Discussão e Dúvidas de Regras - D&D, Tormenta RPG, Império de Jade

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Hitoshura
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Hitoshura » 08 Dez 2016, 13:37

Onde isso fica claro? Pra mim não tá não.

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Lord Seph
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Lord Seph » 08 Dez 2016, 13:57

O texto fala em resistência que possua e ele não possui resistência a fogo.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

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Hitoshura
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Hitoshura » 08 Dez 2016, 14:10

Eu acho que essa era a intenção do talento, mas ele em nenhum momento fala isso.

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sasukerdg
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por sasukerdg » 08 Dez 2016, 14:18

Hitoshura escreveu:
Herança Extraplanar
O sangue extraplanar é mais forte em você.
Pré-requisito: aggelus ou sulfure.
Benefícios: você pode usar seu ataque especial racial (luz do dia para aggelus, escuridão para sulfure) duas vezes adicionais por dia. Além disso, uma de suas resistências a energia (fogo, frio, eletricidade ou ácido, à sua escolha) aumenta para 10.
Algo impede meu Aggelus de aumentar sua resistência a fogo de 0 para 10?
Aggelus não recebem resistência a fogo 0, então não faz parte de uma das suas resistências.
Imagem

Meu maior inimigo é minha preguiça...

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Khrjstjano
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 08 Dez 2016, 15:36

Hitoshura escreveu:Onde isso fica claro? Pra mim não tá não.
Quando diz é que é "uma das suas".
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Hitoshura
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Hitoshura » 09 Dez 2016, 07:38

Galera, recarga rápida afeta Capsula Dupla/Tripla do Pistoleiro Arcano?

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Lord Seph
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Lord Seph » 09 Dez 2016, 07:44

Era melhor perguntar no tópico do Mundo dos Deuses.
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Zekrenzo
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Zekrenzo » 09 Dez 2016, 23:24

Posso lançar magias enquanto seguro um arco?(segurando ele com um só mão durante o cast, por exemplo)
Como funcionaria a habilidade Onda Mágica, do Arcanista, com um arco?
EDIT: Além disso, qual a area de efeito da Onda Magica(linha, cone, cubo)?
Editado pela última vez por Zekrenzo em 10 Dez 2016, 11:38, em um total de 1 vez.

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Atlas
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Atlas » 10 Dez 2016, 08:37

Surgiu essa duvida enquanto eu montava um personagem ontem, como funciona o talento escola de duas mãos? São duas habilidades(uma usando ação de movimento e antes de atacar, outra depois de atacar usando ação de movimento e 1 ponto de energia) e você escolhe dependendo da situação? O dano extra do ataque pesado multiplica com crítico?

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Khrjstjano
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Re: Discussão de Regras

Mensagem por Khrjstjano » 10 Dez 2016, 12:17

Zekrenzo escreveu:Como funcionaria a habilidade Onda Mágica, do Arcanista, com um arco?
Primeiramente, vamos entender Onda Mágica (e Golpe Mágico):

Onda mágica e Golpe Mágico são habilidades que poderiam ter sido melhor descritas para não gerar confusão, mas o segredo para entender Onda Mágica está neste trecho:
  • O alcance do seu golpe mágico* é aumentado na distância especificada.
    Você faz um ataque com seu golpe mágico contra a CA de todos os oponentes dentro da área.


    Lilás: Golpe Mágico é aplicado com sua arma. Ele não tem alcance próprio. A arma é que tem um alcance. Ele é só um efeito adicionado ao ataque da arma. Na prática isso é o mesmo que dizer que o alcance dele é o da arma ou o mesmo da arma (fale como quiser, isso é só um jeito de falar). O texto de Onda Mágica claramente faz essa generalização, provavelmente porque quem escreveu achou que seria fácil de entender (e no caso de armas corpo-a-corpo realmente é, levando a crer que o autor só pensou nelas nessa hora, apesar de não ter restringido Golpe Mágico a ser usado só com essas armas).

    Azul: Onda Mágica também usa essa generalização, dizendo que aumenta o alcance do Golpe Mágico na distância especificada. Que distância é essa? No nível 3 é 3m (1,5m a mais que o alcance normal de uma criatura média). Mas note que esse trecho só aumenta o alcance, mais nada (se isso fosse tudo, você só teria ganho um efeito igual a Alcance Supremo ou Membros Estendidos, mais nada; acertaria 1 inimigo mais longe e só).

    Rosa: Aqui a coisa muda de figura. Este trecho de Onda Mágica faz seu Golpe Mágico atingir vários alvos. Mas ainda não delimita quais.

    Vermelho: O ponto crucial e que delimita quais inimigos são atingidos. Somente os na área. Mas que área? Não há nenhuma área citada em Onda Mágica. Não há raio dado, nem diâmetro, nem forma, nem nada. Então de que este trecho está falando? Bem, a intenção do autor é bem clara. Ele está falando da área que, falando de forma generalizada, foi criada pelo alcance 3m dado pela Onda Mágica + o trecho "todos os oponentes". Na prática isso cria uma área de raio 3m.
Essa última parte é bem importante entender. Da forma como está escrito, o texto de Onda Mágica realmente cria um efeito idêntico a uma área de raio 3m. E é importante notar onde fica o centro dessa área criada: em você, pois o alcance é descrito como 3m. Para ser outra coisa, o alcance deveria ser descrito de outra forma (algo como 3m a partir do ponto/inimigo atingido pelo Golpe Mágico).

Por isso tudo, o que podemos dizer com certeza, e seguindo os passos das explicações dos trechos coloridos, é que quando usa Golpe Mágico você energiza sua arma e então pode fazer um ataque com ela. E quando usa Onda Mágica, você energiza sua arma com Golpe Mágico, e então Onda Mágica te manda fazer um ataque com seu Golpe Mágico (a arma energizada por ele) contra a CA de todos os oponentes na área (que no nível 3 é formada pelo alcance 3m + o trecho "todos os oponentes).

Note ainda, porém, que se você tiver uma arma de haste, que muda seu alcance normal para 3m, Onda Mágica diz que aumenta o seu alcance NA distância especificada, não PARA ela. Isso faz toda a diferença neste caso, pois se fosse PARA a distância especificada, regras conforme escritas a Onda Mágica 3m não mudaria nada para armas de haste. Mas como é um aumento NA distância especifica, é preciso calcular esse aumento. O método mais simples é pensar nos dois ganhos de distância juntos (então 1,5m de alcance por seu tamanho + 1,5m da arma de haste + 1,5m da Onda Mágica = 4,5m).

E cadê o arco nessa história?

Agora que nós entendemos as habilidades e notamos que elas provavelmente foram escritas pensando em armas corpo-a-corpo, vamos tentar usar uma arma de ataque à distância. Para isto, precisamos refazer TODOS OS PASSOS, ou vamos literalmente nos matar em conjecturas e possibilidades de interpretação. Sem o passo a passo a chance de entender as coisas é um número aleatório.
O alcance do seu golpe mágico* é aumentado na distância especificada.
Você faz um ataque com seu golpe mágico contra a CA de todos os oponentes dentro da área.


Lilás: Golpe Mágico é aplicado com sua arma. Ele não tem alcance próprio. A arma é que tem um alcance. Ele é só um efeito adicionado ao ataque da arma. Na prática isso é o mesmo que dizer que o alcance dele é o da arma ou o mesmo da arma (fale como quiser, isso é só um jeito de falar). O texto de Onda Mágica claramente faz essa generalização, provavelmente porque quem escreveu achou que seria fácil de entender (e no caso de armas corpo-a-corpo realmente é, levando a crer que o autor só pensou nelas nessa hora, apesar de não ter restringido Golpe Mágico a ser usado só com essas armas).
Logo, generalizando, o alcance de um Golpe Mágico feito com um arco de alcance 18m é também 18m.
Azul: Onda Mágica também usa essa generalização, dizendo que aumenta o alcance do Golpe Mágico na distância especificada. Que distância é essa? No nível 3 é 3m. Mas note que esse trecho só aumenta o alcance, mais nada (se isso fosse tudo, você só teria ganho um efeito igual a Alcance Supremo ou Membros Estendidos, mais nada; acertaria 1 inimigo mais longe e só).
Se fosse só isso estava fácil. O aro/Golpe Mágico teria alcance 21m e acertaria só 1 inimigo. Seria fácil entender, mas..
Rosa: Aqui a coisa muda de figura. Este trecho de Onda Mágica faz seu Golpe Mágico atingir vários alvos. Mas ainda não delimita quais.
Não é só aumentar o alcance em 3m. É atingir todos os inimigos. Mas o próximo trecho dá o limite desse "todos".
Vermelho: O ponto crucial e que delimita quais inimigos são atingidos. Somente os na área. Mas que área? Não há nenhuma área citada em Onda Mágica. Não há raio dado, nem diâmetro, nem forma, nem nada. Então de que este trecho está falando? Bem, a intenção do autor é bem clara. Ele está falando da área que, falando de forma generalizada, foi criada pelo alcance 3m dado pela Onda Mágica + o trecho "todos os oponentes". Na prática isso cria uma área de raio 3m.
Então, no nível 3 sabemos que o alcance de nosso arco/Golpe Mágico é 18m.

E sabemos também que usaremos o Golpe Mágico para atingir todos os inimigos na área criada pela interação dos trechos 3m + todos os inimigos.

Essas duas coisas que sabemos vão se juntar para formar uma Onda Mágica da hora? Então...
Essa última parte é bem importante entender. Da forma como está escrito, o texto de Onda Mágica realmente cria um efeito idêntico a uma área de raio 3m. E é importante notar onde fica o centro dessa área criada: em você, pois o alcance é descrito como 3m. Para ser outra coisa, o alcance deveria ser descrito de outra forma (algo como 3m a partir do ponto/inimigo atingido pelo Golpe Mágico).

(...)

Note ainda, porém, que se você tiver uma arma de haste, que muda seu alcance normal para 3m, Onda Mágica diz que aumenta o seu alcance NA distância especificada, não PARA ela. Isso faz toda a diferença neste caso, pois se fosse PARA a distância especificada, regras conforme escritas a Onda Mágica 3m não mudaria nada para armas de haste. Mas como é um aumento NA distância especifica, é preciso calcular esse aumento. O método mais simples é pensar nos dois ganhos de distância juntos (então 1,5m de alcance por seu tamanho + 1,5m da arma de haste + 1,5m da Onda Mágica = 4,5m).
É uma coisa bem complica chegar até aqui, ao meu ver, mas se uma arma de haste aumenta o alcance da Onda Mágica, então por que um arco não aumentaria? Se o alcance do arco é 18m, a Onda Mágica deverá ser de 21m. Grosseiro, não?

Já vi gente dizer que o certo seria contar 3m a partir do inimigo/ponto que a flecha atingir. É uma ideia bem boa para uma regra da casa, apenas nada no texto de Golpe Mágico/Onda Mágica leva a isto por regra base.

Se esta fosse a regra base, ela afetaria ataques corpo-a-corpo também. Se você atacasse alguém com uma adaga, o alcance 3m partiria DELE, não de você. Isso mudaria a área atingida em 1 quadrado para o lado desse inimigo. Seria mesmo uma regra base ruim para ataques corpo-a-corpo, mas como regra da casa para ataques à distância fica melhor.

http://sketchtoy.com/67719929

http://sketchtoy.com/67719938

Como dá pra ver no desenho, fica ruim para corpo-a-corpo, mas bom para arcos e etc. E certamente melhor do que uma área de 21m de raio para qualquer arco besta, que é o que o sistema dá.

P.S: Essa habilidade definitivamente poderia ter sido melhor descrita. E melhor elaborada também, levando em conta ataques à distância, criaturas de tamanho maior (que tem mais alcance) e armas incomuns.
Zekrenzo escreveu:EDIT: Além disso, qual a area de efeito da Onda Magica(linha, cone, cubo)?
Como deve ter ficado claro nas explicações acima, Onda Mágica não tem área como a de uma magia (apesar da palavra aparecer no texto). Ela apenas cria uma área para seu ataque devido a interações de regra (aí justificando a ocorrência da palavra no texto).

Por curiosidade, a área gerada para o ataque é uma esfera com raio igual ao alcance da habilidade. Mas isso é mais do que óbvio...
Editado pela última vez por Khrjstjano em 01 Mai 2018, 20:08, em um total de 1 vez.
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