha que narro de verdade, após 3d&t Alpha. Com isso, só me faz ter mais sede de narrar e também de passar um pouco da experiência aqui no fórum.

Abraços a todos e vou postando mais material que eu achar interessante aqui, assim como aguardo críticas, sugestões, etc.
Imagem

Responder

Voltar para “Outros RPGs”