Análises de Classes - TRPG

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
Lord Seph
Mensagens: 14162
Registrado em: 09 Dez 2013, 17:50

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Lord Seph » 21 Dez 2016, 07:39

Agora melhorou minha visão do Monge, mas ainda assim prefiro os da 5E.

Meu Samurai do Vulcão não entrou na espera?
Melhor queimar do que apagar aos poucos.
-Neil Young.
o lema dos 3D&Tistas
"-seremos o ultimo foco de resistência do sistema"
Warrior 25/ Dark Knight 10/ Demi-God.

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 21 Dez 2016, 09:09

Vrikolaka ressuscitou mano! Tava treinando em Yuden e veio expor os segredos da tropa, haiuehiuaeh

Vou por lá Seph.
Imagem

Avatar do usuário
Hitoshura
Mensagens: 511
Registrado em: 28 Dez 2013, 22:41

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Hitoshura » 21 Dez 2016, 09:19

Dourado.- É a melhor nota possível. Normalmente tal opção é quase mandatória para a classe e geralmente vai ser uma das melhores opções para a construção do personagem.
Azul Escuro.-Indica uma escolha ótima. Significando uma escolha que deveria ser fortemente considerada.
Azul.– Uma boa escolha. Dificilmente você estará se enganando ao escolher esta opção. Normalmente mandatório em alguns casos.
Verde.– Difícil de se classificar. Geralmente por possuir alguma utilidade ao invés de uso em combate ou dependente do conceito do personagem.
Preto-Uma escolha que não irá afetar negativamente o personagem. Entretanto haverão opções melhores.
Roxo– Uma escolha circunstancial. Pode ser útil em casos isolados, mas não será um investimento com retorno compensatório.
Vermelho– Uma péssima escolha. Não pegue isto. Existem opções de investimento superiores.

TAUMATURGISTA
Pré-requisitos
Talento: Potencializar Invocação.
Magias: capacidade de lançar a magia aliado extraplanar menor.
(Sugestão do Hitoshura): Perícias: Treinado em Diplomacia.
Ok, pede apenas um talento e uma magia de 4º Ciclo. Isso significa que você pode ser:
  • Um conjurador Divino qualquer que pegou a magia no nível 7 e a classe de prestígio no nível 8;
  • Um bardo que pegou a magia no nível 10 e a classe de prestígio no nível 11;
  • Um conjurador Divino qualquer que pegou um nivel de Invocador com o mistério Estudos Extracurriculares (Vejam a análise de Magos Invocadores para mais detalhes).
Uma nota importante é que sem Diplomacia treinada e melhorada, duas propriedades de classe ficarão praticamente desperdiçadas, então sim, Bardos e conjuradores com Tradição Perdida (Carisma) tem vantagem aqui.

[N1] Magias: Ok, então APENAS MAGIAS DIVINAS são avançadas pela classe por alguma razão. Não era assim nas versões iniciais da classe e não é assim em outros sistemas, mas o tormenta RPG decidiu ser especial e estragar um pouquinho a classe. Então esqueça ser conjurador arcano puro a menos que seja bardo, simplesmente não vale a pena.

[N1] Barganha Planar: Ok, então você pode contratar criaturas bem poderosas e ainda com desconto de 50% se passar na diplomacia? Não tem do que reclamar aqui. Dinheiro é curto no sistema do tRPG (a menos que você tenha Prosperidade, Dono de Arton ou similares) e esta propriedade de classe vai te ajudar tremendamente a invocar mais aliados quando necessário. Lembrando que o melhor custo-benefício é sempre 1 semana, então nem perca tempo barganhando por dias ou minutos. Note também que as versões normal e maior custam também EXPERIÊNCIA, algo que você quer evitar perder o máximo possível, então use com moderação e em níveis altos mude para Âncora Planar se possível.

[N2] Estender Invocação: Então então suas magias de invocação vão durar mais tempo. Um bônus pequeno considerando que a escola de invocação é, na maior parte das magias realmente úteis, instantâneo.

[N3] Potencializar Invocação Maior: Infelizmente, Potencializar invocação afeta apenas magias que tenham "Invocar" no nome, não afeta Aliado Extraplanar ou Âncora Planar. Nos resta então:
  • Invocar Monstro: Essa magia demanda uma ação padrão para manter a concentração toda rodada e não deve ser usada por ninguém.
  • Invocar Enxame: Enxames causam dano automático, então basicamente você está recebendo +4 dano, o que não é ruim, mas dificilmente é uma magia que você terá por causar dano baixo e ter magias melhores no ciclo.
  • Invocar Aspecto Divino: Essa magia é boa, te dá uma criatura com ataque e dano decentes, mas custa experiência e só dura 1 minuto se você entrar em batalha, então certamente não é algo que você vá usar constantemente.
  • Invocar Avatar: Essa magia é ótima, mas a criatura só tem UM ataque, então +4 ataque/dano não farão tanta diferença, também custa experiência.

Ou seja, no fim você não vai usar constantemente nenhuma das magias que este talento afeta, o que torna este benefício bastante circunstancial.

[N4] Invocação Contingente: Opa, o bárbaro deu Ataque Poderoso Aprimorado com a foice durante a investida e deu crítico x4? Seria uma pena se... Seu personagem não estivesse mais no caminho! Uma habilidade de classe que te permite usar uma magia livremente de acordo com a condição pré-estabelecida te fornece uma incrível versatilidade. Minha dica aqui é ter Mago Nato (se for Bardo) e Dominar Magia para Porta Dimensional Menor, deixando-a Contingente sempre que você falar alguma palavra-chave. Assim como reação você pode engatilhar fugas em batalhas ou até mesmo reposicionamentos estratégicos que irão acontecer dentro ou fora do seu turno. Além disso ela te permite usar três magias na mesma rodada (Padrão, Acelerada, Contingencial) para combinações espertas. Por exemplo, pode-se fazer uma contingência para um Inimigo Grande ou maior ser atingido por um Meteorito de Vectorius... A criatividade é o limite.
Já se você veio de uma classe puramente divina suas opções são mais limitadas, você tem:
  • Alterar Paisagem: Uma magia útil para controlar o campo de batalha, mas que pode acabar atrapalhando seus aliados também.
  • Âncora Planar: Uma magia útil caso esteja antecipando que o inimigo possa fugir com teletransporte, caso contrário inútil.
  • Caminhar em Árvores: Infelizmente você deve estar adjacente a uma árvore para usar essa magia como tática de fuga, não sendo tão útil quanto Porta Dimensional Menor.
  • Destruição Rastejante: Ok, essa magia pode ser útil, é uma pena que não é afetada por Invocação Aprimorada.
  • Grupos de Elementais: WOW, então você pode descarregar uma magia que dura 10 minutos para conjurar instantaneamente? Seria uma pena se ela durasse 1 dia... Oh, espera... Ela dura.
  • Invocações: Ver análise acima.
  • Palavra de Recordação: Infelizmente ela te leva para um lugar pre-estabelecido e familiar, não podendo ser usado em combate de modo versátil.
  • Praga de Insetos: Útil assim como a Destruição Rastejante.
  • Rosa Rubra: Magia útil para causar dano de constituição toda rodada.
  • Rosa Turquesa: Magia útil para causar dano constante toda rodada.
  • Teletransporte por Árvores : Também demanda estar adjacente a uma árvore, perdendo utilidade em combate.
  • Viagem Planar: Não pode ser usado em criaturas involuntárias e tem componente material caro.

Então, basicamente, se você for um conjurador divino e não tiver acesso a Conhecimento Mágico Amplo, só vai poder usar essa contingência para ativar magias ofensivas como reação, sendo elas: Invocar Insetos, Destruição Rastejante, Praga de Insetos, Rosa Rubra e Rosa Turquesa e isso será tudo que você poderá fazer. Você também pode usar como controle do campo de batalha com Alterar Paisagem, especialmente se tiver um inimigo investindo na sua direção para pará-lo com terreno difícil. No geral não é uma habilidade ruim, mas é bem melhor para bardos.

[N5] Parceiro Planar: Liderança é um talento roubado, e agora você pode escolher qualquer espírito dentro dos limites de suas magias para ser seu seguidor, que tal uma Succubus? Ou um Anjo de Guerra? O mundo de possibilidades subitamente se expande exponencialmente. E ainda por cima você AINDA PODE TER O SEGUIDOR NORMAL VIA TALENTO. Eu não recomendo, entretanto, seu mestre vai olhar feio. Bardos que se beneficiaram tanto do nível anterior agora sofrem a perda da última magia de Aliado Extraplanar, mas isso não é um problema que um pergaminho não resolva.

Conclusão

Taumaturgista é uma classe decente especialmente em seus níveis finais e especialmente para Bardos. Sim, magos podem pegá-los bem mais cedo, mas sem magia divina não vale a pena avançar na classe e mesmo pegando-a mais cedo o personagem provavelmente não terá o dinheiro necessário para Aliados Extraplanares cedo.

Outra nota importante é que a magia INVOCAR MONSTRO é péssima e deve ser evitada sempre que possível. A razão disso é que ela demanda concentração para ser mantida, o que te impede de fazer qualquer outra coisa a menos que você seja um Mago Ilusionista, exceto pelo fato que ilusionistas proíbem a escola Invocação... Então definitivamente não é uma opção para Taumaturgistas. Se foque em Aliado Extraplanar em níveis baixos e, em níveis altos, pegue Âncoras Planares via Conhecimento Mágico Amplo. Infelizmente Humano é a melhor raça para essa classe graças a esse talento, não tem muito o que fazer.
Editado pela última vez por Hitoshura em 22 Dez 2016, 15:09, em um total de 7 vezes.

Avatar do usuário
Senimaru
Mensagens: 3961
Registrado em: 22 Jul 2015, 21:23

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Senimaru » 21 Dez 2016, 09:40

Hito só acho que faltou vc falar que as magias que aumenta são apenas divinas e isso mata muitos combos com mago, já que vc perde 5 niveis de progressão de magia.
ImagemImagemImagemImagem


Me? Mad? Haha... quite likely!

Avatar do usuário
Kalamari
Mensagens: 752
Registrado em: 22 Jul 2015, 10:08

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Kalamari » 21 Dez 2016, 09:52

Em primeiro lugar MUITO OBRIGADO pela análise, Hitoshura. Me abriu os olhos para muita coisa, principalmente na magia Invocação Contingente que eu não via tanta utilidade que não fosse apenas ter um escudo.

Agora minha dúvidas:

- Você não colocou a parte de Magias
Níveis de taumaturgista se acumulam com níveis numa classe conjuradora DIVINA que o personagem já possua para propósitos de magias conhecidas e PM.
Pelo ao menos é o que fala no Manual da Classe de Prestígio. Isso quebra muuuuita coisa, mas provavelmente o mestre ignoraria essa parte, pois acho desnecessário!

- Na parte de Parceiro Planar tenho duas dúvidas
O que você quis dizer com "E ainda por cima você AINDA PODE TER O SEGUIDOR NORMAL VIA TALENTO"? Digamos que se o mestre liberasse, eu poderia ter dois aliados invocados?
Outra dúvida, que até conversei com o Khrjstjano, é na questão da magia Aliado Extraplanar ter escrito "o mestre escolhe o tipo de monstro que pode ser invocado" (algo assim!) o que seria isso? A magia deixa bem clara que são monstros do tipo Espírito, mas diz que ele que escolhe o tipo... ãn??

O Khrjstjano disse que talvez refaça a análise do Mago Invocador, tendo em vista que esta que está no tópico foi a postada há tempos, apareceram muitas outras coisas para ajudar a melhorar a classe. (e aceito todos os combos roubados possíveis, vai que... :twisted: )
Imagem
Ouça o som do violino! O bardo chora esta noite...

Avatar do usuário
Hitoshura
Mensagens: 511
Registrado em: 28 Dez 2013, 22:41

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Hitoshura » 21 Dez 2016, 09:54

Putz, eles cortaram essa parte do texto no trpg SRD (lá não colocaram a limitação de magias Divinas), vou ter que refazer a análise.

E não, seu segundo parceiro via liderança seria "Normal". Só mencionei por que é bem roubadinho mesmo.

Basicamente essa limitação de Aliado Extraplanar é para você não invocar um anjo como Devoto de Ragnar ou um Demônio como servo de Lena, tem que ter bom-senso também. Acho que além disso só conversando com o mestre mesmo.

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Aldenor » 21 Dez 2016, 10:19

Queria deixar pedido aqui a análise do Lutador. Ele parece ser infinitamente pior que o Monge agora... ahuahuahuahua
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por ISMurff » 21 Dez 2016, 10:21

Engraçado que eu acho que o anão é tanto um bom monge quanto um bom lutador... Mas a galera por lá insiste em lutar com machados :lol:
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Aldenor » 21 Dez 2016, 10:26

Me parece que o Lutador no nível 1 é um Monge melhorado. Mesmo ataque, mesmo dado de dano. Não ganha Técnica de Luta, mas ganha Casca Grossa. Tem 20 PV contra 16 do Monge. Mas depois... aaaaaah, depois...
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
Kalamari
Mensagens: 752
Registrado em: 22 Jul 2015, 10:08

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Kalamari » 21 Dez 2016, 10:27

Hitoshura escreveu:Basicamente essa limitação de Aliado Extraplanar é para você não invocar um anjo como Devoto de Ragnar ou um Demônio como servo de Lena, tem que ter bom-senso também. Acho que além disso só conversando com o mestre mesmo.
Ah! Entendi agora... Nesse caso faz sentido mesmo! :D
Imagem
Ouça o som do violino! O bardo chora esta noite...

Responder

Voltar para “Tormenta”