Análises de Classes - TRPG

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Senimaru
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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Senimaru » 20 Nov 2016, 23:06

Khrjstjano escreveu:
Senimaru escreveu:Essa parte ficou confusa, acho que seria mais fácil apenas citar o talento que possibilita isso (Arma Segundaria Grande). Tirando isso ótimo review!
Então você realmente não entendeu. Você só precisa de Arma Secundária Grande se usar Combater com Duas Armas.

Pra segurar 2 armas de uma mão, 1 numa mão e 1 noutra, você não precisa nada. Nadinha. E não tem nenhum porém, a não ser que...

Queira usar Combater com Duas Armas para atacar 2X por turno. Aí terá que usar 1 arma de uma mão e 1 leve ou não conseguirá fazer o ataque extra.

Vou ver se consigo explicar isso lá, de forma bem simples.

P.S: se tiver dúvidas sobre isso, pergunte no tópico de discussão de regras que eu explico. Aqui não é uma boa.
Agora entendi, só segurar a arma e não usa-la. Saquei, saquei mas acho que ainda está meio confuso la.
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Khrjstjano
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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 20 Nov 2016, 23:36

Moreaus — Benefícios dos Herdeiros

Abaixo temos uma tabela com um resumo dos benefícios dados pelos talentos de Herdeiro, que conferem aos Moreaus suas características animalescas. Com ela, podemos fazer algumas comparações rápidas que creio possam ser interessantes para entender o que dá pra fazer com estas variações da raça.

Mas antes, lembre e mantenha em mente que Moreaus recebem +2 em uma habilidade à sua escolha, pois com os talentos de Herdeiro é possível ganhar mais um +2 em uma habilidade qualquer, que pode ou não ser a mesma. Isto quer dizer que você pode começar com +4 em uma habilidade ou +2 em duas, sem nenhuma penalidade adicional.

Feito isto, mantenha em mente também que o talento de Herdeiro fornece, além do modificador de habilidade fixo pelo talento, 2 outras habilidades dentre as listadas abaixo.

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Bem, observando a tabela, podemos ver logo de cara que existe uma disparidade grande na quantidade de benefícios disponíveis para cada Herdeiro...
  • Nº de Habilidades
    Gato e Serpente: 7
    Leão: 6
    Búfalo, Coelho, Coruja, Crocodilo, Morcego, Raposa e Urso: 5
    Hiena e Lobo: 4
Essa informação nos diz, já de cara, que alguns moreaus têm maiores possibilidades de gerarem personagens variados, com características distintas entre si. Se essas diferenças serão marcantes ou não, o número de habilidades não nos diz, mas se você observar bem as habilidades, provavelmente já poderá ter uma ideia. (Eu, no entanto, farei isto apenas nas análises individuais.) Isto não significa necessariamente que estes Herdeiros são melhores do que os outros, pois para isto precisaremos analisar o poder de cada habilidade em separado, lembrando que você terá somente DUAS delas, nenhuma a mais, o que significa que se um Herdeiro tiver 6 habilidades muito boas e outro só 2 ótimas, o primeiro será apenas mais variado que o último, pois este será ainda mais poderoso. Não que isso aconteça de fato, não chegamos nessa parte da análise ainda, mas digo isto só pra você pegar a manha da coisa.

Mas vamos adiante, analisar mais uma coisa...

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Essa imagem, além de mostrar o número de habilidades, também mostra o número de Talentos Raciais restritos aos quais os Moreaus têm acesso. Por restritos, quero dizer aqueles que não são possíveis de se adquirir por qualquer um ou muito próximo disto (como Magia Primitiva, Tradição Perdida, etc). Estes números seguem um levantamento que fiz ao preparar as análises dos Moreaus, que estou recolocando em marcha agora. É possível que durante o processo de análise de fato eu ainda coloque um ou outro em alguma lista, mas serão casos raros, disto estou certo. Por isto, já podemos ter uma boa ideia de quais Moreaus ganham vantagem onde.
  • Nº de Talentos restritos.
    Búfalo: 8
    Hiena e Urso: 6
    Lobo: 5
    Coruja, Crocodilo, Leão e Raposa: 3
    Gato: 2
    Morcego e Serpente: 1
    Coelho: 0
O que mais me chamou atenção aqui, em termos de quantidade, é que o Búfalo tem realmente muitos talentos que pode acessar, enquanto o Coelho não tem nenhum. Como ele já não tem tantas habilidades também, podemos dizer que com certeza é o Moreau mais com menos possibilidade de diversificação. Interessantemente, Moreaus conhecidos por serem bem poderosos, como o do Leão e do Gato, têm menos talentos restritos a que têm acesso.

Mas vamos adiante...
  • Total entre Habilidades e Talentos
    Búfalo: 13
    Urso: 11
    Hiena: 10
    Gato, Leão, Lobo: 9
    Coruja, Crocodilo, Raposa e Serpente: 8
    Morcego: 6
    Coelho: 5
Aqui temos o ranking pelo total de opções, entre habilidades e talentos, e vemos que o Búfalo ficou no topo, o que me surpreendeu. Gato e Serpente, que são os que mais têm habilidades, acabaram sendo ultrapassados por vários outros Moreaus. E na lanterna, vemos que os Moreaus do Coelho e do Morcego têm mesmo muito poucas opções. Resta ainda analisá-los individualmente, para ver como eles se viram, especialmente em termos de qualidade e poder de suas opções, mas estes números já indicam limitações expressivas, eu diria.

Em construção...

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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Senimaru » 20 Nov 2016, 23:44

Nossa ficou bem melhor! E mais uma vez ótimo Review, espero que vc faça o do Arcanista.
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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Behemothv2 » 22 Nov 2016, 10:12

Há um tempo eu estava querendo fazer um personagem Yudeniano, provavelmente um Cavaleiro/Oficial de Yuden (talvez com níveis de Capitão do Reinado, também). Gostaria de uma análise de Oficial de Yuden.
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Khrjstjano
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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 22 Nov 2016, 23:20

lucaswakai escreveu:Alguém poderia fazer a avaliação do Ginete de Namalkah ou do Centurião?
Só pode 1 pedido por vez. Vou por o primeiro no índice, mas pode mudar se quiser.

Ginete de Namalkah é quebrado. É uma ótima análise, já fala muito. :lol:

Temos 8 pedidos em espera e 13 classes analisadas, até que não tá mal nem a procura, nem a entrega.
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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Lucena » 23 Nov 2016, 17:23

Alguém sabe dizer em que site o Hitoshura fez a análise do Engenhoqueiro Goblin?
Ou ele fez o pedido em outro site?
Não deu para entender direito.
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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Ban » 25 Nov 2016, 01:24

Sendo também um tanto oportunista, queria uma análise do Guerreiro Pobre. Acho que seria um bom desafio deixar essa classe bem viável para esses combos do Guerreiro com tantas armas com mais (e bota mais nisso) de 50 TO :D

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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por lucaswakai » 25 Nov 2016, 09:13

Khrjstjano escreveu:
lucaswakai escreveu:Alguém poderia fazer a avaliação do Ginete de Namalkah ou do Centurião?
Só pode 1 pedido por vez. Vou por o primeiro no índice, mas pode mudar se quiser.

Ginete de Namalkah é quebrado. É uma ótima análise, já fala muito. :lol:

Temos 8 pedidos em espera e 13 classes analisadas, até que não tá mal nem a procura, nem a entrega.
Foi mal... Sim, mantenha o Ginete de Namalkah... Sim, sei que é quebrado, mas uma análise dele vale a pena, não?

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RoenMidnight
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Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por RoenMidnight » 25 Nov 2016, 10:30

Dourado.- É a melhor nota possível. Normalmente tal opção é quase mandatória para a classe e geralmente vai ser uma das melhores opções para a construção do personagem.
Azul Claro.-Indica uma escolha ótima. Significando uma escolha que deveria ser fortemente considerada.
Azul.– Uma boa escolha. Dificilmente você estará se enganando ao escolher esta opção. Normalmente mandatório em alguns casos.
Verde.– Difícil de se classificar. Geralmente por possuir alguma utilidade ao invés de uso em combate ou dependente do conceito do personagem.
Preto-Uma escolha que não irá afetar negativamente o personagem. Entretanto haverão opções melhores.
Roxo– Uma escolha circunstancial. Pode ser útil em casos isolados, mas não será um investimento com retorno compensatório.
Vermelho– Uma péssima escolha. Não pegue isto. Existem opções de investimento superiores.

Guerreiro Pobre
Pré-Requisitos: O BBA necessário para se ter acesso a mesma não é problema, mesmo que você não invista em uma classe combatente que te permita ter BBA cheio, você só vai atrasar a obtenção da classe em apenas 2 níveis. Não é complicado, mas é estranho... e vocês entenderão mais para a frente ao longo desta analise o porque de Ao Sabor do Destino ser algo problemático.
Estranhamente apesar do nome da classe se chamar "Guerreiro" Pobre, esta classe pode ser muito bem aproveitada por Monges, Clérigos, Abençoados e até mesmo Paladinos por conta da sinergia com os atributos necessários entre estas classes.
Voto de Pobreza: A pior habilidade da classe mas aquela que define o conceito básico da mesma. Ao Sabor do Destino já lhe impede de usar itens mágicos entretanto esta habilidade vai alem ela lhe impede de se usar itens mesmo emprestados é isto é algo bem pesado. Mantenha isto em mente, situações como estar derrubado no chão e um aliado lhe fornecer uma poção já irá lhe fazer quebrar este voto e fará que qualquer outra habilidade desta classe se torne inútil por um mês inteiro de aventura.
Poder Plebeu Um bônus sincero e bem vindo em uma classe que não tem acesso a itens mágicos. Poder acumular até +10 em uma única habilidade é algo bem bruto. Em construções mais ofensivas pode significar +10 de força o que por si só significa +5~+10 em dano sem contar qualquer relação em crítico, em construções mais defensivas pode representar um ganho de até +5 PV's por nível ou +5 pontos em vontade para trazer o melhor de poder da simplicidade.
Em conjunto dos bônus provindos de Ao Sabor do Destino esta habilidade lhe permite suprir qualquer falta de itens mágicos que complementar seus atributos.
Poder da Simplicidade: Aqui as coisas começam a complicar, esta habilidade causa diversos debates sobre o seu funcionamento e apesar disto o que temos de conhecimento sobre o funcionamento dentro das convenções do sistema mostra que esta habilidade quebra os benefícios fornecidos por Ao Sabor do Destino.
Esta habilidade tem o funcionamento semelhante a Espadas Ancestrais de Samurai, mas com uma diferença, caso você perca sua arma/armadura seus poderes não irão ser transferidos caso obtenha uma nova.
Acredito que um mestre racional irá lhe permitir utilizar esta habilidade de forma plena e manter seus poderes provindos de ASdD sem grilar, mas muitos mais "caxias" podem implicar com o seu uso.
Resoluto: Talvez a melhor habilidade da classe, e não é difícil de fazer uma construção que rode em cima da mesma. O teste de CD 15 é bem pequeno. Para construções Ofensivas representa uma grande explosão de dano para Defensivas permite se tornar quase intangível por parte de meros ataques comuns.
Uma combinação envolvendo Abençoado de Khamyr sem qualquer talento ou investimento em Sabedoria ou Vontade é possível obter +23~+25 no teste. O que por si só já fornece +8~+10 de Dano/CA. Um personagem focado em ter Vontade (Um Monge com 14~18 de Sab, Multiclasse com Abençoado) é possível chegar fácil +31~+33 o que por si só já fornece +16~+18. Forçando um pouco mais é possível chegar em valores ainda maiores.
Para se ter noção de o quanto isto é roubado em uma construção focada em crítico utilizando uma Picareta/Foice fazendo a construção sugerida acima por volta do nível 6 ou 8 em caso de crítico é possível ter um bônus de +64~72 de dano. Se você procurar uma margem maior e ainda ter um multiplicador médio de crítico é possível escolher o Gládio como arma e ter ainda obter +48~52 o que ainda é bem bom.
Empatia com o Povo: Bônus em interações sociais é sempre bem vindo, nada mais a comentar.
Recursos de Plebeu: Treino em Perícia gratuitos é sempre bem vindo. O engraçado é que esta habilidade poderia ter uma utilidade muito maior... caso Poder da Simplicidade permitisse pegar poderes que estivessem em suplementos que não o Manual Básico. Caso contrário seria possível ter acesso a uma Armadura de Treinamento e retreinar estes talentos para outros que lhe fossem mais interessantes.
Virar-se Sozinho: Um bônus circunstancial e que na prática esta removendo apenas a penalidade de realizar testes de Cura em si mesmo. É bem interessante para quando não se tem um "Healer" efetivo no grupo ou você esta afastado do grupo.
Corpo Duro, Coração Mole: Outro bônus circunstancial, mas bem interessante e que pode gerar cenas bem interessantes ao jogo, mas na prática tem pouca utilidade. Se pudesse ser aplicável em mais situações mais amplas poderia ser muito mais explorável em uma construção.
Conclusão
Guerreiro Pobre é uma classe interessante mas deveras limitada. O fato de sua habilidade mais importante ser pega logo no nível 2 pode fazer com que você repense o investimento nos demais níveis. Suas habilidades são mais circunstanciais e ajudam mais interações sociais com o povo pobre do que trazer um uso prático para o combate.

Uma construção que se foque em crítico e abusando da utilidade Poder da Simplicidade para ter acesso ao encantamento Afiado e utilizando uma Presa de Serpente é possível facilmente conseguir um valor de 14~20 de margem sem considerar bônus raciais que permitem aumentar esta margem (como o do Moreau do Gato que lhe fornece um bônus de +2 em inimigos Desprevenidos). Se combinado com alguns níveis de Bárbaro para ter acesso a gritos como Finalizar, Sanguinolência em conjunto de Degolar é possível alcançar danos consistentes.

Os valores medianos/altos de Vontade trarão para o personagem uma resistência interessante para o personagem e o deixando quase que prevenido contra as coisas mais sacanas do sistema (ilusões, controle mental, dentre outros efeitos...).

O fato de você não poder utilizar itens mágicos limita MUITO o personagem, mais do que o imaginado. Não poder usar Poções, Pergaminhos e Varinhas ou algum outro item de utilidade pode ser algo muito incomodo em diversas situações in game.
Como por exemplo ao estar preso em um Cubo de Energia não poderia utilizar uma Varinha de Dissipar Magia para se libertar, ou então usar um Pergaminho de Vôo para alcançar um local mais alto, ou mesmo receber uma poção quando estiver caído. E ai fodeu e você praticamente perde tudo o que a classe lhe oferece.
Não apenas itens mágicos, mas qualquer coisa superior como uma Arma Magistral ou Obra-Prima ou item monstruoso não podem ser utilizados, apesar desta perda ser facilmente contornada pelos recursos providos por ASdD e PP.

E é quase imprescindível ter um Parceiro para manter o Guerreiro Pobre curado e apto para a ação caso não tenha alguém no grupo que o faça se não a situação se complica para o mesmo.
Editado pela última vez por RoenMidnight em 26 Nov 2016, 08:23, em um total de 3 vezes.
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