Fantasy AGE

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Fantasy AGE

Mensagem por Rick » 20 Jul 2015, 09:41

E ae pessoal, alguém mais deu uma olhada no Fantasy AGE Core Rulebook que saiu esses dias?
O sistema é quase o mesmo usado no Dragon Age RPG, com uma ou outra mudança pra ficar mais "genérico" e compatível com qualquer cenário de fantasia desejado.

Imagem

A apresentação do livro é boa, apesar de ter achado muito texto reaproveitado do Dragon Age RPG... Será que o sistema engrena?
Ainda acho que um problema do sistema são os inimigos. Como o jogo tem níveis, acho que deveria ter algo parecido com o nível de desafio de D&D pra ter uma noção mais específica do quão perigosa a criatura é. Outro detalhe que não convenceu muito: já que desapegaram de Dragon Age, bem que poderiam ter feito mais classes além do trio básico né... As especializações mudam muito pouco em termos de mecânica, acho que seria legal ter um leque de possibilidades maior (apesar disso ir contra a ideia do sistema, que é divertir sem complicar).

Me agradou que tenham substituído os backgrounds mais "arbitrários" de Dragon Age por um esquema diferente. Agora você escolhe a raça, rola sua classe social e a partir dela escolhe um background que se encaixe nessa classe. O número de opções aumentou bastante nesse aspecto, são várias combinações possíveis. O número de especializações ainda é pequeno, mas isso é facilmente resolvido, já que não é uma mecânica muito complicada. Prevejo trocentas outras aparecendo em suplementos futuros.

Minhas considerações, por enquanto, são essas. Ainda não parei pra ler tudo de cabo a rabo, tempo anda escasso. Sintam-se livres pra dar suas opiniões e eventualmente fazer suas perguntas que procuro ajudar na medida do possível. Vale a pena debater o sistema aqui porque acho que, acima de tudo, é um sistema MUITO bom pra rolar PbF, por exemplo. Sem muitas complicações mas sem parecer vazio demais, acho que o sistema tem mecânicas num número exato pra essa modalidade de jogo.

Bom, suporte o sistema vai ter (já tem alguns PDFs lançados nesses últimos tempos. Também é nele que vai rolar o cenário do Will Wheaton, Titansgrave: The Ashes of Valkana. Ele vem fazendo streaming de jogo e demonstrando o sistema e o cenário no http://geekandsundry.com/ .


Imagem
Imagem

Avatar do usuário
BardoRobô
Mensagens: 275
Registrado em: 19 Dez 2013, 11:55

Re: Fantasy AGE

Mensagem por BardoRobô » 10 Ago 2015, 13:30

Ansioso para saber como é que o sistema. É a mesma que o DA RPG? Mas sem as habilidades específicas do cenário? Tem como fazer um review comparando o FA RPG com o DA RPG?

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Fantasy AGE

Mensagem por Rick » 10 Ago 2015, 19:16

Tenho um amigo que tá jogando e ficou de postar um review amplo do sistema, to esperando ele pra poder linkar aqui.

Basicamente é, em suas mecânicas, o Dragon Age RPG. Mudaram as classes (mas ainda são as mesmas três), o sistema de histórico foi refeito (apesar de ter a mesma mecânica) e o sistema de magia é outro também. Os atributos são diferentes (Cunning virou Intelligence, saiu Magic e entraram Accuracy e Fighting). Especializações agora são obtidas começando no nível 4 ao invés de 6... Mas o mesmo amigo disse que alguns defeitos continuam, como o dano baixo e bastante dissolvido por armadura pra HPs gigantes nos níveis mais altos... O esquema de stunt points continua do mesmo jeito também e não vi no livro algumas regras que vieram no set 3 do Dragon Age RPG, como o combate em massa ou o duelo de intrigas. Por cima, são essas as diferenças.

Atributos
Com Fighting você passa a ter um atributo específico pra combate corpo-a-corpo com armas pesadas, com exemplo de lanças e machados. Com Accuracy você tem o atributo-guia para ataques à distância e armas leves (exemplos citados são arco e rapier). O resto tem basicamente o mesmo uso que no Dragon Age RPG, exceto Força e Destreza que não são mais usados para ataques corpo-a-corpo e à distância, respectivamente. O sistema de Focos é o mesmo.

Históricos
Lembram os históricos do Dragon Age? Funciona igual, mas é meio dividido. Você escolhe uma raça e colhe um benefício da lista (Anão, Elfo, Gnomo, Halfling, Humano, Orc). Então você joga sua classe social e dentro dela joga numa tabela seu background, onde você escolhe um benefício adicional entre duas opções. São 24 backgrounds entre as 4 classes sociais.

Classes
As mesmas três: Mage, Rogue, Warrior. A construção das classes é praticamente a mesma. Definem HP, MP, grupos de armas, talentos, atributos primários e secundários... A evolução funciona exatamente igual à do Dragon Age RPG.

Combate
Igual. Você testa usando o atributo do grupo de armas (Fightning ou Accuracy) pra tentar atingir a defesa do inimigo (ainda é 10 + Destreza + escudo). O dano da arma é acrescentado pelo atributo usado no grupo de armas (Força pra corpo-a-corpo, Percepção pra distância ou Vontade pro ataque mágico básico) e então reduzido pelo valor de armadura do inimigo. Sistema de Stunts (Façanhas) é basicamente o mesmo.

Talentos
Mesmo funcionamento. A lista é praticamente a mesma, pelo que me lembro.

Especializações
Você pega uma no nível 4, então avança nos talentos dela nos níveis 6 e 8. No nível 12 você pega uma segunda.

Magias
O teste pra conjurar magias usa Intelligence agora. Mas funciona do mesmo jeito, teste pra tentar atingir o NA da magia. Se passou, conjurou, se não, falhou. Mas agora você não ganha X magias por nível. Você ganha talentos mágicos, que pode comprar talentos das variadas escolas: Air, Divination, Earth, Fate, Fire, Healing, Heroic, Lightning, Power, Shadow, Water e Wood. Se você pegar o talento inicial em uma das escolas, automaticamente ganha duas magias especificadas pela escola. Ao avançar no talento mágico, recebe uma magia extra da escola, também já definida.

Parte para o Mestre
Explicação de algumas regras, alguns monstros (dessa vez tem uma espécie de nível de ameaça, mas ainda acho pouco perto dos ND de D&D), recompensas e ideias pra campanha. Boa parte já vimos em Dragon Age RPG. No final tem uma aventura também.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Fantasy AGE

Mensagem por Rick » 22 Mai 2016, 16:37

Estou fazendo uma tradução do livro. Não algo completo, mas meio que um "companion" pra tentar ajudar a quem não manja de inglês entender tudo de boa. Os capítulos de regras eu traduzi quase tudo, mas to pulando exemplos, fluff e provavelmente vou pular o bestiário também, porque a ficha é bem simples.
Imagem
Imagem

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: Fantasy AGE

Mensagem por Atmo » 25 Mai 2016, 16:53

Rick escreveu:Estou fazendo uma tradução do livro. Não algo completo, mas meio que um "companion" pra tentar ajudar a quem não manja de inglês entender tudo de boa. Os capítulos de regras eu traduzi quase tudo, mas to pulando exemplos, fluff e provavelmente vou pular o bestiário também, porque a ficha é bem simples.
Num é tudo a mesma coisa do Dragon AGE? Era só apontar pro outro livro.

Avatar do usuário
Rick
Mensagens: 2502
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:14
Localização: Penápolis/SP
Contato:

Re: Fantasy AGE

Mensagem por Rick » 25 Mai 2016, 18:40

Atmo escreveu:
Rick escreveu:Estou fazendo uma tradução do livro. Não algo completo, mas meio que um "companion" pra tentar ajudar a quem não manja de inglês entender tudo de boa. Os capítulos de regras eu traduzi quase tudo, mas to pulando exemplos, fluff e provavelmente vou pular o bestiário também, porque a ficha é bem simples.
Num é tudo a mesma coisa do Dragon AGE? Era só apontar pro outro livro.
Nope. A base do sistema é igual, assim como a base da 3E, da 4E e da 5E de D&D são iguais (jogue 1d20 + seu bônus pra atingir um número específico, danos retiram PVs, ataques são feitos contra CA, XP faz passar de Nível, etc). Mas são outros atributos, todos grupos de armas foram agrupados, assim como as modalidades diferentes de stunts, os históricos restritivos deixaram de existir e foram substituídos por raça e classe social, o acesso e as magias em si não são as mesmas, etc.
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Outros RPGs”