Análises de Classes - TRPG

Tormenta é o RPG mais completo do Brasil. São tantos suplementos que você vai mesmo precisar conversar com o pessoal para acompanhar tudo!
Avatar do usuário
LordVrikolaka
Mensagens: 520
Registrado em: 05 Fev 2014, 13:01
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por LordVrikolaka » 27 Dez 2016, 00:45

jamilkender escreveu:
LordVrikolaka escreveu:6- Até onde eu sei, a Vanessa não segue as O&R do Deus. Isso é uma coisa bizarra: acho que todos os servos do Keenn canônicos do cenário não seguem as O&R do Keenn, e a maior parte não segue nem as regras de tendência (vide Vanessa, Arsenal, e o Antigo Sumo-Sacerdote do Keenn que apareceu na Libertação de Valkária, o Tamuraniano Boss de Keenn.), o que eu acho hilário pra galera que endeusa O&R xDDD Mas meu clérigo Atual, é uma coisa parecida. Só que ele é Leal e Bondoso, com Alma Livre, e é quase um Paladino de Keenn (obviamente, ele é herege na igreja de Keenn até dizer chega XDDD).
A meu ver, ainda tem algum bloat de sistemas antigos nas O&R atuais.

O exemplo que você jogou, Vrikola, justamente remete à uma época em que você podia ter um clérigo de qualquer tendência, sem nenhuma relação com a divindade, desde que seguisse as O&R (tinha a Celine Glanford, sumo sacerdotisa de Marah que era Neutra e Maligna, p. ex.).

Em alguns casos específicos, e Khalmyr em particular, o bloat me parece ser um termo que não faz muito sentido no sistema atual: "itens mágicos de origem arcana". Ou corta fora item mágico, ou corta fora essa O&R (ou molda ela pra alguma outra coisa: diminui o limite de itens mágicos do devoto de Khalmyr de 4 pra 1, "porque o servo de Khalmyr tem que ser humildão", sei lá).
Faz sentido, jamil. Eu tenho conhecimento, que as regras de forçar tendência do Deus/um passo dela, apareceram no Panteão d20, e que na época tinha regra pra você ser de fora da Tendência (tipo, perder os bônus de atributo que tu ganhava a cada 4 niveis, ou perder acho que -1 pv por nivel, ou perder acho que 30% de toda a xp que ganhar), mas as O&R eram obrigatórias, e era um pé no saco (tanto que eu só fui jogar de Clérigo pra valer em TRPG, e não por falta de vontade, mas porque as O&R sempre me afastaram). Mas isso deve ser de antes, e tal.

E, concordo que o termo não faz sentido, e que devia ser mudado. Diminuir o limite de itens mágicos do devoto de Khalmyr de 4 pra 1 é tipo, uma voadora na cara do Clérigo de Khalmyr, por mais que faça sentido (mas se fosse oficial, eu não mudaria o rating da O&R do Khalmyr de vermelho tão cedo xDD).

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 27 Dez 2016, 01:19

Imagem

MAGO ILUSIONISTA
Pré-Requisitos: tendência não Leal.
Nada de especial aqui, a não ser que você queira algo muito inusitado é uma tendência que o povo não gosta tanto mesmo.
Magias Iniciais de 1º nível: 3 + mod. Int, sendo pelo menos 3 de ilusão e nenhuma de invocação.
Não usar magias de invocação não é nenhuma grande perda, num primeiro momento. No começo você perde coisas como Montaria Arcana e Servo Invisível, entre outras magias utilitárias, que são legais para certos fins, além de Invocar Monstro, que é uma porcaria de magia que nem o Invocador quer. Só em níveis bem mais altos você vai perder o acesso a coisas bem úteis, como Teletransporte e Viagem Planar, que vão fazer fazer uma falta do capeta. Mas é a vida. Alguma coisa os especialistas sempre perdem.
Magias por Nível: 1 de ilusão + 1 de qualquer escola, exceto invocação.
Ok, o básico. Mas se você pensa que só vai ter coisas para enganar os outros, como magias de ilusão visuais, se enganou. Errou feio!



Já no nível 1 você ganha Leque Cromático, uma magia roubada.
  • Alcance: 4,5m

    Alvo: Explosão em cone

    • 1º ou 2º nível fcam inconscientes por 2d4 rodadas. • 3º ou 4º nível fcam atordoadas por 1d4 rodadas. • 5º nível ou mais: cegas por uma rodada.
Mesmo o efeito nas criaturas de nível 5 ou mais é forte pra caramba. Pouco tempo atrás fiz uma aventura onde os caras estavam fugindo a cavalo de um inimigo muito mais forte que eles (só um pouco; Crânio Negro, os jogadores eram nível 1) e numa cena onde achei que um deles ia ser pego, o cara dá uma segurada e taca isso pra trás. Atordoou a montaria (um Warg) e cegou Crânio Negro. É mano, Vontade é o valor mais baixo de todo mundo. Qualquer dado meia boca ou baixo e o cara se lasca. Moral da história, Crânio Negro beijou a poeira e os jogadores fugiram todos. No nível 1! Não morreu nem unzinho que eu esperava pra dar o clima.

Tão comemorando até hoje. :lol:

Imagem

Você ainda vai ganhar coisas como Invisibilidade, Padrão Hipnótico (fascina uma galera) e deslocamento (50% de chance de evitar ataques); e isso só até o 3º nível de magia. Depois começa a piorar, porque no 4º nível vem Conjuração das Sombras, uma das magias mais roubadas do sistema. Copia qualquer magia de 2º nível ou menor. E único porém é uma criatura afetada ganha um teste de Vontade extra, a resistência mais baixa de geral.

Fora isso, tem as magias de disfarce, imagem e etc. Mas acredito que os exemplos dados já deixaram claro que essas são só um dos tipos de coisas que você vai fazer. Então vamos adiante.
Item de Poder

Não tem.
Só sofra e chore. Você não pode ter Item de Poder. Sim, dói demais, é a melhor coisa do mago. Mas não tem o que fazer. A não ser que você espere até o nível 12 e gaste todo seu dinheiro pra comprar um pergaminho de Desejo ou Milagre e peça por um. É o único jeito que eu conheço. Vai todo seu dinheiro e o maior problema é achar alguém que tenha um pergaminho desse e QUEIRA VENDER, hahahahahahahaha. :cry:

Mas, sinceramente, se eu conseguisse, compraria e ainda beijaria o cara. E pagaria uma cerveja pro mestre. :lol:
Familiar:

Camaleão (+10 em testes de Enganação para disfarces)
Lebre (você recebe o talento Aparência Inofensiva, mesmo que não cumpra os pré-requisitos)
Raposa (+5 em testes de Intuição)
Mariposa (a mariposa voa com desl. 12m e você recebe +2 de Vontade contra medo)
Além dos familiares normais de Mago que você pode pegar e ler sobre eles na análise do Mago (vide índice na primeira página) tem umas coisas bem legais nessa classe e que o Mago normal não tem. Vamos analisar...

Camaleão: não é um bicho bom pra explorar e vigiar, mas são +FUCKING 10 DE DISFARCE, MANO! SE LASCAR! É o bônus de Disfarce Ilusório sá porra e pega em disfarce mundano. Aí você usa Disfarce Ilusório e fica com +20!!!!!!!!!! Fora tua enganação. Pra que enganação? Quem é que passa nessa merda? :lol:

Lebre: outro bicho que não é bom pra explorar e vigiar, mas apesar de Aparência Inofensiva ser um talento bem limitado em número de usos, ele pode te tirar de altas frias. Eu não trocaria o Camaleão pela Lebre, no entanto. Pegaria o talento normalmente, se o quisesse.

Raposa: também não é bom pra explorar e vigiar, mas este daí é um bônus interessante PACAS! Notou que é bônus, não Foco em Perícia, como outros familiares dão? Então, se por algum motivo seu personagem está focando em Intuição, pegar 1 nível de Ilusionista já turbina a perícia. Se você tiver bônus racial, Foco e treino, são 17 + modificador de Sabedoria NO NÍVEL 1. Dá pra ter brincando mais do que 22 pontos desse negócio já de cara. Para o Ilusionista em si não é um familiar tão útil, mas para outras classes a raposinha é item de combo, com certeza. Só por isso já é uma opção excelente da classe.

Mariposa: o único que é bom pra explorar e vigiar, pois voa e chama pouca atenção. Pouca mesmo, pois quem liga pra insetos? Mesmo se o bicho estiver dentro de um cômodo onde está cheio de gente, quem vai prestar atenção? E isso é algo que nenhum dos familiares do Mago normal tem a possibilidade de fazer. Talvez este seja o melhor familiar de todos pra esta função, inclusive, pois é um bicho que nem barulho faz. Só por isso já é ótimo. O bônus dela não é muito bom, mas ajuda. No geral, é o único familiar que vale a pena deixar o Camaleão de lado.

Ah, não esqueça do que Metamorfose pode fazer com seus familiares quando pensar sobre eles. ;)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

E quando quiser bater um papo mais produtivo com o familiar, use Astúcia da Raposa neles. Se puder usar Duradoura, melhor ainda. Aí eles se tornam inteligentes pelo dia todo, o que pode ser bem útil. Dá pra levar altos leros enquanto eles vasculham os arredores nos 1km em que você tem ligação telepática com eles. É quase como ter um repórter te informando tudo que acontece por aí. :lol:

Imagem
Escola Proibida: Invocação
Já falamos sobre isso, mas vou copiar só por qualquer coisa.

No começo você perde coisas como Montaria Arcana e Servo Invisível, entre outras magias utilitárias, que são legais para certos fins, além de Invocar Monstro, que é uma porcaria de magia que nem o Invocador quer. Só em níveis bem mais altos você vai perder o acesso a coisas bem úteis, como Teletransporte e Viagem Planar, que vão fazer fazer uma falta do capeta. Mas é a vida. Alguma coisa os especialistas sempre perdem.

Agora vamos aos Mistérios Arcanos.
Ilusões Duradouras: todas as suas magias de ilusão tem duração dobrada, com se estivessem sob o efeito do talento metamágico Magia Estendida
É legal, mas não vale a pena. Nada desse tipo vale muito a pena. A não ser para aquelas magias que funcionam por 1d4 rodadas, por exemplo. Aí é bem legal. Mas para as de 1 minuto, normalmente isso já é tempo que chega pra encerrar um combate. Se na sua mesa não é, tenho pena de vocês, porque pra 10 rodadas tomarem mais de uma hora de sessão é dois palito e dá dó de quem passa por isso com frequência.

Além disso, quem quer coisas que durem bastante vai atrás de Magia Primitiva + Magia Duradoura. Se o mestre vetar o combo, melhor deixar isso pra lá.
Ilusões Econômicas: todas as suas magias de ilusão custam 1 PM a menos para serem lançadas (mínimo 1 PM), como se estivessem sob efeito do talento Dominar Magia.
Sempre ótimo de combinar com Mago Nato. Esses Mistérios econômicos são top tiers das habilidades de qualquer especialista. Altamente recomendável. Mas o complicado é que você verá que esta classe tem Mistérios Arcanos MELHORES que isso e é bem difícil pegar antes do nível 15. É sério.
Ilusões Poderosas: as dificuldades de todos os testes de resistência contra suas magias de ilusão aumentam em CD +2, como no talento metamágico Foco em Magia. Esse benefício não se acumula com o talento original Foco em Magia.
Pegue. Não discuta. Principalmente se você quer usar as ilusões visuais. O lance é o seguinte, pra usar ilusões visuais direito, tem duas coisas que não podem acontecer:
  • 1. Suas magias serem identificadas.

    2. Qualquer inimigo passar na CD.
Entendeu? Ninguém pode passar na CD.

Eu disse...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Porque de que adianta você criar uma parede ilusória pra disfarçar você e seu grupo e se esconder dos 18 guardas que estão perseguindo vocês se um deles passa na CD e fala "Ei, galera, olha ali, os idiotas estão atrás de uma parede ilusória. Que trouxas, até parece que nenhum de nós ia ver! Hahaha." E aí eles caem de pau em cima de vocês.

Besta, né? Pois é.

Por isso você vai pegar TUDO que puder para aumentar a sua CD.

Eu disse..

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Modelador de Sombras: você recebe um bônus de +4 em testes de Furtividade em áreas de escuridão ou de penumbra. Além disso, você pode emular qualquer magia arcana de até 3° nível com a magia conjuração de sombras, e qualquer magia arcana de até 7° nível com a magia conjuração de sombras maior. 'Pré-requisito: 5° nível de ilusionista, treinado em Furtividade.
Outra coisa que você deve pegar também, a não ser que a campanha já comece num nível bem alto. Conjuração das Sombras é uma magia roubada e você a deixa mais roubada ainda. Mas se já tiver acesso a Conjuração das Sombras Maior ou terá acesso a ela logo, dá pra fazer de conta que não viu em prol de pegar outra coisa.

Mas se a campanha começar em nível mais baixo, pegue logo e não enrole. A não ser que queira que o Samuel faça uma visita à sua casa.

Imagem
Detectar Amadorismo: você recebe um bônus de +4 em testes de Vontade para resistir magias da escola Ilusão, e +4 em testes de Intuição pra perceber ilusões. Além disso você pode fazer um teste de Percepção CD 20 para detectar a posição aproximada de uma criatura invisível. Pré-requisito: 5° nível de ilusionista.
O nome da habilidade me gusta. :)

A última parte é bem útil, pois mesmo um cara imune a magias de detecção vai ser pego por isto. É algo mais situacional, mas considerando que a certo momento você pode passar nisso sem rolar (especialmente se sua raça dá bônus de Percepção e você comprar Foco em Perícia), é algo a se considerar. Mas com já vimos 3 habilidades muitos boas pra se ter e vem mais por aí, você não vai pegar isso antes do nível 15, no mínimo, de qualquer forma. E até seria legal, porque no 10 você já passaria na CD bem mais facilmente, caso pegasse essa habilidade.
Ilusão de Grandeza: você se acha o máximo e não aceita ser tratado de outra maneira - principalmente por magias! Você sempre conta como um personagem de 20° nível para quando for afetado por uma magia cujo efeito dependa do nível do alvo. Pré-requisito: 5° nível de ilusionista.
Parece que fui eu que bolei os nomes dessas habilidades. Eu sempre coloco esse tipo de coisa zoada. :lol:

É outra habilidade situacional e que você não deveria pegar antes do nível 10 ou 15 e isto já elimina muito do poder da habilidade, que fica realmente boa se pega nos níveis 1 ou 5. Ela te daria uma segurança legal nesses níveis. No entanto, como dito, ainda seria situacional pacas e de se pensar se você quer usar.

Mas se por algum motivo você estive investindo numa build que se protege bastante, essas 2 últimas habilidades fazem parar pra pensar um pouco. Tipo se você pegasse Ilusionista pra virar Guerreiro Mágico ou coisa assim, por exemplo, e não estivesse focando nas magias de ilusão visual, mas sim deixando-as de lado. Porém, Conjuração das Sombras também depende de CD alta e é realmente difícil pensar num personagem em que isso valha mesmo a pena. Mas quem sabe...
Ilusões Monumentais: quando você lança a magia imagem silenciosa e todas suas versões aprimoradas, cria uma ilusão com área de até 8 cubos de 1,5m (em vez de 4 cubos de 1,5m). Pré-requisito: 5° nível de ilusionista.
Pra quem quer focar nas ilusões visuais, essa daí é realmente curiosa. Essas magias permitem uma porção de truques. Falarei sobre eles depois. Mas o problema é que tem outras coisas melhores e as magias funcionam bem sem isso, então fica bem difícil de pegar. Só se você tiver alguma tara por ilusões grandonas. :lol:
Não Fui Eu: você recebe o talento Magia Camuflada. Além disso, quando você usa os talentos Magia Sem Gestos e Magia Silenciosa ao mesmo tempo, ninguém nota que você lançou uma magia. Um teste de Intuição bem-sucedido contra CD 25 permite notar que você lançou a magia. Pré-requisito: 5° nível de ilusionista, treinado em Enganação.
Essa habilidade é um tanto confusa. Vou explicar as coisas por partes.

Conjuração normal: conjurar é um ato chamativo, todo mundo te vê e ouve conjurando.

Magia Silenciosa: não faz mais barulho, então dá até pra conjurar furtivamente se os caras não puderem te ver, tipo usando Invisibilidade (dá pra rolar furtividade se os caras tão focados em outra coisa, a Percepção deles representando a chance de notar o movimento).

Magia Sem Gestos: não faz movimentos, então dá pra conjurar furtivamente se você está num lugar com muito barulho e/ou falatório (dá pra rolar furtividade se os caras estão focados em outra coisa, a percepção deles representando a chance de atentarem para as palavras mágicas).

Magia Sem Gestos + Magia Silenciosa: não faz barulho e nem movimentos, então dá pra conjurar furtivamente até se os caras estão focados no lugar onde você está, tipo olhando pro mato onde você está escondido . Além disso, abre-se uma nova possibilidade. Você pode conjurar uma magia NA CARA dos peão que eles não conseguem Identificar durante a conjuração (só depois de lançada, o que protege bastante contra contramágicas, que terão que ser feitas na louca, sem saber o que tu vai mandar) e a conjuração se torna imperceptível (os caras não sabem que algo foi conjurado se a magia não tiver um efeito visual, tipo Buela de Fuego). Mas daí pra diante tem algo que o Guilherme pode nos dizer...
  • Guilherme escreveu:
    Khrjstjano escreveu:6 - O Módulo Básico diz que conjurar é um ato chamativo e que você usa gestos arcanos e palavras mágicas. Magia Silenciosa + Magia Sem Gestos tornam a conjuração imperceptível?
    Sim. O mestre pode considerar que não é 100% imperceptível — o conjurador ainda precisa se concentrar, talvez fechar os olhos, etc. Mas é bem discreto. Se for importante determinar se alguém percebeu que o conjurador lançou uma magia, o mestre pode exigir um teste de Percepção.
Agora levando isso que ele disse em consideração, vamos adiante...

Magia Camuflada: um caso onde se o mestre considerar que é discreto, mas não imperceptível, ou for importante saber que você lançou uma magia (e vai, porque você vai toda hora estar querendo lascar os caras, hiauehuaiehuaei), mesmo assim o OPONENTES têm que fazer um teste de Identificar Magia CD 25 pra saber quem conjurou (uma perícia que pouca gente tem, se você notaram. No meio dos plebeu tá tudo sussa). Note que este efeito é geral do talento, não precisa fazer nada de especial ao conjurar. É só lançar a magia e ele tá valendo. Por mais que conjurar seja um ato chamativo, você faça gestos e fale coisas, o talento burla tudo isso. Você pode narrar isso como um truque de ilusionismo mesmo. Veja o vídeo abaixo para entender como a coisa funciona.



Não Fui Eu: um upgrade de Magia Camuflada ativado quando se usa Magia Sem Gestos + Magia Silenciosa. QUALQUER UM, não apenas oponentes, têm que fazer um teste de Identificar Magia CD 25 pra saber quem conjurou. Essa deve ser a habilidade preferida quem quer jogar de devoto de Sszzaas e matar o grupo. :lol: Ou de Hyninn, e quer passar a perna ou trollar o grupo e NPCs aliados. Porque Magia Camuflada é só contra OPONENTES e conjurar furtivo com Magias Sem Gestos + Magia Silenciosa sempre deixa aquela pista no ar. Onde o mago tava quando usaram a magia? Ele pode ter feito escondido. E Não Fui Eu faz justamente você poder estar lá pra ser seu próprio álibi. Mó sacanagem, se querem saber. :mrgreen:

É uma habilidade bem sacaninha, essa. Dá pra pegar do nível 10 em diante, bem de boa. Porque mesmo que a essa altura um arcano já vá ter pelo menos 13+mod. Int na perícia (elfos 17+mod. Int, no mínimo) ela é uma perícia do tipo Só Treinada. E o lance de Magia Camuflada e Não Fui eu é justamente usar em situações onde NÃO HAJAM ARCANOS POR PERTO. E aí não precisa comprar Magia Camuflada normalmente porque ele vem de bônus na habilidade, apesar de ser um bom talento pra se ter mais cedo que isso até (se der, porque tem outras coisas pra pegar).

O único grande problema é se você encontrar gente que tenha Identificar Magia treinado e não seja um arcano. É mais difícil de notar alguém assim de antemão. Alguém que treinou a perícia só para identificar os negócio. Aí há riscos pra você...

Imagem

É, contra profissionais não tem o que fazer.

:lol:
Resíduo Ilusório: sempre que você lançar uma magia da escola ilusão, recebe os benefícios da magia nublar, por um número de rodadas igual ao nível da magia lançada. Pré-requisito: 5° nível de ilusionista.
Ser for só pelos 20% de chance dos inimigos errarem seus ataques, não vale nem um pouco a pena. No entanto, se possuir a habilidade Mimetismo (o que não necessariamente será fácil de arrumar), qualquer magia de ilusão que você usar vai te permitir rolar Furtividade NA CARA dos peão. Isso pode ser uma coisa interessante para um build bastante específica, como, sei lá, Trapaceiro Arcano ou mesmo para outras CdPs mais combatentes.

Dançarino das Sombras dá Mimetismo no nível 1 (nível 1 suculento de CdP, se me permitem dizer), mas os requisitos da classe tornam bem difícil você ir até lá. Então, senão tiver outro canto melhor de onde tirar Mimetismo, apenas ignore Resíduo Ilusório, porque não valerá a pena pra quase nada.
Invisibilidade Suprema: quando você lança as magias invisibilidade, invisibilidade maior ou invisibilidade em massa, seus alvos não podem ser vistos por criaturas capazes de enxergar seres invisíveis. Ilusionistas de nível igual ou maior que o seu ignoram esta habilidade. Pré-requisito: 10° nível de ilusionista.
Qual a chance de você topar com outro ilusionista? Seu mestre só pode estar querendo te zoar muito se isso acontecer. Ou ele andou assistindo o Grande Truque, achou você com cara de Wolverine e quer por o Batman ilusionista na história também. :lol:

Mas vamos ver algumas criaturas do Bestiário 2 capazes de ver criaturas invisíveis (possuem Ver o Invisível, uma habilidade que não é descrita em nenhum livro, pelo que sei, mas que é bem óbvia).

Árvore Matilha ND 8
Espírito da Terra ND 18
Muhir ND 15 (um Neladriel, os celestiais caóticos)
Pileus ND 25
Zangão do Pesadelo ND 4
Ceifador ND 5 (um zangão mais pá)
Polivalente ND 8 (outro zangão ainda mais pá)

Por aí vemos que não são muitos inimigos que têm essa capacidade. Se você for encarar o Pileus, esta habilidade é bem útil. Num ninho de zangões também, pois são uns bichos pestilentos. Se for explorar reinos divinos onde houverem Neladriéis, ela também pode ajudar, porque se você passou pelo vigia deles, provavelmente não vá ter tantos outros grandes problemas pra se esgueirar por lá (se for capaz de voar, deverá ser bem feliz). Pena que você não tenha acesso a magias de teleporte planar, né? Isso já diminui as chances de ir pra um lugar desses. :lol:

Além desses bichos, nativos de Collen podem ter o talento Olhos Especiais, que dá o efeito de Ver o Invisível. Se você vai pra Collen, algo que depende da campanha mas é fácil de fazer, a habilidade provavelmente vai ter utilidade em algum momento. Bem possível que contra algum vigia, escolhido para a tarefa justamente por ver coisas invisíveis.

Por último, conjuradores sob o efeito de Ver o Invisível também entram nessa habilidade (na verdade o texto é meio esquisito, mas por uma questão de probabilidade muito maior estou assumindo que a intenção do autor da habilidade é a de que ela afetasse a magia também. Se não for o caso, eu precisaria de uma confirmação dos caras pra levar tal coisa em conta). Então em lugares vigiados por conjuradores (templos sagrados, palácios reais, como em Ahlen) essa habilidade pode ajudar, embora eles provavelmente vão ter um ou outro truque além desse pra te pegar de outro jeito, eu creio. Mas já ajuda bastante.

Mas note que essa habilidade não vai anular habilidades como Sentidos Sísmicos, Percepção às Cegas, etc.

Apesar disto, a habilidade é bem boa e como Invisibilidade é um grande trunfo de um ilusionista, você provavelmente acabará tentado a pegá-la. Mas só do nível 15 em diante, até porque é só nesses níveis que você encara gente tão especializada assim. Normalmente...
Titireteiro de Ilusões: todas as suas magias de ilusão com duração de concentração podem ser mantidas como uma ação de movimento (em vez de uma ação padrão). Além disso, você não precisa fazer um teste de Vontade se sofrer dano enquanto está se concentrando em uma magia de ilusão. Pré-requisito: 10° nível de ilusionista.
Meu amigo! O que tem de classe que daria a b**da pra ter essa habilidade, não tá escrito. Poder manter magias de concentração como ação de movimento já te garante usar a ação padrão para fazer outras numa boa.

Uma boa magia para usar com isso é Mundo do Sonhos, mandando até 5 criaturas pro mundo do Sandman por até 1 hora. Seus aliados podem fazer Ataques de Misericórdia nelas durante esse tempo. Padrão Cintilante também vai ser uma magia boa para pegar quando você tiver nível. É uma versão super power de Leque Cromático, nível 8. Num nível mais baixo, Padrão Prismático é uma magia de nível 4 que fascina 4d8 níveis de criaturas. Maximize para zoar 32 níveis de criaturas (o que é uma rapa de peãozinho e peõezões).

Depois disso... Bem, tem as tretas roubadas de Conjuração das Sombras. Segundo seu texto, ela não permite que você use outras magias ou coisa assim. Ela "apenas" faz uma cópia delas. Veja o que diz a versão maior: Você cria uma ilusão semi-real de qualquer magia arcana de 6º nível ou menor. A magia imitada é uma ilusão. :ugeek: E ela diz ainda: Duração: veja texto Por isso, você pode usar Conjuração das Sombras Maior pra imitar qualquer magia interessante com duração Concentração e se valer de Titereiro.

Cativar, embora seja arriscada fora de combate por poder iniciar uma luta, num combate, bem, as criaturas já estão hostis, então tanto faz, você só tem a lucrar e ABSOLUTAMENTE NADA a perder. Outra magia legal é Marionete, com a qual você pode controlar um cara muito incômodo enquanto age normalmente. Essa magia só não faz o cara fazer nada que viole sua tendência, mas de resto você pode controlá-lo como quiser em combate. Se ela não for bondosa ou for mesmo má, dá pra virá-la contra seus companheiros, atacando-os ou ao menos atrapalhando-os bastante. Se for um healer, dá pra fazer ele ajudar vocês. É só ser criativo, sempre tem algo a explorar.

Outra boa é Momento de Tormenta, e apesar de ser crime usar esta magia, você só está fazendo uma cópia. Provavelmente vão te meter na cadeia igual, mas se você for um bom advogado e interpretar bem sua tendência leal e neutra, dá pra sair dessa. :lol: Também dá pra usar a magia Transferir Culpa, que é muito boa pra esses casos, pra escapar da treta. Maximize MdT para maior eficiência.

Algo menos criminoso, mas também muito bom é Telecinésia. Muitos usos extremamente úteis, Empurrão Violento é coisa de Jedi e fazer isso toda rodada enquanto ainda conjura outras magias é bem legal. É uma magia difícil de ignorar, usando desse jeito.

Enfim, eu diria que não tem muito o que dizer. No nível 10 você VAI PEGAR ESSE NEGÓCIO. Ou o Samuel vai te ver de novo. E apesar da sua CD de magias de ilusão ser melhor, escolha umas de outras escolas também. Com isso aí você já tem umas armas legais para quem for imune a Ilusões.
Como vocês viram, Ilusionista tem vários Mistérios Arcanos legais. CD +2, -1 PM, concentração como movimento são as melhores sempre, mas aprimorar a Conjuração das Sombras é ótimo se a campanha não começou em níveis muito altos. Nesse caso já são 4 Mistérios ótimos e só sobra pra mais um. Isso é até divertido da classe; você pode até querer pegar outras coisas, mas mesmo que elas sejam boas, é difícil conseguir. :lol:
BE-A-BÁ DO ILUSIONISMO

DISFARCE ILUSÓRIO

Começando sua vida de ilusionista, uma magia que você certamente vai ter e querer usar é Disfarce Ilusório. Mas algumas regras dela e gerais podem tornar confuso, em algum momento, lidar com ela. O caso é que:

1. Ela dá +10 de Enganação para disfarces, que é rolado contra Percepção dos inimigos.
2. Ela dá um teste de Vontade com a CD da magia contra quem interagir com você.
3. A perícia Intuição dá um teste de Vontade CD 20 + nível da magia para perceber uma ilusão.

Como lidar com isso tudo? Até onde vai esse "interagir" com você? E quando o inimigo pode fazer esse teste de Intuição? Vamos ver o que o Guilherme tem a dizer sobre isso, no Tópico de Dúvidas oficial.
Guilhereme escreveu:Vamos supor a seguinte situação: um grupo precisa entrar numa floresta de amazonas, onde só mulheres são permitidas. O mago usa disfarce ilusório para fazer os homens do grupo parecerem mulheres.

As amazonas têm direito a um teste de Percepção oposto ao teste de Enganação dos personagens (lembrando que o teste dos personagens tem um bônus de +10 por causa da magia). E só.

Se por um acaso uma das amazonas interagir mais profundamente com um dos personagens sob ilusão (digamos, se a amazona revistar o personagem), daí ela tem direito a um teste de Vontade para perceber a ilusão.

Esse teste de Intuição só é permitido se o personagem pedir explicitamente para fazê-lo, e o mestre tem todo direito de exigir que o personagem tenha um motivo dentro do jogo para desconfiar do PdM.
COMO E POR QUE AUMENTAR SUA CD?

Especialmente para magias de ilusão visual, como o Samuel já deixou claro antes, você tem que aumentar muito a sua CD. Porque se não, vem um mané no meio do povo e rola um dado alto e pronto, ele avisa todo mundo que o que você fez não passa de uma ilusão. E aí você perde o fator engodo, né? Por isso, vou comentar alguns métodos para turbinar a CD das suas magias abaixo.

Note, no entanto, que nem sempre você vai precisar do fator engodo. Quer dizer, se você usou uma ilusão para se esconder, precisa do fator engodo. Os caras não podem saber que a parede falsa é uma ilusão ou vão te pegar. Mas se você fez uma parede falsa só pra disfarçar seu grupo enquanto vocês metem flecha nos inimigos, tanto faz se 1 deles passar na CD e avisar. Os caras avisados continuarão vendo a parede falsa, tomando flechada e não sabendo em quem atacar. A única coisa que eles ainda vão ter é o teste da perícia Intuição (CD 20 + nível da magia) pra se livrar disso, mas não é um teste fácil.

Mas vamos adiante.
  • Ilusões Poderosas: +2 na CD das ilusões.
    Raça Elfo: +2 na CD das arcanas.
    Herdeiro do Dragão (talento regional): +2 na CD das arcanas, mas requer 1 nível de conjurador espontâneo.
    Inteligência Inicial 20: +5 nas CDs.
    Elevar Magia: +1 na CD para cada nível elevado ao custo de 1 PM por nível.
Com isto, no nível 2 (mínimo pra ter tudo isso), você teria CD 19 + nível da magia em todas as magias e 21 + nível da ilusão nas ilusões. É algo realmente muito bom.

Pra turbinar seus PM e usar Elevar dá pra pegar uma Sandália (Manual do Devoto) e Magia Poderosa (Wynna, sai barato porque as Obrigações dela são simplíssimas, é só ser arcano, mais nada). Da pra ter até uns +5 PM com isso, mas complica o resto do personagem (outros atributos). Citei somente para que você veja se encaixa em suas ideias.

No nível 3 dá pra pegar Magia Primitiva e usar Elevar sem parar e sem custo, mas esse é um combo que a chance do mestre permitir é quase 0, porque é realmente MUUUUUUITO forte. Sua CD vai pra 28 nas magias normais e 30 nas Ilusões. Se você tivesse Item de Poder poderia usar isso 1x por dia sem custo nenhum e aí é de boa, mas permitir que faça o tempo todo é o tipo de coisa que se ele deixar, depois se arrepende e manda o Samuel atrás do seu personagem pra matá-lo mais tarde.

Imagem

ALÉM DA CD, SUAS MAGIAS NÃO PODEM SER IDENTIFICADAS.

Exatamente. Se tem um cara com Identificar Magia do outro lado, você usa uma ilusão para enganar o caras, todo mundo falha na CD da magia, mas aí o cara vai lá e identifica ela e diz: "Ei, o cara usou Ilusão Bagadamptica. Recua e se protege galera." Acabou sua alegria né?

Mas para isto o Manual do Arcano tem um talento muito bom: Personalizar Magia. Não custa nada, não precisa nada pra você, é só pegar. O que ele faz? Aumenta em 5 pontos a CD para identificar suas magias, tornado-as 20 + nível da magia para magias sendo lançadas e 25 + nível da magia para magias que ele veja só depois de lançadas (caso seja uma com efeito visual que dure). Legal, né? Bem mais difícil do cara descobrir.

E além disto, o talento ainda dá um padrão visual especial para suas magias, deixando-as muito mais estilosas.

Imagem
Conjurando uma arma personalizada.

COMO USAR ILUSÕES VISUAIS PRA FAZER ALGO INTERESSANTE

Tomemos Imagem Silenciosa como base, já que é a primeira magia desse tipo que você vai ter.

Uma coisa legal de fazer em combate é fazer a área onde você está se parecer com a mesma área em que você está, SÓ QUE SEM VOCÊ ALI. Então o ladino do grupo mete flechada a rodo e causa dano furtivo sem parar, porque está oculto numa ilusão e nem precisa de furtividade pra nada. Os inimigos veem flechas surgindo no ar e os atingindo de forma precisa. E o bom da coisa é que sua CD é boa e os inimigos só têm 1 teste, na hora que você conjura. Depois, enquanto o Ladino ataca, eles não tem mais o que fazer a não ser contar com o teste da pericia Intuição (CD 20 + nível da magia), que não é fácil e depende da hora que o mestre vai permitir usar (o que pode ser bem pouco e se eles passarem dá pra usar a magia outra vez e foder com eles de novo), ou então atacar vocês sem saber onde estão. Nem se eles entrarem na área da ilusão faz diferença.

Outra coisa que você pode fazer é armar emboscadas de vários tipos. Você pode esconder o grupo dentro a Imagem Silenciosa em um lugar adequado e na hora certa vocês caem de pau nos inimigos que passam por ali. Vocês ganham rodada surpresa e tudo, porque pegam eles desprevenidos de certeza, se ninguém tiver um meio de detecção especial.

Você pode mover a Imagem Silenciosa e mantê-la indefinidamente, apenas se concentrando. Com isso, você pode criar uma ilusão qualquer (como uma carroça ou um grupo de pessoas) e ir movendo ela enquanto vocês andam junto, ocultos. Essa magia ainda não cria sons e tals, mas se você criou um grupo de pessoas, vocês mesmos podem fazer os sons. Para outras ilusões pode ser preciso combinar com Som Fantasma, que também pode se mover e dura 1 minuto e vai ter uma CD boa se for o seu.

Esses são só alguns exemplos para ativar sua imaginação. Dá pra pensar em muito mais coisa.

COMO REAGIR QUANDO ALGUÉM AVISA QUE ALGO É UMA ILUSÃO?

Esta é uma questão sobre metajogo, o famoso metaplay. Aquela hora em que o jogador usa informações que seu personagem não tem para decidir o que ele fará. Vamos ver o que dá pra fazer sobre isto.

Em se tratando de jogadores, o melhor é sempre que eles NÃO SAIBAM QUE É UMA ILUSÃO se não passarem no teste. Se é uma ilusão usada pelo mestre, ele pode rolar o teste do jogador ele mesmo (mantendo as estatísticas necessárias do jogador anotadas consigo). Se for uma ilusão usada por um jogador, este jogador que a usa poderia falar com o mestre em segredo e ele faria as rolagens também em segredo, apenas narrando o resultado (e se a magia foi um sucesso, ele pode narrar a cena normalmente, como se não houvesse ilusão alguma). Para isso é melhor combinar com o mestre antes, para que ele já estude sua magias de antemão. Assim, na hora, você pode anotar num canto da sua ficha só qual será o efeito visual e mostrá-la a ele perguntando algo diferente pra disfarçar, ou fazer um sinal (combinado anteriormente) e ele pedir para ver sua ficha então, dizendo que quer conferir algo.

Agora uma situação mais curiosa é quando um aliado seu passa num teste contra ilusão e você não, então ele te diz: "Ei, é uma ilusão." O lance aqui é o mesmo de antes, o mestre rolar atrás do escudo (dá até pra fazer sem ser total segredo aqui) e só anunciar: "Você passou no teste." Então todo mundo ouviu que o fulano passou no teste. Só que ninguém viu os dados. Ninguém sabe se ele passou mesmo. Então imagine que você está fugindo de um lobisomem babando pra te almoçar e um cara do seu lado grita: "Ei, é uma ilusão." Você pararia pra ver? Ainda mais sem ter certeza de que ele passou nos dados? Afinal, ele pode ter falhado e o mestre deu a resposta errada. E aí? Você pararia ou continuaria correndo loucamente? 8-)

Então, esse é o segredo. Os jogadores não saberem. Se o mestre da mesa não gosta de rolar atrás do escudo, sinto muito. Com ilusões ele vai ter que fazer isso. Ou vai cagar o jogo. E não só isso. Ele vai ter que rolar o resto das coisas atrás do escudo também, não só as ilusões. Se não a hora que ele rolar atrás do escudo todo mundo vai saber do que se trata né? Haha.

COMO LIDAR COM QUEM É IMUNE A ILUSÕES



Basicamente é isso.

Imagem

Se o cara é imune a ilusões, tenha ao menos algum outro truque pra lidar com ele. Eu citei algumas magias durante a análise, mas como você sabe há um monte de outras. As de encantamento são bem úteis pra você, já que sua CD deveria ser bem alta, então pegue alguma. No mais, umas magias de dano Maximizadas é o que há.

Se nada disso der certo...



Imagem

CONCLUSÃO

Como podemos ver, é uma classe bem consistente e cheia das tretas e possibilidades. Tem boas habilidades e suas magias são muito boas. No entanto, requer criatividade para usar e bom domínio da própria classe, além do sistema. E requer também que o mestre tenha jogo de cintura.

Eu decidi não abordar Conjuração das Sombras e tudo que ela pode fazer neste momento porque é uma magia até bem óbvia. Só é apelona pra cacete e é isso. Até se você usar ela em quem sabe que é só uma ilusão, tipo quando vai buffar seus amiguinhos, dane-se, não é uma mentirinha qualquer, é uma magia de ilusão e o alvo pode escolher falhar no teste automaticamente, entregando-se à ilusão. É tipo quando você fala pra si mesmo que tudo vai melhorar e seu humor melhora, você se sente melhor e tudo mais, mesmo que não haja motivo real para achar que algo vai melhorar. O ser humano mente pra si mesmo o tempo todo. E funciona! Pode até ser melhor pra você, te fazer bem! E é só autossugestão, imagina então uma magia; o cara só se entrega e vamo que vamo. :lol:

Pra finalizar, vou deixar um capítulo de Caverna do Dragão para inspirar quem for querer iludir o povo por aí. :lol:

Editado pela última vez por Khrjstjano em 18 Jun 2018, 21:58, em um total de 23 vezes.
Imagem

Avatar do usuário
Janus
Mensagens: 1185
Registrado em: 16 Dez 2013, 07:25

Esquecida da Salsicha

Mensagem por Janus » 27 Dez 2016, 08:38

Deletado por Pyromancer: machismo e misoginia não são bem-vindos neste Fórum.
Editado pela última vez por Janus em 27 Dez 2016, 14:32, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por ISMurff » 27 Dez 2016, 09:00

:lol: :lol: :lol:
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Avatar do usuário
ithan windslasher
Mensagens: 147
Registrado em: 16 Fev 2014, 00:31
Localização: Portsmouth

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por ithan windslasher » 27 Dez 2016, 09:13

Gostaria de agradecer ao Janus pela análise da cdp Doutor de Thyatis.
Tudo é lefeu.

Avatar do usuário
diihryo
Mensagens: 69
Registrado em: 23 Jul 2016, 13:57

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por diihryo » 27 Dez 2016, 09:29

E eu nem usei magas com pouca roupa para esta análise! Mesmo que a Deusa e a Sumo usem!
Eu ri tanto com sua análise haha
E que nada, Niala usa muito pano se comparada a Wynna e sua chara Niele :P

Eu colocaria facilmente um vermelho em Independência Orgulhosa. Ok que o bônus é até mediano, mas o preço de não ter aliadOs por perto é alto demais. O grupo tem que ser muito temático pra aproveitar bem isso.

Avatar do usuário
Lucena
Mensagens: 4033
Registrado em: 13 Jan 2015, 21:24

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Lucena » 27 Dez 2016, 09:46

diihryo escreveu:
E eu nem usei magas com pouca roupa para esta análise! Mesmo que a Deusa e a Sumo usem!
Eu ri tanto com sua análise haha
E que nada, Niala usa muito pano se comparada a Wynna e sua chara Niele :P

Eu colocaria facilmente um vermelho em Independência Orgulhosa. Ok que o bônus é até mediano, mas o preço de não ter aliadOs por perto é alto demais. O grupo tem que ser muito temático pra aproveitar bem isso.
Então em Roxo, no caso.

Essa CdP é do Desafio dos Deuses, né? Saiu putra CdP nele?
Everything Lives!

Código: Selecionar todos

[quote="Pelleas"][img]https://i.imgur.com/qkSeY1p.png[/img]
 [/quote]

Avatar do usuário
Khrjstjano
Mensagens: 6437
Registrado em: 09 Dez 2013, 20:07
Localização: Atrás de você.
Contato:

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Khrjstjano » 27 Dez 2016, 10:32

Terminei o Ilusionista.

E chegamos a 80 classes. Amanha fará 50 dias de tópico.
Imagem

Avatar do usuário
Aldenor
Mensagens: 17601
Registrado em: 09 Dez 2013, 18:13
Localização: Curitiba, PR

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por Aldenor » 27 Dez 2016, 10:42

Putamerda, essa classe é forte pra caralho.

Mas Janus...
Imagem
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Imagem Imagem

Avatar do usuário
ISMurff
Mensagens: 3273
Registrado em: 10 Dez 2013, 13:50

Re: Análises de Classes - TRPG

Mensagem por ISMurff » 27 Dez 2016, 10:44

É meio complicado perder a proteção de um tanque na sua frente apenas pra ganhar +2 de CA e resistências. Não é uma habilidade tão boa assim. Exceto, é claro, se o tanque em questão for mulher também.

Se bem que a hype de Rat Queens anda tão alta entre meus amigos que tá difícil ver grupo onde todos os jogadores não tem personagens femininas... O que tá difícil é eles jogarem TRPG pra eu me aproveitar disso :P
"Barbárie é o estado natural da humanidade. A civilização não é algo natural. É um capricho de circunstância. O barbarismo há de triunfar sempre no final."

- Robert E. Howard

Responder

Voltar para “Tormenta”