FEITICEIRO DA LINHAGEM ORDEIRA
Uma tendência não tão popular, para usar essa linhagem você tem que arrumar a cama quando acorda.Pré-requisito: tendência Leal.
Vamos ver no que dá.
A parte sobre comer, como ainda tem que fazê-lo, é bastante redundante. Vai ser difícil você usar isso pra algo, a não ser que o mestre queira muito explorar esse negócio.1º nível: você não precisa dormir. Bastam quatro horas de meditação para recuperar seus PV e PM, como se você tivesse dormido por oito horas. Além disso, você só precisa comer e beber metade do normal.
Já sobre não domir, ainda ter que meditar limita bastante as possibilidades. Quando não se dorme dá pra explorar a vida noturna pra fazer itens, pesquisar magias, etc. Já tendo que meditar, sua melhor possibilidade é ser o vigia nos acampamentos nos ermos e coisas assim. Você tem que ficar lá paradão meditando, não tem muito o que fazer.
De qualquer forma, pra quem pode usar Alarme isso não é lá aquelas coisas mesmo assim. O único jeito de ter vantagem nisso é tendo Faro, aí você economizaria a magia.
Enfim, um começo tão fraco que é difícil entender porque os caras o fizeram tão ruim.
Ah... Tá... Entendi. Então só agora o negócio começa a funcionar... Que rápido, não?5º nível: sua meditação começa a surtir efeito, e você começa a compreender melhor as forças arcanas, Você aprende uma magia adicional de 1º, 2º e 3º níveis.
Mas bem, até que o resultado não foi nada mal. Na mal mesmo. Magias extras é talvez a melhor coisa que você poder dar a um Feiticeiro. Quando se conjura espontaneamente e se tem um arsenal de magias amplo e bem escolhido para cobrir muitas áreas de atuação, você está perto do auge de seu papel. Eu costumo dizer que Conhecimento Mágico é um dos talentos que faz a diferença entre o Feiticeiro ser o melhor arcano de TRPG e ele ser extremamente melhor.
É sério, se ainda não fez isso, faça a experiência. Ao chegar ao nível 3, pegue este talento e pegue 2 magias a mais, bem escolhidas. Ou jogue com essa linhagem, já vai dar pra sentir. Com ele você não pode escolher as magias livremente, tem que ser uma de cada nível, mas recebe 1 a mais e isso te dará a noção do que eu estou falando.
Mas vamos ver um exemplo prático de bom Feiticeiro nível 5. As magias interessantes e relevantes para este exemplo serão:
1º Enfeitiçar Pessoa (as outras não importam).
2º Choque Estático, Invisibilidade.
3º Bola de Fogo.
Ele tem dano de área; dano inevitável toda rodada e que pode atordoar; e um método de defesa, fuga e estratégia que comba com Enfeitiçar Pessoa, que não o revela ao usar. Agora vejamos parte do que ele poderá ter já no nível 5 da linhagem ordeira.
1º Enfeitiçar Pessoa.
2º Choque Estático, Invisibilidade, Cegueira/Surdez.
3º Bola de Fogo, Voo.
Agora o lazarento já voa de boa, ficando longe da maioria dos inimigos e pode meter cegueira nos muito perigosos. Já melhorou muito em estratégias e possibilidades. Mas vamos adiante, comprando ainda Conhecimento Mágico com o talento do nível 5 de personagem.
1º Enfeitiçar Pessoa.
2º Choque Estático, Invisibilidade, Cegueira/Surdez.
3º Bola de Fogo, Voo, Campo de Força Menor, Dissipar Magia.
Esse cara é nível 5 e olha o que tudo ele já faz. Além do que fazia acima, ainda desfaz as magias inimigas e pode até mesmo anulá-las. E agora além de ficar lá em cima voando ele tem um escudo que tanka 20 pontos de dano e é usado como ação livre. Se acabar, ele usa de novo rapidão. Se já tem Mago Nato sai barato ainda.
Acho que já deu pra entender como essa habilidade do 5º nível é útil e fica ainda melhor com o talento certo.
Nota 10 para este nível da classe, que inclusive havia começado MUITO mal, mas agora compensou. Ficou muito boa mesmo!
Aqui ganhamos um pouco de resistência geral a ataques e efeitos, o que é sempre bom, e ainda uma resistência bem alta a medo. Somando as duas coisas, são +10 de ganho contra medo no nível (fora o próprio nível, onde ainda ganha-se +1 normalmente). De repente do nada se torna extremamente difícil tomar uma aura de medo ou qualquer coisa do tipo te incomodar desse jeito (e esse é o nível que os caras pegam Presença Aterradora Aprimorada).10º nível: você consegue manter a calma frente a qualquer situação. Essa paz interior lhe concede um bônus de +2 na CA e testes de resistência, e +8 adicional em testes de resistência contra efeitos de medo.
No geral eu achei um nível bacana, apenas, mas esse detalhe ali, em campanhas onde ser resistente a medo fizer muita diferença por causa do tipo de inimigos enfrentados, será a diferença entre você viver fugindo apavorado ou ficar lá e tocar você o terror arcano pra cima dos caras.
Você olha pros caras e diz: Quer assustar o Feiticeiro?
Mano, quanta magia! Hahaha.15º nível: sua meditação revela ainda mais segredos da magia, você aprende uma magia adicional de 4º, 5º, 6º e 7º níveis.
Por mais que elas estejam distribuídas ao longo de níveis desde alguns bem mais baixos (magia de 4º nível você já tem desde menos da metade de seu nível de Feiticeiro), há magias bem úteis naquele nível que você pode ainda não ter, como Ardil do Conjurador, Ardil do Guerreiro, Polvo Humanoide, Enfeitiçar Monstro (afeta todo tipo de criatura, apesar do nome), Invisibilidade Maior, Praga, Metamorfose, Tentáculos Negros, etc e vai. Se não gastou talentos pra pegar mais delas antes, você só tem 2 dessas. E ainda há outras boas pra pegar...
O mesmo vale para os níveis seguintes. Essas 4 magias vão ajudar bastante sua versatilidade e farão de você um feiticeiro realmente bem mais habilidoso que o normal. Vide o exemplo do nível 5; é só saber escolher bem as magias.
Outro nível ótimo, realmente muito, muito bom.
Imunidades legais, sempre úteis; todas elas contra-atacam estratégias fortes de dominação ou eliminação de inimigos.20º nível: atrávés de uma vida de meditação, você se eleva a um estado superior. Você se torna imune a atordoamento, doenças, paralisia, sono e veneno, e não precisa mais comer ou dormir. Você recupera 1 PM por minuto, desde que não esteja em combate.
Não comer ou dormir ok. Não dormir abre espaço para coisas legais para se fazer com seu tempo, como...
- - Curtir a vida adoidado.
- Passar a noite usando Jogatina pra ganhar algum dinheiro (que é o mesmo que a opção anterior, haha).
- Fabricar itens.
- Pesquisar magias com o laboratório arcano.
- Vigiar o QG do grupo para que todos mundo durmam direto (encurta o tempo necessário pra todos completarem o descanso prolongado).
- Rolar Obter Informações (exige um dia inteiro, mas nenhum mestre normal te restringe a usar isso quando acorda né, o normal é gastar o resto do dia e você tem 8 horas pra isso).
- Trocar 8 talentos com a Armadura do Treinamento
Citação da análise do Espírito da Cidade. Algumas coisas aí são interessante pra você ainda, apesar de seu nível elevado, mas os exemplos são só pra dar ideia mesmo.
Agora o forte desse nível mesmo é recuperar 1 PM por minuto. Com estratégia e as magias certas, a chance de você ficar sem PM é praticamente 0, e isso é grosso pra caramba. Você deve ter uns 70 e poucos PM a essa altura. Se gastar metade deles, em pouco mais de meia horinha já recupera tudo, nunca ficando sem poder usar magias e nem gasta com poções se tiver tempo, deixando-as para só quando o caldo entornar e coisa tiver que ser rápida.
Então agora além de muitas magias você tem PM diário que não acaba mais para usá-las pra lá e pra cá.
CONCLUSÃO
Uma linhagem que dá um tropeço forte na largada, mas depois se recupera. Suas habilidades são bem simples, mas têm uma característica que NENHUMA outra linhagem tem: são altamente sinérgicas com a classe! Quer dizer, nos nível 5, 15 e 20 você ganha coisas super simples, até óbvias, mas elas são EXATAMENTE o que um Feiticeiro quer.
Por isso, não tem mesmo muito o que falar quanto a isso; excelente linhagem que vale muito a pena pegar, exceto pelo nível 1, que é uma bosta. Mas fecha o olho e só vai.
O que eu acho interessante também é que fora a tendência ordeira, que você pode ignorar com Alma Livre, esta classe é conceitualmente muito aberta. Você medita, é corajoso e tem muitas magias e PM. Nada disso define muito o conceito do personagem, então com ela você poder criar personagens praticamente de todo tipo e história.
E tudo isso é bem legal.