OVA - Open Versatile Anime

Espaço para outros sistemas ou cenários.
Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

OVA - Open Versatile Anime

Mensagem por Atmo » 11 Dez 2013, 14:17

Atmo escreveu:Imagem

OVA apresenta um sistema leve para animes que usa apenas d6 e que oferece uma ampla gama de opções para quem quiser jogar em apenas um livro.
From the publisher:
"The OVA Role-Playing Game has all the rules you need to recreate those diverse worlds of Japanese animation you've grown to love. From inventing your own fictional persona to becoming part of the adventure, all you need is a few friends and you're ready to go!

* Easy Yet Versatile
The Ricochet mechanics are accessible to anyone. Not needlessly complicated or dummied down, complete beginners and die-hard gamers can play side by side.

* Create Your Perfect Character
OVA's unique statless character creation system makes getting started a breeze. Open-ended rules make anything possible, and creating characters is as simple as describing them.

* Entertaining and Lavishly Illustrated
Rules are punctuated with detailed examples and artwork featuring colorful, recurring characters. Over 60 illustrations by some of today's most talented anime-style artists.

* Anything is Possible
Whether you want to fight evil as a transforming magical beauty, defend Earth against alien attackers, compete in ancient fighting tournaments, or simply survive campus life, OVA can make it possible. If you can dream it, you can do it!"
Amostra

Uma personagem que fiz nesse sistema

Edição Revisada

Em breve a edição OVA Revised receberá também um Kickstarter, mas isso foi prometido lá em 2010, se não me engano. Aqui algumas ilustrações da capa

Imagem

Imagem

Imagem

Como ele funciona?

Todo jogador tem direito a 2d6 base, que são modificados positiva ou negativamente por seus Atributos. Não, não são os Atributos de sempre (Força, Destreza, Carisma...), mas o que o personagem pode fazer e seus Defeitos.

Digamos que a Asuka queira ouvir os sons noturnos enquanto desfruta de uma garrafa de sake enquanto está apreciando a vista do lago em miniatura em sua casa ao estilo japonês (clichéeeee): ela jogaria 2d6 (base) + 1d6 (de Hearing). Caso tire um resultado maior que o estipulado pelo mestre/narrador/diretor, ela consegue ouvir os sapos, grilos, lacraias, o que mais tiver ali.
Já se ela tentar cozinhar, o que lhe dá uma penalidade de 2 dados, ela ainda jogaria os 2d6 que tem direito PORÉM pegaria apenas o menor valor das duas rolagens.
Mas ai um Escargot Sorridente e Risonho surge da pia da cozinha e ataca. Ela tentará se defender com sua Agilidade e ataca com 4d6. Caso consiga acertar, além de fazer o dano base indicado pelo sistema (duas vezes a diferença entre o ataque dela e a defesa do oponente) ela ainda tem direito a mais 5 de dano por causa do Atributo Weapon.

Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Re: OVA - Open Versatile Anime

Mensagem por Rafael Beoulve » 12 Dez 2013, 22:08

Atmo, pra series de Mecha(Gundam, Code Geass, Front Mission ou o que for) as regras são funcionais ou boas? Ou tem aquelas coisas como "limite de poder" do M&M?
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: OVA - Open Versatile Anime

Mensagem por Atmo » 12 Dez 2013, 22:24

Rafael Beoulve escreveu:Atmo, pra series de Mecha(Gundam, Code Geass, Front Mission ou o que for) as regras são funcionais ou boas? Ou tem aquelas coisas como "limite de poder" do M&M?
Sei nem o que é M&M, mas posso dizer que dá pra adaptar as coisas com pouquíssimo tempo.
  • Primeiro, o(s) mecha(s) tem que ser criados com fichas separadas e o piloto não precisa necessariamente ter a Ability Companion (como uma Vantagem Aliado) na ficha. Se tiver, lascou-se, pois vai ter que gastar alguns pontos preciosos e colocar Weaknesses em cima pra "cobrir" isso, e esse não é o ponto do jogo.
  • Segundo, a regra de Scales/Escalas (que só é explicada na versão Revised, mas estou aqui pra isso XD) terá de ser usada moderadamente pra evitar confusão. Ela funciona de um jeito bem simples: sempre que um lado/grupo/personagem tiver vantagem por causa da escala, dê um bônus de +5 (dados) a ele. Isso funciona pro caso de um robô gigante atacar uma pessoa ou algum objeto menor, ou se uma pessoa estiver tentando fugir de um robô gigante com sua habilidade de parkour enquanto corre pelos prédios de uma cidade!
  • Terceiro, as fichas ficam iguaizinhas tanto para pessoas como para robôs, mas o significado das Abilities e Weakness mudam de um para outro.
    Exemplo: uma nave com Ageism -2 seria considerada uma "banheira velha" sempre que alguém que não seja da tripulação colocar os olhos nela, chegando ao ponto de subestimar suas capacidades de pilotagem. Uma piloto com Ageism -2 seria a clássica loli piloto de animes mais novos.
Nada complicado. :D

Avatar do usuário
Rafael Beoulve
Mensagens: 353
Registrado em: 11 Dez 2013, 21:27

Re: OVA - Open Versatile Anime

Mensagem por Rafael Beoulve » 13 Dez 2013, 21:19

Tava falando do Mutantes&Malfeitores(e seu suplemento o Mangá&Mecha..que..bem deixa pra lá)


To tranquilo sobre isso, só queria saber. Não existe regra totalmente estranhas, perguntei mais pela construção E resolução de conflito. Pelo que falo tem a questão de "Escala" que pra mim e extremamente valido pra uma campanha de mecha(não que eu não seja a favor de guerreiros destruindo robôs no soco, mas ai e outro estilo)

Quero dar uma lida, pois vendo por cima de tudo que tem no site. O fato dele usar D6 me agrado, mesmo que por uma tese maluca lá seja o dado mais fácil de manipular(e alguns amigo meu tem quase certeza que eu tenho esse dom...mesmo eu tentar, ainda vou pesquisar isso) até se tiver curiosidade tem um cara que fez D12(considerado matematicamente os "perfeitos") mas com divisões de D6(no caso temos 2 lados de 1 a 6)..ta acabando o assunto chato de matematica...


E no geral, parece que e funcional. Outro ponto que espero que seja regras de "esforço extra, limit break...essas coisa" ao estilo anime, onde o combate de um estilo Shonene tem uma uma linha reta pra cima, em vez de ser "super nova! YES", ou uma "curva" no estilo de progredir aos poucos até seu climax
D&D 4th e ruim ,e podre, tosco e coisa de fã de MMORPG, a 3.5 e a maravilha das maravilhas ..... Jogador random que nunca leu uma linha da 4th ou jogou e ainda acredita que Monge puro e roubado.

Isso não tem nada a ver com meu café com leite mesmo... -Minha atual resposta para Edition Wars

Nada pra fazer? Vai lá e veja mais um blog genérico de rpg!A diferença e que esse e velho, e sem postagem quase https://rafaelbeoulve.blogspot.com (Ser honesto não e uma boa propaganda)

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: OVA - Open Versatile Anime

Mensagem por Atmo » 13 Dez 2013, 21:29

Rafael Beoulve escreveu:To tranquilo sobre isso, só queria saber. Não existe regra totalmente estranhas, perguntei mais pela construção E resolução de conflito. Pelo que falo tem a questão de "Escala" que pra mim e extremamente valido pra uma campanha de mecha(não que eu não seja a favor de guerreiros destruindo robôs no soco, mas ai e outro estilo)
A achei num bloco de texto no Preview da Revised, que só quem ajudou láaaa no KS tem direito (sendo que o PDF Full deveria ter saído beeeeeem mais cedo) e ela diz exatamente isso, que tu tem de ver qual o propósito/tema do jogo pra saber pra quem vai o bônus. Um jogo estilo MetalGear Rising daria variados bônus ao ninja-cibernético-super-estiloso-de-bunda-de-fora quando lutasse contra robôs gigantes ou inimigos igualmente perigosos.
Rafael Beoulve escreveu:Quero dar uma lida, pois vendo por cima de tudo que tem no site. O fato dele usar D6 me agrado, mesmo que por uma tese maluca lá seja o dado mais fácil de manipular(e alguns amigo meu tem quase certeza que eu tenho esse dom...mesmo eu tentar, ainda vou pesquisar isso) até se tiver curiosidade tem um cara que fez D12(considerado matematicamente os "perfeitos") mas com divisões de D6(no caso temos 2 lados de 1 a 6)..ta acabando o assunto chato de matematica...
D6 é mais indicado por causa do esquema usado e por ser mais fácil de ler quando tu jogar o balde deles. Jogar pelo RRPG é interessante porque os dados não caem da mesa quando tu joga. XD
Rafael Beoulve escreveu:E no geral, parece que e funcional. Outro ponto que espero que seja regras de "esforço extra, limit break...essas coisa" ao estilo anime, onde o combate de um estilo Shonene tem uma uma linha reta pra cima, em vez de ser "super nova! YES", ou uma "curva" no estilo de progredir aos poucos até seu climax
Existem os Drama Dices, dados extra que são comprados ingame por 5 Endurance ou via algum feito incrível que o mestre ache interessante e que concede ao personagem. A forma (nova) de criar os Attacks também deixa tudo mais legal, já que tu pode ter um combatente interessante mesmo que suas Abilities não sejam focadas puramente em porrada. Ou mudar a forma do combate pra encaixar no estilo de jogo que tu quiser, criando Abilities novas no processo: corrida, simulação de encontro, gerenciamento de cidades, tereréu.

Atmo
Mensagens: 880
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:17

Re: OVA - Open Versatile Anime

Mensagem por Atmo » 14 Dez 2013, 12:44

Atmo escreveu:Fazendo uma simples conversão de ficha para tentar exemplificar como o OVA Revised é. Vamos pegar uma que eu fiz prum sistema ai e vamos começar a converter.

Pra começo de conversa usarei o método de criação Base Zero: Abilities e Weakness devem estar o mais próximo possível de 0 (zero). Obviamente teremos 5 "pontos" de padrão, como é explicado na regra em si.

Base Zero
This rule is based on keeping your character’s total of Abilities and Weaknesses as close to zero as possible. Just add all Ability bonuses and subtract all Weakness penalties to see your Character Total. At most, your character should not be above or below zero by more than five – or another number at the GM’s discretion.

Young Female Samurai
Imagem
Uma personagem simples e sem muita profundidade (por enquanto). Dá pra trabalhar fácil com ela se usarmos alguns conceitos simples: Garota Samurai e Sexy Girl.
Abilities
Strength 3, Stamina 5, Agility 3, Dexterity 0, Fighting 1, Intellect 2, Awareness 0, Presence 0
Ela não tem muita presença, não presta muita atenção nos arredores e nem tem treinamento com armas de longa distância, mas sabe um pouco de combate, é forte, ágil e resistente. De início dá pra pegar Agile 2.
Powers
Attacks:
  • Fast Cut: Damage 4
  • Alt: Great Slash: Damage 6 [Alternate Resistance (Will) 1]
  • Alt: Long Slash: Damage 6 [Shape (Burst) 1]
  • Alt: Repetance Slash: Damage 6 [Homing]
  • Alt: Penetrating Slash: Damage 5 [Penetrating 6]
Blade Coat: Energy Aura 5
Leap Technique: Leaping 3
Strong Arms: Power-Lifting 5
Uma lista de poderes que se concentra só em porrada, que coisa. :D Dá pra separar Attack 3, Barrier 2 (para Blade Coat), Quick 1 e Strong 1.
Equipment
Katana
Cut: Damage 2
Clothes
Frail Kimono: Protection 2
Items
Heal Potion: Healing 2, Speed Potion: Super-Speed 4
Equipamentos úteis para qualquer aventureiro, sendo que na imagem ela não tem nenhuma bolsa, então onde será que ela leva essas poções... Numa mochila, claro! :) Não vamos nos apegar à imagem, mas a personagem em si: Armored 1 por causa da proteção do quimono (ou como as técnicas de defesa que ela aprendeu) e duas poções que funcionam como Heal 2 e Agile 4, mas vamos usar o conceito do "o Mestre permitiu" para criar poções de verdade; sim, o sistema permite.
Advantages
Accurate Attack, Close Attack 10, Evasion 1, Improved Initiative, Instant Up, Quick Draw, Defensive Roll 4, Equipment 1
Esses Talentos são um pouco redundantes com o próprio Attack, então não vamos precisar entrar em muitos detalhes EXCETO pela existência de Evasion e Defensive Roll. Evasion pode render tanto um Evasive 1 como um aumento em Agile, e decidi aumentar o segundo para Agile 3. Defensive Roll serve para aumentar Toughness, que conta como a "resistência a lapadas" do personagem; vamos colocar um Tough 1, aumentando a Health da personagem de 40 para 50.
Skills
Acrobatics 8 (+11), Athletics (+3), Deception (+0), Expertise: Light Arcana 8 (+10), Expertise: Swordmanship 8 (+10), Expertise: Advanced Math 8 (+10), Insight (+0), Intimidation (+0), Perception (+0), Persuasion (+0), Stealth (+3)
Acrobatics, Athletics e Stealth já são cobertos por Agile (não muito no caso de Stealth, mas foda-se), então nenhum problema até ai. Os Expertises dela que chamam um pouco a atenção, já que fazem a "garota sem nome" ter conhecimento sobre um determinado assunto que não foi explorado em seu histórico e sobre matemática avançada. Vamos colocar Knowledge (Light Arcana) 1 e Knowledge (Advanced Math) 1.
Complications
Inexperienced
Hate towards Light Arcana users
Liar
Agora, as complicações. Não temos muita coisa para atrapalhar no equilíbrio da ficha (que está em +14 neste momento), então vamos ver o que temos fora da ficha: ela é uma Sexy Girl, o que pode render um Bizarre Appearance -2 por causa dos fartos seios e da preferência em andar por ai com o quimono sendo sua única roupa/proteção. A destreza em 0 pode render Clumsy -1, percepção em 0 pode render Absent-Minded -1 ou Easily Distracted -1 e temos pelo menos UM inimigo no background dela, rendendo um Rival -3. Inexperienced seria como "alguém que ainda não sabe muito do mundo", então vamos colocar Naive -1 e Weak-Willed -1. O Hate cai em Hatred -2 sem nem parar pra pensar duas vezes. Aliás, ela usa sua katana para tudo, então Focus -1 (Attack/Katana) seria inteligente de se apontar. Aliás, ela é uma Samurai, então tome Code of Conduct -1 (Bushido).

Vamos ver a ficha dela até agora.
Young Female Samurai
Health 50 Endurance 40
Defense 3 (5 com Barrier)

Abilities (+14)
Agile 3
Armored 1
Attack 3
Barrier 2 (Blade Coat)
Knowledge 1 (Light Arcana)
Knowledge 1 (Advanced Math)
Quick 1
Strong 1
Tough 1

Weakness (-12)
Absent-Minded -1
Bizarre Appearance -2
Clumsy -1
Code of Conduct -1 (Bushido)
Focus -1 (Attack/Katana)
Hatred -2
Naive -1
Rival -3
Weak-Willed -1

Items
Heal Potion (Heal 2)
Speed Potion (Agile 4)
Faltou a parte que importa para uma samurai porradeira (e personagens porradeiros de OVA): os Attacks. Vamos converter isso tudo em termos mecânicos, shall we?

Aliás: Attack 3 + Strong 1 = DX 5 (+1 do base). DX é o multiplicador de dano.
Agile 3 dá 3 dados de ataque, mais os 2 dados padrão pra qualquer coisa = Roll 5.
End é o gasto de Endurance, cada Perk e Flaw que o ataque tiver pode aumentar e diminuir esse valor, respectivamente.
Antes
  • Fast Cut: Damage 4
  • Alt: Great Slash: Damage 6 [Alternate Resistance (Will) 1]
  • Alt: Long Slash: Damage 6 [Shape (Burst) 1]
  • Alt: Repetance Slash: Damage 6 [Homing]
  • Alt: Penetrating Slash: Damage 5 [Penetrating 6]
Depois

Attacks
Fast Cut Roll 5 DX 5 End 0
Great Slash (Will Attack) Roll 5 DX 5 End 0
Long Slash (Ranged, Strength-Powered, Effective) Roll 5 DX 6 End +10
Repetance Slash (Redirectable, Effective) Roll 5 DX 5 End +10
Penetrating Slash (Armor Piercing, Effective) Roll 5 DX 6 End +10
Agora vamos para a ficha final:
Young Female Samurai
Health 50 Endurance 40
Defense 4 (6 com Barrier)

Abilities (+14)
Agile 3
Armored 1
Attack 3
Barrier 2 (Blade Coat)
Knowledge 1 (Light Arcana)
Knowledge 1 (Advanced Math)
Quick 1
Strong 1
Tough 1

Weakness (-12)
Absent-Minded -1
Bizarre Appearance -2 (Revealing Clothes)
Clumsy -1
Code of Conduct -1 (Bushido)
Focus -1 (Attack/Katana)
Hatred -2 (Light Arcana Users)
Naive -1 (Inexperient)
Rival -3
Weak-Willed -1

Items
Heal Potion (Heal 2)
Speed Potion (Agile 4)

Attacks
Punch Roll 5 DX 2 End 0
Fast Cut Roll 5 DX 5 End 0
Great Slash (Will Attack) Roll 5 DX 5 End 0
Long Slash (Ranged, Strength-Powered, Effective) Roll 5 DX 6 End +10
Repetance Slash (Redirectable, Effective) Roll 5 DX 5 End +10
Penetrating Slash (Armor Piercing, Effective) Roll 5 DX 6 End +10
Ficou com +2 no final, mas é assim que quero fazer essa personagem. Dava pra remover algumas Weakness pra deixar em +5, só que do jeito que ela está ficou bem interessante como uma personagem conceitual.

Responder

Voltar para “Outros RPGs”